Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 24 jun 2022, 15:05

Isso assumindo que vai haver integração. Eu, como disse no meu comentário anterior, acho que não há nenhuma espécie de regulamentação para um "modelo híbrido", além de que seria abrir uma caixa de pandora. Por isso acredito piamente que não terás nenhum pedido de desculpas a fazer durante MUITO tempo ;)
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BrunoFonseca
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 24 jun 2022, 15:19

BrunoAlves Escreveu:
24 jun 2022, 15:05
Isso assumindo que vai haver integração. Eu, como disse no meu comentário anterior, acho que não há nenhuma espécie de regulamentação para um "modelo híbrido", além de que seria abrir uma caixa de pandora. Por isso acredito piamente que não terás nenhum pedido de desculpas a fazer durante MUITO tempo ;)
Lá está! Se não houver integração não terei de pedir desculpa, mas tb prova que estamos a debater coisas sem sentido e a fazer futurologia.

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 24 jun 2022, 15:31

BrunoAlves Escreveu:
24 jun 2022, 15:05
Isso assumindo que vai haver integração. Eu, como disse no meu comentário anterior, acho que não há nenhuma espécie de regulamentação para um "modelo híbrido", além de que seria abrir uma caixa de pandora. Por isso acredito piamente que não terás nenhum pedido de desculpas a fazer durante MUITO tempo ;)
Err... :mrgreen:
t3lmo Escreveu:
21 jun 2022, 14:28
Todos os cartões frota (~70% dos cartões emitidos) assim como os estrangeiros, vão optar por usar cartões CEME na rede Continente, já que é única opção que terão de usar esses postos, assim como ter faturas válidas com IVA para abater a 100% nos custos do veículo na empresa.
t3lmo Escreveu:
21 jun 2022, 15:08
Na realidade vai ser o contrário em breve, e so irá beneficiar do melhor preço de carregamento, os clientes reais que façam as suas compras no Continente.
Ademais é esse o objetivo da rede Plug&Charge, trazer clientes às lojas, e não outro qualquer utópico relativo ao incentivo da mobilidade elétrica.
Deduzo que a coisa já esta encaminhada. O Telmo costuma estar bem informado acerca destes assuntos. Lembro que ele foi a primeira pessoa a falar no Plug & Charge do Continente e passado pouco tempo foi uma realidade.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 24 jun 2022, 15:38

BrunoFonseca Escreveu:
24 jun 2022, 15:19
Lá está! Se não houver integração não terei de pedir desculpa, mas tb prova que estamos a debater coisas sem sentido e a fazer futurologia.
Não necessariamente.

A discussão centrou-se no Continente, mas é perfeitamente aplicável a qualquer posto integrado/não integrado na rede pública ;) É uma discussão antiga :mrgreen:
Última edição por BrunoAlves em 24 jun 2022, 15:51, editado 1 vez no total.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 24 jun 2022, 15:50

Nonnus Escreveu:
24 jun 2022, 15:31
Deduzo que a coisa já esta encaminhada. O Telmo costuma estar bem informado acerca destes assuntos. Lembro que ele foi a primeira pessoa a falar no Plug & Charge do Continente e passado pouco tempo foi uma realidade.
A coisa está tecnicamente encaminhada, tanto quanto julgo saber. Mas isso é uma parte do problema (foi o que eu disse no comentário anterior).
Isso não muda o facto de não haver enquadramento legal para a operação híbrida que é sugerida. Só vejo uma de 3 hipóteses para isso avançar.
- ou o continente se integra totalmente na rede pública como OPC e CEME (não foi isso que foi dito pelo Telmo, não seria operação híbrida mas sim um CEME a usar os descontos em postos próprios que toda a gente diz ser possível - mas que ninguém até agora faz);
- ou é a operação híbrida e há novidades legislativas que eu não conheço (e isso é perfeitamente possível);
- ou é a operação híbrida e estaremos perante uma interpretação ainda mais "imaginativa" da legislação.
Qualquer uma das 2 últimas abre um precedente brutal na operação dos postos, que no fundo eu aplaudo porque caminha para a proposta de regulamento Europeu: o OPC tem acesso directo ao cliente e à operação vertical dos postos, e os restantes players têm acesso aos postos do OPC via plataforma de roaming. Tudo bem.

