Actualização de postos de carregamento em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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zeuz
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Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por zeuz » 03 nov 2021, 15:21

BrunoAlves Escreveu:
03 nov 2021, 13:46
frankesousa Escreveu:
03 nov 2021, 13:36
rimsilva Escreveu:
03 nov 2021, 11:43
Agora não percebo muito bem é a lógica de ter postos a 25 KW e 50 kW, ao mesmo preço, mas vendo pelo lado positivo, isso permite um excelente preço no PCR de 50 KW.
Isso é tão parvo como ter os PCR de 150kW da brisa com CCS 150kW e chademo 60kW (mas que só se usa 50kW) e pagar o chademo ao preço dos 150kW!
Do ponto de vista do OPC, dá igual. Tem o equipamento instalado, não pode fazer negócio com a energia por isso dá-se-lhe igual como é que o utilizador o usa: está em utilização, custa "x/min". Maravilhas do modelo :?
Exacto!
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
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rimsilva
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Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por rimsilva » 03 nov 2021, 16:07

BrunoAlves Escreveu:
03 nov 2021, 13:46
frankesousa Escreveu:
03 nov 2021, 13:36
rimsilva Escreveu:
03 nov 2021, 11:43
Agora não percebo muito bem é a lógica de ter postos a 25 KW e 50 kW, ao mesmo preço, mas vendo pelo lado positivo, isso permite um excelente preço no PCR de 50 KW.
Isso é tão parvo como ter os PCR de 150kW da brisa com CCS 150kW e chademo 60kW (mas que só se usa 50kW) e pagar o chademo ao preço dos 150kW!
Do ponto de vista do OPC, dá igual. Tem o equipamento instalado, não pode fazer negócio com a energia por isso dá-se-lhe igual como é que o utilizador o usa: está em utilização, custa "x/min". Maravilhas do modelo :?
Neste caso sim, no que referi, não necessariamente, porque estando o posto limitado a 25 kW, a potência que o alimenta não precisa de ser superior a 25 kW, o que se pode traduzir num menor custo de operação do posto.

No entanto esse aspecto ("não pode fazer negócio com a energia por isso dá-se-lhe igual") que leva a que a grande maioria dos postos sejam cobrados ao min (o que por si só nem teria de ser razão para todos os males, veja-se o Continente), mas sobretudo ter 2 entidades que procuram o lucro a influênciar o preço de 1 "serviço" é que são os verdadeiros "câncros" deste modelo, tudo o resto em meu entender, é mais feitio do que defeito....

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Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por rnlcarlov » 03 nov 2021, 16:23

Para mim mais grave ainda é da forma como está não haver espaço para a produção solar local. Veja-se o exemplo da estação de serviço lá no UK por onde passou recentemente a UVE, aquilo é que eu chamo uma estação de carregamento à maneira.

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BrunoAlves
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Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 03 nov 2021, 16:54

rimsilva Escreveu:
03 nov 2021, 16:07
Neste caso sim, no que referi, não necessariamente, porque estando o posto limitado a 25 kW, a potência que o alimenta não precisa de ser superior a 25 kW, o que se pode traduzir num menor custo de operação do posto.
Acaba por não ser, porque quer para um quer para o outro a energia vem do PT do shopping. É a diferença entre usar cabo de 10mm2 ou 20mm2, o resto dá igual ;)
Claro que o modelo faz-nos pagar a energia ao preço residencial, mas na realidade não é.
Maravilhas do modelo :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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rimsilva
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Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por rimsilva » 03 nov 2021, 17:16

rnlcarlov Escreveu:
03 nov 2021, 16:23
Para mim mais grave ainda é da forma como está não haver espaço para a produção solar local. Veja-se o exemplo da estação de serviço lá no UK por onde passou recentemente a UVE, aquilo é que eu chamo uma estação de carregamento à maneira.
Verdade, esse é outro aspecto que temos referi e que passaria a ser possivel se não houvesse CEME, o OPC poderia definir o preço final do carregamento e comprar ou produzir a sua energia livremente.

