Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por fernandinand » 11 out 2020, 21:38

Há quem fale muito por aqui...de barriga cheia...

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por FullElectric » 12 out 2020, 00:48

alexmol Escreveu:
11 out 2020, 21:26
t3lmo Escreveu:
11 out 2020, 15:10
A localização dos hubs está indexada à densidade de população e procura de locais de carregamento.
Estas só se souberam porque a UVE achou por bem divulgar ao contrário de todos os outros que só fizeram copy&paste de um comunicado.

Mas inconcebível mesmo é quem não quer ver onde existe necessidade de carregamento eminente, e onde a taxa de utilizadores de veículos elétricos cresce de forma exponencial todos os meses.
Isso tudo estaria certo se fosse um investimento privado.
Se existe necessidade de carregamento eminente nessas zonas então existe potencialidade para o negócio do carregamento ser rentável.
Deixem o mercado funcionar pois nessas zonas existem condições para tal.

Já nas zonas do interior não existe possibilidade de um hub de carregamento ser um negócio rentável. É aí que deve entrar o dinheiro público.

Eu pago impostos e gostaria de os ver realmente aplicados na diminuição das assimetrias regionais.

+1

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por FullElectric » 12 out 2020, 00:57

fernandinand Escreveu:
11 out 2020, 21:38
Há quem fale muito por aqui...de barriga cheia...
Claro... há muito boa gente a incentivar e a aplaudir estes concursos para as zonas onde há muitos VE. Os nossos impostos pagam os investimentos e depois virá alguém explorar os equipamentos
O que mais me revolta é a porcaria da Mobi.E estar a apadrinhar estes interesses. Vá-se lá saber porquê...

JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por JLMF » 12 out 2020, 08:19

FullElectric Escreveu:
12 out 2020, 00:48
alexmol Escreveu:
11 out 2020, 21:26
t3lmo Escreveu:
11 out 2020, 15:10
A localização dos hubs está indexada à densidade de população e procura de locais de carregamento.
Estas só se souberam porque a UVE achou por bem divulgar ao contrário de todos os outros que só fizeram copy&paste de um comunicado.

Mas inconcebível mesmo é quem não quer ver onde existe necessidade de carregamento eminente, e onde a taxa de utilizadores de veículos elétricos cresce de forma exponencial todos os meses.
Isso tudo estaria certo se fosse um investimento privado.
Se existe necessidade de carregamento eminente nessas zonas então existe potencialidade para o negócio do carregamento ser rentável.
Deixem o mercado funcionar pois nessas zonas existem condições para tal.

Já nas zonas do interior não existe possibilidade de um hub de carregamento ser um negócio rentável. É aí que deve entrar o dinheiro público.

Eu pago impostos e gostaria de os ver realmente aplicados na diminuição das assimetrias regionais.

+1
Os impostos, em minha opinião, devem servir para reduzir as assimetrias regionais em setores onde não há receitas, educação pública, saúde pública, prestações sociais justas e de inclusão social, política de habitação, comunicações, acesso a serviços públicos e essenciais, etc., não em forma de helicóptero distribuidor mas de forma planeada, consensual e transparente. Serão em simultâneo os diversos impostos menores onde estas assimetrias se verificam negativamente.

Nos setores, domínios e atividades onde há receitas obtidas em regiões de forte densidade populacional devem ser estas, obtidas por entidades publicas ou concessões privadas, contratualmente, a financiar diretamente a implantação e serviço deficitário dos mesmos, onde não existem, com critérios de densidade territorial, com o mesmo nível de custos de utilização para todos por uma questão de igualdade.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por rimsilva » 12 out 2020, 11:04

alexmol Escreveu:
11 out 2020, 21:26
t3lmo Escreveu:
11 out 2020, 15:10
A localização dos hubs está indexada à densidade de população e procura de locais de carregamento.
Estas só se souberam porque a UVE achou por bem divulgar ao contrário de todos os outros que só fizeram copy&paste de um comunicado.

