Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
RJSC
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Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por RJSC » 30 dez 2021, 00:04

Não percebi a esperança com o comunicado da miio.
Se fosse de algum organismo do estado, partido político ou entidade reguladora, justificava-se alguma esperança, mas miio não manda em nada.

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BrunoAlves
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Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por BrunoAlves » 30 dez 2021, 00:41

Se alguém "do meio" coloca essa hipótese, seja por convicção, "a ver se cola" ou até só para fazer drama, eu fico logo de coração cheio :romance-heartbeating: :romance-heartbeating:

Sou um tipo de se agarrar às pequenas coisas :mrgreen:
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alexmol
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Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por alexmol » 30 dez 2021, 10:09

RJSC Escreveu:
30 dez 2021, 00:04
Não percebi a esperança com o comunicado da miio.
Se fosse de algum organismo do estado, partido político ou entidade reguladora, justificava-se alguma esperança, mas miio não manda em nada.
Até este ponto o discurso que transpareceu para fora da Mobi.E foi sempre o do mar de rosas, com todos os players a dizer bem do modelo.

Após o anúncio da nova tarifa surgiram rumores que os OPC não estavam contentes e que poderiam entrar num modelo híbrido, e agora é um CEME (que tradicionalmente nunca tem nada a perder) a colocar em causa a viabilidade do modelo.

Se os players da mobilidade eléctrica estiverem descontentes vão pressionar as entidades reguladoras e políticas, e até agora estas entidades têm claramente dado ouvidos aos players, não aos utilizadores.
Alexandre Moleiro

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BrunoAlves
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Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por BrunoAlves » 30 dez 2021, 11:32

De qualquer forma, acho que o descontentamento dos players surge pelos motivos errados. E levará provavelmente a caminhos errados.
O que eventualmente poderá cair, desta forma, é a obrigatoriedade da ligação à EGME. E isso provavelmente fará com que um OPC se alie a um CEME na sua rede. Continuaremos a ter 2 players por carregamento, 2 parcelas distintas porque o OPC continua a não poder vender electricidade. E não esquecer que o CEME tem de ser OPC, o contrário não é verdade.
Não pagar à MobiE é bom :pray: mas não é suficiente...

Esse não é o caminho na minha opinião, mas será um caminho facilmente aceite pelo legislador: não lhe dá trabalho nenhum.
Enquanto a entidade CEME não desaparecer, enquanto não for só o dono do posto a tratar da respectiva operação de ponta a ponta, não saímos da cepa torta.

Enquanto a generalidade das pessoas não encaixar que o modelo serve apenas e só o legislador, nem os players e obviamente muito menos o utilizador, dificilmente se encontram as melhores soluções.

Edit: se a ligação à EGME deixar de ser obrigatória vai acontecer uma coisa engraçada: à conta do modelo foram criadas dezenas de players. Como é natural ninguém quererá deixar o mercado, por isso vão continuar a existir a miríade de cartões que existem, mais os que irão surgir. E lá está, carradas de cartões e apps em vez do cartão único, como os apoiantes do modelo sempre criticaram :lol:
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zeuz
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Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por zeuz » 30 dez 2021, 15:54

BrunoAlves Escreveu:
30 dez 2021, 11:32
De qualquer forma, acho que o descontentamento dos players surge pelos motivos errados. E levará provavelmente a caminhos errados.
O que eventualmente poderá cair, desta forma, é a obrigatoriedade da ligação à EGME. E isso provavelmente fará com que um OPC se alie a um CEME na sua rede. Continuaremos a ter 2 players por carregamento, 2 parcelas distintas porque o OPC continua a não poder vender electricidade. E não esquecer que o CEME tem de ser OPC, o contrário não é verdade.
Não pagar à MobiE é bom :pray: mas não é suficiente...

Esse não é o caminho na minha opinião, mas será um caminho facilmente aceite pelo legislador: não lhe dá trabalho nenhum.
Enquanto a entidade CEME não desaparecer, enquanto não for só o dono do posto a tratar da respectiva operação de ponta a ponta, não saímos da cepa torta.

Enquanto a generalidade das pessoas não encaixar que o modelo serve apenas e só o legislador, nem os players e obviamente muito menos o utilizador, dificilmente se encontram as melhores soluções.

Edit: se a ligação à EGME deixar de ser obrigatória vai acontecer uma coisa engraçada: à conta do modelo foram criadas dezenas de players. Como é natural ninguém quererá deixar o mercado, por isso vão continuar a existir a miríade de cartões que existem, mais os que irão surgir. E lá está, carradas de cartões e apps em vez do cartão único, como os apoiantes do modelo sempre criticaram :lol:
Sem o EGME (Mobi.e) os players terão que ter a sua própria infraestrutura de gestão/facturação dos carregamentos. Se até agora apoiaram este modelo, pelas vantagens que lhes traz, não estou a ver mudarem de ideias, principalmente os pequenos players!

Notem que apenas uma entidade, que inicialmente não era CEME, investiu na criação de uma App que permitesse usar convientemente a rede baseada neste modelo! Os restantes players continuam sem ter uma App ou mesmo um site onde se possa gerir os carregamentos efectuados. Porque motivo, só para poderem dispensar o uso do EGME, iriam agora investir nisso?
Última edição por zeuz em 31 dez 2021, 22:46, editado 1 vez no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

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Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por BrunoAlves » 30 dez 2021, 18:37

zeuz Escreveu:
30 dez 2021, 15:54
players terão que ter a sua própria infraestrutura de gestão/facturação dos carregamentos
O Rafael disse no fb que vão ter de ter na mesma. E pagar os cartões de dados móveis que os postos têm. Não entendo a finalidade da EGME neste cenário e parece que alguns players também não...
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mjr
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Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por mjr » 30 dez 2021, 18:38

O FA irá comparticipar a diferença na tarifa EGME, pelo que ficará tudo na mesma. Deve ser publicado o despacho amanhã. Em breve saírá um comunicado da UVE sobre esta vitória para os utilizadores.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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BrunoAlves
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Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por BrunoAlves » 30 dez 2021, 18:46

Tinha acabado de ler essa notícia.
https://eco.sapo.pt/2021/12/30/governo- ... eletricos/

Tenho mesmo de começar a ler o futuro, segundo julgo saber a Maya não passa mal. Tinha eu dito assim
BrunoAlves Escreveu:
21 dez 2021, 21:22
Se mais nada, este aumento anunciado vai acabar por fazer um favor à UVE e ao modelo no geral, como está estabelecido.
A UVE lançou um comunicado que tem sido usado como arma de arremesso a qualquer crítica ao modelo.
Discussões que existem agora mesmo em que alguém indica que o modelo é confuso, que os preços são altos, que não se sabe quanto se vai pagar, etc etc etc, estão a levar como resposta "o grande problema são estes aumentos, olhem aqui este comunicado".
O aumento vai acabar por ser anulado (não porque a UVE o "exige"), vai fazer-se um figurão disso e todas as entidades "pro modelo" vão sair reforçadas disto ;)
Não pagamos o cartão não autorizado directamente, pagamos nos impostos...

É positivo? No curto prazo sim, mas como a memória é curta acaba por sabotar o que podia ser uma excelente oportunidade a médio prazo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jart
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Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por jart » 30 dez 2021, 19:50

BrunoAlves Escreveu:
30 dez 2021, 18:46
Tinha acabado de ler essa notícia.
https://eco.sapo.pt/2021/12/30/governo- ... eletricos/

Tenho mesmo de começar a ler o futuro, segundo julgo saber a Maya não passa mal. Tinha eu dito assim
BrunoAlves Escreveu:
21 dez 2021, 21:22
Se mais nada, este aumento anunciado vai acabar por fazer um favor à UVE e ao modelo no geral, como está estabelecido.
A UVE lançou um comunicado que tem sido usado como arma de arremesso a qualquer crítica ao modelo.
Discussões que existem agora mesmo em que alguém indica que o modelo é confuso, que os preços são altos, que não se sabe quanto se vai pagar, etc etc etc, estão a levar como resposta "o grande problema são estes aumentos, olhem aqui este comunicado".
O aumento vai acabar por ser anulado (não porque a UVE o "exige"), vai fazer-se um figurão disso e todas as entidades "pro modelo" vão sair reforçadas disto ;)
Não pagamos o cartão não autorizado directamente, pagamos nos impostos...

É positivo? No curto prazo sim, mas como a memória é curta acaba por sabotar o que podia ser uma excelente oportunidade a médio prazo.
Isto parece mais uma situação de complicar em vez de simplificar como no caso do AutoVaucher.
Aplica-se uma tarifa que, por uns tempos, terá um desconto de 100%. No entanto, primeiro paga-se tudo para devolver mais tarde.
Tesla Model 3 SR+ branco entregue em 2020-03-19

mafgod
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Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por mafgod » 30 dez 2021, 19:54

O Autovoucher é pior, basta ter cartão bancário e comprar qualquer coisa num posto de combustível aderente!!!

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