IONITY posiciona-se no mercado

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por rimsilva » 16 mai 2022, 14:06

zeuz Escreveu:
16 mai 2022, 13:23


Agora, se queres escrever que o modelo obriga à existência de uma App como a Miio, sim, tens razão! Tanto que a maioria mistura a Miio com a Mobi.e! E digo-te mais! Era o papel da Mobi.e dar-nos uma app como a Miio! Podia inclusive vendê-la aos OPC/CEME, com o respectivo branding!
:lol:

Parece que gosto de te contrariar mas não....

Esse foi mais um dos pontos onde sempre critiquei a mobi.e, ter gastos dinheiros públicos na criação de uma app, sem necessidade uma vez que havia no mercado quem o pudesse e(e quisesse fazer) com muito mais know-how (nessa altura a miio nem sequer existia).

O resultado está à vista, 1 ou 2 anos depois a aplicação da mobi.e desapareceu!

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por BrunoFonseca » 16 mai 2022, 14:46

Opiniões.
Aceito as vossas. Não concordo.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por zeuz » 16 mai 2022, 15:27

rimsilva Escreveu:
16 mai 2022, 14:06
zeuz Escreveu:
16 mai 2022, 13:23


Agora, se queres escrever que o modelo obriga à existência de uma App como a Miio, sim, tens razão! Tanto que a maioria mistura a Miio com a Mobi.e! E digo-te mais! Era o papel da Mobi.e dar-nos uma app como a Miio! Podia inclusive vendê-la aos OPC/CEME, com o respectivo branding!
:lol:

Parece que gosto de te contrariar mas não....

Esse foi mais um dos pontos onde sempre critiquei a mobi.e, ter gastos dinheiros públicos na criação de uma app, sem necessidade uma vez que havia no mercado quem o pudesse e(e quisesse fazer) com muito mais know-how (nessa altura a miio nem sequer existia).

O resultado está à vista, 1 ou 2 anos depois a aplicação da mobi.e desapareceu!
:lol:

É precisamente por causa do dinheiro que já lá enterramos que acho que era "obrigação" deles disponibilizarem uma App como a Miio!

A Miio não é obrigada a incluir os tarifários dos restantes CEME! Se não o fizesse, certamente que:
A) Teria uma quota de mercado muito maior, mesmo tendo em conta a indexação do preço ao mercado MIBEL;
ou
B) A mobilidade eléctrica em PT estaria bem pior... em usabilidade e em número de utilizadores!
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por frankesousa » 16 mai 2022, 16:26

Vou só deixar aqui (novamente) a minha experiencia em 2 semanas a andar de VE na Noruega sem possibilidade de carregar em "casa".

- Não existe nem me parece que vá existir nenhuma app que mostre os postos de vários operadores, nem de pagar em vários operadores.
- Efetivamente há informação em todos os postos sobre como carregar, no limite por SMS (pagando um preço adhoc muito mais caro).
- Muito facilmente se instala a app do operador e em 5 min estamos a carregar com o Cartão de credito lá configurado, mesmo sem morada ou dados noruegueses.
- Está a aparecer por lá "OPC's" que permitem "CEME" lá carregar, embora, sem surpresa, o operador original desses postos tenha condições porreiras nesses postos.
- Carreguei 1x na IONITY e foi a carga mais barata de todas 8-) a 0.45€/kWh sem minutos nem contas difíceis, utilizando os nossos vizinhos Move.On EDP, que na noruega apenas funcionam na Ionity. Sendo verdade que já tinha "contrato" com eles, usei a APP para ativar o posto sem problemas.
- O normal por lá, seja em PCR ou PCN é um misto de €/min + €/kWh, com possibilidades de subscrições mensais para ter acesso a preços puramente €/kWh.

Resumindo, o problema de não ter informação consolidada de postos e disponibilidades num só sitio/App , chato para mim que estou habituado ao sistema central, é totalmente ultrapassado por dezenas de postos por km2 e uma aparente utilização muito baixa se considerarmos o numero estupido de VEs na estrada!

Fica a fatura, recebida 5 min depois da carga.
edp move on.png
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por BrunoAlves » 16 mai 2022, 16:34

frankesousa Escreveu:
16 mai 2022, 16:26
Está a aparecer por lá "OPC's" que permitem "CEME" lá carregar, embora, sem surpresa, o operador original desses postos tenha condições porreiras nesses postos.
Não são "CEME", são EMSP. CEME é uma coisa muito tuga que não existe em mais lado nenhum :mrgreen: (se bem que no site da MobiE tentam empurrar a ideia que CEME = EMSP, mas é preciso ser-se muito mau a inglês para conseguir traduzir uma coisa na outra :mrgreen: )

A proposta de Regulamento Europeu endereça muito bem esse sobrecusto dos EMSP: o OPC não pode cobrar mais ao EMSP do que cobra ao utilizador directamente em ad-hoc. Mas claro, tem a liberdade de dar condições melhores aos seus clientes directos/com contrato. Aqui o OPC tem a liberdade de... coiso :?

Na Noruega não existem EMSP que operem em vários OPCs? Parece estranho, sendo a meca dos VE.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por rimsilva » 16 mai 2022, 17:12

zeuz Escreveu:
16 mai 2022, 15:27

:lol:

É precisamente por causa do dinheiro que já lá enterramos que acho que era "obrigação" deles disponibilizarem uma App como a Miio!

