Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 17 jan 2022, 00:44

O que vejo e entendo desse vídeo é que os defensores do modelo (com a UVE à cabeça), com a gritante falta de argumentos pró modelo, acabam por perder a noção do ridículo a tentar vender uma coisa onde já nem os próprios conseguem encontrar virtudes.
Bem, podiam ter falado no cartão único...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 17 jan 2022, 01:30

Bom vídeo :clap:

Com toda a certeza foste tu que não te educaste o suficiente para perceber a beleza e simplicidade deste modelo, mas deixa estar, estamos no mesmo barco :doh:

Fase um... Não sei se ria se chore...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 17 jan 2022, 11:32

BrunoAlves Escreveu:
14 jan 2022, 17:28
rimsilva Escreveu:
14 jan 2022, 15:40
ou será que é porque a legislação da ME os "empurrou" nesse caminho?
É isto que eu tento transmitir, mas aparentemente sem sucesso :( O modelo tudo permite, o modelo a nada obriga? Mas não é óbvio que é por causa do modelo que praticamente todos os OPC cobram tempo? Porque não podem fazer negócio com a energia? :?
Pessoalmente acho que só não vê quem não quer.

Além disso, acreditar que, num contexto "puro" de concorrência, os preços nunca poderão ser mais baixos num modelo que financia 2 entidades que procuram o lucro (CEME+OPC) do que com uma entidade a assumir as 2 responsabilidades.

Por último, acredito também que um modelo centralizado, com acesso único, poderia existir, funcionar bem, com todas as vantagens de um modelo centralizado pode trazer a todos os intervenientes da ME (desde que bem pensado e implementado em tempo útil)

Apesar de todo o tempo do mundo, em Portugal, conseguiram crirar esta "salada russa", que em vez de ser um factor atrativo para todos os players, é precisamente o contário, ou seja, o grande mais valia, transformou-se em algo a evitar, que não terá consequências mais graves porque os alemães, Holandeses, etc... gostam de vir passar férias a Portugal e por isso, lá têm de instalar cá os postos (também não chateam muito, cobram os preços que for preciso e no final paga sempre o mesmo!).

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 17 jan 2022, 12:27

alexmol Escreveu:
16 jan 2022, 23:14
Muito bom. :clap: :clap: :clap: :clap:

Tinhas que dizer e disseste muito bem. A parte da aprendizagem é algo surreal, como também já tinha mencionado antes.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Apr » 17 jan 2022, 13:38

As ervilhas parecem eletrões... e são verdes! :shock:

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Flyer » 17 jan 2022, 15:44

Quando o povo não entende as bondosas e inteligentes medidas tomadas pelos governos, mude-se o povo... :mrgreen: :mrgreen:
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
Formiguinha
Mensagens: 6
Registado: 03 jun 2021, 13:13
Data de fabrico: 22 dez 2015
Localização: Corroios

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Formiguinha » 17 jan 2022, 16:14

Excelente video do Alexmol, Parabens!
Tesla Model S85D
BMW I3S 94Ah

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Brunus » 17 jan 2022, 17:00

mjr Escreveu:
14 jan 2022, 23:46
BTW é assim tão frequente o servidor da Mobi.e ficar offline impedindo um UVE de carregar??? É que eu já não me recordo de isso acontecer há menos de 1 ano, e muito menos fim de semana sim, fim de semana sim. Bom, pode ter acontecido esporadicamente, tal como por vezes acontece com a rede da SIBS, mas com certeza não é nada que se pareça com o que acontecia há 2-3 anos, aí sim de maneira inaceitável. Parece-me um argumento batido e inadequado aos tempos atuais.
Sobre isto, outro problema com esta coisa de termos rede única é esta ser um ponto de falha gigantesco.

Um ataque à Mobi.e semelhante ao que ocorreu ao Grupo Impresa há 2 semanas atrás, e *puff*, postos offline, informação de OPCs, CEMES, cartões, tudo perdido. Ninguém carrega na rede pública sabe-se lá durante quanto tempo.

Podem achar que é um cenário impossível, mas os senhores do Grupo Impresa também pensavam assim certamente, e passadas 2 semanas o site expresso.pt ainda é provisório...

Por outro lado, tendo em conta o registo passado da Mobi.e com as atualizações a meio da tarde de fins-de-semana que deixaram malta apeada, não fico muito descansado.
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Brunus » 17 jan 2022, 17:10

zeuz Escreveu:
16 jan 2022, 23:39
Para mim é surreal ver membros fundadores da associação UVE e/ou do conselho administrativo defenderem, acerrimamente, este modelo, apesar de a larga maioria dos UVE, portanto os que pretendem representar, manifestarem-se contra o actual funcionamento da rede pública! Chega ao ponto de veladamente dizerem que somos burros por não entendermos nem acreditar no modelo!
É por isso que este ano já não sou mais sócio da UVE.
A UVE neste momento não defende os interesses dos seus associados, muito menos os utilizadores de VEs.
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 17 jan 2022, 18:25

Brunus Escreveu:
17 jan 2022, 17:00
Sobre isto, outro problema com esta coisa de termos rede única é esta ser um ponto de falha gigantesco.

Um ataque à Mobi.e semelhante ao que ocorreu ao Grupo Impresa há 2 semanas atrás, e *puff*, postos offline, informação de OPCs, CEMES, cartões, tudo perdido. Ninguém carrega na rede pública sabe-se lá durante quanto tempo.

Podem achar que é um cenário impossível, mas os senhores do Grupo Impresa também pensavam assim certamente, e passadas 2 semanas o site expresso.pt ainda é provisório...

Por outro lado, tendo em conta o registo passado da Mobi.e com as atualizações a meio da tarde de fins-de-semana que deixaram malta apeada, não fico muito descansado.
Nem é preciso pensar em algo como um ataque. Eu já escrevi isto algum tempo atrás, mas vou voltar a escrever, pode ser que alguém saiba que este tipo de situação já esta previsto.

Alguns anos a Cabovisão tinha apenas dois datacenters um em Palmela outro algures no norte. Um servia metade do pais, outro servia a outra metade. Era frequente quando havia uma falha, fosse porque motivo fosse, metade dos clientes ficavam sem acesso a internet ou a TV. Era um sistema "centralizado" cheio de boas intenções no entanto era o que era.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Carregamento”