IONITY posiciona-se no mercado

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
JJ2021
Mensagens: 3
Registado: 01 jan 2021, 23:33
Data de fabrico: 01 out 2020
Capacidade bateria: 58kW

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por JJ2021 » 28 abr 2021, 11:06

Nerusonu Escreveu:
26 abr 2021, 02:55

Ainda sobre isso:
Carregamentos caros
Esta diferença legal e regulamentar de Portugal relativamente aos restantes países também significa que, pelo menos na fase inicial, não haverá diferenciação positiva para os utilizadores das marcas automóveis associadas à IONITY: grupo BMW, Ford, grupo Hyundai/Kia, Mercedes e grupo Volkswagen (incluindo Audi e Porsche).

In:
https://visao.sapo.pt/volt/2021-04-21-j ... da-ionity/
Pode-se considerar que os clientes que compraram oID3 1st ( neste caso o PLUS) foram enganados pela VW, pois não estão a cumprir, sabendo nós que a Mobi.e não apareceu cá no burgo este ano? :shock:

Avatar do Utilizador
pedroribeiro
Mensagens: 51
Registado: 26 abr 2021, 09:21
Data de fabrico: 10 mai 2021
Capacidade bateria: 74kwh

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por pedroribeiro » 28 abr 2021, 21:36

Encontrei este documento que pode dar jeito para comparação entre clientes BMW e outras marcas associadas.

https://bmw-public-charging.com/o/dcs-a ... cale=pt_PT

Estive a comparar com o documento equivalente na BMW Bélgica e os preços são efectivamente regulados pela BMW Europa.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por mjr » 28 abr 2021, 23:00

Documento interessante. É curioso que carregar em Portugal na Ionity com o pacote completo fica mais barato em Portugal (0,30€/kW.h) do que em Espanha (0,34€/kW.h).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pedroribeiro
Mensagens: 51
Registado: 26 abr 2021, 09:21
Data de fabrico: 10 mai 2021
Capacidade bateria: 74kwh

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por pedroribeiro » 29 abr 2021, 07:56

mjr Escreveu:
28 abr 2021, 23:00
Documento interessante. É curioso que carregar em Portugal na Ionity com o pacote completo fica mais barato em Portugal (0,30€/kW.h) do que em Espanha (0,34€/kW.h).
Sim, mas a questão de base, para mim, é que continua super caro.

Fiz uma analise entre o ionity e o freshmille em PCUR não Ionity na Bélgica (às duas pancadas) e o ionity sai-me sempre mais caro mesmo com o Ionity Plus

Fiz a mesma analise entre o BMW Charging card e o freshmile para a França, Alemanha e Bélgica e, salvo o caso da Alemanha e França em DC 50KWh, o Freshmile é mais barato.

Ou seja, a BMW a fazer o oposto da Tesla e a não fomentar brand loyalty a nivel dos carregamentos....

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por rimsilva » 29 abr 2021, 10:02

Sem duvida e em Espanha também encontra mais barato (em Portugal, só muito recentemente é que se começou a instalar PCUR e mesmo assim, também é possivel carregar mais barato do que com a Ionity).

No entanto também é importante existir alternativas, porque não será possivel ter um OPC em todo o lado e se pensarmos em valores aceitaveis a pagar, este tarifário da Ionity é aceitável e permite carregar de forma "ultra rápida" (para quem tiver VE para isso), com custos muito inferiores ao carros a combustão.

O que não é aceitável é um custo de 0,79€/kWh para quem não compensa uma assinatura do plano Ionity.

Fazia sentido um preço intermédio para o cliente BMW, da mesma forma que a VW anunciou.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por alexmol » 10 ago 2021, 13:32

“A sad state of affairs”: VW Group CEO Herbert Diess calls out shortcomings of IONITY charging network

https://chargedevs.com/newswire/a-sad-s ... g-network/
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por rimsilva » 04 out 2021, 10:06

Segundo esta noticia, a Ionity irá permitir o carregamentos a todos os interessados, por 0,35€/kWh e uma mensalidade obrigatório de 18€ durante 12 meses.
https://forococheselectricos.com/2021/1 ... entes.html

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por alexmol » 05 out 2021, 19:59

18€ por mês para carregar a 0,35€ / kWh ?

Não sei como é que alguém pode justificar isso cá em Portugal :think:

Os PCUR de 160kW que estão a ser instalados na Via Verde Electric, por exemplo, ficam entre 0,40 e 0,50€ por kWh para veículos que carreguem a 100kW.

Para recuperar os 18€ por mês, com um consumo de 200Wh/km, é necessário carregar entre 600 e 1800 km por mês na Ionity :!:
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por rnlcarlov » 05 out 2021, 20:17

alexmol Escreveu:
05 out 2021, 19:59
18€ por mês para carregar a 0,35€ / kWh ?

Não sei como é que alguém pode justificar isso cá em Portugal :think:

Os PCUR de 160kW que estão a ser instalados na Via Verde Electric, por exemplo, ficam entre 0,40 e 0,50€ por kWh para veículos que carreguem a 100kW.

Para recuperar os 18€ por mês, com um consumo de 200Wh/km, é necessário carregar entre 600 e 1800 km por mês na Ionity :!:
Ainda vira um Netflix da mobilidade elétrica :lol:

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por rimsilva » 06 out 2021, 09:10

alexmol Escreveu:
05 out 2021, 19:59
18€ por mês para carregar a 0,35€ / kWh ?

Não sei como é que alguém pode justificar isso cá em Portugal :think:

Os PCUR de 160kW que estão a ser instalados na Via Verde Electric, por exemplo, ficam entre 0,40 e 0,50€ por kWh para veículos que carreguem a 100kW.

Para recuperar os 18€ por mês, com um consumo de 200Wh/km, é necessário carregar entre 600 e 1800 km por mês na Ionity :!:
Justificar o gasto para 1 mês até poderia ser fácil para muita gente, agora para 12 meses é que já acho mais dificil.

Será sempre um situação caso a caso em que os km percorridos sejam muitos, o VE "aproveite" os 350 kW e além disso, talvez com a prespectiva de uso fora de Portugal.

Com a atual dimensão da rede e numero de postos, será mais uma vez, uma solução para empresas, isto se chegar a Porugal como é obvio, porque já se percebeu que temos um "Modelo" pouco flexivel em termos de implementação, talvez a Via Verde dê uma ajuda.

Responder

Voltar para “Carregamento”