Actualização de postos de carregamento em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 06 jan 2024, 22:51

alexmol Escreveu:
06 jan 2024, 22:33
BrunoFonseca Escreveu:
06 jan 2024, 21:34
Até posso dar aqui uns IDs de exemplo que tenho como não existindo em Dez22 e existem em Dez23, mas não constam no ficheiro aqui disponibilizado:

ABF-00043
ABF-00044
ABF-00045
ABF-00046
Esses ID's entraram na rede em 23 de Dezembro de 2022.

Podemos ter maneiras diferentes de apresentar os números, e aceito perfeitamente que a contagem possa ser feita por posto em vez de local físico.
Não tenho problemas em comparar notas e números de forma amigável, também haverá falhas nos meus números.

O problema foi que foi apresentado com grande veemência um número superior a 2500 postos que teriam entrado em serviço em 2023 o que não é possível qualquer que seja a maneira como se contam os postos.
Sim, acho que todos ganhamos em tratar todos os temas de forma amigável.
Infelizmente o "estado de espírito" das redes sociais é propício a hostilidades. Independentemente da forma como as coisas são escritas, há sempre alguém que interpreta como um ataque pessoal.

A simples troca de uma letra pode fazer toda a diferença no número aferido... postos vs pontos de carregamento faz toda a diferença.

LAbreu
Mensagens: 89
Registado: 28 mai 2020, 13:48
Data de fabrico: 28 nov 2019
Capacidade bateria: 174.92 Ah

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por LAbreu » 07 jan 2024, 16:06

Desculpem a brejeirice, mas: "Está tudo parvo?" :doh:

Que interessa se num hipotetico ano de 2030 abrirem 5000 postos se 4500 deixarem de funcionar. Vamos continuar a apresentar os 5000 como o verdadeiro crescimento ou vamos ser honestos e dizer que em 1 ano aumentaram em 500 o numero de postos.

Neste assunto estou compleramente do teu lado Alex.

Nesta, como em diversas outras situações questiono qual a verdadeira missam da UVE :roll: Não devia ser defender os utilizadores de Veiculos Electricos? É que mais parece uma entidade de relações publicas da Mobi.E :whistle:

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2580
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por alexmol » 07 jan 2024, 19:24

BrunoFonseca Escreveu:
06 jan 2024, 22:51
A simples troca de uma letra pode fazer toda a diferença no número aferido... postos vs pontos de carregamento faz toda a diferença.
Eu gostaria de ter tido a oportunidade de discutir essa questão mas o ambiente não estava propício.
Não veio à baila a questão pontos vs postos, a conversa foi sempre sobre postos.

Mas aqui é um lugar mais calmo, podemos conversar.

No portal Mobi.Data são mostrados 3 números:
- Postos de carregamento
- Pontos de carregamento
- Tomadas

Os postos e as tomadas são conceitos pacíficos no universo Mobi.E. Um posto é uma referência, que pode ter N tomadas.

O problema são os pontos de carregamento, ninguém sabe o que são pontos de carregamento nem a Mobi.E o explica em lado nenhum.

Veja-se os valores neste momento:
Imagemonline image hosting

Como se explica o número de pontos serem mais que os postos mas menos que as tomadas?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 07 jan 2024, 22:19

alexmol Escreveu:
07 jan 2024, 19:24
BrunoFonseca Escreveu:
06 jan 2024, 22:51
A simples troca de uma letra pode fazer toda a diferença no número aferido... postos vs pontos de carregamento faz toda a diferença.
Eu gostaria de ter tido a oportunidade de discutir essa questão mas o ambiente não estava propício.
Não veio à baila a questão pontos vs postos, a conversa foi sempre sobre postos.

Mas aqui é um lugar mais calmo, podemos conversar.

No portal Mobi.Data são mostrados 3 números:
- Postos de carregamento
- Pontos de carregamento
- Tomadas

Os postos e as tomadas são conceitos pacíficos no universo Mobi.E. Um posto é uma referência, que pode ter N tomadas.

O problema são os pontos de carregamento, ninguém sabe o que são pontos de carregamento nem a Mobi.E o explica em lado nenhum.

