Pagamento de taxa após fim do carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por mjr » 03 nov 2021, 18:48

rimsilva Escreveu:
03 nov 2021, 12:45
mjr Escreveu:
03 nov 2021, 09:56
Já me referi a este tema anteriormente mas reforço a ideia: Carregamento durante a noite em PCN na via pública em ambiente urbano deve permitir que o VE fique estacionado após o fim da carga. Assim não sendo deixa de fazer sentido para quem não tem garagem carregar na via pública porque é ridículo ter de se levantar a meio da noite para ir retirar o carro.

Esta é uma questão do bem geral contra casos específicos. Por causa de meia dúzia de hipotéticas situações em que alguém chega a meio da noite e não tem PCVE disponíveis e está à rasca, a enorme maioria das pessoas que dorme de noite seria confrontada com ter de ir a meio do sono retirar o seu veículo do PCVE. Em 2021, com cada vez mais PCRs em meio urbano, nem sequer seria uma situação de ficar apeado, mas apenas e só de conforto para quem chega a essa hora e quer deixar o carro a carregar o resto da noite.
Acho que isso não é novidade nenhuma e todos percebem que havendo alternativas de PCR ou outra coisa qualquer, elas são usadas, a questão é onde não há essas alternativas, que será na maior parte do país.

Também não é dificil entender que se vivessemos na Noruega a situação seria outra, mas a realidade é que vivemos em Portugal.

Volto a uma frase que costumo aplicar muitas vezes, " A mobilidade eléctrica não é para todos, nem pode ser". Enquanto não existir redundância de postos ou tomadas de carregamento para todos, em muitos casos o melhor é não optar pela mobilidade eléctrica, evitando fazer ou dizer coisa que mais parece que as pessoas foram obrigadas a mudar para VE e que as "responsabilidades" dos seus atos nunca são delas, são sempre dos "outros"
Por isso é que indiquei claramente "em meio urbano", onde de modo geral há alternativas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por rimsilva » 03 nov 2021, 19:06

mjr Escreveu:
03 nov 2021, 18:48

Por isso é que indiquei claramente "em meio urbano", onde de modo geral há alternativas.
De um modo geral, mas não de forma global, o implicaria que aquilo que referi " A mobilidade eléctrica não é para todos, nem pode ser", deixasse de fazer sentido.

Modo urbano só se deve aplicar a Lisboa e Porto (e mesno no Porto estamos a anos luz de Lisboa).

Estou em crer que a realidade das muitas pessoas que não carregam em casa, será muito mais de carregar em PCRs ou enquanto trabalham do que durante a noite (claro que há quem o faça), pelo menos é isso que as pessoas que vou falando, referem.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 03 nov 2021, 19:15

Não é só a "limitação geográfica", é toda e qualquer limitação que dificilmente tem forma de ser aplicada e não o sendo, vai sempre prejudicar uns em relação a outros (ou como eu disse antes, uma guerra ganha por quem chega primeiro).

Por exemplo a questão da potência - apenas em posto de potência inferior a "xx": actualmente se estiver um carro nitidamente a fazer de conta e chamarmos a polícia, a LARGA maioria das vezes ou nem aparecem ou dizem que não sabem se está a carregar por isso se tem cabo ligado não fazem nada. Juntemos a isso sabermos qual é a potência que o posto disponibiliza, parece utópico. (e se for um posto daqueles que partilha potência, conta a potência partilhada ou a total? :mrgreen: )

As horas "permitidas": sugeriste 22-8h. Isso são 10h a ocupar (por exemplo) 11kW. Não será demasiado, não faria sentido dividir estes 110kWh em mais de um carro? Não era preferível, nas zonas residenciais, usar os 2x22kW de um posto para colocar DOZE portas de 3,6kW e esses sim, serem usados toda a noite? É uma forma de aumentar muito rapidamente a oferta, imagino que esbarre um bocado no estacionamento "reservado", mas isso terá de acontecer no futuro mais cedo ou mais tarde.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por pemifer » 03 nov 2021, 20:44

Para se ter razão, vale tudo!
Onde é que eu disse que podia deixar o carro as horas que quisesse desde que fossem as horas em que eu estou a dormir?
Até referia a sensatez da proposta italiana. Mas, pronto, para ter razão, vale tudo!
Com certeza não vão acreditar, uma vez que sou um poço de egoismo, mas assim que acordei fui retirar o carro, e só depois tomei o pequeno almoço.
Já que gostam tanto de fazer cenários, proponho-vos este: a lei marcial que propõe contra carros acampados é implementada, todos os carros acampados são imediatamente rebocados. Coitado do desgraçado que puser o carro a carregar num PCN, durante a noite e cujo o carregamento falhe passado pouco tempo.
Quando for para ir buscar o carro de manhã, não só não está lá o carro, como ainda por cima tem o carro descarregado e terá de ir buscá-lo de reboque.
Cenário bem mais realista e provavel de acontecer do que aqueles que pintam!
E não venham com tretas que carregamentos em PCN falhados é o que há mais. Incluindo no posto de que tanto se tem falado (MG).
Se for pelas minhas contas, mais de metade dos meus carregamentos em PCN foram interrompidos pelo posto.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por mjr » 03 nov 2021, 21:49

