Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por cfvp » 30 dez 2021, 19:56

Para mim isto não foi vitória nenhuma, foi empurrar o problema com a barriga.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por FullElectric » 30 dez 2021, 21:11

Ora aí está. Não pagamos de uma maneira pagamos de outra, sai do FA (leia-se dinheiro público e de todos nós). Fechar a teta à mobiE isso é que não.
Uma coisa interessante e isso sim seria uma verdadeira vitória, era anularem esse aumento vergonhoso e contranatura.
Essas comissões já lá cantam, venham de onde vierem e nas próximas contas da mobiE, quando necessitarem de mais... basta pedir à ERSE.
O FA seria tão bem aplicado se fosse investido na instalação aos magotes de postos lentos e baratos para uso noturno nas zonas residenciais e centros das cidades... mas enfim, parece que há outras prioridades para esse dinheiro

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por mjr » 30 dez 2021, 21:36

Eu diretamente não contribuo para o FA, pois não tenho CI, não uso sacos plásticos e quase não gasto eletricidade da rede :-P

Para os utilizadores em geral é sim uma vitória, não pagam o aumento da tarifa EGME e será transparente, sem as complicações do IVAucher. Mesmo que consideremos que este dinheiro vem de todos os portugueses por igual, e não dos que poluem mais, a fração paga pelos UVE será reduzida pois a grande maioria não UVE também paga.

Para os inimigos do modelo é que parece ser uma derrota, porque no seu entender vem protelar aquilo que consideram inevitável, ou seja a revogação do modelo. Mesmo que agora paguem menos por carregamento na rede pública (quando não tem outra hipótese, claro)…
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por ruimegas » 30 dez 2021, 22:00

mjr Escreveu:
30 dez 2021, 21:36
Eu diretamente não contribuo para o FA, pois não tenho CI, não uso sacos plásticos e quase não gasto eletricidade da rede :-P

Para os utilizadores em geral é sim uma vitória, não pagam o aumento da tarifa EGME e será transparente, sem as complicações do IVAucher. Mesmo que consideremos que este dinheiro vem de todos os portugueses por igual, e não dos que poluem mais, a fração paga pelos UVE será reduzida pois a grande maioria não UVE também paga.

Para os inimigos do modelo é que parece ser uma derrota, porque no seu entender vem protelar aquilo que consideram inevitável, ou seja a revogação do modelo. Mesmo que agora paguem menos por carregamento na rede pública (quando não tem outra hipótese, claro)…
+ 1 :clap:
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por FullElectric » 30 dez 2021, 22:25

Eu pessoalmente também não sou grande contribuinte para o FA contudo não é por isso que deixo de me indignar ao ver esse dinheiro público a ser esbanjado a alimentar elefantes brancos.
O que vemos neste caso concreto das taxas mobiE é uma coisa que está errada ser mascarada com um outro erro.
Coisas à Tuga, em vez de se corrigir um erro cometem-se dois

JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por JLMF » 30 dez 2021, 23:01

mjr Escreveu:
30 dez 2021, 18:38
O FA irá comparticipar a diferença na tarifa EGME, pelo que ficará tudo na mesma. Deve ser publicado o despacho amanhã. Em breve saírá um comunicado da UVE sobre esta vitória para os utilizadores.
mjr Escreveu:
30 dez 2021, 21:36
Eu diretamente não contribuo para o FA, pois não tenho CI, não uso sacos plásticos e quase não gasto eletricidade da rede :-P

Para os utilizadores em geral é sim uma vitória, não pagam o aumento da tarifa EGME e será transparente, sem as complicações do IVAucher. Mesmo que consideremos que este dinheiro vem de todos os portugueses por igual, e não dos que poluem mais, a fração paga pelos UVE será reduzida pois a grande maioria não UVE também paga.

Para os inimigos do modelo é que parece ser uma derrota, porque no seu entender vem protelar aquilo que consideram inevitável, ou seja a revogação do modelo. Mesmo que agora paguem menos por carregamento na rede pública (quando não tem outra hipótese, claro)…
Desde que sejam outros a pagar é sempre uma vitória :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Uma vitória que ainda por cima repleta de transparência :lol: :lol: :lol: :lol:

Claro que assim fica tudo bem, para certas mentalidades, para mim que acho que:

1- Devemos valorizar o dinheiro e não é só porque não é o nosso que ficamos contentes e pode servir á vontade para pagar vícios ou monstros.

2- Não fico admirado que valorizem tão pouco o dinheiro do Fundo Ambiental, afinal o ambiente (e a mobilidade elétrica) são a ultima preocupação desta gente.

3- Para "os inimigos do modelo" é mais uma confirmação de que este é um modelo que não presta, um monstro desnecessário e que começa agora a consumir ainda mais recursos nacionais inicialmente previstos para outros fins e uma forma de alertar mais pessoas para o que na realidade são este modelo, esta Mobi.e e estas mentalidades subsidio dependentes.

4- Apesar do cinismo e satisfação implicadas em alguns comentários creio que esta medida vem prejudicar em muito a mobilidade eléctrica e dar razão aos que se insurgem contra a forma como esta está a ser subsidiada.

