Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

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t3lmo
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por t3lmo » 06 nov 2023, 17:14

Nonnus Escreveu:
06 nov 2023, 16:46
Ainda bem existe uma EGME que leva 4 meses a resolver um problema. Se ao menos tivéssemos uma EGME e um CEME nas nossas casas para poder usar um cartão e depois esperar 4 meses para pagar a factura da electricidade. 🤦
A empresa que demorou 4 meses a processar manualmente as sessões de carregamento (por erros internos de integração com um novo sistema) chama-se Daloop.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 06 nov 2023, 19:12

Posso ter visto mal, mas não é isso que explicas no vídeo. Falaste da EGME e dos CEMES. Independentemente de ter sido A B ou C esta situação só mostra o quanto é falível o nosso modelo e não é aquilo que querem passar a ideia que é.

Nota: Para os mais distraídos não foi o Telmo que deu a ideia do CEME a imagem da ME para rede residencial.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por t3lmo » 06 nov 2023, 23:05

Nonnus Escreveu:
06 nov 2023, 19:12
Posso ter visto mal, mas não é isso que explicas no vídeo. Falaste da EGME e dos CEMES. Independentemente de ter sido A B ou C esta situação só mostra o quanto é falível o nosso modelo e não é aquilo que querem passar a ideia que é.
A EGME envia os dados para o CEME processar via uma nova integração OCPI. A Daloop é a nova empresa do CEME, encarregue do processamento desses dados pelo novo backoffice, assim como da nova app cliente prestes a sair. Quando tudo é novo a entrar em produção, tem estes efeitos de SW adversos. Haja contingência, o dia a dia normal de qq eng. de software :)
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 07 nov 2023, 01:49

A Galp foi o único CEME que veio "a público" falar no problema. Há outros, nomeadamente os que cobram na hora, que também andam "a arder" com sessões reportadas a 0 dias consecutivos, emails para todos os CEME a informar que as contas de um mês ido iriam ser todas refeitas, ...
Culpa da EGME? Nunca :roll:

Mas enfim se os próprios preferem varrer para debaixo do tapete e só falar dos problemas (que lhes custam facilmente um mês de rendimento) na penumbra, eu é que vou querer saber? :?

Edit: no email que a Galp enviou aos clientes de facto não diz taxativamente que a falha foi da MobiE. Mas diz que lhes é (Galp) alheio e que foi uma no processamento dos serviços prestados pela MobiE. É uma matrioska engraçada nas palavras :lol:
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 07 nov 2023, 04:56

t3lmo Escreveu:
06 nov 2023, 23:05
A EGME envia os dados para o CEME processar via uma nova integração OCPI. A Daloop é a nova empresa do CEME, encarregue do processamento desses dados pelo novo backoffice, assim como da nova app cliente prestes a sair. Quando tudo é novo a entrar em produção, tem estes efeitos de SW adversos. Haja contingência, o dia a dia normal de qq eng. de software :)
Tu até tens razão quando dizes dia a dia normal de qualquer eng. de software. O que não é normal é pôr se uma plataforma a funcionar sem terem a certeza que está totalmente funcional e sem erros. Imagina na banca alguém cometer esse erro. O caos que seria...

Eu sou betatester da NOS há vários anos, onde de X em X tempo sou convidado a testar software e/ou firmware muito antes de este chegar ao público em geral e muito daquilo que eu testo nem sequer chega ao público, porque não está em condições. Posso-te dizer que há anos que testo uma aplicação que nunca viu a luz do dia. Em princípio agora vou testar mais duas para substituir duas já existentes, mas se chegar a sair será só quando a NOS vir que está estável, pode levar meses, ou anos, ou pode mesmo nunca ver a luz do dia.

Também sou programador de mods para um jogo. No início cometia esse erro de lançar os mods sem primeiro fazer testes exaustivos, ou de os distribuir primeiro por várias pessoas a fim de ter feedback para ver se estava tudo bem. Podemos considerar isto uma brincadeira sem danos de maior para o jogador, onde no limite é só a minha reputação na comunidade que pode ficar melindrada.

Será que a mobilidade eléctrica em Portugal ainda é uma brincadeira, onde se lança software inacabado? Onde se brinca com milhares de euros sejam eles do contribuinte, dos CEMES, ou dos clientes?

Para quem não sabe como as coisas funcionam a nível de programação talvez as tuas palavras sirvam de explicação, para quem sabe como se pode fazer sem haver estes erros, é puro amadorismo, onde se brinca com coisas sérias que provocam prejuízo e transtorno na vida de terceiros.

Como alguém disse a uns tempos: "a mobilidade eléctrica está na fase 2.0 temos de ter paciência". Mas até essa pessoa achou 4 meses muito tempo para resolver este problema.

Como escrevi anteriormente. Talvez quando estiver no 10.0 consigam perceber onde está o maior erro...
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por t3lmo » 07 nov 2023, 11:58

Nonnus Escreveu:
07 nov 2023, 04:56
Tu até tens razão quando dizes dia a dia normal de qualquer eng. de software. O que não é normal é pôr se uma plataforma a funcionar sem terem a certeza que está totalmente funcional e sem erros. Imagina na banca alguém cometer esse erro. O caos que seria...
Como já faço entradas em produção há 21 anos, já assisti a tudo, e de entidades que achamos ser incólumes e cujos sistemas que gerem param as atividades do pais, incluive os bancos.
Neste caso especifico, o que safa é o rollback para o sistema antigo e muito trabalho manual. Estando agora resolvido, que traga melhorias visiveis a todos os stakeholers.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 07 nov 2023, 14:41

Só para esclarecer uma coisa, no "mundo" residencial a coisa não é muito melhor, e o problema base é o mesmo, quem gere a coisa (Mobi.E vs E-Redes) são empresas "reguladas" que não têm de fazer pela vida e que mesmo que façam porcaria atrás de porcaria, eventualmente, não lhes acontece nada nem perdem faturação ou mercado.

Até me dá pesadelos de imaginar a e-redes a tratar da mobilidade elétrica, tão mal como o faz com o autoconsumo por exemplo. Tenho contas mal feitas onde paguei 300kWh a mais há mais de 6 meses e nunca mais vi o dinheiro.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 07 nov 2023, 19:06

Também tive problemas com a e-redes quando montei os meus painéis. Na altura era cliente EDP e estive 6 meses a pagar estimativas, quando resolveram o problema, recebi uma nota de credito de cento e tal euros. Depois mudei de comercializador (indexado) onde estive cerca de um ano, volto a mudar de comercializador, seis meses depois recebo uma factura do antigo comercializador de cento e muitos euros de kWh atrasados que a e-redes não tinha enviado. Como já tinha passado mais de 6 meses reclamei porque o prazo de cobrar facturas vencidas já tinha sido ultrapassado. Não tive de pagar. Neste caso por erro da e-redes correu bem para mim mas houve alguém que ficou arder.

Agora imagina a e-redes a funcionar como a mobi.E, as duas juntas não fazem uma e, se separadas trabalham as duas mal a fusão dos dois sistemas havia de ser engraçado. Como se costuma dizer: só se estragava uma casa.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 09 nov 2023, 20:15

Bom, está a internet cheia de emails e SMS de CEME a confirmar que não receberam dados de carregamento da EGME e que por isso vão ser cobrados na próxima fatura.
BrunoAlves Escreveu:
07 nov 2023, 01:49
Culpa da EGME? Nunca
E os CEME que cobram na hora olha, temos pena. É como é
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 29 dez 2023, 14:37

https://welectric.pt/2023/12/27/mobi-e- ... -colombia/

Vamos dominar o mundo, o terceiro mundo.

Colômbia e Caraíbas 🤦

Agora que a mobi.e vai começar a dar lucro, era bem pensado deixarmos de pagar taxas, afinal neste anos todos temos servido de cobaias no melhor modelo do mundo.

Num país em condições seria assim.
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