Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 23 mai 2022, 15:58

BrunoAlves Escreveu:
21 mai 2022, 00:19
Esse é que é o catano do ponto. Esse mesmo!
Ah e tal vamos arranjar um modelo em que se imponha e limite a operação de todos quantos operem em "espaços acessíveis ao público".
Não interessa se é via pública ou o terreno do Zé Manel, está registado como acesso público e por isso está debaixo de um capote gigante que o obriga a cumprir milhentas cenas.

Mas e o terreno do Tó Silva? Esse está registado como acesso privativo! Mas têm ambos serventia para o IC2!
Ah nesse não, já pode ter postos de carregamento em cima de paletes e vender carregamento como "unidades de coisas imaginárias" que isso já está tudo bem.
Mas sem regras de OPC e sem cumprir as obrigações do sector eléctrico? E sem comunicar os consumos da mobilidade eléctrica que vão ser o futuro deste mundo e do planeta do Flash Gordon? Sim sim que é acesso privado.

E depois há quem defenda isto. Ultrapassa-me :doh:
Sabes bem que isto é ao nível da aprovação pela DGEG. Eles não são câmaras municipais para definir o que é público ou não. Calculo que o uso de um terreno privativo como acesso público "de facto" seja ilegal e sujeito a coimas. Ou então não, e estamos numa república das bananas :-P
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 23 mai 2022, 16:04

rimsilva Escreveu:
23 mai 2022, 09:11
mjr Escreveu:
20 mai 2022, 18:21

Claro que a Mobi.e quer que todos se liguem a eles.

Mas na verdade falta clarificar o espaço privado, regulamentando a venda de energia. Repara que a lei obriga a que os OPC se liguem à EGME, mas não o faz no caso da instalação do posto ser do próprio detentor. Eu entendo que em espaço privado os próprios OPCs não deveriam ter essa obrigatoriedade, ou então criar outra figura sem essa obrigatoriedade.

O DPC não tem caráter comercial a partir do momento que se regista como tal e se liga à rede da ME. Caso não se ligue, não estou ciente de nenhuma lei ou regulamento da ME que impeça a venda do serviço de carga (o tal número 2 do artigo 8 do RME aplica-se ao conceito de DPC ligado à rede da ME, o que decorre do número 1 do referido artigo).
A mobi.e a unica coisa que devia querer era tentar cumprir as funções que a lei determina, em vez de querer atingir outros objectivos. É por este tipo de atitudes que é tão mal vista pela maior de utilizadores de VE.

O seu principal foco deveria ser em garantir postos de carregamento funcionais, precionando os OPC para tal, em vez de andar a querer fazer de AT da ME, preseguindo os OPCs com postos funcionais, mas que não cumpre as "suas" leis.

Deveriam ouvir os utilizadores de VE que alertam para problemas e tentar resolver esses problemas, em vez de procurar só e apenas mostrar que a rede é perfeita!

Só assim poderiam justificar aquilo que gastam de dinheiros públicos.

A clarificação dos espaços é importante, na medida em que havendo algo não muito claro, é sempre imprtante esclarecer, para que não existam duvidas em relação a este ou aquela questão, mas essas duvidas serão sempre marginais, o essencial está claro.

O DPC até um bom conceito, que pode ajudar a melhorrar as condições de quemc carrega em condominios, empresas, etc... Mas não pode ser mais um subterfugio de criação de "sub-actividas" na ME.
o DPC será (deverá) uma solução sobretudo para carregamentos sem caracter comercial, ponto. Servirá para descriminação positiva ou para partilhas de custos, sem objectivo de exercicio de atividade ou geração de lucros.
È algo que também já existe em varios países da Europa, em Portugal foi mais uma vez, oportunidade para a mobi.e se auto promover, terem sido criadas medidas descriminatórias com a introdução de incentivos do Estado discriminatórios, mais um assunto para gerar criticas à mobi.e.

Mais uma vez, reforço que estes 2 aspectos, clarificação dos espaços e DPC, são questões acessórias, que será bom clarificar, mas que não vão resolver os problemas na "raíz" (legislação da ME).

