Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 31 mar 2022, 03:42

https://www.facebook.com/exameinformati ... 1/?app=fbl

Mais um Volt.

Mesmo no final é dito que ter vários carregadores no mesmo local de OPC diferentes pode ser mau e que provavelmente iria fazer com que o acesso (contracto celebrado) teria que ser pago. Tenho alguma dificuldade em perceber este raciocínio. Sendo que só a ideia de se continuar a insistir na ideia de contracto, enfim. Depois o contracto é celebrado com o CEME nunca com o OPC. O modelo (CEME + OPC) é tão simples que até o presidente da mobie.e tem dificuldade em perceber qual é o papel de cada um.

A mim faz-me sentido exactamente o oposto. Ainda ontem na TV passou um exemplo em que duas bombas de combustível frente a frente, uma tinha o combustível 15 cêntimos mais barato que a outra. :think:

Continua-se a insistir que andar em Espanha é uma dor de cabeça, talvez devam convidar o rnlcarlov para num próximo programa ele explicar como faz com o seu ioniq 28. Fica a ideia.

Uma última nota "o sector energético ainda não evoluiu para o auto consumo". Olha e pensar que hoje é permitido não só termos auto consumo como se quisermos podemos vender o excedente.

"O sol só existe durante o dia" :idea: . Isto para justificar que o posto teria de estar sempre ligado a rede. Acho que nunca ninguém pós isso em causa. O ponto é, aquilo que se produzir não se está a puxar da rede.

Não existe uma coisa que se chama baterias? Parece já ter visto alguma coisa do gênero naqueles países que não tem o nosso modelo.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 31 mar 2022, 09:55

Nonnus Escreveu:
31 mar 2022, 03:42
Mesmo no final é dito que ter vários carregadores no mesmo local de OPC diferentes pode ser mau e que provavelmente iria fazer com que o acesso (contracto celebrado) teria que ser pago. Tenho alguma dificuldade em perceber este raciocínio. Sendo que só a ideia de se continuar a insistir na ideia de contracto, enfim. Depois o contracto é celebrado com o CEME nunca com o OPC. O modelo (CEME + OPC) é tão simples que até o presidente da mobie.e tem dificuldade em perceber qual é o papel de cada um.
Mas então e aquela coisa de podermos usar qualquer cartão de CEME em qualquer PC de OPC diferentes?! O modelo não advoga como vantagem haver vários players no mercado?! Então ter vários players no mesmo sítio é mau?! :shock: Para os OPC, acredito, mas então e os UVE?! :?

Nonnus Escreveu:
31 mar 2022, 03:42
A mim faz-me sentido exactamente o oposto. Ainda ontem na TV passou um exemplo em que duas bombas de combustível frente a frente, uma tinha o combustível 15 cêntimos mais barato que a outra. :think:
Em Setúbal havia um posto de combustível da GALP que, por estar do lado oposto da estrada a um posto de combustível da Auchan, praticava preços semelhantes, ou seja, bastante mais baixos que na restante rede GALP. Tinha inclusive uma marca diferente dentro do branding da GALP!

Entretanto esse posto de combustível da Auchan fechou e a GALP voltou a praticar os seus preços normais, assim como o seu branding.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rnlcarlov » 31 mar 2022, 10:24

zeuz Escreveu:
31 mar 2022, 09:55

Em Setúbal havia um posto de combustível da GALP que, por estar do lado oposto da estrada a um posto de combustível da Auchan, praticava preços semelhantes, ou seja, bastante mais baixos que na restante rede GALP. Tinha inclusive uma marca diferente dentro do branding da GALP!

Entretanto esse posto de combustível da Auchan fechou e a GALP voltou a praticar os seus preços normais, assim como o seu branding.
Espera, estás a falar daquele que era Galp base ou coisa assim na Av. Infante Dom Henrique? Sempre achei estranho por não ver mais nenhum posto com essa designação em qualquer outro lugar.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 31 mar 2022, 10:36

Se é esse, acabou por acabar porque foram multados porque a mesma empresa fazia dois preços diferentes no mesmo produto.
Noticia curiosa da AutoPortal:

O acp deu-se ao trabalho de pedir testes laboratoriais e comparar os combustíveis da Galp base com os normais...

