Europa dividida por el formato de los sistemas de recarga pa

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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ruimegas
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Europa dividida por el formato de los sistemas de recarga pa

Mensagem por ruimegas » 08 abr 2011, 19:12

Europa dividida por el formato de los sistemas de recarga para coches eléctricos.

Faltava-nos mais esta agora... :( :(
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"La batalla por imponer el formato de los sistemas de recargas para vehículos eléctricos lleva camino de convertirse en un problema crónico ya que tanto franceses como italianos han bloqueado la aprobación como formato europeo prevista para el 31 del mes pasado argumentando profundas dudas respecto a la seguridad de los mismos.

Y es que los intereses económicos que hay detrás de esta elección parecen ser los motivantes para esta nueva disputa que dejará al mercado europeo sin una legislación clara lo que puede provocar la confusión de los consumidores y fabricantes.

En principio todo indicaba a que el sistema alemán Mennekes sería el preferido por la mayoría, pero ahora deberán repetirse las reuniones para lograr de nuevo un punto de acuerdo."

Em: http://www.forococheselectricos.com/201 ... e-los.html
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Re: Europa dividida por el formato de los sistemas de recarg

Mensagem por batalha » 09 abr 2011, 01:03

Com um aliado de "peso" :shock:
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Vejam o resto das fotos ;)
http://www.caranddriver.com/reviews/car ... t_photo_11

CarlosOliveira
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Re: Europa dividida por el formato de los sistemas de recarg

Mensagem por CarlosOliveira » 09 abr 2011, 01:30

Tanto tempo que andaram de volta da questão das tomadas e agora surge um novo standard? Não entendo que surja uma situação destas na Europa... :roll:

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Re: Europa dividida por el formato de los sistemas de recarg

Mensagem por RJSC » 09 abr 2011, 11:28

Eu sempre defendi o Mennekes e continuo a defender. É técnica economicamente superior ao Chademo + J1772.

Porque é que acham que a mobi.e tens os postos de carregamento com fichas CEE e depois cada carro trás o seu cabo? É para ter este problema resolvido.
Assim, quem tem um carro atual com J1772 ou quem vai ter o (espero eu vencedor) Mennekes pode carregar na mesma.

Não sei porque a Europa desta vez deixou-se ir na fita dos países de 110V (Japão e EUA)... :roll:

O Mennekes vai permitir fazer carregadores rápidos extremamente baratos e quem quiser ter EVSEs trifásicos em casa para poder carregar muito mais rapidamente. Um carregador rápido Mennekes tem a mesma complexidade de um EVSE monofásico para J1772. A única diferença é levar um contactor trifásico em vez de monofásico.
Com esta redução de custos poderemos ver carregadores rápidos a parecer em muito mais locais que nem por sombras têm dinheiro para um chademo, tais como espaços comerciais, locais de trabalho, condomínios, etc..

Não esquecer também que o Mennekes permite a carga em monofásico na mesma, e que apenas uma ficha e um cabo servem para carregamento rápido e lento.

Vamos esperar que a Nissan abra os olhos mande os seus automóveis para a Europa com conector Mennekes, tal como todos os fabricantes de aparelhos elétricos nos mandam os seus dispositivos na versão 220V com ficha shucko.

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Re: Europa dividida por el formato de los sistemas de recarg

Mensagem por ruimegas » 09 abr 2011, 12:44

CarlosOliveira Escreveu:Tanto tempo que andaram de volta da questão das tomadas e agora surge um novo standard? Não entendo que surja uma situação destas na Europa... :roll:
De certeza que há a possibilidade de fazer adaptadores dum standard para outro...certo?
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Re: Europa dividida por el formato de los sistemas de recarg

Mensagem por batalha » 09 abr 2011, 12:48

ruimegas Escreveu:
CarlosOliveira Escreveu:Tanto tempo que andaram de volta da questão das tomadas e agora surge um novo standard? Não entendo que surja uma situação destas na Europa... :roll:
De certeza que há a possibilidade de fazer adaptadores dum standard para outro...certo?
Nos lentos sim! Nos rápidos, ...nem por isso :(

