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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 14 set 2021, 09:53
por rimsilva
JLMF Escreveu:
10 set 2021, 15:01
rimsilva Escreveu:
10 set 2021, 10:56
mjr Escreveu:
10 set 2021, 10:12
..

Esta discussão está um bocado off topic neste tópico. Para mim é uma questão que não tem nada a ver com o modelo.
Nisto tenho de concordar, sou um pouco havesso aos sistemas quase pré-históricos de pagamento, mas existindo, não me fazem diferença nenhuma, não é uma questão que dependa do modelo, aliás sou um utilizador convicto de que o modelo da ME em Portugal é um péssimo modelo e que não não deixa de ser mau se passar a existir um TPA em cada posto.

Sem alongar muito e entrar em off-topic, basta olhar para os "modelos" que toda a gente neste grupo elogia (Tesla e Continente) e em nenhum deles há TPAs, volto a dizer que a mim ter ou não ter um TPA não faz diferença nenhuma (desde que a solução seja bem pensada em termos de planos de contingência), mas não sou muito de olhar para alternativas só na parte que me interessa, acho que se tem de olhar como um todo.
É necessário entender que Tesla e Continente, por razões diversas e comuns são uma rede privada e restrita, clientes com conta de utilizador e porque assim é o objetivo comercial e legal. No Caso do Continente não fosse o "Modelo" teriam certamente modo de pagamento com cartão de débito ou crédito, com leitura de cartão Continente e cupões, como em todas as outras caixas e serviços que prestam dentro do universo do cartão Continente.
A Tesla tem todo o interesse em ter uma "conta corrente" de cada cliente, faz parte da filosofia da marca e é um objetivo comercial.

Na criação destas duas redes citadas não existiu de todo um objetivo de roaming, antes o contrário.
No "Modelo" esse objetivo (falhado) foi uma das permissas.

Estes exemplos não são válidos para apoiar este "Modelo" até porque em parte a forma como funcionam são consequência nefasta da existência do mesmo.

Este assunto é de certeza relacionado com o "Modelo" da Mobilidade Eléctrica em Portugal e não vejo de todo porque será considerado off topic a não ser pelos radicais defensores do mesmo.

O facto de o OPC não vender eletricidade mas sim minutos, não ter nem gerir clientes, não aceitar pagamentos é consequência deste "Modelo".

O exemplo que vimos de pagamento na Suíça é relativo a um carregamento feito numa rede de estações de serviço, a Migrol que pertence á maior rede de supermercados da Suíça, A Migros.

O que eles fazem com a eletricidade com que carregamos é o mesmo que fazem com os combustíveis fosseis ou com as 🥕 (cenouras), compram ou produzem ao melhor preço e vendem a preço competitivo.

Se aceitam cartões de débito e crédito tem também um programa de bónus e descontos que inclui os recarregamentos e simultaneamente uma app por onde funciona também o pagamento, basta passar o cartão cliente no leitor ou iniciar a app junto ao posto.

Tem um programa de fidelização e gestão de clientes semelhante ao do Continente mas qualquer pessoa pode recarregar, se não está fidelizado paga com cartão de débito ou crédito.
Não vejo qual é o problema. Se o artista fosse Suíço de passagem em Portugal tinha melhor roaming ou mais e melhores facilidades de pagamento?

Como estão livres, a Migrol, deste monstro de "Modelo " português compram eletricidade e produzem-na nas condições que entendem e a quem querem, vendem-na a todos os que a queiram comprar, clientes habituais ou não, com descontos ou não, procuram prestar um serviço de qualidade e não precisam de CEME e Mobie.e para nada, como conseguem fazer isto sem "MODELO"?
Para mim é offtopic porque é uma perda de tempo e desperdicio de energias, estar a centrar uma discussão num pormenor (pagamento através de MB) e não entro em questões mais técnicas de "roaming" porque como disse anteriormente, não acho que sejam fundamentais, nem me interessam.