ACP denuncia que combustíveis de baixo custo da Galp são iguais aos restantes

Automóvel Clube Português afirma que combustíveis vendidos no posto Galp Base têm aditivos, caindo por terra a justificação apresentada pela Galp

ACP denuncia que combustíveis de baixo custo da Galp são iguais aos restantes
O Automóvel Clube Português (ACP) afirmou hoje que o combustível vendido nas estações de serviço de baixo custo da Galp é igual ao comercializado nas outras bombas de gasolina, segundo testes que realizou em laboratórios internacionais.

“Os testes laboratoriais provam que o ACP tem razão: os combustíveis vendidos no posto Galp Base, de Setúbal, têm aditivos, caindo por terra a justificação apresentada pela Galp (a ausência de aditivos) para a redução de preços”, refere o ACP em comunicado hoje divulgado.

A associação informa ainda que apresentou, na passada segunda feira, a contestação do processo judicial que a Galp intentou contra o ACP, e que anunciou no parlamento em Outubro passado, e adianta que se defende assim “deste ataque sem precedentes contra o seu papel na sociedade”.
Fonte : AutoPortal
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 31 mar 2022, 11:17

rnlcarlov Escreveu:
31 mar 2022, 10:24
zeuz Escreveu:
31 mar 2022, 09:55

Em Setúbal havia um posto de combustível da GALP que, por estar do lado oposto da estrada a um posto de combustível da Auchan, praticava preços semelhantes, ou seja, bastante mais baixos que na restante rede GALP. Tinha inclusive uma marca diferente dentro do branding da GALP!

Entretanto esse posto de combustível da Auchan fechou e a GALP voltou a praticar os seus preços normais, assim como o seu branding.
Espera, estás a falar daquele que era Galp base ou coisa assim na Av. Infante Dom Henrique? Sempre achei estranho por não ver mais nenhum posto com essa designação em qualquer outro lugar.
Yep! Era único no país! Agora que já não têm concorrência na mesma rua, voltou a ser GALP "normal".


Exibir mapa ampliado
Nonnus Escreveu:
31 mar 2022, 10:36
Se é esse, acabou por acabar porque foram multados porque a mesma empresa fazia dois preços diferentes no mesmo produto.
Noticia curiosa da AutoPortal:

O acp deu-se ao trabalho de pedir testes laboratoriais e comparar os combustíveis da Galp base com os normais...

ACP denuncia que combustíveis de baixo custo da Galp são iguais aos restantes

Automóvel Clube Português afirma que combustíveis vendidos no posto Galp Base têm aditivos, caindo por terra a justificação apresentada pela Galp

ACP denuncia que combustíveis de baixo custo da Galp são iguais aos restantes
O Automóvel Clube Português (ACP) afirmou hoje que o combustível vendido nas estações de serviço de baixo custo da Galp é igual ao comercializado nas outras bombas de gasolina, segundo testes que realizou em laboratórios internacionais.

“Os testes laboratoriais provam que o ACP tem razão: os combustíveis vendidos no posto Galp Base, de Setúbal, têm aditivos, caindo por terra a justificação apresentada pela Galp (a ausência de aditivos) para a redução de preços”, refere o ACP em comunicado hoje divulgado.

A associação informa ainda que apresentou, na passada segunda feira, a contestação do processo judicial que a Galp intentou contra o ACP, e que anunciou no parlamento em Outubro passado, e adianta que se defende assim “deste ataque sem precedentes contra o seu papel na sociedade”.
Fonte : AutoPortal
Como seria de esperar! Alguma vez iriam alterar a logística, com os respectivos custos, para apenas abastecer um posto de combustível em todo o país?!

Mas acabaram por ter sorte, porque o posto de combustível da Auchan nessa rua foi substituído por outra infraestrutura, ficando apenas o que está à saída de Setúbal em direcção à universidade.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 19 abr 2022, 11:49

Durante a semana passada aconteceu algo que já tinha visto aqui relatado por muitos de vocês.

Cheguei ao Continente de Évora para carregar e estava um espanhol com Model 3 estacionado sem estar a carregar. Depois de me ver a carregar dirigiu-se a mim e perguntou-me como se fazia para carregar. Expliquei que naquele sitio era preciso um cartão especifico do supermercado e uma aplicação.

