Pagamento de taxa após fim do carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 05 nov 2021, 00:53

mjr Escreveu:
04 nov 2021, 21:47
Mas para mim o importante aqui é o conceito:
Achas que o conceito é dissociável da realidade prática que o viabiliza?
Eu entendo que o conceito é correcto, desde que implementado sem restrições e em condições de igualdade para todos. No meu (e aparentemente nosso) entendimento isso seria conseguido com múltiplos postos muito lentos, adequados a utilização longa e que, tendencialmente (mas não exclusivamente claro) excedam a procura.

Não existindo essa realidade a opinião é que sendo a oferta de forma geral muito inferior à procura (tomando como exemplo prático a situação de MG só porque foi discutido aqui - UM posto de 2x22kW a servir milhares de pessoas em época de férias) devia aplicar-se o mesmo conceito?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por alexmol » 05 nov 2021, 08:41

Ha muitas pessoas que trabalham por turnos e saem às 00h00, em princípio colocarão o carro à carga entre a meia noite e a uma da manhã.

Que percentagem dos carregamentos em PCN em zona residencial será iniciada entre a 01h00 e as 07h00 ?

Olhando para a mobilidade eléctrica como um bem comum, devemos sacrificar:

A. As pessoas que precisam de iniciar a carga em zona residencial entre a 01h00 e as 07h00

B. As pessoas que não têm garagem e por não poderem deixar o carro comodamente a carregar de noite no PCN local não vão mudar para veículo eléctrico

:?:
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por rimsilva » 05 nov 2021, 10:54

BrunoAlves Escreveu:
05 nov 2021, 00:53
mjr Escreveu:
04 nov 2021, 21:47
Mas para mim o importante aqui é o conceito:
Achas que o conceito é dissociável da realidade prática que o viabiliza?
Eu entendo que o conceito é correcto, desde que implementado sem restrições e em condições de igualdade para todos. No meu (e aparentemente nosso) entendimento isso seria conseguido com múltiplos postos muito lentos, adequados a utilização longa e que, tendencialmente (mas não exclusivamente claro) excedam a procura.

Não existindo essa realidade a opinião é que sendo a oferta de forma geral muito inferior à procura (tomando como exemplo prático a situação de MG só porque foi discutido aqui - UM posto de 2x22kW a servir milhares de pessoas em época de férias) devia aplicar-se o mesmo conceito?
Concordo.

Acho há conceitos que só fazem sentido em determinados contextos ou momentos, aplicar conceitos de forma "cega" pode dar mau resultados e infelizmente a ME em Portugal é fertil nesse campo.

A mobilidade eléctrica não é para todos, mas terá de ir alargando a sua oferta para chegar a cada vez mais pessoas, quer seja rede de carregamento, modelos de VEs ou preços de compra mais baixos.

Em vez de dizer que se está a impedir quem não tem garagem de ter carro, podemos dizer que ainda não chegou o momento de TODOS os que não têm garagem de poderem ter VE, até porque não é a falta de garagem que impede ter VE, mas a falta de rede ou do tipo de utilização da rede que se pretende fazer.

Para mim mais importante que o conceito é o momento e hoje ainda não é o momento porque a rede é deficitária para o que se pretende.

Concordo também que a multiplicação dos postos lentos seria o ideal, mas é algo que necessita de ser pensado e excecutado, enquanto que a "partilha" e rentabilização de PCN já existentes em parque de estacionamento camarários é algo que já se poderia ter aproveitado e assim era win-win.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por Nonnus » 05 nov 2021, 11:21

Numa realidade completamente diferente de quem vive em grandes cidades o não ter garagem não é impeditivo de ter VE. Não tenho garagem e tenho VE a 4 anos. O meu carro carrega na via pública. Claro que tenho a sorte de ter bons vizinhos que desde que tenho VE não estacionam em frente a minha casa. Sempre que vem um vizinho novo tenho o cuidado de pedir que não estacionem naquele lugar porque tenho um VE. O único problema que tenho é quando vem alguém de fora da rua e estaciona em frente a minha casa. Ainda assim sempre consegui carregar o carro.