Como utilizador final não faz diferença a existência de MB, ao contrário dos requisitos obrigatório de adesão à MB que facilmente se percebe da complexidade, quando se tenta explicar a alguém o que precisa de fazer para poder carregar na rede publica ou a ter de explicar a alguém com cartão de carregamente da empresa, que o valor de x cêntimos por kWh não é o valor final a pagar do carregamento.
Pior que isto tdo, é ainda existir um CEME que vende energia sem querer saber do custo de utilização do Posto ou um OPC a cobrar por minuto a utilização do carregador sem se importar com o custo do kWh da energia....

Aquilo onde acho que se deve centrar a discussão é nesta parte "core" do modelo, que é basicamente:
O que eles fazem com a eletricidade com que carregamos é o mesmo que fazem com os combustíveis fosseis ou com as 🥕 (cenouras), compram ou produzem ao melhor preço e vendem a preço competitivo.
Todos deveriam ser livres de poder fornecer carregamentos da forma simples como se vê lá fora, permitindo incluisive ao continente vender carregamentos para VE sem ter de andar a inventar locais privados de carregamento ou venda de estacionamento.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 15 set 2021, 09:54
por ruramos
https://greenfuture.pt/2021/09/15/de-li ... -eletrico/
Luís Barroso, Presidente da MOBI.E afirma: “Se, em Portugal, temos uma rede integrada, na qual basta ter um único meio de acesso para utilizar livremente todos os postos da rede Mobi.E, em Espanha, temos de contratualizar vários comercializadores diferentes que se integraram para o projeto CIRVE e que estarão integrados com a rede Mobi.E. Este é, sem dúvida, um momento importante que garante a interoperabilidade a nível nacional, transfronteiriço e da UE, permitindo viagens longas com acesso a pontos de carregamento de veículos elétricos.”

Com a conclusão do projeto, em junho de 2022, que prevê a instalação de 58 postos de carregamento (18 infraestruturas de carregamento rápido em Portugal no corredor da rede Central Atlântica e 40 pontos de carregamento em Espanha no Corredor Atlântico e Mediterrâneo), será possível aos condutores fazerem esta viagem, utilizando os seus contratos habituais de carregamento, usufruindo da integração das várias redes de carregamento.
Isto parece-me boas noticias.. se assim for :clap:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 15 set 2021, 10:30
por Nonnus
Ainda vamos ver a Europa toda ligada a mobi.E. É bom é que o datacenter esteja dimensionado para tal. É para isso que serve as taxas que pagamos a mobie.E

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 15 set 2021, 11:18
por BrunoAlves
Uhhhhhh "cartão não autorizado" europeu. Mal posso esperar :mrgreen:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 15 set 2021, 11:37
por rimsilva
Este é mais um projecto adiado, que segundo o site, deveria ter terminado em Dezembro de 2020.

De mais positivo só vejo mesmo a instalação de mais postos (que espero sejam sobretudo PCUR) porque não me interessa a confusão que é (e quem sabe preços inflacionados) deste modelo em Portugal.

Já chateia ver esta gente da mobi.e sem noção da realidade a falar dos carregamentos fora de Portugal. Mas qual "temos de contratualizar vários comercializadores"? Ninguém sente falta dos CEMEs lá fora.

Qual é o problema de usar a aplicação da Ionity na Europa? Qual é o problema de usar a aplicação da BMW charging em toda a Europa? Qual é o problema de instalar 2 ou 3 aplicações em Espanha e com isso ter acesso a carregamentos em PCR e PCN muito mais baratos do que em Portugal (mesmo tendo um VE de 1ª geração)?

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 15 set 2021, 14:40
por Nonnus
alguém Escreveu:Tenho tido imensos problemas com a faturação da Galp relativamente ao contrato para carregamentos elétricos.
- Valor do consumo do cartão sem detalhe
- Detalhe dos carregamentos não coincidem com a faturação total
- Acertos e mais acertos
- Períodos de faturação sem regularidade
- Linha de apoio sem condições de prestar informações
- Etc.
Alguém com os mesmos problemas?
Quais as melhores alternativas à Galp que conhecem em termos de preços e sem a generalidade dos problemas descritos?
Obrigado!!
Toda a gente respondeu Miio e o autor do post escreve:
o mesmo alguém Escreveu:Excelente. Obrigado pelas informações.
Sabem dizer que concessionários de postos de carregamento não aceitam a miio?
- Galp
- Edp
- Mobiletric
- Intermarché
- Lidl
Daqui tiro duas conclusões.