Mas inconcebível mesmo é quem não quer ver onde existe necessidade de carregamento eminente, e onde a taxa de utilizadores de veículos elétricos cresce de forma exponencial todos os meses.
Isso tudo estaria certo se fosse um investimento privado.
Se existe necessidade de carregamento eminente nessas zonas então existe potencialidade para o negócio do carregamento ser rentável.
Deixem o mercado funcionar pois nessas zonas existem condições para tal.

Já nas zonas do interior não existe possibilidade de um hub de carregamento ser um negócio rentável. É aí que deve entrar o dinheiro público.

Eu pago impostos e gostaria de os ver realmente aplicados na diminuição das assimetrias regionais.
Sem duvida. É uma fustração para quem acredita na ME eléctrica, ver este tipo de situações a acontecer umas atrás das outras.

Já na altura do concurso dos 14 PCRs em cidade tive a mesma sensação, para quê gastar dinheiro publico onde a inicativa privada vai "lutar" para instalar o maior numero de postos possiveis sem se gastar "1 cêntimo".

Acho que as criticas construtivas são uma ajuda para quem quer melhorar, infelizmente esta frustação nunca deverá chegar à mobi.e ou ao ministério do ambiente e no futuro os erros serão os mesmos.

Será assim tão dificil perceber que é dificil ir do litoral ao interior (e vice-versa) e que por esse motivo os VE's ficam em casa para se continuar a poluir?
Não conseguem olhar para a forma como a rede de carregamento vai crescendo em Espanha (or exemplo)? Não percebem que a localização dos postos da Ionity (que até é uma entidade privada) é feita em função da cobertura do pais como um todo e não se a cidade A ou B tem mais VEs...

Apesar de ser importante mais postos, sou da opinião que acima de tudo está o interesse do país e que por isso, este concurso deveria ser questionado por quem de direito.

Da minha parte vou tentar que isso aconteça.

Avatar do Utilizador
ljbmartins
Mensagens: 47
Registado: 09 abr 2020, 20:03
Data de fabrico: 10 mar 2020

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por ljbmartins » 12 out 2020, 22:10

rimsilva Escreveu:
12 out 2020, 11:04

Será assim tão dificil perceber que é dificil ir do litoral ao interior (e vice-versa) e que por esse motivo os VE's ficam em casa para se continuar a poluir?
Não conseguem olhar para a forma como a rede de carregamento vai crescendo em Espanha (or exemplo)? Não percebem que a localização dos postos da Ionity (que até é uma entidade privada) é feita em função da cobertura do pais como um todo e não se a cidade A ou B tem mais VEs...

Apesar de ser importante mais postos, sou da opinião que acima de tudo está o interesse do país e que por isso, este concurso deveria ser questionado por quem de direito.

Da minha parte vou tentar que isso aconteça.
É exatamente devido ao Portugal a duas velocidades (litoral e o resto) que ainda uso, mais do que seria expectável nesta altura, a carrinha diesel.
E se o estado (mobi-e) ao lançar um concurso deste género, não aproveita os fundos que estão a chegar para "forçar" um equilíbrio litoral / interior, então isto nunca vai mudar. Em Lisboa e Porto o mercado é apetecível e como tal, os particulares já estão a criar os Hubs com naturalidade - isso não é tema, é mercado a funcionar. Onde o mercado não funciona é que o estado tem que entrar. Se cada vez que se licenciasse uma bomba de combustível fosse obrigatório (mesmo que subsidiado) a instalação de um PCR nessa mesma bomba isso é que era serviço.
Mas pelos vistos e pelas críticas às críticas que se vêm por aqui, até com palhaçadas do comunista RAP, o tema no mínimo é quente, deixa muita gente incómoda e como tal deve ser levado a discussão por quem tem algum poder para isso. E quem melhor do que a UVE para fazer ver a injustiça que está a ser criada?
E depois dizem que “falo de barriga cheia”. Claro que falo de barriga cheia, carrego em casa é isso? E quando tenho que a ir ao interior vou de diesel, certo? Portanto está tudo bem. Enfim.
Isto faz me lembrar a outra maravilhosa discussão dos PCN ao minuto. Dizem: “sou burro não sei escolher o meu VE”.
O meu VE é abastecido em kWh. O gajo não "pasta" minutos vá-se lá a saber porquê. :evil:

LAbreu
Mensagens: 89
Registado: 28 mai 2020, 13:48
Data de fabrico: 28 nov 2019
Capacidade bateria: 174.92 Ah

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por LAbreu » 12 out 2020, 23:19

Meus caros, por PCR no interior não serve quem mora no interior que usa VE (aqui posso falar por conhecimento, dado ser dos poucos habitantes que mora a mais de 50 kms a partilhar experiencia neste forum).

Para mim um PCR no interior para nada serve quando viajo mais que a autonomia do carro (que é raro no meu caso), preciso é deles nas grandes vias e na costa. Os PCR no interior servem para quem VEM do litoral e vai precisamente PARA o interior.

Quanto a localização dos referido Hubs, nem me parecem muito mal. Sim, creio que um Hub em Castelo Branco e outro em Vila Real muito jeito davam. Depois aqui na cidade da Guarda e em Bragança, permitam-me mas mais vale um "destination charge!". Agora em Vilar Formoso pode fazer sentido (o PCR da prio parece-me bem localizado).

Com a abertura do PCR de Vouzela, o PCR de Viseu e o "mini-Hub" de Celoirico creio que a A25 esta bem servida, e com ela todo o interior centro, que é onde eu moro e posso opinar com conhecimento de causa. Na minha opinião ficava melhor com um Hub de 6 PCR á saida da A25 em Viseu, mas isso sou eu a pensar como os senhores da Tesla e não como o Português que quer um PCR em cada aldeia...

Já agora, qual dos 10"hubs" vocês "sacrificavam"? E aonde os punham?
Eu vou primeiro
Deixava: Braga, Viseu, Vila Nova de Gaia, Aveiro, Coimbra, Leiria, Loures,
Tirava: Matosinhos, Almada e Loulé
Punha: Grandula, Castelo Branco, Paderne/Tunes

A solução parece-me obvia: vao ser preciso é MAIS hubs...

Para mim as "entradas" dos grandes centros dao jeito para quem vai para la e quem os tem de atravessar.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por Nonnus » 13 out 2020, 02:23

LAbreu Escreveu:
12 out 2020, 23:19
Meus caros, por PCR no interior não serve quem mora no interior que usa VE (aqui posso falar por conhecimento, dado ser dos poucos habitantes que mora a mais de 50 kms a partilhar experiencia neste forum).

Para mim um PCR no interior para nada serve quando viajo mais que a autonomia do carro (que é raro no meu caso), preciso é deles nas grandes vias e na costa. Os PCR no interior servem para quem VEM do litoral e vai precisamente PARA o interior.
Essa visão esta completamente errada e pouco refletida.

Se percebo és dos poucos que estas a mais de 50km de um PCR? Se calhar não és! Eu tenho 5 PCR´s a volta da minha localidade e todos a mais de 50km (Évora, Alcacer AE, Alcacer Lidl, Palmela AE, Setúbal (no cu de judas), e eu nem estou no interior. Um PCR não serve só para quem se desloca a localidade x ou y, num caso extremo serve também em caso de emergência carregares o teu carro para fazer uma viagem maior.

Ao dizeres que um PCR no interior não serve o interior é uma visão muito pouco refletida. Então se eu optar por fazer uma viagem pelo interior e parar para dormir e comer numa localidade no interior estou a beneficiar quem? O litoral!? Os grandes centros urbanos!?

Se eu tiver uma empresa no litoral e clientes no interior e os quiser visitar durante o horário de expediente. Como é que faço? Compro um carro a diesel como todos os outros, correto? Maiores gastos, como consequência produtos/serviços mais inflacionados.