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Re: Europa dividida por el formato de los sistemas de recarg

Mensagem por mikexilva » 11 abr 2011, 02:51

Mas a ficha de carregamento rápido no LEAF não está ligada directamente às baterias? Digo isto porque não estou a imaginar existir muita electrónica ou até mesmo contactos nesta linha onde passam 150A (ou 50kW)... e assim sendo deve ser viável fazer alguma adaptação... e até devia ser possivel usar esta porta de carga rápida para fazer o by-pass ao carregador de 3,3kW que existe no LEAF e no futuro poder carregar com 6,6Kw usando um controlador externo, ou será que não estou a ver bem a coisa? (claro que não tendo acesso independente às ligações de cada modulo de beteria, pode não ficar uma carga equilibrada como acontece com a carga ráipida, mas para carregamentos até 80% não deve ser grave... podia-se usar depois o controlador de 3,3kw para fazer a carga lenta final até equilibrar os varios modulos até aos 100% :)

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Re: Europa dividida por el formato de los sistemas de recarg

Mensagem por RJSC » 11 abr 2011, 10:30

mikexilva Escreveu:Mas a ficha de carregamento rápido no LEAF não está ligada directamente às baterias? Digo isto porque não estou a imaginar existir muita electrónica ou até mesmo contactos nesta linha onde passam 150A (ou 50kW)... e assim sendo deve ser viável fazer alguma adaptação... e até devia ser possivel usar esta porta de carga rápida para fazer o by-pass ao carregador de 3,3kW que existe no LEAF e no futuro poder carregar com 6,6Kw usando um controlador externo, ou será que não estou a ver bem a coisa? (claro que não tendo acesso independente às ligações de cada modulo de beteria, pode não ficar uma carga equilibrada como acontece com a carga ráipida, mas para carregamentos até 80% não deve ser grave... podia-se usar depois o controlador de 3,3kw para fazer a carga lenta final até equilibrar os varios modulos até aos 100% :)
O Mennekes exige mesmo eletrónica pelo meio (bem económica, pois é o próprio controlador do motor).
O conector Mennekes fornece corrente alterna trifásica para o carregamento rápido e pode também funcionar só com monofásica para carregamento normal.
Os 2 pinos mais finos são de comunicação como os dos EVSE J1772 que tem o LEAF, depois os restantes são 3 fases de corrente alterna, o neutro e o terra.

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Re: Europa dividida por el formato de los sistemas de recarg

Mensagem por mikexilva » 11 abr 2011, 10:55

Tens razão, já tinha lido isso aqui algures, mas não me lembrava, então isso implicava uma mudança demasiado grande no controlador/inverter do LEAF, e é pouco provavel que venha a ser possível modificar os primeiros LEAF's via oficial, talvez um futuro modelo do LEAF já vanha preparado..
De qq forma não estraga muito o conceito que tenho de carregar durante a noite para andar de dia, e com a capacidade actual das baterias não há necessidade de ter carga mais rápida ou ligação a trifásico. BTW será que desta forma o controlador de carga do LEAF não tem um melhor controle da carga de cada modulo individualmente? (não usando o inverter para carga rápida com trifásico)

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Re: Europa dividida por el formato de los sistemas de recarg

Mensagem por mikexilva » 13 abr 2011, 00:44

Falando em adaptações....
Então mas não podemos simplesmente rectificar a corrente proveniente de 3 fases e ligar directamente à tomada de carregamento rápido do LEAF? (claro esquecendo a comunicação e trocas de dados)..

tirando alguns exemplos daqui: ( http://www.allaboutcircuits.com/vol_3/chpt_3/4.html )
Imagem

que mesmo sem condensadores para a filtragem, resulta numa forma de onda com menos flutuação que uma só fase rectificada:
Imagem

só não calculei quais vão ser os valores pico de tensão.

Outra coisa que me tem feito alguma confusão, a tomada de carga lenta do LEAF na europa usa 230V mas nos states usa 120V, será que o controlador que está no carro é diferente ou aceita ambos sem problema? (por outras palavras, podemos mandar vir um LEAF do ebay sem problemas de adaptações?) :P

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