Prémios 2020 da Rede Publica de Carregamento em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Prémios 2020 da Rede Publica de Carregamento em Portugal

Mensagem por VETL » 23 ago 2021, 08:54

No Corvo, não conseguem fazer um trajeto do ponto A para o ponto B, por estrada, que atinja 7km e o acesso dos veículos de fora via ferry não existe.
Dessa forma e mesmo que o trajeto máximo fosse 50km nestas condições onde não chegam veículos de fora, a instalação de um PCR (ainda por cima sujeito aos efeitos da proximidade do mar), será um crime.
Instalar qualquer coisa assim, só porque o outro também tem, é um exemplo bom daqueles que deveriam obrigar a pena de prisão imediata, a quem toma uma decisão destas com o nosso dinheiro.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Prémios 2020 da Rede Publica de Carregamento em Portugal

Mensagem por Nonnus » 23 ago 2021, 09:35

Vendo no maps vejo que existem várias estradas e duas bombas de combustível. Porque é tão errado estar um posto de carregamento de VE´s?

Independentemente da velocidade não deve ser muito plano e como uma vez em conversa me disseste quando foste ao Curral das Freiras (Madeira) com o teu Leaf, o consumo foi brutal.

Pelo que aparece no maps não é um PCR e sim um PCN de 22kW com uma tomada e, aparece na Miio como estando planeado nem sequer ainda lá esta.
VETL Escreveu:
23 ago 2021, 08:54
(ainda por cima sujeito aos efeitos da proximidade do mar)
uhm... então temos de mandar retirar todos os postos de carregamento das cidades junto ao mar. :idea:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Prémios 2020 da Rede Publica de Carregamento em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 23 ago 2021, 10:13

Ainda bem que existem diferentes pontos de vista.
Pelo teu raciocínio, a compra de um limpa neves (com dinheiros publicos) num país como Angola faz todo o sentido porque poderá nevar. Nota, isto aconteceu mesmo!

Os dinheiros públicos têm (ou deviam) ser aplicados onde faz sentido. Por um posto no Corvo só para garantir que a metrica de 1 posto por concelho é cumprida é simplesmente parvo.

Como referi há micro concelho (para alem do Corvo), como V. Nova da Barquinha, Entroncamento, Constância e Golegã (todos contíguos)... pela metrica temos que lá por 1 posto em cada 1?? Faz sentido haver aqui mais postos por km2 ou postos por habitante ou postos por VE do que noutra parte qualquer?

Quando referiste que há localidades, que pelo seu interesse, como a gastronomia, são destinos por excelência, estás logo aqui a concordar comigo. Isto é, não é uma métrica de 1 posto por concelho que faz sentido.
Mais... havendo esses destinos de excelência (presumo que privados) não será do interesse destes que seja pedido a instalacao de um posto nos seus estabelecimentos (ex TDC)?

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Prémios 2020 da Rede Publica de Carregamento em Portugal

Mensagem por VETL » 23 ago 2021, 10:35

Naquela localização, um PCN faz sentido sim.
Um PCR, não. A resposta foi no seguimento de dizeres que por vezes dá jeito fazer um carregamento esporádico e rápido de 10m para podermos continuar a nossa vida depois de um dia com mais km, sem que isso isoladamente justifique a rentabilidade do posto. Naquela localização, qualquer VE dos mais fracos, faz 10x o percurso. Nem em termos profissionais seria necessário.

O consumo em 7km, alto ou baixo, não tem nada a ver com a potência necessária num posto de carregamento. Respondendo no mesmo nível, queres então dizer que quanto pior for a orografia, maior tem que ser a potência do posto de carregamento?
:violin:

Para quem não sabe, um equipamento junto ao mar, tem uma duração muito inferior do que outro mais longe ou a mais altitude. Ou seja, o nosso dinheiro seria lixo ainda muito mais depressa, sem nunca ter sido utilizado.
Nas zonas onde há necessidade/utilização, não vejo qual o problema nem qual a necessidade de serem retirados. :violin:

Bem, eu acho que sabes isso tudo. Quererás talvez brincar. :lol: :lol: 8-)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Prémios 2020 da Rede Publica de Carregamento em Portugal

Mensagem por Nonnus » 23 ago 2021, 11:07

BrunoFonseca Escreveu:
23 ago 2021, 10:13
Ainda bem que existem diferentes pontos de vista.
Pelo teu raciocínio, a compra de um limpa neves (com dinheiros publicos) num país como Angola faz todo o sentido porque poderá nevar. Nota, isto aconteceu mesmo!
Eu também conheço essa historia, alias toda a gente conhece, os limpa neves de Angola, são o cartão de visita do aeroporto de Angola. Vamos comparar Angola com Portugal?

O que temos de pensar é se queremos um crescimento a pensar no futuro e, criar condições para o VE´s aparecerem, ou se queremos andar a correr atrás do prejuízo e levar anos a fazer a transição. Eu acho que as infraestrutura tem de aparecer primeiro que os carros para dar condições e convencer as pessoas que podem ir a qualquer lado sem medo de ficar a pé. Nem todas as pessoas pensam como nós e, são mais reticentes a mudança. A maneira de as convenceres é criares condições. Como já escrevi, da mesma maneira que existem bombas de combustível tem haver postos de carregamento, independentemente do carregamento em casa. As pessoas deslocam-se e precisam de carregar o veiculo, seja no ponto A, no B ou no C.