Ainda à dois fim de semanas fiz uma viagem de 500km sempre por estradas nacionais parei duas vezes (ida e volta) no PCR do Intermarché de Castro Verde, das duas vezes fiz compras nesse mesmo estabelecimento. Beneficiei quem? Se este PCR não existisse sabes quem é que eu ia beneficiar? A Brisa.

Tu tens um carro que faz 380km com uma carga o que faz com que não precises tanto de um PCR nas tuas deslocações, mas pensa naqueles que tem carros que fazem 200km com uma carga (para não dizer 150km), e que como todos os outros querem usar o carro para fazer viagens de norte a sul sem ser obrigado a andar por AE, ou pelos grandes centro urbanos.

Um PCR no interior é mais que um ponto de carregamento, é combater a desertificação e as desigualdades, é fazer com que pessoas como eu possam viajar pelo país longe dos grandes centros urbanos.

Como és "novo" neste mundo dos VE´s e tens um carro com uma autonomia considerável se calhar nunca tiveste conhecimento da realidade de alguns membros deste fórum, que têm, por exemplo um Leaf de 24 com alguma degradação e querem vir de Lisboa ao Monte Selvagem (Lavre) e simplesmente não conseguem, porque não há um PCR que permita fazer a viagem com algum conforto(leia-se em poucas horas). Outro exemplo, pega num simulador de viagens de carros elétricos e tenta fazer o planeamento de uma viagem pela Nacional2 (a maior estrada da Europa) de norte a sul ou vice-versa e vê o quanto é difícil conseguires fazê-lo com um carro com autonomia de 200km em vários dias. Basta haver um hotel que não te permita carregar o carro e diz adeus a tua road trip pela Nacional 2.

Reflete melhor sobre o que é um Ponto de carregamento no interior e vais ver que é muito mais do que parece a primeira vista.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

LAbreu
Mensagens: 89
Registado: 28 mai 2020, 13:48
Data de fabrico: 28 nov 2019
Capacidade bateria: 174.92 Ah

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por LAbreu » 13 out 2020, 08:04

Nonnus Escreveu:
13 out 2020, 02:23
LAbreu Escreveu:
12 out 2020, 23:19
Meus caros, por PCR no interior não serve quem mora no interior que usa VE (aqui posso falar por conhecimento, dado ser dos poucos habitantes que mora a mais de 50 kms a partilhar experiencia neste forum).

Para mim um PCR no interior para nada serve quando viajo mais que a autonomia do carro (que é raro no meu caso), preciso é deles nas grandes vias e na costa. Os PCR no interior servem para quem VEM do litoral e vai precisamente PARA o interior.
Essa visão esta completamente errada e pouco refletida.

Se percebo és dos poucos que estas a mais de 50km de um PCR? Se calhar não és! Eu tenho 5 PCR´s a volta da minha localidade e todos a mais de 50km (Évora, Alcacer AE, Alcacer Lidl, Palmela AE, Setúbal (no cu de judas), e eu nem estou no interior. Um PCR não serve só para quem se desloca a localidade x ou y, num caso extremo serve também em caso de emergência carregares o teu carro para fazer uma viagem maior.

Ao dizeres que um PCR no interior não serve o interior é uma visão muito pouco refletida. Então se eu optar por fazer uma viagem pelo interior e parar para dormir e comer numa localidade no interior estou a beneficiar quem? O litoral!? Os grandes centros urbanos!?

Se eu tiver uma empresa no litoral e clientes no interior e os quiser visitar durante o horário de expediente. Como é que faço? Compro um carro a diesel como todos os outros, correto? Maiores gastos, como consequência produtos/serviços mais inflacionados.

Ainda à dois fim de semanas fiz uma viagem de 500km sempre por estradas nacionais parei duas vezes (ida e volta) no PCR do Intermarché de Castro Verde, das duas vezes fiz compras nesse mesmo estabelecimento. Beneficiei quem? Se este PCR não existisse sabes quem é que eu ia beneficiar? A Brisa.

