Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
rafaelferreirapt
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rafaelferreirapt » 09 nov 2021, 14:44

Normalmente é por falha do firmware ou hardware do carregador. E pronto, é isso ;)

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BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 09 nov 2021, 16:37

*cof cof* cartão não autorizado *cof cof*
:mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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frankesousa
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 09 nov 2021, 17:08

Neste caso é mais cartão autorizado mesmo "sem autorização" :lol: :lol: :lol:
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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alexmol
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 16 nov 2021, 21:14

alexmol Escreveu:
06 ago 2021, 15:16
Existem 2 postos na rede Mobi.E que entraram ao serviço há mais de 2 meses mas até hoje não tiveram uma única utilização. São eles:
Imagem

Ao fim de 7 meses alguém finalmente fez um carregamento no OER-00063 :!:
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

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zeuz
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 17 nov 2021, 14:18

O do Fundão aparece como usado à 23 dias atrás...
Screenshot from 2021-11-17 13-17-32.png
Screenshot from 2021-11-17 13-17-32.png (161.1 KiB) Visto 1605 vezes
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 17 nov 2021, 15:38

Para não estar abrir outro topico tomei a liberdade de dar a conhecer aqui.

https://www.razaoautomovel.com/2021/11/ ... ILx48Eq27o
e a primeira a ser 100% do tipo “Vehicle-Grid-integrated”, recorrendo a sistemas de energia e armazenamento renováveis.
Será que vão mesmo chegar a Portugal? Com o nosso modelo vão recorrer a armazenamento? E o que nos impede de usar outro CEME?
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- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 18 nov 2021, 22:02

O modelo tem de ser adaptado, remunerando o OPC pela eletricidade gerada e só cobrando a TAR ao UVE da eletricidade que tenha vindo efetivamente da rede. Isto do ponto de vista dos fluxos financeiros entre players. A ERSE já há muito que tem isto em mãos, espero que seja desta que finalmente saia uma solução regulatória.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 18 nov 2021, 22:36

mjr Escreveu:
18 nov 2021, 22:02
O modelo tem de ser extinto
Corrigi para ti. De nada :mrgreen:

Fora de brincadeiras, a quantidade de coisas que "têm de ser feitas" quando a solução directa, fácil, óbvia, está ali à frente...

Ainda agora. A Galp comprou a Mobiletric. Como é que fica o anti-monopolio-coiso-ideias-sem-nexo? Praticamente metade (?) dos postos rápidos do país são do mesmo operador. Já esquecendo a "sorte" (aspas aéreas) da Mobiletric do primeiro concurso,
Os "ideais" vão sendo papados pela realidade. Só a despreocupação com o utilizador, o interveniente menos considerado nesta treta, essa não passa de moda no modelo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 18 nov 2021, 22:45

Essa é óbvia que dentro do modelo nunca poderia ser algo completamente "limpo" como o seria vendendo o OPC diretamente a eletricidade. No entanto a meu ver a melhor solução dentro do modelo é a que indiquei.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 19 nov 2021, 00:05

Só que "dentro do modelo" continua a ser desvirtuada a realidade.

Numa solução 100% fornecida a renováveis (hipotética, não acho que seja possível acontecer, mas como exemplo académico), qual TAR? E porque é que um CEME tem alguma coisa a ver com isto, porque é que cobra aqui um cêntimo e porque é que eu tenho de pagar a energia a preço de mercado residencial?

Ou num exemplo dos dias de hoje, que não me canso de repetir... Mar Shopping, 12 PCN (são 12 entre IKEA e o shopping? Nem sei ao certo). Porque é que eu tenho de pagar energia a preço de mercado residencial, porque é que temos de pensar em TAR de BT ou MT ou sei lá eu, quando tudo aquilo vem de um PT gigante que o shopping já tinha, já tem e continua a ter? Aquilo é MT ou já será AT?
O que é que anda um CEME a fazer aqui?

E como já disse, a "minha" pequena PME contratou a energia para a sede (MT) e 2 escritórios (BT) ao mesmo preço, com as naturais ressalvas de taxas e impostos diferentes entre as formas de fornecimento.

"dentro do modelo" claro que vão continuando a ser inventados os malabarismos necessários para justificar continuar a fugir da inevitável (digo eu...) correcção da legislação da venda de energia. Mas mesmo que os continuem a inventar, não deixam de ser absurdos, não é?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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