Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rafaelferreirapt » 17 jun 2021, 16:58

frankesousa Escreveu:
17 jun 2021, 16:19
Só tenho mesmo pena da UE não implementar e obrigar a um sistema igual ao nosso em toda a Europa.
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

A UE deveria sem dúvida tornar obrigatório o roaming entre operadores, sem custos adicionais para o utilizador final.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 17 jun 2021, 17:29

rafaelferreirapt Escreveu:
17 jun 2021, 16:56
A dificuldade só existe porque há operadores, que cobram ao minuto, porque quando é ao kWh ninguém em nenhuma parte do mundo tem dificuldade em prever qual é o esperado para o carregamento de uma bateria
Eu arriscava a dizer que cobram ao minuto porque lhes é vedado usar a margem da compra e venda da energia. Se eles não vendem energia, porque é que haviam de facturar energia? Mais uma vez, o modelo e a legislação.
Assim mesmo simplificando à bruta (mesmo, mesmo :mrgreen: ), um operador que comprasse a energia a 10cts/kWh e vendesse a 30cts/kWh, num PCR a 50kW numa hora fazia 10€ brutos. A 8cts/min (e é barato para o UVE) faz 5,9€ e o UVE vai pagar mais. Para o mesmíssimo serviço.

Atenção, eu sou totalmente a favor de idle fees (e dolorosas) para ocupação indevida dos postos, ou até tarifários com custo diferente acima de determinado tempo de utilização (a fim de promover a rotação dos postos). É curioso que operador nenhum tenha idle fees...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
ljbmartins
Mensagens: 47
Registado: 09 abr 2020, 20:03
Data de fabrico: 10 mar 2020

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por ljbmartins » 17 jun 2021, 17:44

rafaelferreirapt Escreveu:
17 jun 2021, 16:58
frankesousa Escreveu:
17 jun 2021, 16:19
Só tenho mesmo pena da UE não implementar e obrigar a um sistema igual ao nosso em toda a Europa.
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

A UE deveria sem dúvida tornar obrigatório o roaming entre operadores, sem custos adicionais para o utilizador final.
Esta coisa do "roaming" faz-me dor de cabeça pois não vejo isso nos abastecimentos fosseis e não vejo isso como vantagem. Antes pelo contrário. Porque raio abastecer um VE não se faz como um ICE? Eu quando abasteço diesel na Galp em Portugal ou na Repsol em Espanha ou na ELF em França uso o meu cartão de crédito. Only. Mas se for com o VE já tenho que instalar APPs ... "pazadas" de APPs!!! para quê? Também existem APPs para saber onde está a gasolina mais barata, mas não sou obrigado a instalar essas "APPs" para poder abastecer. Se for dos que anda sempre a apontar consumos em excel, ok instalo essas apps e planeio o abastecimento com a APP, mas para a maioria dos consumidores isso é "nonsense".

Que tal uma norma europeia para descomplicar? Sem APPs sem roaming, apenas o bom e velho Cartão de Crédito ou as novas "Wallets" e chega. Claro que se metem o modelo da tanga da mobi-e no meio então esqueçam.
O meu VE é abastecido em kWh. O gajo não "pasta" minutos vá-se lá a saber porquê. :evil:

JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por JLMF » 17 jun 2021, 20:31

rafaelferreirapt Escreveu:
17 jun 2021, 16:58
frankesousa Escreveu:
17 jun 2021, 16:19
Só tenho mesmo pena da UE não implementar e obrigar a um sistema igual ao nosso em toda a Europa.
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