Depois perguntou-me como era nos outros postos. Expliquei que era preciso um cartão (contracto, abri a minha carteira dos cartões únicos) de um dos CEMEs e que havia uma aplicação miio que em alguns sítios permitia carregar sem contracto, mas que não eram muitos. Mostrei-lhe aplicação e o nº de postos em Portugal. Expliquei-lhe que o nosso modelo era um bocado difícil de entender porque os postos não tem indicação de como fazer para carregar, quem gere o posto é uma empresa e quem gere os carregamentos é outra. Isto tudo em portugalhol. Solução, caso não conseguisse carregar em Évora com a Miio deslocar-se a Montemor- o-Novo para ir aos SuC´s.

Ainda eu não tinha acabado de explicar ao espanhol a maravilha que é o nosso modelo para quem vem de fora e estava já um português a perguntar-me o mesmo. Trabalha na KIA e tinham-lhe entregado um e-Niro mas sem cartão de carregamentos.

Expliquei-lhe quera era preciso ter cartão Continente, o Sr. tinha, disse-lhe para instalar a aplicação, o senhor instalou, disse-lhe para adicionar um cartão de credito, o senhor adicionou e, quando que acabei de carregar carregou ele. Perguntou-me, então e para carregar nos outros postos? Voltei a explicar o mesmo que expliquei ao espanhol.

Agora é refletir sobre o cartão único e facilidade que é para quem nunca teve contacto com um posto de carregamento, onde não há nenhuma informação de como proceder para carregar. A miio não é o modelo, e se o Continente não é para toda a gente porque exige um cartão do supermercado, já o nosso cartão único...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Brunus » 19 abr 2022, 16:42

Tenho a certeza absoluta de que esse Sr. espanhol voltou para Espanha maravilhado com o modelo esquisito português :twisted:
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 20 abr 2022, 13:01

Tem sempre aquela grande inovação (que já existia por toda a europa) dos "carregamentos ah-hoc", pode é ficar com os cabelos em pé (se os tiver) quando vir a conta no fim! :evil:

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 14 mai 2022, 14:28

Num grupo que não é sobre mobilidade electrica houve um individuo que perguntou isto:
Boas alguém sabe como funciona ou a melhor solução para criar um posto de venda como comercializador de energia elétrica para carros elétricos, tenho uma oficina com boa localização sem carregadores na zona, e como num futuro próximo estou a pensar instalar painéis no armazém seria um bom partido
Algum membro daqueles que só vê mais valias no nosso modelo pode elucidar o rapaz de como fazer. Ler com atenção, porque o rapaz quer aproveitar os painéis solares para vender a energia no ponto de carregamento.

Espera, vender energia tem de ser CEME, quem escolhe o CEME é o dono do carro, portanto esquece lá isso.

Mais uma vez fica demonstrado que o nosso modelo facilita a entrada de qualquer um na instalação de postos de carregamento. De certeza que este individuo depois de ter percebido como funciona o nosso modelo continua cheio de vontade de gastar dinheiro num carregador para por na sua oficina para depois o CEME ganhar dinheiro.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 14 mai 2022, 15:02

Nonnus Escreveu:
14 mai 2022, 14:28
Num grupo que não é sobre mobilidade electrica houve um individuo que perguntou isto:
Boas alguém sabe como funciona ou a melhor solução para criar um posto de venda como comercializador de energia elétrica para carros elétricos, tenho uma oficina com boa localização sem carregadores na zona, e como num futuro próximo estou a pensar instalar painéis no armazém seria um bom partido
Algum membro daqueles que só vê mais valias no nosso modelo pode elucidar o rapaz de como fazer. Ler com atenção, porque o rapaz quer aproveitar os painéis solares para vender a energia no ponto de carregamento.
Embora eu não me qualifique para responder posso mandar uma posta de pescada!

DISCLAIMER: Apenas para fins de entretenimento

Primeiro ele tem de tratar da burocracia e papelada para vender todo o excedente de produção à rede e fazer um contrato de compra desse excedente.

Depois faz um acordo com um OPC que lhe irá lá montar um posto de carregamento, tratar da integração do mesmo na Mobi.E e explorar o posto dando uma percentagem do lucro ao dono da oficina.

Depois... e esta é a parte mais importante, quando os painéis não estiverem a produzir desliga o posto esperando que o OPC não se chateie com isso!

:D
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”