IONITY posiciona-se no mercado

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por Orlando » 23 abr 2021, 15:08

rimsilva Escreveu:
23 abr 2021, 09:32
Nerusonu Escreveu:
23 abr 2021, 08:13
Pelo que percebi só cá em PT não vai ser possível usar a Ionity como no resto da Europa, com APP ou cartões de parceiros(Shell, BMW, we charge, etc)... Lindo... Um estrangeiro que venha a PT e esteja habituado ao modelo europeu da Ionity bem vai ficar com a cabeça à roda
Mais atrás foi referido algumas vezes que os postos Ionity estão/estarão integrados na aplicação BMW charging e We Charge.

A activação da carga é que necessita do cartão, por exemplo, na BMW charging, no caso da VW ainda não se percebe muito bem (é a confusão do costume de fazer as coisas à pressa).
Agora os pagamentos ad-hoc (possivelmente usando neste caso o QR code) é que só a miio o anunciou, mas estando lá nada impede que outros CEME implementem a a solução (como parece que irá acontecer, até a própria brisa parece que irá disponibilizar o serviço).


Agora comentando o tema do "modelo" e do caminho que as coisas estão a tomar, o que se está a verificar é que criaram uma rede unica, para não compliar, porque era muito "chato os vários cartões dos OPC" e agora são mais CEMEs que OPC.... Verdade que ninguém é obrigado a aderir a todos os OPCs, mas as politicas de preços está a tornar uma dimensão tal que quem não é fácil acompanhar... :lol:

Este assunto chega até a ter contornos surreais, do tanto que se inventa, para chegar a uma solução simples de pagamento, que afinal já existe em toda a Europa.
Pessoalmente até nem sou adepto dos pagamentos dos MB, mas aceito que possam existir, para mim o expoente máximo de evolução é aquilo que se passa nos SuCs da tesla, liga o carro e está feito, o sistema informático faz o resto.
No entanto, não me chateio por ter de usar uma aplicação ou um cartão, desde que funcione, algo que infelizmente não é garantido, nem é um dado essêncial no regulamento da ERSE, isto sim inaceitável!
Eu já viajei desde França até Portugal. Usei ionity e outras redes...aqui chega a ser vergonhoso um sistema em que o comum dos mortais nem sabe qto vai pagar, se é ao minuto ou kw, enfim, triste e a culpa é de quem deixa....nós!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por mjr » 23 abr 2021, 16:21

BrunoAlves Escreveu:
22 abr 2021, 22:57
mjr Escreveu:
22 abr 2021, 22:31
Se a Ionity não quer essa "complicação" pode registar-se como CEME,e por bónus pode permitir com a sua App carregar em todos os postos de Portugal.
Ou podia, sei lá, operar como opera em todos os outros países? Não, isso era demasiado fácil :mrgreen:
Ainda gostava mesmo de saber se neste caso o cartão lido vai à MobiE e depois CEME e tal ou se, como eu acho que faz sentido, vai à ionity, eles lá centralmente vêm que é um acesso deste fim do mundo e então comunicam à MobiE para que esta ganhe dinheiro com o processamento que eles já fizeram e ainda dê dinheiro a mais algumas figuras dispensáveis... Só por curiosidade :mrgreen:
Estão todos muito preocupados com a "complexidade" com que a coitadinha da Ionity tem de se deparar no nosso país. Como disse, a Ionity só tem de se tornar CEME se quiser ter acesso direto ao nosso mercado ou então usar roaming de um CEME nacional, como parece ser a primeira abordagem. Não estou preocupado se encaixa ou não no modelo deles noutros países.
BrunoAlves Escreveu:
22 abr 2021, 22:57
mjr Escreveu:
22 abr 2021, 21:55
Poder podia... mas se para ter um vai ser difícil, quanto mais vários. Nem o Continente coloca TPAs...
Às vezes juro que não sei se estás a brincar ou a falar a sério. Eu próprio faço isso muitas vezes, mas normalmente meto o grin :mrgreen:
O continente tem preços finais com IVA e afins afixados. Tem um QR para uma app própria que em 5min permite ter o carro a carregar e a factura no email no fim do serviço. Precisa de um TPA para quê? (edit: ainda que fosse uma excelente adição sem dúvida)
Bruno, não, não estou a brincar. Estava a responder diretamente a (mais) uma questão sobre colocar TPAs nos postos.