A UE deveria sem dúvida tornar obrigatório o roaming entre operadores, sem custos adicionais para o utilizador final.
Entre isto acima, que felizmente é a opinião de cada vez menos ou só dos que são produto ou parte interessada de uma alhada sem futuro que no presente já não sabem como lidar com tamanha complexidade e custo e isto em baixo que é o que vai acontecer, naturalmente, ate porque em Portugal somos um case study para outros países sobre o que se deve imperativamente evitar, penso que qualquer pessoa minimamente racional percebe a diferença e as opções, direções a tomar embora não deixe de ser hilariante verificar que apesar de tudo, haja quem pense que a UE deveria copiar e obrigar a um sistema "modelo" igual ao nosso :shock:
No nosso "modelo" os custos enormes deste monstro vão ser cada vez maiores, exponencialmente, de par com a complexidade, á medida que o número de postos e de intervenientes forem aumentando ao contrário de outros sistemas na generalidade dos países com quem poderíamos comparar que se irão aproximar como referido em baixo, de um procedimento quase equivalente ao clássico abastecimento de um ICE e nesse momento sem necessidade sequer de apps ou que quer que seja, nem para relacionar com um "CEME", nem para pagar, nem para saber que postos estão livres e onde estão tal como não precisamos de nada disto para um ICE, enquanto por cá continuaremos mais uns tempos na pré história e a servir interesses.
ljbmartins Escreveu:
17 jun 2021, 17:44
Esta coisa do "roaming" faz-me dor de cabeça pois não vejo isso nos abastecimentos fosseis e não vejo isso como vantagem. Antes pelo contrário. Porque raio abastecer um VE não se faz como um ICE? Eu quando abasteço diesel na Galp em Portugal ou na Repsol em Espanha ou na ELF em França uso o meu cartão de crédito. Only. Mas se for com o VE já tenho que instalar APPs ... "pazadas" de APPs!!! para quê? Também existem APPs para saber onde está a gasolina mais barata, mas não sou obrigado a instalar essas "APPs" para poder abastecer. Se for dos que anda sempre a apontar consumos em excel, ok instalo essas apps e planeio o abastecimento com a APP, mas para a maioria dos consumidores isso é "nonsense".

Que tal uma norma europeia para descomplicar? Sem APPs sem roaming, apenas o bom e velho Cartão de Crédito ou as novas "Wallets" e chega. Claro que se metem o modelo da tanga da mobi-e no meio então esqueçam.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 17 jun 2021, 21:07

rafaelferreirapt Escreveu:
17 jun 2021, 16:56
A dificuldade só existe porque há operadores, que cobram ao minuto, porque quando é ao kWh ninguém em nenhuma parte do mundo tem dificuldade em prever qual é o esperado para o carregamento de uma bateria. Com o evoluir da solução, essa dificuldade vai desaparecendo porque, cada vez há mais informação para criar um modelo próximo da realidade, ou os carros passam a ter uma curva de carregamento mais previsível com a evolução das baterias.

Outras redes que cobram ao minuto, nem sequer tem um simulador de quanto vai custar o carregamento e durante o carregamento apenas há uma rodinha com o tempo que decorreu o carregamento. Não apresenta o valor do carregamento, só mesmo após terminar. Isso não é caso de discórdia? :?:
Estamos sempre a espera da evolução da situação para melhorar a compreensão da ME! Isto demonstra o quanto foi mal pensado o nosso modelo e ainda mais mal implementado. Agora até temos de esperar que os carros tenham um comportamento mais homogéneo para se conseguir calcular os custos. :think: Volto a dar o exemplo, de até a bem pouco tempo sem contrato com um CEME não era possível carregar em Portugal, agora já é, pelos visto graças a Miio. Fica a pergunta no ar. Se não houvesse Miio ainda hoje não era possível carregar sem contrato com um CEME? Há melhor exemplo que este para demonstrar o que acabei de escrever?

Penso que se esteja a referir ao Continente. Correto? Falando por mim, não é motivo de discórdia porque o preço esta afixado 0.15€/minuto. As contas são fáceis de fazer. Não há taxas para Mobi.e, não há CEME, não há baixa, média, alta tensão, não há taxas de ativação e tudo o resto que existe no nosso modelo que nos leva a esta confusão.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 18 jun 2021, 08:59

JLMF Escreveu:
17 jun 2021, 20:31

Entre isto acima, que felizmente é a opinião de cada vez menos ou só dos que são produto ou parte interessada de uma alhada sem futuro que no presente (...)
Tens de ler e entender todo o post que escrevi, mas resumindo.