Tu tens um carro que faz 380km com uma carga o que faz com que não precises tanto de um PCR nas tuas deslocações, mas pensa naqueles que tem carros que fazem 200km com uma carga (para não dizer 150km), e que como todos os outros querem usar o carro para fazer viagens de norte a sul sem ser obrigado a andar por AE, ou pelos grandes centro urbanos.

Um PCR no interior é mais que um ponto de carregamento, é combater a desertificação e as desigualdades, é fazer com que pessoas como eu possam viajar pelo país longe dos grandes centros urbanos.

Como és "novo" neste mundo dos VE´s e tens um carro com uma autonomia considerável se calhar nunca tiveste conhecimento da realidade de alguns membros deste fórum, que têm, por exemplo um Leaf de 24 com alguma degradação e querem vir de Lisboa ao Monte Selvagem (Lavre) e simplesmente não conseguem, porque não há um PCR que permita fazer a viagem com algum conforto(leia-se em poucas horas). Outro exemplo, pega num simulador de viagens de carros elétricos e tenta fazer o planeamento de uma viagem pela Nacional2 (a maior estrada da Europa) de norte a sul ou vice-versa e vê o quanto é difícil conseguires fazê-lo com um carro com autonomia de 200km em vários dias. Basta haver um hotel que não te permita carregar o carro e diz adeus a tua road trip pela Nacional 2.

Reflete melhor sobre o que é um Ponto de carregamento no interior e vais ver que é muito mais do que parece a primeira vista.
Não percebeste: eu MORO no interior. Não moro a mais de 50km de PCR ( tenho Celorico s 25kms, agora Covilhã a 50, Vilar formoso a 75 kms e moro a 20 kms de um supercharger ... Daqui a uns tempos vou ter o PCR da AE, e tudo relativamente pouco utilizado. Quem vos dera algo assim.).

E quem já cá mora não precisa dos PCR cá dado que sai de casa com carga cheia e na pior das hipóteses vai para o litoral. Não há mais nem menos VE cá por haver PCR (aliás, acho que aqui até já há proporcionalmente muitos VE dados as distâncias de viagem trabalho-casa serem maiores). Agora: não é só quem cá mora que contribui para o desenvolvimento. Eu acho que o Alentejo e Algarve (e isso é Sul, não interior! Está bem perto da Costa) estão pessimamente servidos para serem locais "dependentes" de turistas.

Os Hub, precisamente por serem vários carregadores creio que devem estar nas principais vias. Para combater a desigualdade creio que o melhor caminho e PCR pelo menos a cada 2 Estações de serviço das AE do interior e no futuro em todas.

Quanto a um PCR em cada aldeia (literalmente) não creio ser solução.

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por frankesousa » 13 out 2020, 09:14

Eu moro "não muito" no interior (Penafiel) e faz-me uma falta dos diabos um PCR por aqui.

Não é raro chegar a casa com bateria baixa e precisar de ir ao Porto (40km em AE) e não ter carga para tal, ora um PCR eram 10min e lá ia eu!

Neste momento a maneira certa de investir dinheiro era duplicar os PCR de TODAS as AE de autoestrada do País e logo de rajada 1 PCR por conselho pelo menos.

Isso sim, na minha opinião, era dinheiro bem investido. Estes HUBs iam nascer sozinhos porque são precisos e rentáveis como já foi bem escrito em cima.

E claro, PCR de 50kW já estão desactualizados e deveriam imediatamente deixar de ser instalados novos. Daqui a 5 anos os PCR estão a funcionar na mesma e os carros já não tem apenas 50kW de carga (nem chademo :lol: :lol: :lol: , nem type 2 já agora :mrgreen: :mrgreen: )

Como é que é possível o mundo da ME ter ali debaixo das barbas o modelo implementado e que funciona perfeitamente bem (Tesla) e não aproveitar a ideia? Ou seja, muitos e potentes ;)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Responder

Voltar para “Carregamento”