Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 25 out 2023, 12:35
Estou curioso de ver os valores que se vai pagar o kW nesses carregamentos..
Fórum de discussão sobre a Mobilidade Elétrica e Parceiro privilegiado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
https://www.clubeletricos.com/
Pois o mais provável é os CEMES irem aproveitar a situação. É mais um motivo para se acabar de vez com os CEMES e deixarem os OPC gerirem os postos tanto na venda de energia como no aluguer do posto.
Lo importante sin duda es que los operadores empiezan a darse cuenta de que el pago con tarjeta bancaria es un aspecto fundamental para el correcto despliegue de la movilidad eléctrica. Eso si, queda por explicar por qué en el caso del pago en una gasolinera cuando repostamos un coche de combustión no hay diferencia entre el pago con tarjeta y el efectivo, y en el caso de la carga esta vaya del 10% al 62%.
https://forococheselectricos.com/2022/1 ... under.html
Não me parece que obrigue ao fim do cartão CEME.Nonnus Escreveu: ↑24 out 2023, 21:51Mais uma machadada no nosso perfeito modelo. Aos poucos chegamos onde os outros já estão.
Cartão único a 7° maravilha, contratos com CEMES, caput.
Fica a faltar o fim dos CEMES, que acredito que um dia lá chegaremos.
https://www.razaoautomovel.com/noticias ... lTptU7koBo
Mais uma razão para se acabar com o CEME. Se quem vende-se energia fosse o dono do posto isto não ia existir.
Simplesmente porque é impossível agradar a gregos e a troianos. No momento em que se assiste à desmaterialização dos métodos de pagamento, surge esta obrigação, muito por conta daqueles que afirmam que carregar um VE terá de ser igual a abastecef um ICELFN Escreveu: ↑27 out 2023, 00:43Sim, claro. Vão arranjar um CEME por omissão, provavelmente mais caro que todos os outros, para depenar os patos que pagarem com cartão multibanco.
Acho isto muito pouco interessante, porquê gastar dinheiro em adaptações de postos, quando se pode fazer os carregamentos com uma simples app no telemóvel?
E porque não a UE obrigar antes a que carros e postos disponham de tecnologia e software capaz de identificar as viaturas e associar o pagamento a uma conta, como faz a Tesla? Cartões para quê, sejam bancários sejam de carregamento?
Na minha opinião isto é o grito de morte deste sistema da treta onde para poderes vender energia tens que pertencer ao "clube de fornecedores".Nonnus Escreveu: ↑27 out 2023, 12:23
Mais uma razão para se acabar com o CEME. Se quem vende-se energia fosse o dono do posto isto não ia existir.
Não podemos olhar para isto apenas como uma medida para Portugal. Pertencemos a UE e a ideia é todos poderem usar os postos de carregamento sem complicações de cartão único, contractos, apps, etc, seja em que país for. Se nos outros países funciona bem cá só não vai funcionar se continuarem a insistir nesta modalidade de CEME + OPC.
Usar, pagar, e ir embora.
A VW (o meu carro tem essa funcionalidade) também o permite fazer nas estações da Ionity e nos operadores que têm protocolo com a We Charge, não ainda em Portugal mas em grande parte dos países da Europa só que o custo do kWh (0,60€/kWh em AC e 0,81€/kWh em DC) é para esquecer.LFN Escreveu: ↑27 out 2023, 00:43Sim, claro. Vão arranjar um CEME por omissão, provavelmente mais caro que todos os outros, para depenar os patos que pagarem com cartão multibanco.
Acho isto muito pouco interessante, porquê gastar dinheiro em adaptações de postos, quando se pode fazer os carregamentos com uma simples app no telemóvel?
E porque não a UE obrigar antes a que carros e postos disponham de tecnologia e software capaz de identificar as viaturas e associar o pagamento a uma conta, como faz a Tesla? Cartões para quê, sejam bancários sejam de carregamento?