IONITY posiciona-se no mercado

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por LFN » 14 mai 2022, 16:45

BrunoFonseca Escreveu:
14 mai 2022, 12:16

Estou apenas a dizer que tudo serve para atacar o modelo de carregamento existente em Portugal.
Se o modelo fosse um entrave, então tínhamos ZERO postos da Ionity.
Quanto ao uso do nome da Espanha em vez de Portugal, acredito mesmo que é uma questão meramente de publicidade, pois a população espanhola é
E é isso que temos. Uns postos que dizem Ionity, mas que não se comportam como pertencendo à rede Ionity, não aparecem na app da marca nem permitem carregar da mesma forma que no resto da Europa. Não é zero mas anda lá perto.

Diria que meteram alguns cá porque estavam obrigados no ãmbito do financiamento europeu a fazê-lo, senão teríamos mesmo ficado orgulhosamente sós. Mas para além do logo da marca de resto não não têm nada a ver com o resto da europa.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por BrunoFonseca » 14 mai 2022, 17:31

Mas o objectivo é defender uma marca (a ionity) ou a existencia de postos para o utilizador?

No site da marca estão lá os postos

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por LFN » 15 mai 2022, 19:25

Pesquisa postos na app da Ionity, e os mais próximos que aparecem são em Espanha. A app é onde se efetuam todas as operações de pesquisa e pagamento, tem uma centralidade totalmente diferente da página web.

Se isto é normal para alguns, para mim não é. Deve ser uma grande coincidência só acontecer em Portugal, como deve ser uma grande coincidência um europeu poder usar a Ionity por toda a Europa simplesmente associando um cartão de crédito na app da marca, exceto em Portugal, onde vai precisar de contrato/cartão com um CEME. Seguramente nós é que estamos certos e o resto da Europa são um medievais.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por BrunoFonseca » 16 mai 2022, 00:04

Da mesma forma que não considero normal toda a logística necessária para carregar fora de Portugal. Há muito para melhorar na Europa (Portugal incluido) no que a redes de carregamento diz respeito.
Acho q já muito foi dito sobre o tema. O ideal seria o utilizador pagar em qualquer posto da mesma forma que paga numa bomba de combustível.

Mais do que responsabilizar o modelo julgo ser da responsabilidade dos que gerem o negócio (leia-se CEME e OPC) investirem naquilo que é a experiência do cliente.

Leio muito "bota-abaixo" à Mobi.e, mas raramente vejo alguem criticar quem devia servir BEM o cliente.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por BrunoFonseca » 16 mai 2022, 00:58


Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por BrunoAlves » 16 mai 2022, 06:54

O que é que esse vídeo tem a ver com a questão da ionity?
Lá está, tudo serve para atacar o modelo, ou tudo serve para desculpar o modelo...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por BrunoFonseca » 16 mai 2022, 07:40

BrunoAlves Escreveu:
16 mai 2022, 06:54
O que é que esse vídeo tem a ver com a questão da ionity?
Lá está, tudo serve para atacar o modelo, ou tudo serve para desculpar o modelo...
Aparentemente nao viste o video. Os carregadores da Ionity de Portugal e Espanha são testados neste video.
O utilizador nao me parece preocupado pelo facto dos postos da ionity não aparecerem na app.
Por outro lado valoriza que com a app miio se possa utilizar qq posto, mesmo os da ionity (Portugal)

Este video serve para ilustrar tanto o tema que estávamos a debater sobre a ionity, e sobre a experiência de utilização.

Sei que sao quase 50 min de video, mas tenta lá ver o video todo.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por BrunoAlves » 16 mai 2022, 09:54

Tinha visto o vídeo sim, mas a saltitar (ele fala demasiado, o vídeo podia ter metade da duração), saltei a parte onde ele carregou na ionity em Espanha.
Vi agora todo. My bad :oops:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por Brunus » 16 mai 2022, 10:42

BrunoFonseca Escreveu:
16 mai 2022, 00:58
https://www.youtube.com/watch?app=deskt ... sEVJourney

É tudo uma questão de gostos.
Mas repara, que ele próprio tem vários cartões: EDP, Iberdrola e Prio (para além da Miio que está a demonstrar no video), e diz logo no início muito claramente que provavelmente quem vem de fora não poderá usar essas alternativas.
Isto para mim é logo um dos grandes problemas do modelo, muitos CEMEs requerem contratos com moradas e NIBs PT. :naughty:

Ele teve este problema na APP da Iberdrola, onde necessitava de morada espanhola. Mas sinceramente, a Iberdrola não é exemplo para ninguém. Tenho cartão Iberdrola, sou cliente deles em casa, e não consigo usar a APP PT deles. :roll:

Mas creio o principal problema no nosso modelo não é o modelo em si. É o facto de a legislação ser um tudo ou nada, e não permitir alternativas. É uma legislação demasiado castradora e protecionista, que pretende controlar tudo ao milímetro, e quando assim é, no longo prazo, quem sofre mais é o consumidor.

Esta situação da Ionity é apenas reflexo disso. Como já alguém disse, a Ionity só abriu aqueles postos cá porque a isso foi obrigada. Não estou a ver outras redes, como a Fastned por exemplo, a expandirem voluntariamente para PT enquanto a legislação for a que temos atualmente.
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por zeuz » 16 mai 2022, 11:16

BrunoFonseca Escreveu:
16 mai 2022, 07:40
Por outro lado valoriza que com a app miio se possa utilizar qq posto, mesmo os da ionity (Portugal)
E se não houvesse a App Miio?
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Responder

Voltar para “Carregamento”