Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nerusonu » 04 fev 2023, 01:16

BrunoAlves Escreveu:
03 fev 2023, 22:53
Caso queiram participar, a MobiE está a promover um estudo sobre carregamentos.
É um estudo quase pintado à medida, com perguntas e possibilidades de resposta desenhadas a fazer o resultado estar escrito antes de começar, mas vale sempre a pena dar a nossa opinião.
Por exemplo perguntam qual é o CEME com que tem contrato. "O" CEME. "O". Como se não tivéssemos todos meia dúzia de "cartões únicos"....
Mas enfim, é o que é...

https://m.facebook.com/story.php?story_ ... 3583778278
Eu fiz assim:
Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 04 fev 2023, 08:27

Alguém percebeu a última pergunta?
Screenshot_2023-02-04-07-20-10-747_com.facebook.katana.jpg
Ora se é um carregamento em casa a partida todos sabemos o preço do kWh🤪, afinal é um custo que temos todos os meses. Podemos ser como aquele individuo que quando toma banho não se preocupa com quanto vai pagar!

A não ser que tenham mudado o sentido da pergunta para os carregamentos públicos, esta pergunta não me faz sentido.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LFN » 18 fev 2023, 17:00

Parti do principio que a pergunta era para carregamentos fora de casa.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 18 fev 2023, 17:43

Como a vaga de perguntas sobre os carregamentos fora de casa já tinham sido feitas e já tinham mudado para carregamentos em casa esta última cria confusão.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 27 jun 2023, 17:21



É olhando para estes exemplos que podemos ver o quanto estamos atrasados.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nerusonu » 27 jun 2023, 22:47

Por acaso hoje quando vi esse vídeo de manhã pensei o mesmo... Eles estão muito à frente de quase todos

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 27 jun 2023, 22:48

Nonnus Escreveu:
27 jun 2023, 17:21


É olhando para estes exemplos que podemos ver o quanto estamos atrasados.
Sem dúvida. :cry:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 28 jun 2023, 10:47

Está a decorrer neste momento um evento promovido pela ERSE, o ConvERSE, onde várias entidades do meio estão a falar sobre modelos e funcionamento das redes de carregamento, com foco no AFIR.

Estão entre outros a AMME e a UVE, tem transmissão no YouTube
https://m.facebook.com/story.php?story_ ... 2449872303
Última edição por BrunoAlves em 28 jun 2023, 15:19, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 28 jun 2023, 15:05

Parece que estão todos de acordo excepto a UVE com o fim do modelo CEME+OPC. Eu gostava que me explicassem se a UVE neste momento é o soldado que vai na formatura com o paço trocado, mas acham que é único que vai certo e os outros todos mal?

Todos disseram que temos de ver como é que o AFIR se pode enquadrar com a nossa legislação. Pergunto eu. Não seria mais fácil adaptar a nossa legislação ao AFIR?

Não consigo perceber essa inercia de mudar/criar legislação especifica para ME (fim do CEME), que é que esta a criar esta confusão toda.

- Dificuldade em saber o preço final de um carregamento.
- Afastamento de empresas como a Tesla.
- Falta de investimento dos operadores em sistemas de autoconsumo.

Mas disto o senhor da mobi.e não falou, apenas falou do que lhe interessou e pôs-se em bicos de pés.

Ao senhor da mobi.e deixo o seguinte comentário. Gaba-te cesto que vais à vindima!

Dizer que o modelo dá liberdade a empresas como Prio e a MIIO para fazer aquilo que querem é conseguir distorcer a realidade. Não tem outra hipótese, não lhes é permitido operar sem estar agarrado a mobi.e. Uma empresa de software que foi obrigada a ser CEME para ter acesso a plataforma e fazer disso uma mais valia, é de se lhe tirar o chapéu. Atirar areia para os olhos é o que fazem de melhor.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

prlm86
Mensagens: 14
Registado: 29 jul 2021, 15:02
Data de fabrico: 01 set 2021
Capacidade bateria: 45 kWh

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por prlm86 » 18 jul 2023, 12:03

Vai ser com estes V4 que a Tesla finalmente começa "legal" em PT: https://twitter.com/TeslaClubAT/status/ ... 9226213376

Responder

Voltar para “Carregamento”