Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Não estou a duvidar do que dizes, apenas não tenho conhecimento de como é no estrangeiro, por isso fiz as perguntas, ou seja, o problema não é a mobi-e neste caso, mas a falta de informação de como operar um posto, certo?
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- BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
É tudo. Como os OPC não interagem com os UVE, iam colocar lá os links para todos os CEME? Na minha opinião os que têm QR de determinado CEME até é um atropelo à concorrência porque a legislação diz que os OPC não podem discriminar uns CEME em relação aos outros, ora ter um link para um em particular não é discriminar os restantes?
(Na minha opinião até a operação "vertical" atual é um atropelo à concorrência pelo mesmo motivo)
Eventualmente podia haver um sticker generalista (aquele "lençol" com o nome das entidades envolvidas bem podia desaparecer para dar lugar a algo verdadeiramente útil) com essas informações.
No estrangeiro, como o OPC opera o posto totalmente, tem obviamente todo o interesse (até necessidade) de que a forma de utilização do posto seja óbvia.
Portanto a culpa não é da Mobie, mas mais uma vez é do modelo: os OPC não lidam com os UVE, porque é que haviam de gastar dinheiro a dar instruções sobre a operação de outras entidades?
Edit: e a prova disso é que se paga desde 2018 e continua a não haver nenhuma evolução nesse sentido. Não foi por falta de tempo...
(Na minha opinião até a operação "vertical" atual é um atropelo à concorrência pelo mesmo motivo)
Eventualmente podia haver um sticker generalista (aquele "lençol" com o nome das entidades envolvidas bem podia desaparecer para dar lugar a algo verdadeiramente útil) com essas informações.
No estrangeiro, como o OPC opera o posto totalmente, tem obviamente todo o interesse (até necessidade) de que a forma de utilização do posto seja óbvia.
Portanto a culpa não é da Mobie, mas mais uma vez é do modelo: os OPC não lidam com os UVE, porque é que haviam de gastar dinheiro a dar instruções sobre a operação de outras entidades?
Edit: e a prova disso é que se paga desde 2018 e continua a não haver nenhuma evolução nesse sentido. Não foi por falta de tempo...
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Como é que obtiveste essa informação de todas essas apps que é só escolher?
Estas a dar o teu conhecimento como dado adquirido por todos os que chegam a um carregador. Nem os portugueses na sua maioria sabem que existem essas apps todas, quanto mais um estrangeiro.
Possa é difícil de perceber que vivemos numa bolha, que falta informação devido a complexidade, e como já foi explicado, o OPC que é o dono do posto não é ele que factura, portanto é um contrassenso á tudo aquilo que o modelo defende, por um autocolante a recomendar a APP X, Y ou Z. O modelo português defende que quem escolhe o CEME é o UVE para ter direito ao melhor preço! Certo?
É engraçado como até quem defende o modelo entra em contradição com aquilo que o modelo defende.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Nunca tinha visto a coisa por esse prisma, é de facto uma complicação enorme, o que com a abertura aos cartões multibanco vai facilitar muito as coisas, o sistema vai cair por si só, digo eu.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Sim, facilita muito, mas na nossa bolha também entra em contradição com aquilo que é defendido, a bandeira de muitos que defendem o modelo actual. Ao pagares com MB o OPC escolhe por ti o CEME, o tal que devia seres tu a escolher para teres o melhor preço.
Para ser correcto tinham de adicionar um passo que aparecia os 25 CEMES existentes com o preço de cada um por kWh.
Afinal o CEME serve para quê mesmo para além de aumentar a complexidade em tudo o que se tenta fazer para ser mais simples?
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Agora fiquei baralhado, por norma o que se paga nos PCR anda pelos 0,37€/kWh, como podias pagar menos que isto? Este valor não é um valor acordado entre os CEMEs e os OPC nos postos em que tenham a possibilidade de pagar com multibanco?
O CEME, pelo que tenho visto, só serve para mamar, pois não faz nada nestas transações de energia, ou estou a ver mal a coisa? Porque não fazem como em casa, onde pagamos apenas uma vez a energia?
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Muito difícil. Eventualmente no Lidl com um tarifário daqueles antigos que já não há, ao domingo, com um carro que tenha uma curva de carregamento espetacular.
Atualmente praticamente não há CEMEs a menos de 25cts/kWh, mesmo no Lidl a aproveitar o posto ao máximo a parte OPC traduz-se em ~~13cts/kWh. Qualquer outra combinação é mais cara.
Vi agora no comparaervilhas, o Lidl perto de minha casa tem o melhor preço a 0,422€/kWh.
https://www.facebook.com/share/p/Qr5CPi9dnhnDXfty/
Mais um caso claro de culpa do utilizador que recebeu uma fatura de 22h de carregamento de um ion de 2012 num PCR
Reclamou ao CEME, foi ignorado e agora foi contactado por uma empresa de cobranças.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
No Lidl com a LuziGas é possível, mesmo fora do vazio, ter um custo de €0,37/kWh, mas mesmo assim já não é barato. No vazio é mais fácil, mas não muito.
Parafraseando a UVE, ainda bem que podemos escolher 50% da parcela (CEME) em qualquer posto, assim conseguimos poupar mais!
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Não comparem preços com tarifários indexados em que só obténs esse preço 1% do tempo e só com muita sorte. Façam comparações justas e que "qualquer um" consiga utilizá-las, quando quiserem, não quando o vento sopra forte.cfvp Escreveu: ↑28 out 2024, 10:57No Lidl com a LuziGas é possível, mesmo fora do vazio, ter um custo de €0,37/kWh, mas mesmo assim já não é barato. No vazio é mais fácil, mas não muito.
Parafraseando a UVE, ainda bem que podemos escolher 50% da parcela (CEME) em qualquer posto, assim conseguimos poupar mais!
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10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
11/2024 - 157.000km (7 Barras-59% SOH)
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Assim de repente os melhores preços sem parcerias são com cartão multibanco e a seguir a eletroverse, para que raio serve tanta coisa de sistemas de cartão unico? Para que precisamos de tanto cartão se depois o pagameto com multibanco bate todos?
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