Voltando um pouco atrás, a essa questão dos carregamentos nos comboios, podem discutir o que quiserem, sem vai a 160km/h se é isso é ou não razção para "fugir" à lei, etc...
Na realidade isso não é (ou pelo menos não deveria ser) postos em causa,como atividade, ou seja, num comboio ter um bar e vender produtos não muda nada comparativamente ao bar da esquina, tem de cumprir todos os requisitos legais.
Com a ME é a mesma coisa, está a execer uma atividade de carregamentos, tem de cumprir a "Mesma lei" que os outros, agora se a lei está mal ou não é outra questão, teremos de começar por essa mudança e não andar a procurar algo pouco claro para serem criadas regimes de excepção.
DPC, como disse, é apenas para uso não comercial dentro da rede da ME, como decorre do RME. Para uso comercial em espaço de acesso privado usando a rede da ME tem de ser OPC. O que falta clarificar é aquilo que não se enquadra nem num nem noutro, ou seja uso comercial FORA da rede da ME em espaço de acesso privado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 24 mai 2022, 00:34

mjr Escreveu:
23 mai 2022, 15:58
BrunoAlves Escreveu:
21 mai 2022, 00:19
Esse é que é o catano do ponto. Esse mesmo!
Ah e tal vamos arranjar um modelo em que se imponha e limite a operação de todos quantos operem em "espaços acessíveis ao público".
Não interessa se é via pública ou o terreno do Zé Manel, está registado como acesso público e por isso está debaixo de um capote gigante que o obriga a cumprir milhentas cenas.

Mas e o terreno do Tó Silva? Esse está registado como acesso privativo! Mas têm ambos serventia para o IC2!
Ah nesse não, já pode ter postos de carregamento em cima de paletes e vender carregamento como "unidades de coisas imaginárias" que isso já está tudo bem.
Mas sem regras de OPC e sem cumprir as obrigações do sector eléctrico? E sem comunicar os consumos da mobilidade eléctrica que vão ser o futuro deste mundo e do planeta do Flash Gordon? Sim sim que é acesso privado.

E depois há quem defenda isto. Ultrapassa-me :doh:
Sabes bem que isto é ao nível da aprovação pela DGEG. Eles não são câmaras municipais para definir o que é público ou não. Calculo que o uso de um terreno privativo como acesso público "de facto" seja ilegal e sujeito a coimas. Ou então não, e estamos numa república das bananas :-P
Em último caso podem sempre colocar umas vagonetas nesse terreno e os postos de carregamento em cima das vagonetas.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 24 mai 2022, 14:43

Então o Marcus voltou a Espanha, desta vez numa road trip ida e volta a Madrid.
Engraçado como a experiência desta vez foi diferente. Carregadores funcionais, MUITO mais barato que cá. Parece que desta vez, sem uma conclusão já escrita antes do vídeo, a coisa afinal até funciona em Espanha :roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 24 mai 2022, 15:40

FullElectric Escreveu:
24 mai 2022, 00:34
mjr Escreveu:
23 mai 2022, 15:58
BrunoAlves Escreveu:
21 mai 2022, 00:19
Esse é que é o catano do ponto. Esse mesmo!
Ah e tal vamos arranjar um modelo em que se imponha e limite a operação de todos quantos operem em "espaços acessíveis ao público".
Não interessa se é via pública ou o terreno do Zé Manel, está registado como acesso público e por isso está debaixo de um capote gigante que o obriga a cumprir milhentas cenas.

Mas e o terreno do Tó Silva? Esse está registado como acesso privativo! Mas têm ambos serventia para o IC2!
Ah nesse não, já pode ter postos de carregamento em cima de paletes e vender carregamento como "unidades de coisas imaginárias" que isso já está tudo bem.
Mas sem regras de OPC e sem cumprir as obrigações do sector eléctrico? E sem comunicar os consumos da mobilidade eléctrica que vão ser o futuro deste mundo e do planeta do Flash Gordon? Sim sim que é acesso privado.

