frankesousa Escreveu: ↑21 out 2024, 15:10
Esse serviço que falas nada tem a ver com a MobiE com TODOS os carregadores e estado dos mesmos. Esses eMSP dependem de acordos diversos com múltiplas entidades o que deixa de fora todas as redes "sem acordo", não é a mesma coisa.
Tenho alguma experiencia em andar pela Noruega de VE, paraíso da ME, e sinto uma tremenda dificuldade em programar onde carregar sem uma base de dados única com locais, tipos e estados de TODOS os carregadores existentes.
Na Noruega nunca estive, mas nestes 3 países onde estive recentemente (França, Itália e agora Alemanha) qualquer eMSP tem uma quantidade brutal de carregadores. Em França e na Alemanha a cobertura está na casa dos 90%. Itália não sei, mas não tive qualquer dificuldade em encontrar carregadores consultando 2 eMSP (e quase sempre tinham os mesmos postos).
Sim, não são TODOS os postos, mas com a quantidade absurda de carregadores que têm acho que quem perde são os CPO que não estão em redes de roaming.
Mesmo em Espanha, depois de conheceres a Electromaps passas a ter um mapa virtualmente total do país, incluindo carregadores que não estão ligados (e Portugal também já viveu das contribuições da comunidade).
Os eMSP não têm acordos com todos os CPO. Usam plataformas de roaming que operam nestes países todos e com isso chegam a qualquer dos postos dos CPO que também estão nessas plataformas. Depois têm a liberdade que não há em Portugal de ir diretamente aos CPO e fazerem acordos e integrações diretas (que pasme, são mais fáceis do que integrar na Mobie) com acordos bilaterais, compras de volume, etc.
E com isso tens Electroverse com zero sobrecusto em relação a muitos CPO, tens a e-flux com um custo por sessão de 32cts e zero sobrecusto em relação ao CPO, etc.
Nem de propósito, vim agora à boleia com um colega de outro país que alugou um carro, calhou-lhe um Polestar (off-topic diz que é o carro mais barato de alugar, mais barato que um compacto manual a gasolina
).
Pergunto eu (sem ele saber nada sobre o que sei ou não sobre VEs): então e carregar, tens alguma experiência, safas-te bem?
Resposta: primeiro elétrico que conduzi (o tipo é americano e tem uma 4x4 daquelas mesmo típicas), mas não tive qualquer problema. O carro mostra-me os postos, quando precisei parei na AE e carreguei com uma app que instalei, adicionei CC e foi só andar. No fim de semana fui ali e acolá (ele disse o nome das cidades mas claro que não faço ideia
e já tive de carregar novamente, sem problema.
Se chegasse a Portugal, carregava com as orelhas