rimsilva Escreveu:
03 nov 2021, 19:06
mjr Escreveu:
03 nov 2021, 18:48

Por isso é que indiquei claramente "em meio urbano", onde de modo geral há alternativas.
De um modo geral, mas não de forma global, o implicaria que aquilo que referi " A mobilidade eléctrica não é para todos, nem pode ser", deixasse de fazer sentido.

Modo urbano só se deve aplicar a Lisboa e Porto (e mesno no Porto estamos a anos luz de Lisboa).

Estou em crer que a realidade das muitas pessoas que não carregam em casa, será muito mais de carregar em PCRs ou enquanto trabalham do que durante a noite (claro que há quem o faça), pelo menos é isso que as pessoas que vou falando, referem.
Não concordo, não é só Porto e Lisboa. Às 3 da manhã, no tal cenário hipotético lançado de alguém que não consegue carregar a essa hora no PCN por estar ocupado, há PCRs disponíveis em imensas cidades mais pequenas, muitas vezes mais que um. Por exemplo, na Trofa, onde trabalho, tem 3 no centro urbano! Uma cidade pequena, pouco mais de 20k habitantes.

O que é contra producente é ter imensos PCNs numa cidade que depois não são usados durante a noite porque ninguém tem a falta de amor à sua saúde para todos os dias ir às 3h da manhã buscar o carro. Mesmo não sendo todos os dias, mas sendo uma ou duas vezes por semana vai dar ao mesmo.

O que estou a dizer não é para o OPC ser obrigado a permitir isto sem cobrar pelo tempo em que o carro está parado. Apenas considero que não devem ser cobradas multas/rebocar o carro nesse horário da noite. A opção comercial deve ser do OPC. Mas eu se fosse OPC quereria maximizar o lucro, e postos vazios porque ninguém quer tirar o carro às 3h da manhã não me parece sensato.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por rimsilva » 04 nov 2021, 16:13

mjr Escreveu:
03 nov 2021, 21:49

Não concordo, não é só Porto e Lisboa. Às 3 da manhã, no tal cenário hipotético lançado de alguém que não consegue carregar a essa hora no PCN por estar ocupado, há PCRs disponíveis em imensas cidades mais pequenas, muitas vezes mais que um. Por exemplo, na Trofa, onde trabalho, tem 3 no centro urbano! Uma cidade pequena, pouco mais de 20k habitantes.

O que é contra producente é ter imensos PCNs numa cidade que depois não são usados durante a noite porque ninguém tem a falta de amor à sua saúde para todos os dias ir às 3h da manhã buscar o carro. Mesmo não sendo todos os dias, mas sendo uma ou duas vezes por semana vai dar ao mesmo.

O que estou a dizer não é para o OPC ser obrigado a permitir isto sem cobrar pelo tempo em que o carro está parado. Apenas considero que não devem ser cobradas multas/rebocar o carro nesse horário da noite. A opção comercial deve ser do OPC. Mas eu se fosse OPC quereria maximizar o lucro, e postos vazios porque ninguém quer tirar o carro às 3h da manhã não me parece sensato.
Naturalmente, concordamos em não concordar.

Vai da prespectiva de cada um, eu não partilho de todo esse ponto de vista, porque ainda estamos numa fase de crescimento da rede, com oferta desequilibrada.

Por isso não aconselharia a quem nessas circunstâncias (pretender carregar durante a noite) a comprar VE. Se não tiver garagem, mas for para carregar durante o dia (podendo retirar a viatura assim que a carga termine) ou num supermercado, shopping, etc... até incentivo, dessa forma não, não há grandes condições e eu não o faria.
Eu quando me deslocava a Lisboa, como já sabia que os postos serviam mais de estacionamento do que para carregamento, carregava em Aveiras, para depois voltar à A1 sem stress.

Na Trofa há um PCR que poderia "safar" alguém enrrascado porque há outro alguém a "dormir" num posto, mas se fosse no Castelo da Maia o pobre coitado já teria problemas, cada caso é um caso, mas hoje em dia para carregar enquanto se dorme sem risco, só em parques existentes (sobretudo) em Lisboa e Porto.

Apesar de olhar nas várias prespectivas, quem mais precisa de ser defendido é o utilizador, o OPC já cobra o suficiente (ou tem mais do que condições para tal).

Mais importante para mim do que o OPC é até a forma como são gastos os dinheiros publicos.