Veja-se os valores neste momento:
Imagemonline image hosting

Como se explica o número de pontos serem mais que os postos mas menos que as tomadas?
Especulando, podem ser lugares.
Por norma um pcr (1 posto) pode ter 3 tomadas e só 2 lugares.

Não me parece ser o melhor indicador.

A meu ver, o que é capaz de interessar mais aos utilizadores é o n de tomadas que podem ser usadas em simultâneo.
No mesmo exemplo, o pcr tem 3 tomadas mas só permite o uso de 2 em simultâneo (1 dc e 1 ac)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 08 jan 2024, 10:33

Fico contente que esta discussão tenha chegado aqui. Odeio grupos de FB, é impossível discutir o que quer que seja, é impossível seguir uma discussão no meio de tanta raiva e de tanto comentário paralelo.
alexmol Escreveu:
06 jan 2024, 16:27
- não incluem postos que ainda não têm registos de carregamentos com sucesso
Acho este um filtro fundamental. Podes explicar como é que obténs/ligas essa informação a esta lista? Uma vez que não está no Excel que colocaste (e que potencialmente elimina muitos postos da lista inicial), acho interessante percebermos como é que se chega aí.
BrunoFonseca Escreveu:
06 jan 2024, 21:34
Independentemente do que quem quer que seja tenha dito, as análises são sempre fruto de um conjunto de heurísticas, filtros e pressupostos.
Neste texto é referido no ponto 4 que na realidade PCVE que entraram em funcionamento em 2023 foram 983 e não 858, logo este nº que foi o primeiro a ser apresentado não estaria correcto.
E essa, na verdade, é a discussão saudável que interessa. Quais são os pressupostos, os filtros, que levam a um e outro número. E como é que eles são tão absurdamente diferentes? (é que se a diferença fossem 100, 200, ... 500!, mas 1/3 é dose).
Já se sabe que o FB é fértil em discussões estéreis e escalar de "azedume", mas a atitude completamente inenarrável do Pedro ao longo daquela discussão foi o combustível principal, sem qualquer dúvida. Para ele, esta publicação do Alexandre tem uma agenda, obviamente que tentou colar isto a uma certa associação pela qual ele nutre o mais profundo desdém (mesmo que por 1000x se tenta tentado explicar que a publicação já vem de 2021, incluindo links para este tópico), a determinada altura foi falácia do espantalho para todo o lado ("não são 2500 postos que entraram, são 18 porque o meu critério são os postos que eu vi", mais uma tentativa básica de descredibilizar os números do Alexandre), nunca houve intenção de perceber os números, muito menos de os discutir.

Continuando nos filtros, @Alexandre:
- em relação aos 216 postos que aparecem como novos, chegaste à conclusão de serem os mesmos pela morada ou outro dado? Pergunto porque em Março de 2023 a KLC tinha 526 postos e naturalmente que todos terão migrado, ou não? E nos 216 postos estão muitos outros (~~metade) que não são KLC, nem sabia que havia postos a mudar de operador que não da KLC.
- consegues elaborar - sem perder demasiado tempo - o resumo do ano *não* agrupando os postos por localização, só para haver uma métrica igual para comparação?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por mjr » 08 jan 2024, 12:17

alexmol Escreveu:
07 jan 2024, 19:24

O problema são os pontos de carregamento, ninguém sabe o que são pontos de carregamento nem a Mobi.E o explica em lado nenhum.

Veja-se os valores neste momento:
Imagemonline image hosting

Como se explica o número de pontos serem mais que os postos mas menos que as tomadas?
WAG: Os pontos são o número de tomadas que podem estar em simultâneo ativas na rede. Por exemplo, um PCR com CCS, Chademo e AC43 tipicamente só consegue ter 2 pontos: Ou CCS e AC43 ou Chademo e AC43. Tem 3 tomadas e 2 pontos.

Nota: Não estou a afirmar, é uma especulação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2973
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por Nonnus » 08 jan 2024, 13:18

O Sr. Pedro Faria tem de se retratar porque como representante da UVE só lhe fica mal esse tipo de comentário.