E depois há quem defenda isto. Ultrapassa-me :doh:
Sabes bem que isto é ao nível da aprovação pela DGEG. Eles não são câmaras municipais para definir o que é público ou não. Calculo que o uso de um terreno privativo como acesso público "de facto" seja ilegal e sujeito a coimas. Ou então não, e estamos numa república das bananas :-P
Em último caso podem sempre colocar umas vagonetas nesse terreno e os postos de carregamento em cima das vagonetas.
Como é que o Continente não se lembrou disso :lol: :lol: :lol:
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 24 mai 2022, 15:43

BrunoAlves Escreveu:
24 mai 2022, 14:43
Então o Marcus voltou a Espanha, desta vez numa road trip ida e volta a Madrid.
Engraçado como a experiência desta vez foi diferente. Carregadores funcionais, MUITO mais barato que cá. Parece que desta vez, sem uma conclusão já escrita antes do vídeo, a coisa afinal até funciona em Espanha :roll:
O problema não será certamente neste tipo de viagens num ID3, tal como cá Porto-Lisboa talvez seja o trajeto mais fácil há muito tempo mesmo em veículos com baterias pequenas. Nota: Não vi o vídeo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rnlcarlov » 24 mai 2022, 18:25

Com um Ioniq também não é problema, embora naturalmente seja mais demorado devido ao tamanho da bateria.
É mais problemático o trânsito perto de Madrid do que carregar durante o caminho :roll:

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 25 mai 2022, 13:09

Não tenho a certeza de ser o tópico mais adequado para esta "história" mas penso que não fica mal.

Em março carreguei no PCN do marshoping matosinhos, o qual já tinha reparado que tem afixado um preço de OPC (um autocolante estático :doh: ) e o preço na MobiE é outro (basicamente o dobro).

Assim, lá tirei eu uma foto do posto que podem ver em baixo.
Depois de recebida a fatura, obviamente com o preço "do sistema" e não o afixado, fiz uma reclamação na área de clientes da EDP (meu CEME).
Sem surpresa, passado mais de 1 mês não obtive resposta.

Ontem lembrei-me e fiz no https://www.livroreclamacoes.pt/ às 11h da manhã.
Hoje (passados 24h) lá tinha a resposta da EDP a dizer:
A situação reportada encontra-se ultrapassada
Analisado o assunto exposto, informamos que no seguimento da sua exposição procedemos a correção da sua faturação.

Nessa medida, procedemos à correção da faturação, tendo sido emitida nota de crédito nº. NCxxx no valor de 1,53 €.

Mais informamos, que valor de crédito acima mencionado se encontra já compensado na fatura nº. FTxxx emitida no dia 23 de Maio de 2022.
Estando a fatura efetivamente já com o crédito do valor.

Também reclamei no livro para o OPC. O meu objetivo não era reaver o dinheiro mas sim obrigar o OPC a remover a informação errada do posto, objetivo que não sei se foi atingido ou se a EDP assumiu a perda para me calar e siga!
Imagem

Fica o testemunho que temos de reclamar para tentar mudar as coisas aos pouquinhos.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 25 mai 2022, 13:34

Interessante.

A Fatura corrigida foi emitida antes da reclamação no livro? Pareceu-me que sim, o que significa que a EDP já o tinha contabilizado internamente mas falhou na comunicação ao cliente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 25 mai 2022, 14:34

Já em Dezembro passado me aconteceu isso (estranho, tinha ideia de ter falado nisso aqui). Na altura contactei a Prio que diziam ainda não ter tido hipótese de mudar os autocolantes, o CEME que usei na altura ignorou-me olimpicamente :roll:
Exmo Senhor,

Informamos que os tarifários são ajustados pela EGME mediante comunicação pelos OPC, no entanto, não é possível prever a data de alteração. A PRIO encontra-se neste momento a corrigir todos os tarifários que foram alterados no final do ano de 2021.

Ao dispor para outras questões.
Com os melhores cumprimentos
5 meses mais tarde, ainda não foi corrigido. :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”