Preços finais afixados e TPAs são ortogonais. Ora bolas, como disse, cá podes ter facilmente uma EDP desta vida a colocar um TPA ou o link para uma App com o o preço final afixado. Mais uma vez nada os impede, mas o culpado é sempre o modelo. Em algo acho que estamos de acordo, a culpa de muita coisa é da atual EGME, com tempos de resposta nos desenvolvimentos inaceitáveis. Pelo menos parece que resolveram finalmente os apagões...

O facto de eu poder chegar a um posto da Ionity em Portugal com o cartão ou App que uso para carregar em qualquer local de acesso público em Portugal e conseguir carregar imediatamente é para mim uma vantagem inquestionável. O preço fica muito semelhante ao que se paga no estrangeiro diretamente à Ionity.

Outra questão é a política de preços da Ionity, e essa é escandalosamente prejudicial para quem está fora das redes com quem eles têm acordo. Acho que seria um tema bem mais interessante para discutir neste tópico que o ódio de estimação pelo modelo português que muitos ilustres membros deste nobre espaço têm.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por Nonnus » 23 abr 2021, 17:14

mjr,

Nós falamos no modelo numa forma geral porque quer queiramos, ou não, acaba por estar tudo relacionado. Eu vou a um stand compro um ICE consigo tratar tudo na hora e trazer o carro para casa, mesmo se tiver que parar numa bomba de combustível. Antes de ontem, ou de hoje (segundo dizem!) ia um stand comprava um VE tratava de tudo na hora, mas se quisesse trazer o carro para casa... ups não tenho cartão para fazer um carregamento.

O nosso modelo é complicado ou não? Vais falar outra vez na miio e na app não sei das quantas. Como disse anteriormente a miio tornou-se a desculpa para desculpar todos os erros do nosso modelo até hoje.

Tu realmente apresentas várias soluções para os problemas que nós vamos aqui referindo, mas repara na complexidade de todos eles. Desde que me conheço que sempre ouvi dizer: "só há uma coisa que não tem solução, o resto, melhor, ou pior tem". E o que esta acontecer na ME é optamos ir pela pior solução para uma coisa tão simples.

O queremos é simplicidade e clareza. Um cartão e o acesso a toda uma rede não é simplicidade nenhuma. Para ter esse cartão é preciso quase uma semana para que ele me chegue as mãos. Mais uma vez vais-me dizer mas tens a miio. Ter um cartão é de uma simplicidade tão grande que agora lá optaram por pôr QR codes. :idea:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por mjr » 23 abr 2021, 18:06

Essa de ir a um stand e sair a conduzir com o carro não é em Portugal de certeza. Mas pronto, eu percebi a analogia.

A nível de estrutura de preços o nosso modelo é de facto complicado, não há como o negar. Cabe aos CEME esconder essa complexidade, tal como fazem para a eletricidade em casa.

Posso começar a usar como "desculpa" a EVIO em vez da Miio, já há 2 apps a permitir pagamentos ad hoc. :-)

Vamos voltar ao tema deste tópico...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por Nerusonu » 26 abr 2021, 02:55

rimsilva Escreveu:
23 abr 2021, 09:32
Nerusonu Escreveu:
23 abr 2021, 08:13
Pelo que percebi só cá em PT não vai ser possível usar a Ionity como no resto da Europa, com APP ou cartões de parceiros(Shell, BMW, we charge, etc)... Lindo... Um estrangeiro que venha a PT e esteja habituado ao modelo europeu da Ionity bem vai ficar com a cabeça à roda
Mais atrás foi referido algumas vezes que os postos Ionity estão/estarão integrados na aplicação BMW charging e We Charge.

A activação da carga é que necessita do cartão, por exemplo, na BMW charging, no caso da VW ainda não se percebe muito bem (é a confusão do costume de fazer as coisas à pressa).
Agora os pagamentos ad-hoc (possivelmente usando neste caso o QR code) é que só a miio o anunciou, mas estando lá nada impede que outros CEME implementem a a solução (como parece que irá acontecer, até a própria brisa parece que irá disponibilizar o serviço).


