IONITY posiciona-se no mercado

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por rimsilva » 30 mar 2022, 18:02

FiwiPITO Escreveu:
30 mar 2022, 17:57
Sim, já vi isso também, fui agora verificar na App e os Postos em PT não aparecem a verde :lol: , Eu aqui todo contente já
vê o edit que fiz.

O cartão da Kia é emitido pela mesma entidade que gere o cartão da BMW, logo em Portugal usam o mesmo CEME seguramente "Digital Charging Solutions GmbH"

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 565
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por FiwiPITO » 07 abr 2022, 11:25

rimsilva Escreveu:
30 mar 2022, 18:02
FiwiPITO Escreveu:
30 mar 2022, 17:57
Sim, já vi isso também, fui agora verificar na App e os Postos em PT não aparecem a verde :lol: , Eu aqui todo contente já
vê o edit que fiz.

O cartão da Kia é emitido pela mesma entidade que gere o cartão da BMW, logo em Portugal usam o mesmo CEME seguramente "Digital Charging Solutions GmbH"
Amanhã tenho que ir em Principio a Lx e vou testar o cartão na rede ionity a ver o preço que fica e depois digo-te; se ficar a 0.79€ o kw total significa que com os tais 13€/Mensais ficaria a 0.27€/kW conforme dizem e isso era um excelente preço de AE.

Cumps,
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por zeuz » 07 abr 2022, 16:58

FiwiPITO Escreveu:
07 abr 2022, 11:25
rimsilva Escreveu:
30 mar 2022, 18:02
FiwiPITO Escreveu:
30 mar 2022, 17:57
Sim, já vi isso também, fui agora verificar na App e os Postos em PT não aparecem a verde :lol: , Eu aqui todo contente já
vê o edit que fiz.

O cartão da Kia é emitido pela mesma entidade que gere o cartão da BMW, logo em Portugal usam o mesmo CEME seguramente "Digital Charging Solutions GmbH"
Amanhã tenho que ir em Principio a Lx e vou testar o cartão na rede ionity a ver o preço que fica e depois digo-te; se ficar a 0.79€ o kw total significa que com os tais 13€/Mensais ficaria a 0.27€/kW conforme dizem e isso era um excelente preço de AE.

Cumps,
@FiwiPITO , no meu entender estás a fazer mal as contas... não é 0,27€/kWh , mas sim 0,27€/kWh + 13€ .

Exemplos para um mês completo :
  • 10kWh --> ( ( 0,27 * 10 ) + 13 ) / 10 = 1,570€/kWh
  • 100kWh --> ( ( 0,27 * 100 ) + 13 ) / 100 = 0,400€/kWh
  • 1000kWh --> ( ( 0,27 * 1000 ) + 13 ) / 1000 = 0,283€/kWh
Portanto, só compensa se tiveres um consumo mensal mínimo, em postos da Ionity.

O @alexmol já falou aqui no fórum, algures, qual o valor de consumo mensal apartir do qual compensa a subscrição da Ionity.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 565
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por FiwiPITO » 07 abr 2022, 17:04

Sim Zeus, tens
zeuz Escreveu:
07 abr 2022, 16:58

@FiwiPITO , no meu entender estás a fazer mal as contas... não é 0,27€/kWh , mas sim 0,27€/kWh + 13€ .

Exemplos para um mês completo :
  • 10kWh --> ( ( 0,27 * 10 ) + 13 ) / 10 = 1,570€/kWh
  • 100kWh --> ( ( 0,27 * 100 ) + 13 ) / 100 = 0,400€/kWh
  • 1000kWh --> ( ( 0,27 * 1000 ) + 13 ) / 1000 = 0,283€/kWh
Portanto, só compensa se tiveres um consumo mensal mínimo, em postos da Ionity.

O @alexmol já falou aqui no fórum, algures, qual o valor de consumo mensal apartir do qual compensa a subscrição da Ionity.
Sim Sim, tens razão, a minha "preocupação" não é tanto Portugal, em PT é uma curiosidade saber se nos Postos Ionity o preço é realmente só o valor que falam, mas sim poder ir a Espanha / França e contar somente com a rede deles por ser mais "simples" ( já sei das outras já estudei uma bocado isso e tb vou contar com elas).

Mas sim tens razão, em PT o preço só compensa se fizeres grandes viagens.
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 565
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por FiwiPITO » 07 abr 2022, 17:07

alexmol Escreveu:
05 out 2021, 19:59
18€ por mês para carregar a 0,35€ / kWh ?

Não sei como é que alguém pode justificar isso cá em Portugal :think:

Os PCUR de 160kW que estão a ser instalados na Via Verde Electric, por exemplo, ficam entre 0,40 e 0,50€ por kWh para veículos que carreguem a 100kW.