Não conheço esse exemplo que deste dos vários conselhos juntos. Fica a pergunta.

Achas que faz algum sentido eu ir a uma localidade mas ter que fazer 10 ou 20 km para ir a outra para puder carregar? Ainda à dias alguém que se queria deslocar da zona de Sintra a Extremoz tinha dúvidas se o conseguia fazer porque havia poucos carregadores e caso o de Vendas Novas falhasse como é que ia fazer. Alguém deu o conselho de ir a Évora. Achas que isto faz algum sentido? Fazer um desvio de 34km (ir e vir) do trajecto inicial para ir carregar? Achas que é assim que se convence as pessoas a fazer a transição?

Não sei se tens conhecimento, mas existem muitas pessoas que já tem VE´s com baterias de 64kWh e continuam a usar ICE´s nas deslocações maiores, porque segundo eles a rede carregamento ainda é deficiente. Nem todos estamos na ME da mesma maneira. Tu, eu e muitos outros conseguimos adaptamo-nos facilmente a esta nova realidade, mas muitos outros não.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Prémios 2020 da Rede Publica de Carregamento em Portugal

Mensagem por Nonnus » 23 ago 2021, 11:22

VETL Escreveu:
23 ago 2021, 10:35
O consumo em 7km, alto ou baixo, não tem nada a ver com a potência necessária num posto de carregamento. Respondendo no mesmo nível, queres então dizer que quanto pior for a orografia, maior tem que ser a potência do posto de carregamento?
:violin:
Não necessariamente. Mas... Na torre da Serra da Estrela o que achas que faz mais sentido? Um carregador de 3.7kW ou um de 22kW?
VETL Escreveu:
23 ago 2021, 10:35
Um PCR, não. A resposta foi no seguimento de dizeres que por vezes dá jeito fazer um carregamento esporádico e rápido de 10m para podermos continuar a nossa vida depois de um dia com mais km, sem que isso isoladamente justifique a rentabilidade do posto.
Se a ideia que passou foi que faz sentido um PCR em cada aldeia então foi porque me expressei-me mal, embora também tenha escrito isto: "Claro que isto são situações esporádicas e não sou eu que justifico o PCR em Vendas Novas". Eu justifico os PCR´s das outras localidades e tu justificas os PCR´s fora da tua localidade.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Prémios 2020 da Rede Publica de Carregamento em Portugal

Mensagem por VETL » 23 ago 2021, 11:43

Nonnus Escreveu:
23 ago 2021, 11:22

Não necessariamente. Mas... Na torre da Serra da Estrela o que achas que faz mais sentido? Um carregador de 3.7kW ou um de 22kW?
Eu acho que não tem que haver nenhum posto na torre. Nem de 3,7kW nem de 22kW.
Mas da malta que conheço que pede um posto na torre (acho que até há um movimento que pede isso), acha ou defende que tem que ser um Supercharger V3 ou um Ionity do mais potente possível. Nunca um normal...
:twisted: :mrgreen:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Prémios 2020 da Rede Publica de Carregamento em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 23 ago 2021, 11:55

VETL Escreveu:
23 ago 2021, 11:43
Nonnus Escreveu:
23 ago 2021, 11:22

Não necessariamente. Mas... Na torre da Serra da Estrela o que achas que faz mais sentido? Um carregador de 3.7kW ou um de 22kW?
Eu acho que não tem que haver nenhum posto na torre. Nem de 3,7kW nem de 22kW.
Mas da malta que conheço que pede um posto na torre (acho que até há um movimento que pede isso), acha ou defende que tem que ser um Supercharger V3 ou um Ionity do mais potente possível. Nunca um normal...
:twisted: :mrgreen:
Na torre? O que tinham para gastar ja gastaram. Agora é sempre a descer, logo sempre a carregar. Faz mais sentido teres postos antes de iniciares a subida, como Gouveia, Seia, Manteigas e Covilhã.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Prémios 2020 da Rede Publica de Carregamento em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 23 ago 2021, 12:22

Nonnus Escreveu:
23 ago 2021, 11:07

Eu também conheço essa historia, alias toda a gente conhece, os limpa neves de Angola, são o cartão de visita do aeroporto de Angola. Vamos comparar Angola com Portugal?

O que temos de pensar é se queremos um crescimento a pensar no futuro e, criar condições para o VE´s aparecerem, ou se queremos andar a correr atrás do prejuízo e levar anos a fazer a transição. Eu acho que as infraestrutura tem de aparecer primeiro que os carros para dar condições e convencer as pessoas que podem ir a qualquer lado sem medo de ficar a pé. Nem todas as pessoas pensam como nós e, são mais reticentes a mudança. A maneira de as convenceres é criares condições. Como já escrevi, da mesma maneira que existem bombas de combustível tem haver postos de carregamento, independentemente do carregamento em casa. As pessoas deslocam-se e precisam de carregar o veiculo, seja no ponto A, no B ou no C.

