REN cria solução inovadora!

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Responder
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

REN cria solução inovadora!

Mensagem por Nonnus » 23 mar 2021, 11:36

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: REN cria solução inovadora!

Mensagem por RJSC » 23 mar 2021, 11:57

Não tem qualquer detalhe técnico, assim não dá para avaliar se é realmente inovador.
Provavelmente é um modelo administrativo que permita ligar diretamente na rede de Muito Alta Tensão em vez de passar pela rede de Média Tensão.
Assim leva-me a crer que em temos tecnológicos provavelmente não há novidade nenhuma.
A tecnologia que é utilizada para fazer um transformador de Média para Baixa Tensão é a mesma para converter de Muito Alta Tensão para baixa tensão.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: REN cria solução inovadora!

Mensagem por Nonnus » 23 mar 2021, 12:22

RJSC Escreveu:
23 mar 2021, 11:57
A tecnologia que é utilizada para fazer um transformador de Média para Baixa Tensão é a mesma para converter de Muito Alta Tensão para baixa tensão.
Pois, dai a minha pergunta. Só se inovação esta em puxar directamente do poste de alta tensão para um carregador, porque a transformação parece-me que não tem nada de inovador. Já esta mais que inventado.

E mesmo fazer baixadas directamente dos postes, os ciganos já inventaram a muito. :lol: :lol: Ainda vão pedir royalties a REN por usarem a ideia deles. :lol: :lol: :lol:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: REN cria solução inovadora!

Mensagem por RJSC » 23 mar 2021, 12:39

Nonnus Escreveu:
23 mar 2021, 12:22
E mesmo fazer baixadas directamente dos postes, os ciganos já inventaram a muito. :lol: :lol: Ainda vão pedir royalties a REN por usarem a ideia deles. :lol: :lol: :lol:
Não me parece que tenham feito baixadas a partir de Muito Alta Tensão
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: REN cria solução inovadora!

Mensagem por mjr » 23 mar 2021, 13:24

Muito Alta Tensão é algo difícil de trabalhar para o comum dos mortais, nem quero imaginar os requisitos de segurança necessários para um posto ao lado de um poste de MAT.

Não é preciso tocar num fio de MAT para se morrer. Na verdade nem 1 metro de distância é seguro, facilmente o ar se ioniza a esses níveis de tensão e é criado um arco entre o condutor e a pessoa.

Sinceramente não vejo qual o modelo de negócio deste tipo de soluções. Vejo muitos problemas a surgir e não vejo nenhum a ser resolvido.

Inovador seria um PCR com ligação direta a MT, sem transformador pelo meio.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: REN cria solução inovadora!

Mensagem por Nonnus » 23 mar 2021, 13:41

mjr Escreveu:
23 mar 2021, 13:24
Muito Alta Tensão é algo difícil de trabalhar para o comum dos mortais, nem quero imaginar os requisitos de segurança necessários para um posto ao lado de um poste de MAT.

Não é preciso tocar num fio de MAT para se morrer. Na verdade nem 1 metro de distância é seguro, facilmente o ar se ioniza a esses níveis de tensão e é criado um arco entre o condutor e a pessoa.

Sinceramente não vejo qual o modelo de negócio deste tipo de soluções. Vejo muitos problemas a surgir e não vejo nenhum a ser resolvido.

Inovador seria um PCR com ligação direta a MT, sem transformador pelo meio.
Sim, ainda a dias vi um vídeo de uns gajo a fazer experiencias com um transformador 36000V em que os polos nem se tocavam e faziam o arco. Tanto fizeram que acabaram por arrebentar com os fios do poste.

Lembro-me uma vez em conversa com um sr. que por exemplo a condutas terreas conforme a tensão assim é a profundidade que tem ter para não haver perigo.

E lembro-me na altura de ele me ter explicado que aqueles "cata ventos" que nós vemos nos postes de MAT, que eu pensava que era apenas para afastar as cegonhas tem outro propósito que eu não me consigo lembrar.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: REN cria solução inovadora!

Mensagem por RJSC » 23 mar 2021, 13:43

Pela fotografia na notícia trata-se de colocar PCRs ao lado das subestações de MAT.
mjr Escreveu:
23 mar 2021, 13:24
Inovador seria um PCR com ligação direta a MT, sem transformador pelo meio.
Os Ucranianos já carregam telemóveis diretamente na rede de alta tensão:


Eu por cá, ainda só fui acender lâmpadas flourescentes:
Imagem
Este local já não dá, porque a REN há pouco tempo levantou as linhas de MAT mais uns metros.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: REN cria solução inovadora!

Mensagem por alexmol » 18 abr 2021, 11:11

Foi registada alguma patente ?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: REN cria solução inovadora!

Mensagem por Filipe » 19 abr 2021, 01:02

alexmol Escreveu:
18 abr 2021, 11:11
Foi registada alguma patente ?
https://pplware.sapo.pt/motores/ren-cri ... eletricos/
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: REN cria solução inovadora!

Mensagem por alexmol » 19 abr 2021, 12:10

Tem de haver algo mais a justificar a patente do que um transformador directo de MAT para BT, esses já existem há muitos anos para alimentar os serviços auxiliares nas subestações de MAT.

Imagem
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”