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BrunoFonseca
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Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 03 nov 2021, 19:16

rimsilva Escreveu:
03 nov 2021, 17:16
rnlcarlov Escreveu:
03 nov 2021, 16:23
Para mim mais grave ainda é da forma como está não haver espaço para a produção solar local. Veja-se o exemplo da estação de serviço lá no UK por onde passou recentemente a UVE, aquilo é que eu chamo uma estação de carregamento à maneira.
Verdade, esse é outro aspecto que temos referi e que passaria a ser possivel se não houvesse CEME, o OPC poderia definir o preço final do carregamento e comprar ou produzir a sua energia livremente.
Expliquem-me lá o que é que impede uma EDP em construir um site como o tal do uk?
Segundo o modelo de Portugal, os CEME têm que ser obrigatoriamente OPC, logo a EDP pode produzir, vender instalar postos e o camandro.
O problema é que estamos habituados às operações dos micro OPC que não têm capital para fazer um investimento daquela envergadura.

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BrunoAlves
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Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 03 nov 2021, 19:24

BrunoFonseca Escreveu:
03 nov 2021, 19:16
Expliquem-me lá o que é que impede uma EDP em construir um site como o tal do uk?
Não impede. Mas porque é que o faria? A EDP (OPC) faria o investimento todo, postos, painéis, baterias, tudo e um par de botas, e como tal tinha energia "gratuita" para vender.

Acontece que no modelo quem cobra é o CEME e tu (utilizador) vais pagar a energia a preço residencial, TAR residencial, etc e tal. O OPC que fez o investimento não pode capitalizar na energia que te vendeu, por isso cobra-te a ocupação do posto (por tempo, normalmente). Se vendesse a energia, podia rentabilizar o investimento com todo o "produto" vendido.
O dono do site investe mais ainda e faz daquilo uma espécie de "lounge" para tornar a experiência mais agradável.

Já o CEME, vende a energia que foi gerada localmente pelo investimento (BRUTAL) do OPC, para o qual contribuiu com ZERO. O CEME pode ser qualquer um. O CEME beneficia do "lounge" criado pelo OPC (a experiência do utilizador é positiva, vai voltar mais vezes em princípio), contribuiu ZERO para ele.

Repara que naquele site tens tudo o que mostra quão estúpido é o modelo. Para que é que precisas de um CEME, MobiE, etc? Nada! Paga-se com dinheirinho! (toma rimsilva :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: )
BrunoFonseca Escreveu:
03 nov 2021, 19:16
O problema é que estamos habituados às operações dos micro OPC que não têm capital para fazer um investimento daquela envergadura.
Já o disse várias vezes: discordo em absoluto que seja melhor para o utilizador este esquema com milhentos "micro-players" em vez de meia duzia de grandes players
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Nonnus
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Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por Nonnus » 04 nov 2021, 07:41

BrunoFonseca Escreveu:
03 nov 2021, 19:16

Expliquem-me lá o que é que impede uma EDP em construir um site como o tal do uk?
Segundo o modelo de Portugal, os CEME têm que ser obrigatoriamente OPC, logo a EDP pode produzir, vender instalar postos e o camandro.
O problema é que estamos habituados às operações dos micro OPC que não têm capital para fazer um investimento daquela envergadura.
Esqueceste-te deste pequeno grande pormenor.
BrunoAlves Escreveu:
03 nov 2021, 19:24
Já o CEME, vende a energia que foi gerada localmente pelo investimento (BRUTAL) do OPC, para o qual contribuiu com ZERO. O CEME pode ser qualquer um. O CEME beneficia do "lounge" criado pelo OPC
O CEME + OPC EDP faz o investimento e a seguir chego lá eu e uso o CEME Prio que não contribuiu com nada e vende a energia. Mas alguma empresa no seu perfeito juízo vai fazer um investimento de milhões para depois apenas facturar uma parte?

Porque é que o Continente está a margem deste modelo? Se calhar porque não quis que os outros mamassem naquilo que é deles🤔
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
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Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por mjr » 04 nov 2021, 09:48

Isto está a ficar demasiado off-topic... Esta discussão sobre a geração de energia pelo OPC (já discutida anteriormente, e que é uma das falhas do atual modelo) cabe no tópico do modelo e não na atualização dos postos de carregamento.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por alexmol » 05 nov 2021, 21:03

Para voltar um pouco ao tópico... acho que foi batido um novo recorde!

FAR-00014, um PCN de 11kW no Centro Comercial Fórum Algarve, cobra:

10 cêntimos de activação
+
20 cêntimos por minuto

:o :o :o

Imagem

Os PCN 22kW da Quinta do Lago a 9 cêntimos por minuto já me parecem baratos :twisted:
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
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2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
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