Não conheço esse exemplo que deste dos vários conselhos juntos. Fica a pergunta.

Achas que faz algum sentido eu ir a uma localidade mas ter que fazer 10 ou 20 km para ir a outra para puder carregar? Ainda à dias alguém que se queria deslocar da zona de Sintra a Extremoz tinha dúvidas se o conseguia fazer porque havia poucos carregadores e caso o de Vendas Novas falhasse como é que ia fazer. Alguém deu o conselho de ir a Évora. Achas que isto faz algum sentido? Fazer um desvio de 34km (ir e vir) do trajecto inicial para ir carregar? Achas que é assim que se convence as pessoas a fazer a transição?

Não sei se tens conhecimento, mas existem muitas pessoas que já tem VE´s com baterias de 64kWh e continuam a usar ICE´s nas deslocações maiores, porque segundo eles a rede carregamento ainda é deficiente. Nem todos estamos na ME da mesma maneira. Tu, eu e muitos outros conseguimos adaptamo-nos facilmente a esta nova realidade, mas muitos outros não.
Vamos lá dividir isto às postas para ver onde estamos de acordo e em desacordo:
Acho que todos concordamos que quanto mais capilar for a rede, quantos mais postos melhor.
Sabemos também que os fundos para colocação de postos não são infinitos, logo terá sempre que haver critério de decisão.
Quanto aos desvios, provavelmente irão sempre acontecer, pois não será exequível a colocação de 1 posto em cada esquina. Até há bem pouco tempo, também tinha que fazer desvios 4 Km para colocar gasolina no carro, e moro no concelho de Sintra.
Ficam algumas perguntas:
No planeamento de viagens maiores, optas por carregar no destino ou no caminho? Isto é, se num itinerário existirem postos de 50 em 50 Km é necessário garantir que existe um posto por municipio?
Não deveria ser da competência do poder local (em vez do poder central) a criação de condições para serem instalados postos de carregamento? É assim tão penoso para uma autarquia gastar 4 ou 5k € para colocar um PCN? vê o exemplo dos concelhos de Bragança.
Será que 1 posto no concelho de Odemira (maior em área) é suficiente? Mas lá está, se houver pelo menos 1 a "promessa" está cumprida.
Questiono ainda se, para promover a ME, o critério a utilizar deve ser de quem tem VE de 1ª geração ou de VE mais recentes. A meu ver o investimento não pode ser feito a pensar no passado mas sim no futuro.

Volto a referir que esta métrica, para mim, não merece consideração (mesmo que tenha sido uma promessa) e que o que deverá ser analisado é:
Métricas ao concelho:
Distância entre postos
nº postos por habitante
nº postos por VE
nº postos por km2

Métricas ao posto:
Nº horas utilizado
Qtd kWh
Nº horas ocioso
Sazonalidade do posto (dias uteis vs fim de semana, e utilização ao mes)

Um dashboard com isto, e correlacionar as várias métricas, e tens as localizações onde deve ser investido o dinheiro público.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Prémios 2020 da Rede Publica de Carregamento em Portugal

Mensagem por Nonnus » 23 ago 2021, 12:37

VETL Escreveu:
23 ago 2021, 11:43
Eu acho que não tem que haver nenhum posto na torre. Nem de 3,7kW nem de 22kW.
Mas da malta que conheço que pede um posto na torre (acho que até há um movimento que pede isso), acha ou defende que tem que ser um Supercharger V3 ou um Ionity do mais potente possível. Nunca um normal...
:twisted: :mrgreen:
:lol: :lol:
BrunoFonseca Escreveu:
23 ago 2021, 11:55
Na torre? O que tinham para gastar ja gastaram. Agora é sempre a descer, logo sempre a carregar. Faz mais sentido teres postos antes de iniciares a subida, como Gouveia, Seia, Manteigas e Covilhã.
Realmente existe uma maneira muito diferente de como vemos as coisas. Então se eu vou estar 2 ou 3 horas num local de lazer porque é que não devo aproveitar esse tempo para carregar. Como bem sabes o que vais carregar a descer nunca vai suprimir aquilo que gastaste a subir. E quando vens para baixo vais ter que parar num carregador noutro local qualquer para carregar e seguires viagem. Tiveste duas ou três horas com o carro parado e depois vais parar outras tantas senão tiveres um PCR no trajecto. :think:

Abre lá a Miio e vê lá os postos de carregamento a volta da torre. Onde é que tens a liberdade de escolha do teu trajecto? Ou ficas num Hotel e carregas no Hotel (eu por várias vezes já fui e vim no mesmo dia a Serra da Estrela, portanto não podia usar essa hipótese), ou tenho de fazer trajectos que me desviam largos km do meu trajecto ideal para ir as grandes cidades a procura de um PCR, porque não faz sentido nenhum haver num local de lazer, onde estive parado várias horas um PCN. Isto não é mobilidade electrica na minha prespectiva.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Carregamento”