Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 16 mai 2022, 15:55
Tais como? Podes desenvolver?BrunoFonseca Escreveu: ↑16 mai 2022, 14:54Continuam a confundir o modelo com as políticas dos operadores.
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Tais como? Podes desenvolver?BrunoFonseca Escreveu: ↑16 mai 2022, 14:54Continuam a confundir o modelo com as políticas dos operadores.
Claro que conheço. Mas desconheço a relevância para o que estamos a discutir. E se existir, devias de a ter mencionado em vez de atirar para o ar as "ervilhas".
Tens razão. Estava a referir-me à ChargeUP Europe mas coloquei a posição da AVERE, que na verdade é semelhante. Está aqui a posição da ChargeUp Europe:BrunoAlves Escreveu: ↑16 mai 2022, 12:30Só uma correcção, a AVERE não é uma associação de OPCs Europeia. É uma associação de Europeia sim, da qual fazem parte alguns OPC sim, mas juntar as 2 coisas não resulta "na associação de OPCs europeia"mjr Escreveu: ↑16 mai 2022, 12:01Errado. A associação de OPCs europeia está a bater-se para que isso não seja obrigatório. Simples e prático é irrefutável, mas o que eles dizem é que não é barato.
https://www.avere.org/joint-letter-afir ... in-europe/
O que é dito nesse documento acho que faz muito sentido. Eles não dizem "não se instalem leitores de cartões bancários", dizem "possam não se instalar em alguns tipos de posto e dêm tempo para o fazer". Claro, senão há milhares de postos "em falha" do dia para a noite assim que o AFIR entrar.
Como o smart charging e afins, são reivindicações que fazem todo o sentido.
Acho que é a crítica mais facilmente apontada ao AFIR: as propostas são boas na minha opinião e no geral, mas não há definição temporal para muitas das coisas que vão ser lei (o que, para a legislação nacional existente, deve ser uma coisa boa)
Não tenho duvidas que sim e um desses pontos mencionados, é um bom exemplo disso.BrunoFonseca Escreveu: ↑16 mai 2022, 14:54Continuam a confundir o modelo com as políticas dos operadores.
Na minha opinião o modelo que temos em Portugal tem alguns pontos fracos que facilmente podem ser resolvidos:
Informação online do valor a pagar,
Vender energia produzida localmente,
Carregamentos s/ contrato (este ultimo já está parcialmente resolvido)
No entanto ha aqui pontos de melhoria, que, havendo a possibilidade de serem uma realidade lá fora, raramente o sao, nomeadamente a venda de energia produzida localmente.
Lá está. Na minha opinião esta é que é a questão que mais dói na altura de carregar na via pública, porque no fim do carregamento fica a questão no ar de quanto vai ser cobrado por aquele carregamento.
Ou seja, não só NÃO me diz o valor NORMAL do carregamento, como ignora o facto do meu contrato ter 2% de desconto por ser sócio da UVE, colocando 20% de um contrato que EU NÃO TENHO!Custo na via pública calculado assumindo 20% de desconto na componente CEME para clientes EDP Comercial de electricidade ou gás.
Não conheces a relevância?! Então um vídeo ilustrativo do "Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal" não é relevante para um tópico sobre o "Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal"?!
Eu vi esse vídeo, mas a forma como está formulado o título e o thumbnail é um (bom) bocado tendenciosa. O que ele fez foi ir explorar todas as redes de carregamento disponíveis na região de Badajoz e Mérida, indo de PCR em PCR, às vezes com meia dúzia de kms entre eles, apenas ver quão bem funcionava cada app. Ou seja o "8 apps required" dá ideia que são necessárias todas elas para se poder andar em Espanha quando isso não é de todo verdade. E uma das apps mais importantes, a Ibedrola, é de facto complicado abrir conta quando se não é Espanhol, obrigando a umas quantas voltas, mas isso já não se põe quando se vive em Espanha. Tal como para um estrangeiro carregar cá não é com qualquer CEME que o faz no imediato.
Mas tu percebes alguma coisa disso . O gajo da Prio é que sabe.rnlcarlov Escreveu: ↑16 mai 2022, 20:34Eu vi esse vídeo, mas a forma como está formulado o título e o thumbnail é um (bom) bocado tendenciosa. O que ele fez foi ir explorar todas as redes de carregamento disponíveis na região de Badajoz e Mérida, indo de PCR em PCR, às vezes com meia dúzia de kms entre eles, apenas ver quão bem funcionava cada app. Ou seja o "8 apps required" dá ideia que são necessárias todas elas para se poder andar em Espanha quando isso não é de todo verdade. E uma das apps mais importantes, a Ibedrola, é de facto complicado abrir conta quando se não é Espanhol, obrigando a umas quantas voltas, mas isso já não se põe quando se vive em Espanha. Tal como para um estrangeiro carregar cá não é com qualquer CEME que o faz no imediato.
É isto, só isto. Tanta vez que quando querem justificar o modelo dão exemplos do que melhor que o nosso modelo tem, é olhar para quem tem experiencia de carregar nos dois países e perceber que nem tudo é como parece.rnlcarlov Escreveu: ↑16 mai 2022, 20:34E uma das apps mais importantes, a Ibedrola, é de facto complicado abrir conta quando se não é Espanhol, obrigando a umas quantas voltas, mas isso já não se põe quando se vive em Espanha. Tal como para um estrangeiro carregar cá não é com qualquer CEME que o faz no imediato.
Há coisas que não convém muito falar, não interessa, afinal até há uma app WOW que permite tudo e mais um par de botas!Giugiaro Escreveu: ↑16 mai 2022, 19:09
Lá está. Na minha opinião esta é que é a questão que mais dói na altura de carregar na via pública, porque no fim do carregamento fica a questão no ar de quanto vai ser cobrado por aquele carregamento.
Se no momento de abastecer o carro a gasóleo ou gasolina temos a informação do preço unitário e do valor total a pagar, e até somos informados da evolução do preço total à medida que é feito o abastecimento, porque razão não há o mesmo tipo de implementação nos postos de carregamento elétrico?
Além disso, o custo do kW por parte da CEME é uma coisa que me tem sido extremamente difícil encontrar online a partir do telemóvel, na rua e na posição de se querer começar a carregar o carro. Até agora só tenho uma noção procurando pelos e-mails de atualização dos preços das CEME com quem tenho registo.
Depois certas apps "mentem" quando disponibilizam o valor do carregamento. A edp ev.charge mostra o valor a pagar no histórico mal se termina o carregamento, mas: