Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 06 ago 2021, 15:46

BrunoAlves Escreveu:
06 ago 2021, 15:20
És doido? Naturalmente que os CEME e a EGME vão "fazer uma vaquinha" para participar nos custos de instalação e manutenção sem retorno.

Não é possível sequer admitir que a unica entidade que investe seja penalizada no caso de falta de utilização, então... Pensas que isto é alguma república das bananas? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
tenor.gif
tenor.gif (306.02 KiB) Visto 3204 vezes
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

cfvp
Mensagens: 1637
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 06 ago 2021, 19:06

BrunoAlves Escreveu:
06 ago 2021, 15:20
És doido? Naturalmente que os CEME e a EGME vão "fazer uma vaquinha" para participar nos custos de instalação e manutenção sem retorno.

Não é possível sequer admitir que a unica entidade que investe seja penalizada no caso de falta de utilização, então... Pensas que isto é alguma república das bananas? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
:lol: :lol: O melhor que o OPC tem a fazer é tornar-se CEME. :lol:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2579
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 06 ago 2021, 21:07

Nonnus Escreveu:
06 ago 2021, 15:45
Entre esses dois e o que foi montado em Vendas Novas não sei qual é que dá mais lucro. 9 meses e ainda não esta a funcionar. Aparentemente os OPC´s tem muito dinheiro.
Se fosse incluir os que não estão a funcionar a história seria outra, a lista seria bem grande, basta pensar nos PCRs da Galp por esse país fora a ganhar pó há anos.

Estou a falar de postos que têm estado disponíveis, online e sem falhas de comunicação. Estes dois só foram utilizados quando foram testados durante o comissionamento, depois disso....
Imagem
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2964
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 06 ago 2021, 23:37

Mas o princípio é o mesmo. O dinheiro está lá enterrado e não gera receita. A tua pergunta era de quem é o prejuízo.

No caso desses dois que referes como em todos os negócios as vezes fazem-se bons negócios, outras vezes nem por isso. Provavelmente esses dois foram um erro de cálculo do OPC.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 07 ago 2021, 15:05

alexmol Escreveu:
06 ago 2021, 21:07
Nonnus Escreveu:
06 ago 2021, 15:45
Entre esses dois e o que foi montado em Vendas Novas não sei qual é que dá mais lucro. 9 meses e ainda não esta a funcionar. Aparentemente os OPC´s tem muito dinheiro.
Se fosse incluir os que não estão a funcionar a história seria outra, a lista seria bem grande, basta pensar nos PCRs da Galp por esse país fora a ganhar pó há anos.

Estou a falar de postos que têm estado disponíveis, online e sem falhas de comunicação. Estes dois só foram utilizados quando foram testados durante o comissionamento, depois disso....
Imagem
Será que não existem mesmo falhas? Na semana passada tentei iniciar uma carga num posto que estava disponível (PCN Mértola) e o carro ficava-se pela validação da ligação, nunca iniciando a carga.
A EDP fez reboot ao posto e mesmo assim nada... Eles diziam que não tinham indicação de nenhuma anomalia no posto (talvez o facto de estarem 40º e o posto estar totalmente exposto ao sol possa ter algum significado)
Isto é, os postos estão disponíveis mas podem não permitir o inicio da carga...

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2579
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 08 ago 2021, 11:17

BrunoFonseca Escreveu:
07 ago 2021, 15:05
Será que não existem mesmo falhas?
Parece-me que não. Normalmente quando existem falhas o pessoal reclama nos comentários das Apps de carregamento, e nestes dois postos não há comentários desse género.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 09 ago 2021, 10:56

alexmol Escreveu:
06 ago 2021, 15:16
Existem 2 postos na rede Mobi.E que entraram ao serviço há mais de 2 meses mas até hoje não tiveram uma única utilização. São eles: Nestes casos o prejuízo é todo do OPC ?
Acho que a resposta está na designação do primeiro PCN "premium".... Até para empresas!

Neste caso eu diria que, ainda bem que não são usados, senão seria um belo incentivos para aumentar outros, nem o Zoe se safa no do fundão.
Última edição por rimsilva em 13 ago 2021, 10:36, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2579
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 13 ago 2021, 10:09

alexmol Escreveu:
06 ago 2021, 15:16
Existem 2 postos na rede Mobi.E que entraram ao serviço há mais de 2 meses mas até hoje não tiveram uma única utilização. São eles: Nestes casos o prejuízo é todo do OPC ?
Ao fim de 2 meses e 12 dias o posto do Fundão finalmente está a ser utilizado :D

O Miraflores Premium é que após 4 meses ainda continua "virgem" :shock:
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2579
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 27 ago 2021, 15:28

Isto não é um "suponhamos", é a realidade.

Imagem
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 27 ago 2021, 18:00

Olha eu estou nessa foto :mrgreen:

Como sempre, a culpa é do utilizador que não se informou e não sei quê :roll:
Já é muito complicado para quem não tem quaisquer noções de electricidade, potências e tal. Disso não dá para fugir. Mas isto é um degredo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”