frankesousa Escreveu: ↑17 jun 2021, 16:19
zeuz Escreveu: ↑17 jun 2021, 15:49
Sempre li que o Electromaps basicamente só é utilizado em Espanha e Portugal.
E desde que surgiu a Miio, em Portugal perdeu relevância.
Na Noruega poderá ser mais acertado usar um ChargeMap ou outro equivalente...
Certo... Estás a chegar ao ponto que estou a falar.
Uma plataforma (rede, sistema, ou outra coisa que lhe queiram chamar) integrada a sério (obrigatória, é uma dar formas simples de o fazer) como é o caso do nosso modelo, garante esta certeza e não fica à mercê da "boa vontade" e ideias de empresas.
A miio é muito boa e eficaz porque existe o EGME (MobiE).
Sem isso, até podia ser boa na mesma, mas era com muiiiito mais esforço, tinha de pedir "a este e aquele" para aceder as suas plataformas, tinha de adicionar uma taxa de roaming como o electromaps, etc etc
Só tenho mesmo pena da UE não implementar e obrigar a um sistema igual ao nosso em toda a Europa.
Nota1: Quando digo "sistema igual ao nosso" não quero dizer OPC+CEME e esta baralhada, mas a obrigatoriedade de uma entidade gestora e garante a integração automática!
Nota2: ok ok, uma TPA ou uma maquineta de contar moedas/notas tipo portagem também é um sistema de "roaming automático e universal". Mas, nem sei bem porquê, não é usado em sitio nenhum, portanto vou admitir que é uma batalha "perdida"
TEORIA
A existência de um sistema centralizado permite um só cartão para usar qualquer ponto de carregamento da rede, saber o estado funcional de cada ponto de carregamento, saber a ocupação de cada posto ligado à rede, desde que esteja online, congregar a informação sobre as sessões de carregamento de forma independente e padronizada. Isto tudo permite a existência de uma API para consulta de toda esta informação.
PRÁTICA
NENHUM OPC disponibiliza uma App própria que mostre o estado de ocupação dos seus postos de carregamento ( desconheço se disponibilizam essa informação num site dedicado ).
NENHUM CEME disponibiliza uma App própria que mostre a nossa facturação corrente ( desconheço se disponibilizam essa informação num site dedicado ). (1)
A Mobi.e chegou a ter uma App com a informação dos postos, mas foi descontinuada. Agora resta apenas essa informação num site dedicado :
https://www.mobie.pt/redemobie/procurar-posto
Há postos de carregamento que não aceitam alguns cartões. Seja porque não estão memorizados na memória interna, seja por dificuldade em validar o cartão no sistema central ou qualquer outro motivo.
Há postos de carregamento sem ligação ou com ligação intermitente aos serviços centrais.
Há erros no registo das sessões de carregamento e respectiva facturação.
(1) só mais tarde a Miio constituiu-se como CEME, numa lógica de custear o desenvolvimento e evolução estratégica da App.