Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por Brunus » 12 abr 2022, 15:43

BrunoFonseca Escreveu:
12 abr 2022, 10:24
Solução: pontos de carga com baixas potencias, 1 por cada 4 lugar de estacionamento. Mas assim os lugares de estacionamento não podem ser exclusivos para VE.
Fico então à espera dos concursos públicos para a instalação de postos lentos nos vários dormitórios de Portugal e ilhas. Mas algo me diz que é melhor esperar sentado. :twisted:
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por BrunoFonseca » 12 abr 2022, 15:58

Brunus Escreveu:
12 abr 2022, 15:43
BrunoFonseca Escreveu:
12 abr 2022, 10:24
Solução: pontos de carga com baixas potencias, 1 por cada 4 lugar de estacionamento. Mas assim os lugares de estacionamento não podem ser exclusivos para VE.
Fico então à espera dos concursos públicos para a instalação de postos lentos nos vários dormitórios de Portugal e ilhas. Mas algo me diz que é melhor esperar sentado. :twisted:
Não sei se faz sentido os "concursos públicos". Isto devia fazer parte das competências dos OPC, i.e., estudos de mercado, ver onde há procura, diferenciar a oferta face à concorrência.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por BrunoAlves » 12 abr 2022, 19:07

Pelo contrário, acho eu. Os concursos públicos deviam era facilitar os locais que são menos apelativos aos OPC. Hubs centrais em grandes cidades serão sempre mais apelativos do que postos de dormitório onde (por exemplo) o sobrecusto de utilização após carregamento deve não ser aplicado.

Aliás, esse é um erro recorrente da estratégia de investimento público nesta área: logo no início, os postos pagos por todos nós foram para as grandes cidades e esses sim são e sempre foram apetecíveis para os OPC.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por BrunoFonseca » 12 abr 2022, 20:37

BrunoAlves Escreveu:
12 abr 2022, 19:07
Pelo contrário, acho eu. Os concursos públicos deviam era facilitar os locais que são menos apelativos aos OPC. Hubs centrais em grandes cidades serão sempre mais apelativos do que postos de dormitório onde (por exemplo) o sobrecusto de utilização após carregamento deve não ser aplicado.

Aliás, esse é um erro recorrente da estratégia de investimento público nesta área: logo no início, os postos pagos por todos nós foram para as grandes cidades e esses sim são e sempre foram apetecíveis para os OPC.
Então estamos de acordo no ponto em que concursos publicos deviam ser utilizados para zonas menos apetecíveis comercialmente.
E os opc deviam fazer o trabalho de casa e saber onde está a procura.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por BrunoAlves » 12 abr 2022, 23:38

Sim sem dúvida. O problema é que a realidade tende a contrariar aquilo que os concursos públicos deviam servir :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por zeuz » 14 abr 2022, 14:57

Brunus Escreveu:
12 abr 2022, 10:05
Isto dos hubs é tudo muito bonito, e se forem bem localizados podem ser importantes no desenvolvimento da mobilidade elétrica.
Agora o que me parece estar a falhar gritantemente é a expansão da rede em locais residenciais, vulgo dormitórios.

Enquanto não for fácil e prático deixar os carros carregar durante a noite enquanto dormimos descansadamente, a mobilidade elétrica nunca irá passar de uma promessa a cumprir daqui por 10 anos.

No meu bairro de sensivelmente 13000 pessoas, há apenas os dois postos ainda do tempo do projeto piloto da Mobi-e, num total de 4 tomadas.

Um deles foi substituído por um equipamento da Magnum Cap, capaz de 22kw, mas limitado a 10Kw! Carros que carregam em monofásico carregam mais devagar neste (3,3kw) que no outro posto que é dos originais da Mobi.e (3,6kw).

Apesar de todos os prédios terem garagem (eu carrego na garagem), não tem sido fácil para muita gente carregar nas mesmas por questões com os respetivos condomínios (conheço várias histórias de horror, incluindo a minha).
Mesmo quando os condomínios permitem sem grande problema, ao fim de 2 ou 3 condóminos com VE deixa de haver potência e condições para mais, e estamos a falar de condomínios com 20 a 40 frações nalguns casos.

Naturalmente, os dois postos existentes no bairro estão sempre apinhados de viaturas a carregar. É ver aos 3,4,5 ou mais carros estacionados à sua volta em qualquer altura do dia ou do ano, e há sempre 2 ligados em carregamento!

Isto é na minha opinião a verdadeira limitação da mobilidade elétrica nesta altura.
Também sou adepto dessa solução, mas todos os sinais apontam para a aposta ser nos PCR, perpetuando o modelo de negócio dos postos de abastecimento.

Para mim uma das vantagens é ligar o carro à ficha e ir à minha Vida, mas a maioria quer fazer como faz para abastecer combustível.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por rnlcarlov » 14 abr 2022, 22:17

zeuz Escreveu:
14 abr 2022, 14:57
Para mim uma das vantagens é ligar o carro à ficha e ir à minha Vida, mas a maioria quer fazer como faz para abastecer combustível.
Não sei se será apenas que a maioria "quer", e não seja também em grande parte uma condicionante derivada da separação do carregamento público em OPC e CEME. Já se viu que os carregamentos em PCN ficam quase sempre tão ou mais caros do que os carregamentos em PCR, logo naturalmente as pessoas optam pela situação mais económica. Se houvesse uma diferença de preço apreciável nos carregamentos lentos, se calhar havia outro equilíbrio.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por FullElectric » 14 abr 2022, 23:54

Perfeita
rnlcarlov Escreveu:
14 abr 2022, 22:17
zeuz Escreveu:
14 abr 2022, 14:57
Para mim uma das vantagens é ligar o carro à ficha e ir à minha Vida, mas a maioria quer fazer como faz para abastecer combustível.
Não sei se será apenas que a maioria "quer", e não seja também em grande parte uma condicionante derivada da separação do carregamento público em OPC e CEME. Já se viu que os carregamentos em PCN ficam quase sempre tão ou mais caros do que os carregamentos em PCR, logo naturalmente as pessoas optam pela situação mais económica. Se houvesse uma diferença de preço apreciável nos carregamentos lentos, se calhar havia outro equilíbrio.
Concordo a 100%. A carteira faz mudar muitos hábitos. Se houvessem PCN a preços atrativos certamente que seriam muito mais usados que os PCR.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

Mensagem por zeuz » 15 abr 2022, 20:46

FullElectric Escreveu:
14 abr 2022, 23:54
Perfeita
rnlcarlov Escreveu:
14 abr 2022, 22:17
zeuz Escreveu:
14 abr 2022, 14:57
Para mim uma das vantagens é ligar o carro à ficha e ir à minha Vida, mas a maioria quer fazer como faz para abastecer combustível.
Não sei se será apenas que a maioria "quer", e não seja também em grande parte uma condicionante derivada da separação do carregamento público em OPC e CEME. Já se viu que os carregamentos em PCN ficam quase sempre tão ou mais caros do que os carregamentos em PCR, logo naturalmente as pessoas optam pela situação mais económica. Se houvesse uma diferença de preço apreciável nos carregamentos lentos, se calhar havia outro equilíbrio.
Concordo a 100%. A carteira faz mudar muitos hábitos. Se houvessem PCN a preços atrativos certamente que seriam muito mais usados que os PCR.
Não há como não concordar convosco... :(
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Responder

Voltar para “Carregamento”