O que há a copiar e devia ser obrigatório não é 100% do que temos hoje em portugal mas sim a figura de uma entidade central que agrega o estado de todos os postos públicos, disponibiliza facilmente esses dados, e garante que toda a gente carrega em todo o lado.

O que não é para copiar é a lei eléctrica portuguesa que "obriga" a ter o OPC+CEME.

É verdade que "o modelo Português" resume-se à cena da MobiE + Separar o dono do posto e o vendedor dos electrões e isso tudo junto é efectivamente de uma complexidade brutal e aumenta os custos para o utilizador final sem nenhum ganho efectivo.

A Via verde existe e ninguém paga mais por isso (até paga menos)
A SIBS existe e ninguém paga mais por isso (até paga menos)
A MobiE existe .... :lol: :lol: :lol: (não vou completar, fica ao critério de cada um :mrgreen: )
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 18 jun 2021, 09:38

frankesousa Escreveu:
18 jun 2021, 08:59
JLMF Escreveu:
17 jun 2021, 20:31

Entre isto acima, que felizmente é a opinião de cada vez menos ou só dos que são produto ou parte interessada de uma alhada sem futuro que no presente (...)
Tens de ler e entender todo o post que escrevi, mas resumindo.

O que há a copiar e devia ser obrigatório não é 100% do que temos hoje em portugal mas sim a figura de uma entidade central que agrega o estado de todos os postos públicos, disponibiliza facilmente esses dados, e garante que toda a gente carrega em todo o lado.

O que não é para copiar é a lei eléctrica portuguesa que "obriga" a ter o OPC+CEME.

É verdade que "o modelo Português" resume-se à cena da MobiE + Separar o dono do posto e o vendedor dos electrões e isso tudo junto é efectivamente de uma complexidade brutal e aumenta os custos para o utilizador final sem nenhum ganho efectivo.

A Via verde existe e ninguém paga mais por isso (até paga menos)
A SIBS existe e ninguém paga mais por isso (até paga menos)
A MobiE existe .... :lol: :lol: :lol: (não vou completar, fica ao critério de cada um :mrgreen: )
Basicamente também é este o meu ponto de vista.

Perdeu-se a oportunidade de se estar muito mais à frente em termos de mobilidade eléctrica ao entrar nos "esquemas" da venda de energia e para agravar temos a incompetência da mobi.e, a sua falta de transparência e a incapacidade de comunicar. De qualquer forma, não será por isso que termos uma rede unica, seja uma má opção, bem pelo contrário.

Isto (e outros aspectos, como por exemplo, a falta de visão para criar uma rede nacional) acaba por "abafar" uma grande mais valia.

Agora que tudo o resto é mau, não me parece ser uma questão de opinião, basta ver a insatisfação da grande maioria dos utilizadores de VE, pioneiros e novos, quando necessitam de carregar fora de casa.

Para agravar, cobrar o que quer que seja nesta fase de taxas adicionais é mais uma medida desastrosa!

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 18 jun 2021, 09:51

frankesousa Escreveu:
17 jun 2021, 16:19
zeuz Escreveu:
17 jun 2021, 15:49
Sempre li que o Electromaps basicamente só é utilizado em Espanha e Portugal.
E desde que surgiu a Miio, em Portugal perdeu relevância.
Na Noruega poderá ser mais acertado usar um ChargeMap ou outro equivalente... :think:
Certo... Estás a chegar ao ponto que estou a falar.
Uma plataforma (rede, sistema, ou outra coisa que lhe queiram chamar) integrada a sério (obrigatória, é uma dar formas simples de o fazer) como é o caso do nosso modelo, garante esta certeza e não fica à mercê da "boa vontade" e ideias de empresas.

A miio é muito boa e eficaz porque existe o EGME (MobiE).
Sem isso, até podia ser boa na mesma, mas era com muiiiito mais esforço, tinha de pedir "a este e aquele" para aceder as suas plataformas, tinha de adicionar uma taxa de roaming como o electromaps, etc etc

Só tenho mesmo pena da UE não implementar e obrigar a um sistema igual ao nosso em toda a Europa.