Lembro-me de defenderem aqui que era perfeitamente legitimo que o Estado e todos os organismos publicos, pudessem instalar postos (em muitos situações sem qualquer preocupação em optimizar os recursos) e os mesmo ficassem todo o dia ou noite sem uso.
Não acho nada normal, até pelo contrário, está-se a perder a oportunidade de criar receita, é o habitual despesismo sem qualquer preocupação pela comunidade e a rentabilização dos bens pdo Estado.

Lembro-me de umas conversas com uma deputada do PAN, que dizia que em assembleia da CMP ter ficado decidido que os postos também poderiam ser usados (em determinadas circunstância) pela população, mas depois de insistir no assunto acabou por ficar a saber que isso não iria acontecer.

Acho que é fundamental que sejam criadas condições para que quem não tem garagem possa carregar o seu VE durante a noite, sobretudo em locais preparados para tal, sem que se tenha de pagar mais por isso, ou se esteja com receio do carro ser rebocado ou vandalisado.

Hoje já existem parque municipais (usado durante a noite por muitos habitantes) com postos de carregamento (por exemploda CMP) tem postos pagos com dinheiros publicos sem uso, que em vez disso poderiam servir os habitantes e ser ainda fonte de receita para a autarquia.

Mais uma vez, temos um discurso politico sobre ME e na pratica não há coerência entre o discurso e os atos.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por mjr » 04 nov 2021, 17:24

Desculpa mas não percebi bem a tua opinião sobre cobrar ou não cobrar taxa após o fim do carregamento durante a noite/madrugada, que é isso que está a ser discutido neste tópico. Por um lado pareces ser contra mas depois dizes que:
Acho que é fundamental que sejam criadas condições para que quem não tem garagem possa carregar o seu VE durante a noite, sobretudo em locais preparados para tal, sem que se tenha de pagar mais por isso, ou se esteja com receio do carro ser rebocado ou vandalisado.
Nesta condição já poderia ficar comodamente a noite toda ou teria de pagar uma taxa quando não está a carregar?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por rimsilva » 04 nov 2021, 18:08

mjr Escreveu:
04 nov 2021, 17:24
Desculpa mas não percebi bem a tua opinião sobre cobrar ou não cobrar taxa após o fim do carregamento durante a noite/madrugada, que é isso que está a ser discutido neste tópico. Por um lado pareces ser contra mas depois dizes que:
Acho que é fundamental que sejam criadas condições para que quem não tem garagem possa carregar o seu VE durante a noite, sobretudo em locais preparados para tal, sem que se tenha de pagar mais por isso, ou se esteja com receio do carro ser rebocado ou vandalisado.
Nesta condição já poderia ficar comodamente a noite toda ou teria de pagar uma taxa quando não está a carregar?
Vou resumir então.

As pessoas só aprendem quando lhes saí do bolso, foi assim que se acabou o discurso do "todos têm direito a carregar".

Nesse sentido para se evitar o abuso dos carros estacionados sem carregar, as taxas depois do fim do carregamento (com algum limite de tolerência) são naturalmente necessárias, conforme prevê a lei.

No entanto, deverão existir locais (especificos e se necessário assinalados) onde se possa carregar de noite sem custo adicional (sem penalização), dei inclusivé como exemplo os parque de estacionamento da CMP que têm carregadores pagos pelo Estado e que poderiam ser usados para o efeito.

Poderia também ser num dos parque de estacionamento existentes na via publica exclusivo para moradores (aqui já seria necessário criar a infraestrutura).

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 04 nov 2021, 18:56

rimsilva Escreveu:
04 nov 2021, 18:08
o entanto, deverão existir locais (especificos e se necessário assinalados) onde se possa carregar de noite sem custo adicional (sem penalização),
Ora lá está, tinha eu dito assim:
BrunoAlves Escreveu:
03 nov 2021, 19:15
Não era preferível, nas zonas residenciais, usar os 2x22kW de um posto para colocar DOZE portas de 3,6kW e esses sim, serem usados toda a noite? É uma forma de aumentar muito rapidamente a oferta, imagino que esbarre um bocado no estacionamento "reservado", mas isso terá de acontecer no futuro mais cedo ou mais tarde.
Mas a realidade actual são poucos postos, cada vez mais de de alta potência. Nesta realidade, a actual, parece-me pouco avisado permitir a ocupação nocturna de postos que até já foram chamados "semi-rápidos" ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por mjr » 04 nov 2021, 21:47

Nisso sou levado a concordar, só postos baixa potência (<=11kW) é que devem permitir não cobrar esta taxa após o fim do carregamento. E também concordo que falta muita infra estrutura de baixa potência (3.6kVA a 7.2kVA), a solução ideal para os centros urbanos onde as pessoas deixam os carros estacionados na via pública.

Mas para mim o importante aqui é o conceito: durante a noite/madrugada não deveria ser cobrada taxa após o fim do carregamento em PCNs na via pública (<=11kW).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Carregamento”