Para recuperar os 18€ por mês, com um consumo de 200Wh/km, é necessário carregar entre 600 e 1800 km por mês na Ionity :!:
Está aqui a mensagem do Alex.
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por zeuz » 08 abr 2022, 12:15

FiwiPITO Escreveu:
07 abr 2022, 17:04
Sim Sim, tens razão, a minha "preocupação" não é tanto Portugal, em PT é uma curiosidade saber se nos Postos Ionity o preço é realmente só o valor que falam, mas sim poder ir a Espanha / França e contar somente com a rede deles por ser mais "simples" ( já sei das outras já estudei uma bocado isso e tb vou contar com elas).
Se desse para subscrever apenas o mês que fosses viajar por Espanha/França, sem dúvida que compensava! Mas vais ficar a pagar 13€/mês durante 1 ano, pelo menos (não sei a duração do contrato), para ter acesso a esse valor de 0.27€/kWh e a simplicidade de uso da rede Ionity... :think:

A experiência do @rnlcarlov diz-nos que com algum planeamento pode-se "navegar" por Espanha sem recorrer à Ionity... não será melhor, em caso de necessidade, pagares os 0,79€/kWh na Ionity, em vez de apostares na subscrição? :think:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por rnlcarlov » 08 abr 2022, 13:34

zeuz Escreveu:
08 abr 2022, 12:15
Se desse para subscrever apenas o mês que fosses viajar por Espanha/França, sem dúvida que compensava! Mas vais ficar a pagar 13€/mês durante 1 ano, pelo menos (não sei a duração do contrato), para ter acesso a esse valor de 0.27€/kWh e a simplicidade de uso da rede Ionity... :think:

A experiência do @rnlcarlov diz-nos que com algum planeamento pode-se "navegar" por Espanha sem recorrer à Ionity... não será melhor, em caso de necessidade, pagares os 0,79€/kWh na Ionity, em vez de apostares na subscrição? :think:
Os planos da Ionity são geralmente de um ano.
Sem subscrição ainda temos disponível a app EDP Move.On a 0,45€/kWh na Ionity. Só não usei o ano passado, pois só percebi isso no regresso.

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por Nerusonu » 08 abr 2022, 22:31

rimsilva Escreveu:
30 mar 2022, 17:50
FiwiPITO Escreveu:
30 mar 2022, 17:43
Não, estou à espera que chegue, mal chegue vou testar a um Ionity e já vejo o preço que me cobram, se for a 0.49€ activação + 0.79€ o kWh quer dizer que só pago o tarifário da rede ionity, o que seria bom, porque aderindo aos 13€ mensais já compensava não tem os 0.49€ da taxa de activação, e o kWh é a 0.27€...seria um bom preço nos dias que correm.

Mal chegue vou testar e conto como foi...Era engraçado era... :doh:
Não quero ser um desmancha prazeres, mas acho que não vai funcionar no posto da Ionity nem em nenhum outro da rede pública, porque essa empresa que aparece no pdf, não e CEME em portugal, por isso esse será um cartão "não autorizado", mas de qualquer forma a Kia Portugal deve saber responder a essa questão.

Como disse num comentário anterior, os clientes da VW andam desesperados com a VW, porque não conseguem usar os 2.000kWh a que tiveram direito na compra do ID3, nem conseguem carregar na rede ionity a um custo bonificado (salvo erro 0,55€/kWh) e claro também não podem subscrever o tarifário da Ionity com mensalidade e custo a rondar os 0,3€/kWh.

edit:

Aqui
https://www.mobie.pt/redemobie/comercia ... operadores

oh diabo... é logo o terceiro :lol:

É tão mas tão parecido com a BMW que até é o mesmo :D Será uma parceira entre a BMW e a Kia? Interessante...
Os 2000 kWh foram convertidos em 600 euros num cartão da Iberdrola, infelizmente não há é ainda os planos we charge que seriam semelhantes(por subscrição) para a rede ionity.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por rimsilva » 12 abr 2022, 11:18

Nerusonu Escreveu:
08 abr 2022, 22:31

Os 2000 kWh foram convertidos em 600 euros num cartão da Iberdrola, infelizmente não há é ainda os planos we charge que seriam semelhantes(por subscrição) para a rede ionity.
O habitual na VW, trapalhada atrás de trapalhada e depois ainda engana os clientes, falta saber se por má fé ou só por desconhecimento mesmo.

Os plano Ionity da VW até seria o mais interessante de todos, uma vez que permitiria carregar a 0,55€/kWh, sem a necessidade de pagar qualquer mensalidade, como é o caso da BMW e da Kia agora.

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por Nerusonu » 12 abr 2022, 12:15

rimsilva Escreveu:
12 abr 2022, 11:18
Nerusonu Escreveu:
08 abr 2022, 22:31

Os 2000 kWh foram convertidos em 600 euros num cartão da Iberdrola, infelizmente não há é ainda os planos we charge que seriam semelhantes(por subscrição) para a rede ionity.
O habitual na VW, trapalhada atrás de trapalhada e depois ainda engana os clientes, falta saber se por má fé ou só por desconhecimento mesmo.

Os plano Ionity da VW até seria o mais interessante de todos, uma vez que permitiria carregar a 0,55€/kWh, sem a necessidade de pagar qualquer mensalidade, como é o caso da BMW e da Kia agora.
Aqui a culpa é do importador não ter acautelado a rede mobi.e...
Paciência, tenho usado ionity na mesma mas a custo zero nas minhas viagens nacionais.

Responder

Voltar para “Carregamento”