Há ainda uma quarta hipótese, que é o Continente continuar a operar exactamente como tem operado até aqui, porque falta regulamentação.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por t3lmo » 30 jun 2022, 16:33

t3lmo Escreveu:
21 jun 2022, 15:08
Na realidade vai ser o contrário em breve, e so irá beneficiar do melhor preço de carregamento, os clientes reais que façam as suas compras no Continente.
Como mencionado, as novas tarifas Continente Plug&Charge começam amanha dia 1 de julho.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 19 jul 2022, 19:41

Vi hoje um post no grupo da Tesla de alguém muito indignada porque passou uma noite num Hotel e cobraram-lhe 10€ por ter posto o carro a carregar durante a noite. Pelo que percebi o valor é fixo, não contabiliza a quantidade de energia gasta.

Acho que o nosso modelo não comtempla isto, nem mesmo a nossa legislação para a venda de energia. Como proceder em situações destas?
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 19 jul 2022, 21:09

Não o podem fazer, legalmente. Provavelmente se pedisse fatura estaria parque coberto ou coisa que o valha.

Está naquela zona acinzentada em que ninguém se chateia porque é pouco volume.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 20 jul 2022, 09:14

Escrevia serviço de carregamento ou aluguer de carregador, qualquer coisa desse género.

Na verdade, este hotel está desde logo a "quebrar as regras" porque recebeu um wallbox da Tesla de Borla aceitando dar carregamentos a clientes, donos de teslas, e não está a proceder como aceitou e assinou no contrato. (quer dizer, não sei se o contrato tem validade e se esta já passou!)

Passando isso a frente, cobrar uma taxa por uso, aluguer, etc etc de um equipamento, mesmo sabendo que a maior parte do valor vai para a eletricidade não me parece mal nem me parece que necessite de legislação própria ou regras especiais.
Claro que depois podes usar isso até ao "ridículo" como faz o continente.

Nota: aqui o ridículo não é no sentido pejorativo mas sim de levar um serviço simples como seja um "jeito" a um cliente num hotel para uma rede de carga publica que querem fazer parecer não o ser. E eu até concordo com o modelo do continente, só não comparo com uma wallbox num hotel para clientes!
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Gameiro101 » 20 jul 2022, 09:25

Nonnus Escreveu:
19 jul 2022, 19:41
Vi hoje um post no grupo da Tesla de alguém muito indignada porque passou uma noite num Hotel e cobraram-lhe 10€ por ter posto o carro a carregar durante a noite. Pelo que percebi o valor é fixo, não contabiliza a quantidade de energia gasta.

Acho que o nosso modelo não comtempla isto, nem mesmo a nossa legislação para a venda de energia. Como proceder em situações destas?
A indignação da pessoa nem foi tanto pela cobrança, foi pela falta de informação do custo e por primeiro lhe terem falado em 8€ e depois cobraram 10€, sendo que alguns comentário referiram ter pago lá 5€.
frankesousa Escreveu:
20 jul 2022, 09:14
Escrevia serviço de carregamento ou aluguer de carregador, qualquer coisa desse género.

Na verdade, este hotel está desde logo a "quebrar as regras" porque recebeu um wallbox da Tesla de Borla aceitando dar carregamentos a clientes, donos de teslas, e não está a proceder como aceitou e assinou no contrato. (quer dizer, não sei se o contrato tem validade e se esta já passou!)


Passando isso a frente, cobrar uma taxa por uso, aluguer, etc etc de um equipamento, mesmo sabendo que a maior parte do valor vai para a eletricidade não me parece mal nem me parece que necessite de legislação própria ou regras especiais.
Claro que depois podes usar isso até ao "ridículo" como faz o continente.

Nota: aqui o ridículo não é no sentido pejorativo mas sim de levar um serviço simples como seja um "jeito" a um cliente num hotel para uma rede de carga publica que querem fazer parecer não o ser. E eu até concordo com o modelo do continente, só não comparo com uma wallbox num hotel para clientes!
Pelo que percebi o carregamento foi em DC, por isso não foi com uma wallbox da Tesla, mas posso ter visto mal.

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