A Miio não é obrigada a incluir os tarifários dos restantes CEME! Se não o fizesse, certamente que:
A) Teria uma quota de mercado muito maior, mesmo tendo em conta a indexação do preço ao mercado MIBEL;
ou
B) A mobilidade eléctrica em PT estaria bem pior... em usabilidade e em número de utilizadores!
Voltando um pouco atrás no tempo, no passado defendi e dei o beneficio da duvida à mobi.e como uma entidade impulsionadora da ME em Portugal.

Não mudei de ideia quanto ao principio, mas deixei de dar o beneficio da duvida aos incompetentes que fazem parte DESTA mobi.e.

Dito isto não concordo com a ideia de que todo o dinheiro que foi gasto pela mobi.e foi um desperdicio, para mim não foi.

Se a mobi.e tinha a obrigação de criar uma aplicação, essa era uma das obrigações que eu gostava que não tivessem cumprido, infelizmente acabou por o fazer.

Não acho que o dinheiro "enterrado" seja motivo para ser ter gasto mais o que se gastou, eu preferia que não o tivessem feito, essa não era uma competência que estivesse prevista na lei, tinha feito melhor se deixassem o mercado funcionar neste campo das tecnologias, porque havia interessados, que já o queriam fazer quando decidiram criar a app.

Sem duvida que nunca se falou em disponibilizar os vários CEMEs numa app, nenhuma aplicação lá fora o fazia, pela simples razão de que não era necessário:D

De certeza que seria uma técnicamente fácil de implementar.

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por frankesousa » 17 mai 2022, 11:45

BrunoAlves Escreveu:
16 mai 2022, 16:34
frankesousa Escreveu:
16 mai 2022, 16:26
Está a aparecer por lá "OPC's" que permitem "CEME" lá carregar, embora, sem surpresa, o operador original desses postos tenha condições porreiras nesses postos.
Não são "CEME", são EMSP. CEME é uma coisa muito tuga que não existe em mais lado nenhum :mrgreen: (se bem que no site da MobiE tentam empurrar a ideia que CEME = EMSP, mas é preciso ser-se muito mau a inglês para conseguir traduzir uma coisa na outra :mrgreen: )

A proposta de Regulamento Europeu endereça muito bem esse sobrecusto dos EMSP: o OPC não pode cobrar mais ao EMSP do que cobra ao utilizador directamente em ad-hoc. Mas claro, tem a liberdade de dar condições melhores aos seus clientes directos/com contrato. Aqui o OPC tem a liberdade de... coiso :?

Na Noruega não existem EMSP que operem em vários OPCs? Parece estranho, sendo a meca dos VE.
O uso de OPC e CEME foi para se entender, mas claramente não tem relação direta com o nosso modelo em detalhe, apenas da utilização da coisa, um tem o posto, o outro fornece o "serviço de mobilidade".

Atenção que eu não vivo lá nem sei os detalhes todos do sistema, mas a verdade é que não encontrei facilmente EMSP a permitir carregar em vários operadores.

Na verdade nem estava muito preocupado com o preço final, claro que tentando sempre não pagar mais que o necessário, e a única coisa que me vez falta foi mesmo um EMSP/CEME/Miio/EGME (seja lá o que for) que me mostre todos os postos au mesmo tempo com estado em tempo real!

A tal entidade que agrega o estado dos postos do deu pais e distribui aos interessados, que penso o tal regulamento europeu prevê
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por rimsilva » 17 mai 2022, 16:05

frankesousa Escreveu:
16 mai 2022, 16:26


O uso de OPC e CEME foi para se entender, mas claramente não tem relação direta com o nosso modelo em detalhe, apenas da utilização da coisa, um tem o posto, o outro fornece o "serviço de mobilidade".

Atenção que eu não vivo lá nem sei os detalhes todos do sistema, mas a verdade é que não encontrei facilmente EMSP a permitir carregar em vários operadores.

Na verdade nem estava muito preocupado com o preço final, claro que tentando sempre não pagar mais que o necessário, e a única coisa que me vez falta foi mesmo um EMSP/CEME/Miio/EGME (seja lá o que for) que me mostre todos os postos au mesmo tempo com estado em tempo real!

A tal entidade que agrega o estado dos postos do deu pais e distribui aos interessados, que penso o tal regulamento europeu prevê
Diria que é precisamente o contrário, se há coisa que cria confusão ao pessoal menos experiente na ME, é ter 2 entidas para a mesma finalidade (carregamento), ter uma app (eMSP) para "comprar" um serviço de carregamento é algum simples e comum.

Acho que é praticamente unânime reconhecer, que termos inciado a ME em Portugal com uma base comum foi um (praticamente o único, a meu ver) aspecto positivo.

No resto da Europa isso não aconteceu, mas está agora a tomar forma de "lei", como é esse tal aspecto do regulamento europeu.

Mas isso não impediu (há alguns anos) que existisse essa tal "integração", não de forma total e perfeita, mas de qualquer forma como uma alternativa funcional às app dos próprios OPCs.

Alías, não existem eMSP como permitem carregar em diversos países, excepto - PORTUGAL, por exemplo Electromaps, Chargemap, plugsurfing e das próprias marcas automóveis como a BMW charging.

No caso da Noruega, pelo menos a app da BMW e da plugsurfing permitem ver o estado dos postos e carregar.

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por Nerusonu » 24 mai 2022, 08:48

Já abriu mais um, Albergaria.
Primeiro fora de uma AE

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por FullElectric » 25 mai 2022, 00:40

Nerusonu Escreveu:
24 mai 2022, 08:48
Já abriu mais um, Albergaria.
Primeiro fora de uma AE
Fora da AE, contudo ao lado de 3. A25, A29, A1 e dentro da IC2/N1
Localização estratégica

Responder

Voltar para “Carregamento”