Nota1: Quando digo "sistema igual ao nosso" não quero dizer OPC+CEME e esta baralhada, mas a obrigatoriedade de uma entidade gestora e garante a integração automática!

Nota2: ok ok, uma TPA ou uma maquineta de contar moedas/notas tipo portagem também é um sistema de "roaming automático e universal". Mas, nem sei bem porquê, não é usado em sitio nenhum, portanto vou admitir que é uma batalha "perdida"
TEORIA

A existência de um sistema centralizado permite um só cartão para usar qualquer ponto de carregamento da rede, saber o estado funcional de cada ponto de carregamento, saber a ocupação de cada posto ligado à rede, desde que esteja online, congregar a informação sobre as sessões de carregamento de forma independente e padronizada. Isto tudo permite a existência de uma API para consulta de toda esta informação.

PRÁTICA

NENHUM OPC disponibiliza uma App própria que mostre o estado de ocupação dos seus postos de carregamento ( desconheço se disponibilizam essa informação num site dedicado ).

NENHUM CEME disponibiliza uma App própria que mostre a nossa facturação corrente ( desconheço se disponibilizam essa informação num site dedicado ). (1)

A Mobi.e chegou a ter uma App com a informação dos postos, mas foi descontinuada. Agora resta apenas essa informação num site dedicado : https://www.mobie.pt/redemobie/procurar-posto

Há postos de carregamento que não aceitam alguns cartões. Seja porque não estão memorizados na memória interna, seja por dificuldade em validar o cartão no sistema central ou qualquer outro motivo.

Há postos de carregamento sem ligação ou com ligação intermitente aos serviços centrais.

Há erros no registo das sessões de carregamento e respectiva facturação.


(1) só mais tarde a Miio constituiu-se como CEME, numa lógica de custear o desenvolvimento e evolução estratégica da App.
Última edição por zeuz em 18 jun 2021, 14:36, editado 1 vez no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 18 jun 2021, 10:18

frankesousa Escreveu:
18 jun 2021, 08:59
A MobiE existe .... :lol: :lol: :lol: (não vou completar, fica ao critério de cada um :mrgreen: )
:lol: :lol: :lol:


A ME em Portugal nasceu sobre isto:
zeuz Escreveu:
18 jun 2021, 09:51
TEORIA

A existência de um sistema centralizado permite um só cartão para usar qualquer ponto de carregamento da rede, saber o estado funcional de cada ponto de carregamento, saber a ocupação de cada posto ligado à rede, desde que esteja online, congregar a informação sobre as sessões de carregamento de forma independente e padronizada. Isto tudo permite a existência de uma API para consulta de toda esta informação.
E depois aconteceu isto:
rimsilva Escreveu:
18 jun 2021, 09:38
Perdeu-se a oportunidade de se estar muito mais à frente em termos de mobilidade eléctrica ao entrar nos "esquemas" da venda de energia e para agravar temos a incompetência da mobi.e, a sua falta de transparência e a incapacidade de comunicar. De qualquer forma, não será por isso que termos uma rede unica, seja uma má opção, bem pelo contrário.


E o que precisávamos para sermos vistos por todo o mundo como um exemplo a seguir era da teoria e disto https://youtu.be/3-3WoyZiOTY?t=491
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por JLMF » 18 jun 2021, 14:26

Enquanto, relativamente á mobilidade elétrica e ao monopólio da Mobi.e, vamos indo em direção ao muro, por outras paragens, onde existe liberdade de comércio e o consumidor e agentes económicos são respeitados, o ministro dos transportes está a tentar convencer a Tesla a abrir a sua rede a outras marcas reconhecendo que a negociação será difícil e formulando o desejo, está a trabalhar nesse sentido, e será em breve realidade, que exista um sistema de pagamento único para todas as redes.
Existem cerca de 40 000 pontos de carregamento públicos, ou seja privados de acesso público, sem um equivalente ou algo que se pareça com uma Mobi.e :o

https://www.reuters.com/business/autos- ... 021-06-16/

Responder

Voltar para “Carregamento”