Agora comentando o tema do "modelo" e do caminho que as coisas estão a tomar, o que se está a verificar é que criaram uma rede unica, para não compliar, porque era muito "chato os vários cartões dos OPC" e agora são mais CEMEs que OPC.... Verdade que ninguém é obrigado a aderir a todos os CEMEs, mas as politicas de preços está a tornar uma dimensão tal que quem não é fácil acompanhar... :lol:

Este assunto chega até a ter contornos surreais, do tanto que se inventa, para chegar a uma solução simples de pagamento, que afinal já existe em toda a Europa.
Pessoalmente até nem sou adepto dos pagamentos dos MB, mas aceito que possam existir, para mim o expoente máximo de evolução é aquilo que se passa nos SuCs da tesla, liga o carro e está feito, o sistema informático faz o resto.
No entanto, não me chateio por ter de usar uma aplicação ou um cartão, desde que funcione, algo que infelizmente não é garantido, nem é um dado essencial no regulamento da ERSE, isto sim inaceitável!
Ainda sobre isso:
Carregamentos caros
Esta diferença legal e regulamentar de Portugal relativamente aos restantes países também significa que, pelo menos na fase inicial, não haverá diferenciação positiva para os utilizadores das marcas automóveis associadas à IONITY: grupo BMW, Ford, grupo Hyundai/Kia, Mercedes e grupo Volkswagen (incluindo Audi e Porsche).

In:
https://visao.sapo.pt/volt/2021-04-21-j ... da-ionity/

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por rimsilva » 26 abr 2021, 09:40

Nerusonu Escreveu:
26 abr 2021, 02:55


Ainda sobre isso:
Carregamentos caros
Esta diferença legal e regulamentar de Portugal relativamente aos restantes países também significa que, pelo menos na fase inicial, não haverá diferenciação positiva para os utilizadores das marcas automóveis associadas à IONITY: grupo BMW, Ford, grupo Hyundai/Kia, Mercedes e grupo Volkswagen (incluindo Audi e Porsche).

In:
https://visao.sapo.pt/volt/2021-04-21-j ... da-ionity/
Ao dia de hoje, esse informação não está correcta, uma vez que a BMW disponibiliza o pacote para carregamento na rede Ionity (13€/mês e 0,3€ KWh), acredito que já deve ter sido subscrito e até utilizado por alguns utilizadores.

Mais, apesar de perceber que é uma caracteristica humana sobrevalorizar determinados assuntos só porque estão na moda, não percebo o exagero que de está a dar aos postos da Ionity e ao seu impacto na utilização do VE.

A diferenciação positiva já acontece desde o inicio da fase comercial, só que nessa altura o assunto não estava na moda... Desde o inicio dos pagamentos que era possivel utilizar o cartão BMW charging com carregamentos gratis em postos que já praticava a taxa de CEME e depois OPC, com tafirários ao minuto ou kWh totais (sem ter de somar custos de CEMEs, OPC, taxas, etc...).

Outro exemplo conhecido é o plano Galp - Nissan.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por alexmol » 26 abr 2021, 11:57

Agora ficámos com uma ilha aqui no canto Sudoeste :shock:

Alguém sabe o que se passa em Espanha? Os postos de Huelva estão montados há meses.

Imagem
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por rnlcarlov » 26 abr 2021, 19:21

Se calhar puseram-se a pensar "Ena pá, os portugueses ali ao lado têm uma forma fantástica de integrar a Ionity na rede nacional! Bora imitá-los aqui ao pé?"

Avatar do Utilizador
pedroribeiro
Mensagens: 51
Registado: 26 abr 2021, 09:21
Data de fabrico: 10 mai 2021
Capacidade bateria: 74kwh

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por pedroribeiro » 27 abr 2021, 08:08

Bom dia

Sem dúvida um dos mais atrasados, de acordo com o Ionity tracker..

https://ionity.evapi.de/#/

Cps

JJ2021
Mensagens: 3
Registado: 01 jan 2021, 23:33
Data de fabrico: 01 out 2020
Capacidade bateria: 58kW

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por JJ2021 » 28 abr 2021, 10:48

rimsilva Escreveu:
06 abr 2021, 09:18

A mobi.e tem muitos defeitos, sendo o pior de todos não desempenhar bem as tarefas que lhe estão consagradas na lei, mas por outro lado também leva com muitas "culpas" de assuntos que não lhe diz respeito, esses é um deles.

O facto de os clientes da VW não poderem usufruir das ofertas é unica e exclusivamente responsablidade da VW.
Concordo em absoluto. Tenho um Id3 1st Plus e passados 7 meses o cartão não pode ser utilizado. Publicidade enganosa da VW uma vez que as leis sobre a Mobi.e foram alteradas este ano ? Já existem há anos...

Responder

Voltar para “Carregamento”