Bi-horário: sim ou não

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
jota
Mensagens: 18
Registado: 22 set 2020, 10:02
Data de fabrico: 20 set 2020
Capacidade bateria: 45 Ah

Bi-horário: sim ou não

Mensagem por jota » 02 nov 2020, 19:31

Estou a carregar o meu carro exclusivamente em casa, não necessariamente todos os dias mas +/- dia sim, dia não.
Passando para bi-horário sei que seria suficiente o horário de vazio para ter a bateria sempre nos valores a rondar os 80% como costumo ter. Escolheria também o semanal de forma a ter o Domingo e grande parte do Sábado como vazio.
Pelas minhas contas, pouparia cerca de 7.5 cêntimos por kW ao usar o bi-horário mas isso iria obrigar a mudar toda a rotina diária de forma a não colocar electrodomésticos muito gastadores a trabalhar fora das horas de vazio.
Eu tenho sistema de aquecimento de água com painel solar mas, nestes meses de outono/inverno, são bastantes os dias em que tenho de usar a parte eléctrica e teria de o fazer nas horas de ponta/cheia. Logo aí se calhar já perdia a vantagem do que poupo no carregamento do carro, não?
Valerá a pena fazer a alteração já que nas horas de ponta e cheia o valor também sobe (cerca de 4 cêntimos)?
Alguém fez a alteração sem mudar hábitos e conseguiu poupança ou não há forma de poupar sem aproveitar ao máximo as horas de vazio?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Bi-horário: sim ou não

Mensagem por BrunoAlves » 02 nov 2020, 19:40

Eu tenho bi-horario desde que comecei a pagar as minhas próprias contas de electricidade. Sempre tive perfil 50/50 pelo menos, sempre compensou.

O único electrodoméstico gastador que não pode trabalhar a horas económicas (salvo fim de semana) é o ferro de engomar. E o forno e placa de indução também é chato :mrgreen:
Nós programamos as máquinas para trabalharem durante a noite. A da roupa programa-se para acabar pela manhã, para levantarmos e estender. A da louça logo a seguir à meia noite para não se cruzarem enquanto o carro carrega. Mas em bom abono da verdade, as máquinas mais recentes consomem tão pouco que uma lavagem pontual fora do económico não se nota.

Em relação ao aquecimento de águas, aí o caso já muda de figura. Aquilo consome muito e durante muito tempo. Eu quando tenho de usar o backup eléctrico ponho-o a trabalhar durante a noite e tomamos banho de manhã. Mas claro que nem toda a gente pode fazer essa escolha, por exemplo com miúdos.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bi-horário: sim ou não

Mensagem por mjr » 02 nov 2020, 19:45

Como tudo, depende.

Para aquecer 100 litros de água 26 graus com uma resistência (de 15 graus para 41) são precisos 3 kW.h (3 x 1000 x 3600 Joules/ (4.185 x 100 l x 1000g). Se o depósito for grande, é até possível colocar um temporizador para só ligar nas horas de vazio, de modo a ficar essa energia armazenada durante o dia.

Se as máquinas derem para programar, especialmente a de secar roupa e a de lavar loiça, então pode ter poupanças significativas.

Mas para começar pode para já manter tudo como está e ver se carregando o carro nas horas de vazio já compensa, fazendo as contas ao consumo em vazio e fora de vazio. Estou a partir do princípio que o contador já faz essa distinção, claro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

LAbreu
Mensagens: 89
Registado: 28 mai 2020, 13:48
Data de fabrico: 28 nov 2019
Capacidade bateria: 174.92 Ah

Re: Bi-horário: sim ou não

Mensagem por LAbreu » 02 nov 2020, 22:46

Se tens VE e não "gastas" mais de 10h a carregar e faz a noite não tenhas dúvida: bihorario!

Compensa SEMPRE se gastares 25% ou mais em horário vazio. Com VE e óbvio que 25% e só o carro se não mais.
Depois tudo que vier a mais e lucro: máquina de louça, lavar roupa e secar a noite e sim: temporizador na resistência do depósito de água quente.