Será que ele é como o António Costa? Quando usa gravata é representante da UVE e de todos os associados, quando usa camisa aberta fala em nome próprio? É que se for assim tem de nos indicar quando fala em nome próprio e quando fala como representante da UVE. Não podemos ter o melhor de dois mundos. Se quer ser o que é, tem de saber estar na posição que ocupa.

Há uns dias tive uma "discussão" com ele no TCP onde ele me acusou também de escrever falsidades e sem conhecimento. Depois de eu lhe mostrar que sabia o que estava a escrever e que era o que realmente se passa, remeteu-se ao silêncio.

O tipo de linguagem que ele usa para defesa da mobi.e já começa ser muito agressiva, alguém tem de o chamar a razão visto que ele esta a começar a sofrer do mal das redes sociais onde vale tudo. Como muitos de vós sabem, conheço-o pessoalmente já troquei algumas ideias com ele, já assisti a muitas palestras dadas por ele, mas cada vez mais é uma pessoa de quem gosto menos pelas atitudes que tem tido nos últimos tempos. Uma coisa é defender uma ideia, outra coisa totalmente diferente é os métodos que se usam para defender essa ideia.

Se calhar, e só se calhar esta na altura de dar lugar a outros, visto que esta acusar cansaço e já não consegue defender as suas ideias sem acusar os outros de falsos.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 08 jan 2024, 13:53

Nonnus Escreveu:
08 jan 2024, 13:18
O Sr. Pedro Faria tem de se retratar porque como representante da UVE só lhe fica mal esse tipo de comentário.

Será que ele é como o António Costa? Quando usa gravata é representante da UVE e de todos os associados, quando usa camisa aberta fala em nome próprio? É que se for assim tem de nos indicar quando fala em nome próprio e quando fala como representante da UVE. Não podemos ter o melhor de dois mundos. Se quer ser o que é, tem de saber estar na posição que ocupa.

Há uns dias tive uma "discussão" com ele no TCP onde ele me acusou também de escrever falsidades e sem conhecimento. Depois de eu lhe mostrar que sabia o que estava a escrever e que era o que realmente se passa, remeteu-se ao silêncio.

O tipo de linguagem que ele usa para defesa da mobi.e já começa ser muito agressiva, alguém tem de o chamar a razão visto que ele esta a começar a sofrer do mal das redes sociais onde vale tudo. Como muitos de vós sabem, conheço-o pessoalmente já troquei algumas ideias com ele, já assisti a muitas palestras dadas por ele, mas cada vez mais é uma pessoa de quem gosto menos pelas atitudes que tem tido nos últimos tempos. Uma coisa é defender uma ideia, outra coisa totalmente diferente é os métodos que se usam para defender essa ideia.

Se calhar, e só se calhar esta na altura de dar lugar a outros, visto que esta acusar cansaço e já não consegue defender as suas ideias sem acusar os outros de falsos.
Sinceramente acho que isso é um tema para os associados da UVE discutirem em sede propria, isto é, em AG.

Julgo que a discussão saudável neste tópico se deveria centrar na análise de resultados, e como os dados são aferidos.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por mjr » 08 jan 2024, 14:58

Sim, este tópico é apenas para discutir questões relacionadas com os PCVEs disponíveis em Portugal, sendo que em caso de divergência as mensagens podem ser apagadas/movidas para outro tópico.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

LFN
Mensagens: 396
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por LFN » 09 jan 2024, 22:56

BrunoFonseca Escreveu:
07 jan 2024, 22:19

Especulando, podem ser lugares.
Por norma um pcr (1 posto) pode ter 3 tomadas e só 2 lugares.

Não me parece ser o melhor indicador.

A meu ver, o que é capaz de interessar mais aos utilizadores é o n de tomadas que podem ser usadas em simultâneo.
No mesmo exemplo, o pcr tem 3 tomadas mas só permite o uso de 2 em simultâneo (1 dc e 1 ac)
Faz sentido essa interpretação face aos números.

Responder

Voltar para “Carregamento”