Este alguém não sabe como funciona a maravilha do nosso modelo. Deve ter andado sempre a procura de postos da Galp para carregar o carro :doh:

Ter apenas um CEME (um cartão) não trás qualquer vantagem.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 24 set 2021, 11:54
por cfvp
Um problema que me tenho estado a aperceber ultimamente, que tem a ver em parte com o modelo, é a validação dos carregamentos. Neste momento tenho vários carregamentos feitos com estado "Em Validação" e antes alguns nem sequer os tinha na app miio, pois o posto esteve sem comunicação durante meses. O problema é que estes carregamentos não pagos vão acumulando e eu começo a perder a noção do que é que ficou para trás. Um dia destes chega-me uma fatura de €500 para pagar. :lol: :roll:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 24 set 2021, 12:27
por BrunoAlves
Se passar os 6 meses caduca :mrgreen:

Em bom abono da verdade, acho que nisso o modelo não tem grande culpa. Se um posto está offline durante meses, a única alternativa real ao acumular dos pagamentos é o posto não permitir carregar, o que me parece muito pior alternativa.

O que devia haver era uma maior fiscalização destas situações (e aí sim pode apontar-se ao modelo, se está tudo centralizado será que o software maravilha da MobiE não produz relatórios de indisponibilidades de linga duração) e ter de se repor a funcionalidade do posto com maior brevidade.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 24 set 2021, 13:59
por rimsilva
BrunoAlves Escreveu:
24 set 2021, 12:27
...

O que devia haver era uma maior fiscalização destas situações (e aí sim pode apontar-se ao modelo, se está tudo centralizado será que o software maravilha da MobiE não produz relatórios de indisponibilidades de linga duração) e ter de se repor a funcionalidade do posto com maior brevidade.
Ao não haver será apenas mais uma "facada" neste modelo centralizado, isso não há duvida.

Uma das grandes vantagens da centralização do que quer que seja, é teres uma visão sobre o todo, sem não aproveitas, é apenas desperdicio de recursos.

Além disso é também falta de competência, visto essa ser uma das responsabilidades que a lei atribui à Entidade Gestora da Mobilidade Eléctrica....

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 24 set 2021, 14:16
por cfvp
BrunoAlves Escreveu:
24 set 2021, 12:27
Se passar os 6 meses caduca :mrgreen:
Ai é? Então afinal já não há problema. :mrgreen:
BrunoAlves Escreveu:
24 set 2021, 12:27
Em bom abono da verdade, acho que nisso o modelo não tem grande culpa. Se um posto está offline durante meses, a única alternativa real ao acumular dos pagamentos é o posto não permitir carregar, o que me parece muito pior alternativa.

O que devia haver era uma maior fiscalização destas situações (e aí sim pode apontar-se ao modelo, se está tudo centralizado será que o software maravilha da MobiE não produz relatórios de indisponibilidades de linga duração) e ter de se repor a funcionalidade do posto com maior brevidade.
Pois se o posto estiver offline é complicado. Eu diria que se até ao fim do mês não houvesse comunicação, deveria caducar o carregamento, mas por outro lado também acho que é lixado fazer isso. Só que lá está, se isso acontecesse se calhar atuariam mais rapidamente para corrigir os postos sem comunicação ou até iriam ao local ler os dados.

No entanto não são só esses os casos que me aconteceram, tenho outros casos de postos que estavam e estão online e tenho o carregamento registado na miio, só que aparece o estado "Em Validação". Por exemplo, tenho aqui um que fiz em agosto que está assim há semanas. Talvez se houvesse uma entidade única não haveriam estes problemas com a validação dos carregamentos e seria tudo mais ágil.

Já agora no Continente já aconteceu os postos não terem comunicação? Se sim, o que aconteceu nesses casos?