5- Se os utentes ou detentores de veículos elétricos representados na e pela sua associação consideram isto uma vitória é revelador mais uma vez sobre os reais objetivos que os movem.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por BrunoAlves » 31 dez 2021, 00:16

mjr Escreveu:
30 dez 2021, 21:36
Para os inimigos do modelo é que parece ser uma derrota, porque no seu entender vem protelar aquilo que consideram inevitável, ou seja a revogação do modelo. Mesmo que agora paguem menos por carregamento na rede pública (quando não tem outra hipótese, claro)…
Eu enfio o barrete até ao pescoço :mrgreen: Aliás disse-o e justifiquei na mesma linha.
Discordo em absoluto dessa formulação do "nós contra eles", mas percebo porque é que aparece ;)
Agora é preciso capitalizar, podem usar à vontade :mrgreen:
Dito isto, a frequência de usar a rede pública é a mesma, sendo a pior opção possível em qualquer aritmética, com ou sem aumentos. Como não faço carregamentos de oportunidade e até carrego a 22kW, preocupo-me com isto por desporto :mrgreen:
Justificar despreocupação com a origem do fundo ambiental dependendo pouco do consumo de electricidade, para um imposto destinado a veículos eléctricos, parece-me bem :D
mjr Escreveu:
30 dez 2021, 21:36
não pagam o aumento da tarifa EGME
Isto para mim é o ponto fulcral. Não deixou de haver aumento, a EGME que não o quer vai receber igual, para não criar défice.
Milhões do fundo ambiental mais défice operacional. Para o próximo orçamento logo se vê, mas para já é mais barato sustentar o polvo ;)
Vitória era anular o aumento. Já nem digo o óbvio de acabar com o "destino" da taxa. Mas vitória era justificar que o método de cálculo dos proveitos da EGME é desajustado. Que quando a MobiE diz que não o quer é porque não precisa.
Agora transformar uma taxa em impostos? Tá bom assim.

Edit: seja como for, as minhas previsões confirmaram-se mais uma vez. Estou pronto para ler as palmas das mãos :lol:
Também acaba por ser curioso ver as reacções à este aumento. O presidente da MobiE reservou METADE do discurso de inauguração do hub a falar disto (à mobilidade o que é da mobilidade dá um slogan giro). A UVE quando associados seus ficaram horas longas apeados, apagões vários entre outras peripécias "pediu esclarecimentos", agora é um ataque frontal aos utilizadores, decisão absurda, etc. Critérios... :roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por mjr » 31 dez 2021, 01:38

Não é possível reverter a decisão da ERSE, que é supostamente independente. Uma solução para baixar os encargos dos UVE só podia passar por algo semelhante ao realizado.

A visão de que o dinheiro do FA é esbanjado neste subsídio parte do princípio de que todo e qualquer dinheiro despejado na EGME é mal empregue. Nada de novo por aqui, exceto nos exercícios de retórica sobre a preocupação com os dinheiros públicos. Alguém sabe de quanto dinheiro estamos a falar, sequer? Uma dica, fica bem abaixo de 1M€.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por BrunoAlves » 31 dez 2021, 02:54

mjr Escreveu:
31 dez 2021, 01:38
visão de que o dinheiro do FA é esbanjado neste subsídio parte do princípio de que todo e qualquer dinheiro despejado na EGME é mal empregue
E não é? :mrgreen:

Fora de brincadeiras, é trocar uma taxa por um imposto. Não é sustentável no médio prazo (nem no curto).
Isto é como a TAR subsidiada, estamos a trabalhar à cabeça com algo que já é caro e só vai ser mais caro ainda!
É uma solução à político sem dúvida: temos um problema atira-se para lá dinheiro. Resolver o problema estruturalmente não, joga-se para lá dinheiro e quem vier a seguir que feche a porta...
(nota, não estou a falar de nenhum político ou partido em particular)
mjr Escreveu:
31 dez 2021, 01:38
Alguém sabe de quanto dinheiro estamos a falar, sequer?
O ministro parece não saber também, afinal a imprensa diz que não o divulga.
E mais 1M€ (para menos ou lá quanto é) parece-te pouco? É que a dotação do FA já era 1,5M€ ou lá perto... É tudo relativo.
Olha, 2,5M€ era tanto posto... :roll:

Edit: o que conta aqui é que eu vou começar a fazer concorrência à Maya, aí é que elas batem :mrgreen:
Ainda a procissão ia no adro já eu tinha dito que o aumento ia cair (confesso que não pensava que fosse assim, mas...) e que esta situação só ia acabar por favorecer o modelo e os defensores do modelo. Está aí, venham de lá essas mãos para eu ler para 2022!
Bom ano ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por RS232CSerialUser » 31 dez 2021, 06:10

mjr Escreveu:
31 dez 2021, 01:38
Não é possível reverter a decisão da ERSE, que é supostamente independente.
Parece haver dúvida. Qual é a dúvida?
Mas a solução não é uma reversão, ainda que com prazo?
mjr Escreveu:
31 dez 2021, 01:38
Alguém sabe de quanto dinheiro estamos a falar, sequer? Uma dica, fica bem abaixo de 1M€.
É o montante que conta? Ou o método?
É por ser menos ou pouco que o método está mais correcto?

Responder

Voltar para “Carregamento”