Continente Plug&Charge

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por FullElectric » 30 dez 2021, 00:29

BrunoAlves Escreveu:
29 dez 2021, 20:48
quero ir para ali, preciso de carregar pelo caminho portanto em que zona há um Plug and Charge para o almoço?
Vamos aproveitando enquanto há concorrência.
Por aqui os rácios de carregamentos em 2021 estão algo como perto de 100 carregamentos na rede Continente e 2 ou 3 na rede roubalh.E (depois da taxa EGME, zero na rede roubalh.E)
É como diz o Bruno, é uma questão de planear a rota. Se temos que parar para almoçar/lanchar/jantar/comprar ou mijar... o carro aproveita e carrega a um preço decente ou até gratuitamente.

Avatar do Utilizador
Formiguinha
Mensagens: 6
Registado: 03 jun 2021, 13:13
Data de fabrico: 22 dez 2015
Localização: Corroios

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por Formiguinha » 30 dez 2021, 09:27

Experimentei o plug&charge do Continente pela primeira vez este fim de semana e foi simples, eficaz e a um preço muito em conta.
Estou esperançoso que está rede não termine nos moldes em que se apresenta, pois tem claras vantagens ao utilizador de VE.
Tesla Model S85D
BMW I3S 94Ah

pmeireles
Mensagens: 31
Registado: 13 out 2021, 13:07
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por pmeireles » 09 jan 2022, 12:56

Ontem experimentei pela primeira vez o Plug&Charge e gostei da experiência...mas sobretudo do preço! Estive lá 53 minutos estacionado, o que no meu Leaf 2016 com carregador de 6.6kW deu para carregar 5.82kWh, o que me custou 1,33€ e ainda acumulei 0,74€ em cartão! Por comparação, na semana passada fiz um carregamento semelhante num posto público e paguei quase 6€...

Imagem

Imagem

O que não gostei foi de ver um fulano num Mercedes EQC a estacionar ao mesmo tempo do que eu, a sair do carro, e a ir embora todo contente sem por o carro a carregar :naughty:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por BrunoAlves » 09 jan 2022, 14:32

Infelizmente não é por andar de VE que um idiota deixa de ser um idiota. Nem por ter dinheiro. Acabei de ver um I8 num lugar de carregamento à fazer de conta. Nem cabo sequer :snooty:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por alexmol » 09 jan 2022, 17:12

pmeireles Escreveu:
09 jan 2022, 12:56
O que não gostei foi de ver um fulano num Mercedes EQC a estacionar ao mesmo tempo do que eu, a sair do carro, e a ir embora todo contente sem por o carro a carregar :naughty:
Tecnicamente o Continente Plug&Charge é um serviço de estacionamento não de carga. Eles cobram estacionamento, carregar é opcional :D

Agora o fulano do Mercedes, com 100% de probabilidade, não activou o serviço de estacionamento na App :mrgreen:
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por BrunoAlves » 09 jan 2022, 17:26

Uma dúvida... O preço dos patamares dos lentos é definido pela potência média da sessão ou pelo pico atingido?

Edit: já vi nas FAQ, é potência média. Não é muito bom para eles, mas para o utilizador é bestial caso seja necessário carregar até um SOC alto
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por alexmol » 09 jan 2022, 21:23

Mas como é que sabes a potência média da sessão? Na maioria dos VE's não consegues saber isso, nem sequer regular a corrente de carga!

Num Tesla ainda podes regular a corrente ao Ampere e ficar na parte alta do patamar sem risco de entrar no seguinte mas nos outros VE's como fazes ?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por BrunoAlves » 09 jan 2022, 23:19

Não sabes. E ainda bem diria eu, senão é relativamente fácil desvirtuar o sistema, pelo menos parcialmente.
Ou baixar a corrente para ficar no segundo patamar em vez do terceiro, ou do quarto para o terceiro.

Eu tive um chouriço monumental porque, contra a minha vontade, carreguei até aos 92%, e mesmo assim fui tirar o carro do carregador para um lugar normal. Fiquei muito admirado por ter pago o mesmo em 2h do que tinha pago antes em 1h20. Fui ver a factura (sabem, aquela coisa que quem carrega em redes "ilegais" recebe na hora, ao contrário da melhor rede do mundo...) e estava no terceiro patamar.

Em resumo carreguei a 15,8cts/kWh (mais décima menos décima dependendo da estimativa de energia). Redes ilegais horrendas, estas :doh:
O que vale é que em breve também estará na rede pública e todos poderemos pagar o dobro. Isso é que os utilizadores precisam e anseiam. Abençoado cartão único, nem sei como sobreviver sem ele :pray: :roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por mjr » 10 jan 2022, 11:20

No meu TM3 ajusto a corrente de modo a ficar colado ao patamar superior, por exemplo 14A para ficar nos 9,7kW de potência média. É fácil e pelo que já ouvi, muito comum para quem consegue regular ao Ampere (Teslas).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por BrunoAlves » 25 fev 2022, 17:44

Notificação fresquinha, os preços no Continente foram alterados:
Lento I até 4kW - 0,0123€/min
Lento II até 8kW - 0,0369€/min
Lento II até 15kW - 0,0492€/min
Lento IV até 22W - 0,0861€/min

Rápido - 0,1968€/min

Os preços na melhor das hipóteses (potências coladas ao máximo do patamar) ficam assim nos ~~0,24€/kWh. Há algumas excepções (por exemplo 15kW fica mais barato).
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”