Antes de ter VE já tinha bihorario e poupava 15% na factura (35-40% no vazio). Agora gasto 75% no vazio (e já não tenho água quente eléctrica, mas a gás). :dance:

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Bi-horário: sim ou não

Mensagem por rnlcarlov » 02 nov 2020, 22:54

Ainda há outra hipótese, que é o tri-horário. Se conseguires evitar os aquecimentos de água nas horas de ponta, e fazê-los apenas nas cheias, consegue-se o equivalente a tarifa simples nesses períodos e depois o vazio para carregar o carro. Claro que há parte de fazer comida, que vai ser certamente numa hora de ponta. É questão de equacionar quanto se gasta para isso vs carregar o carro.
Mas como o mjr disse, a resistência das águas pode ser programada. Instalei um programador na minha para isso mesmo. Se parece que o tempo vai estar mau no dia seguinte, nessa noite ligo a resistência.

Avatar do Utilizador
jota
Mensagens: 18
Registado: 22 set 2020, 10:02
Data de fabrico: 20 set 2020
Capacidade bateria: 45 Ah

Re: Bi-horário: sim ou não

Mensagem por jota » 03 nov 2020, 17:07

Eu tenho feito as contas e o normal tem-me compensado sempre em relação ao bi-horário mas vou experimentar essa sugestão de por o carro a carregar apenas nas horas de vazio e ver se no final compensa ou não.
Obrigado a todos pelas dicas.

quimbarreiros
Mensagens: 9
Registado: 26 fev 2022, 23:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Bi-horário: sim ou não

Mensagem por quimbarreiros » 16 mar 2022, 02:32

LAbreu Escreveu:
02 nov 2020, 22:46
Se tens VE e não "gastas" mais de 10h a carregar e faz a noite não tenhas dúvida: bihorario!

Compensa SEMPRE se gastares 25% ou mais em horário vazio. Com VE e óbvio que 25% e só o carro se não mais.
Depois tudo que vier a mais e lucro: máquina de louça, lavar roupa e secar a noite e sim: temporizador na resistência do depósito de água quente.

Antes de ter VE já tinha bihorario e poupava 15% na factura (35-40% no vazio). Agora gasto 75% no vazio (e já não tenho água quente eléctrica, mas a gás). :dance:
Será que também se aplica a quem tem painéis solares para autoconsumo? Continuará sempre a compensar o bi-horario com carregamento do VE de noite?
Obrigado

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Bi-horário: sim ou não

Mensagem por Nonnus » 16 mar 2022, 13:32

quimbarreiros Escreveu:
16 mar 2022, 02:32
Será que também se aplica a quem tem painéis solares para autoconsumo? Continuará sempre a compensar o bi-horario com carregamento do VE de noite?
Obrigado
Compensa. A não ser que a potência dos painéis solares suprimam todo o consumo da casa mais o carregamento do VE, mas para isto são preciso duas coisas. O carro precisa de estar em casa nas horas de exposição solar e tem de ter uma potência instalada acima dos 2500Wp. Mesmo assim tendo em conta que entre as 11h e as 14h é quando consegue tirar maior partido da exposição solar nunca vai conseguir carregar o carro apenas durante essas horas.

Eu tenho instalado 1920Wp mas como nunca tenho o carro em casa nas horas de exposição solar, o carro tem de carregar sempre durante a noite e neste caso o Bi-horário compensa. Durante o dia os painéis suprimem o consumo da casa a noite o bi-horário carrega o carro.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Bi-horário: sim ou não

Mensagem por rnlcarlov » 16 mar 2022, 14:13

quimbarreiros Escreveu:
16 mar 2022, 02:32
Será que também se aplica a quem tem painéis solares para autoconsumo? Continuará sempre a compensar o bi-horario com carregamento do VE de noite?
Obrigado
Com autoconsumo, o tri-horário semanal é frequentemente rei durante a hora de verão. Já observei isso em vários casos. Durante a hora legal de inverno, é necessário analisar melhor.

quimbarreiros
Mensagens: 9
Registado: 26 fev 2022, 23:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Bi-horário: sim ou não

Mensagem por quimbarreiros » 16 mar 2022, 23:17

Mais lenha:

Tenho em casa 6 painéis FV para autoconsumo sendo que a ideia é nos meses de verão sustentar o motor da piscina que está em funcionamento 6h durante o dia.
Tenho contratado 10.35 em tarifa simples.
Adquiri um veículo eléctrico que aguardo a sua chegada e preparo wallbox para fazer o carregamento durante a noite. Rotinas familiares difíceis de fazer poupar consumos nas horas cheias…
Devo mudar para bi-horário ou pelo facto de ter durante o dia um motor de piscina a trabalhar o mais indicado continuará a ser sempre a tarifa simples? Ou é mesmo impossível responder a questao? Alguém com cenário idêntico?

Responder

Voltar para “Carregamento”