Mais uma vez não podemos generalizar, porque mesmo sem garagem é possível ter um VE.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por mjr » 05 nov 2021, 14:50

BrunoAlves Escreveu:
05 nov 2021, 00:53
mjr Escreveu:
04 nov 2021, 21:47
Mas para mim o importante aqui é o conceito:
Achas que o conceito é dissociável da realidade prática que o viabiliza?
Eu entendo que o conceito é correcto, desde que implementado sem restrições e em condições de igualdade para todos. No meu (e aparentemente nosso) entendimento isso seria conseguido com múltiplos postos muito lentos, adequados a utilização longa e que, tendencialmente (mas não exclusivamente claro) excedam a procura.

Não existindo essa realidade a opinião é que sendo a oferta de forma geral muito inferior à procura (tomando como exemplo prático a situação de MG só porque foi discutido aqui - UM posto de 2x22kW a servir milhares de pessoas em época de férias) devia aplicar-se o mesmo conceito?
Para mim aqui estamos a discutir o conceito, que é obviamente o primeiro passo num processo decisório. Depois são discutidas as particularidades e afinações a esse conceito inicial.

Pelo que tinha entendido da tua argumentação inicial, esse conceito abstrato estava colocado à partida como não desejável. Não sendo assim, ótimo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 05 nov 2021, 15:27

Ahhhhh :mrgreen:
Não, claro que sou favorável ao conceito. Aliás, nas muitas discussões havidas sobre o modelo por mais de uma vez disse que postos de baixa potência na rede pública são uma caridade feita pelos operadores e que a única forma de estas pessoas poderem ter acesso a carregamentos baratos (ao nível do que temos em casa, mesmo não considerando bi-horario) seria com tomadas ou postos fora da rede pública, com um sobrecusto associado ao estacionamento.
Neste princípio, claro que ter o ponto/posto de carregamento ocupado todo o tempo é perfeitamente viável.

O que não concordo é generalizar para todos os PCN (mesmo a sugestão de 11kW parece-me uma alarvidade, afinal são mais de 100kWh em 10h de "sono") e para a realidade actual.
Edit: a discussão iniciou-se na alteração à legislação italiana que é actual, daí a minha opinião. Em conceito claro que sim, com o que se conhece actualmente, nem pensar nisso.
BrunoAlves Escreveu:
05 nov 2021, 00:53
Eu entendo que o conceito é correcto, desde que implementado sem restrições e em condições de igualdade para todos
☝️
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por mjr » 06 nov 2021, 20:11

A realidade atual é que praticamente só em Lisboa com os velhinhos postos da rede pública inicial é que faz sentido esta situação. Tenho 4 postos de 3.6kW perto de minha casa (Porto) numa zona residencial, onde também faria sentido.

Mas o processo legislativo tem de ser geral e abstrato, pelo que será necessário definir as condições, nomeadamente:

- Potência máxima (Para mim 11kW seria adequado para os atuais veículos de 60+kW.h, mas não me choca limitar a menos...).
- Horário (talvez encurtar o horário para algo tipo 1h-8h, para evitar que liguem os VEs sem necessidade de carga e que terminam em 1h ou 2h).
- Tipo de locais (via pública apenas? ou também locais privados?)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por Erbium » 09 nov 2021, 17:58

pemifer Escreveu:
03 nov 2021, 20:44
Para se ter razão, vale tudo!
Onde é que eu disse que podia deixar o carro as horas que quisesse desde que fossem as horas em que eu estou a dormir?
Aqui?
pemifer Escreveu:
01 nov 2021, 01:10
O meu pai tinha uma máxima em relação a lavar o carro, dizia sempre, "o carro é meu escravo, eu não sou escravo do carro".
O que tu, e outras pessoas, pretendem é que sejamos escravos da mobilidade elétrica, nem sequer podemos dormir uma noite descansados.
Um carro agarrado a um PCN à noite é para lá ficar até de manhã, é um conceito simples de entender.

JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por JLMF » 13 nov 2021, 17:11

Os recursos, normalmente ou artificialmente, são sempre escassos, requerem uma gestão constantemente dinâmica e adaptativa.

Na gestão de recursos e ponderando o fim a que se destinam vamos retirando da short list as variáveis passíveis e possíveis de introduzir na equação.
É o que se passa no estacionamento em locais densos, durante o dia tarifa plena por unidade de tempo, durante a noite gratuitidade ou tarifa inferior em períodos consecutivos, na generalidade.
Estaremos a introduzir na equação, no período da noite, uma das variáveis que durante o dia fica de fora que é um tipo de comodidade individual do utilizador e esta variável introduzida não prejudica o fim inerente, o estacionamento e sua rotatividade.

Nos postos de recarga, que são hoje e serão ainda muito escassos e enquanto assim for, não deverá entrar na equação, em minha opinião, a variável da comodidade individual relativa ás horas noturnas ficando por enquanto assegurado que o fim único e objetivo de recarregamento nunca seja impedido por um outro critério ou variável; será, enquanto e onde a elevada escassez se verificar, o utilizador a adaptar-se á oferta e não o contrário, logicamente, permitindo-se uma otimização do recurso em detrimento eventual de uma comodidade individual, pelo menos até se verificar ausência de procura ao longo do período noturno que se traduza em desnecessária garantia de rotatividade e possibilidade de contemplação da referida variável de comodidade individual na equação de oferta do serviço.

Embora seja esquecido amiúde, existe uma percentagem enorme, maior que o frequentemente estimado, de pessoas que trabalham, estudam, investigam ou tem outra ocupação fora do tradicional horário 9/17 ou parecido e que são estes, mesmo ainda (por enquanto) em minoria, que imperativamente necessitam de utilização de veiculo particular por inexistência absoluta de oferta de transportes públicos quando entram ou saem das suas ocupações á meia noite ou ás quatro ou cinco da manhã, por exemplo.

Sem relevância, visto estarmos perante uma "gestão" Estatal, que não se enquadra nos princípios básicos mesmos de Gestão. Estivéssemos em domínio exclusivamente privado e seria o mercado, a livre concorrência e a oferta e procura a determinarem o modo de funcionamento de cada agente económico com a objetividade de busca de um melhor equilíbrio entre o lucro e a qualidade do serviço prestado. Não tendo os OPC liberdade de comércio desconheço se terão mesmo possibilidade legal de otimizar a sua oferta e acesso ás ferramentas para tal necessárias.

Die Autos sollten nur während des Ladevorgangs an der Ladesäule stehen. Nach Beendigung des Ladevorgangs soll die Ladesäule wieder für andere freigemacht werden. Darauf zielt die Ahndung dieses Verstoßes durch ein Bußgeld ab. An einer Tankstelle würde auch niemand auf die Idee kommen, nach dem Tanken an der Zapfsäule zu parken und seine Einkäufe zu erledigen. Diese Selbstverständlichkeit muss auch für die Ladesäulen gelten.“

Os carros só devem permanecer na estação de carregamento durante o processo de carregamento. Após a conclusão do processo de carregamento, a estação de carregamento deve ser disponibilizada novamente para outras pessoas. Este é o objetivo de punir esta violação com a aplicação de multa. Em um posto de gasolina, ninguém pensaria em estacionar na bomba depois de reabastecer e fazer suas compras. É claro que esta questão também se aplica às estações de carregamento. "


Bußgeld droht – Ladesäulen für E-Autofahrende freihalten
https://presse.ace.de/pressemitteilunge ... reihalten/

Alemanha multará elétricos que ocupem indevidamente pontos de carga
https://pplware.sapo.pt/motores/alemanh ... regamento/

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Mensagem por rimsilva » 17 nov 2021, 17:10

@JLMF

Perfeito, não poderia estar mais de acordo.

Responder

Voltar para “Carregamento”