Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Erbium » 16 mai 2022, 11:56

mjr Escreveu:
16 mai 2022, 11:44
Só por estupidez (ou estratégia de negócio, por ele próprio ainda não ter essa solução como CEME) um OPC não coloca um meio de pagamento alternativo ao cartão... se alguém lá chegar e não conseguir carregar, é menos um cliente para o OPC. Por isso, sim, faz todo o sentido que o OPC coloque "publicidade" a um CEME que proporcione um meio de pagamento adhoc.
Se não houvesse imposição de existir um CEME e demais tachos contemplados pelo modelo maravilhoso o OPC punha um leitor de cartões MB/Visa e estava feito. Simples, prático e barato.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 16 mai 2022, 11:59

rimsilva Escreveu:
16 mai 2022, 10:20
Tudo serve para a propagando do "regime" :lol:

Vou transcrever o que escrevi no FB:

"Normalmente aquilo que desconhecemos é mau, ou seja, alguém que está habituado à nossa realidade e que diz que foi um pesadelo perceber como carregar em Espanha, quando aqui se sabe perfeitamente em 5 min o que é necessário, está tudo dito.
Tudo o que vier depois, já terá conclusões condicionadas."


Em termos de Ionity além das diversidade de opções para carregar em Espanha (e até esquecendo o preço mais baixo praticado pela EDP), no maxímo vai pagar para carregar na Ionity o preço "standard" de 0,79€/kWh, por cá com a maravilha do "modelo" que temos é no minimo quase mais 0,1€/kWh em cima e os mais "distraidos" facilmente pagam mais de 1€/kWh, uma maravilha :oops:
Não percebi a propaganda nem o "regime". Aliás, dispenso esse tipo de considerações que não acrescentam nada à discussão. Tal como as "ervilhas" que o Zeus mencionou.

"Aqui" sabe-se em 5 minutos como carregar em Espanha tudo o que é necessário porque este é um sítio especial. Na rua é completamente diferente.

Para cá o que falta é a obrigatoriedade da disponibilização de um meio de pagamento ad hoc em cada posto. Algo que nos devemos bater para que acontece o mais rápido possível.

Mas por cá, depois de fazer um contrato com um CEME e ter um cartão fica tudo muito mais fácil de facto. Não é preciso fazer mais nada. Eu continuo a preferir um cartão físico a Apps, ainda ontem no Continente me irritei com a App e a sua lentidão. Com a Miio é igual.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 16 mai 2022, 12:01

Erbium Escreveu:
16 mai 2022, 11:56
mjr Escreveu:
16 mai 2022, 11:44
Só por estupidez (ou estratégia de negócio, por ele próprio ainda não ter essa solução como CEME) um OPC não coloca um meio de pagamento alternativo ao cartão... se alguém lá chegar e não conseguir carregar, é menos um cliente para o OPC. Por isso, sim, faz todo o sentido que o OPC coloque "publicidade" a um CEME que proporcione um meio de pagamento adhoc.
Se não houvesse imposição de existir um CEME e demais tachos contemplados pelo modelo maravilhoso o OPC punha um leitor de cartões MB/Visa e estava feito. Simples, prático e barato.
Errado. A associação de OPCs europeia está a bater-se para que isso não seja obrigatório. Simples e prático é irrefutável, mas o que eles dizem é que não é barato.

https://www.avere.org/joint-letter-afir ... in-europe/
We strongly support the facilitation of a seamless, accessible and interoperable European charging network. However, requiring the installation of full card readers with PIN pads at every single charging point across the Union, including existing ones, severely impacts the business case and will hamper rollout across Europe.

This applies especially to normal-power charging: as electromobility becomes a reality for increasingly bigger parts of the population, affordable off-street charging will gain importance for citizens without access to their own driveway. For a comparatively cheap normal-power recharging station, requiring fully fledged card readers would have a disproportionate cost impact, increasing the price of their deployment by up to 200%. This cost would likely be passed on to consumers, while adding little value for them, as charging at or near homes tends to happen on a subscription basis.
Nota - a minha posição é que passe a ser obrigatório em PCRs >50kW.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 16 mai 2022, 12:04

Nerusonu Escreveu:
16 mai 2022, 11:56

Por via das dúvidas mandei vir um cartão que dá quase na Europa toda na maioria dos postos...
Pasme-se é da EDP, mas é da EDP Espanha, o Move On...
Adivinhem lá onde é que ele não funciona na Europa.
EDP Espanha... outra empresa. Infelizmente nestes grupos grandes as coisas nem sempre estão integradas, há até por vezes conflitualidade entre departamentos, etc (Nota - isto é apenas uma especulação, não faço ideia da razão real). Visto de fora de facto parece indesculpável.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 16 mai 2022, 12:06

mjr Escreveu:
16 mai 2022, 11:44
Nonnus Escreveu:
16 mai 2022, 08:49
Isto acontece porquê? Porque existe um CEME que gere os clientes e existe um OPC que gere os postos. O OPC não esta para fazer publicidade a MIIO visto que não tem nada a ganhar. Para o OPC tanto faz que seja a Miio como a EDP como GALP, ele ganha sempre o mesmo.
Só por estupidez (ou estratégia de negócio, por ele próprio ainda não ter essa solução como CEME) um OPC não coloca um meio de pagamento alternativo ao cartão... se alguém lá chegar e não conseguir carregar, é menos um cliente para o OPC. Por isso, sim, faz todo o sentido que o OPC coloque "publicidade" a um CEME que proporcione um meio de pagamento adhoc.
Pois tudo muito certo, mas o que vemos é que na maioria dos postos não há nada que te diga que existe uma app com o nome Miio. Se é estupidez? Acho que sim.

Mas provavelmente o OPC não quer gastar dinheiro em autocolantes para fazer publicidade a uma app que não é deles e, a Miio por esta altura já devia ter feito acordos com os OPC e, assim de repente até com a mobi.e para que todos os postos tivessem essa informação. :idea: Mas depois certamente que os senhores das outras aplicações vinham reclamar que era concorrência desleal. É o que temos neste nosso modelo diferente e cobiçado por todo o mundo. Na Espanha é que é difícil carregar cá é uma maravilha :whistle:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 16 mai 2022, 12:20

mjr Escreveu:
16 mai 2022, 11:44
Nonnus Escreveu:
16 mai 2022, 08:49
Isto acontece porquê? Porque existe um CEME que gere os clientes e existe um OPC que gere os postos. O OPC não esta para fazer publicidade a MIIO visto que não tem nada a ganhar. Para o OPC tanto faz que seja a Miio como a EDP como GALP, ele ganha sempre o mesmo.
Só por estupidez (ou estratégia de negócio, por ele próprio ainda não ter essa solução como CEME) um OPC não coloca um meio de pagamento alternativo ao cartão... se alguém lá chegar e não conseguir carregar, é menos um cliente para o OPC. Por isso, sim, faz todo o sentido que o OPC coloque "publicidade" a um CEME que proporcione um meio de pagamento adhoc.
mjr Escreveu:
14 mai 2021, 22:49
Não é só o TPA, que BTW não é a solução indicada pois não está lá um operador para introduzir e validar os dados. Tem de ser uma solução desenvolvida à medida (cara). O PCVE tem também de emitir faturas válidas, impressas na hora para entrega imediata. É assim necessário abastecer o equipamento com papel periodicamente (papel é barato, ir a cascos de rolha fazer a manutenção é caro), devendo todo o equipamento ser IP54 no mínimo, para resistir aos elementos.

No fim de contas são uma série de encargos desde o investimento inicial no hardware e software mais os custos mensais, que tem de ser pagos. Olhando só para uma parte dos custos parece de facto pouco, mas somando tudo dá para perceber porque os OPC não gostam dessa solução. Não é uma birra nacional, acontece em geral por toda a Europa. O diabo está (sempre) nos detalhes.

Num PCN continuo a achar que todos estes custos tornam a carga demasiado cara e pouco atraente ao investimento dos OPCs. Tal como a taxa EGME fixa o torna! A taxa EGME só faz sentido num valor por kW.h, nunca um valor fixo. Seja como for pode ser dada a opção ao OPC de permitir o pagamento na hora.

Já nos PCR e especialmente PCUR, é diferente. Aí já não me choca que se possa tornar obrigatório o pagamento na hora (seja por numerário ou electrónico). E não vejo nenhuma vantagem/necessidade de estar integrado na rede da ME, neste caso.
fonte: viewtopic.php?f=29&t=8295&hilit=terminal#p141641
mjr Escreveu:
16 mai 2022, 11:59
rimsilva Escreveu:
16 mai 2022, 10:20
Tudo serve para a propagando do "regime" :lol:

Vou transcrever o que escrevi no FB:

"Normalmente aquilo que desconhecemos é mau, ou seja, alguém que está habituado à nossa realidade e que diz que foi um pesadelo perceber como carregar em Espanha, quando aqui se sabe perfeitamente em 5 min o que é necessário, está tudo dito.
Tudo o que vier depois, já terá conclusões condicionadas."


Em termos de Ionity além das diversidade de opções para carregar em Espanha (e até esquecendo o preço mais baixo praticado pela EDP), no maxímo vai pagar para carregar na Ionity o preço "standard" de 0,79€/kWh, por cá com a maravilha do "modelo" que temos é no minimo quase mais 0,1€/kWh em cima e os mais "distraidos" facilmente pagam mais de 1€/kWh, uma maravilha :oops:
Para cá o que falta é a obrigatoriedade da disponibilização de um meio de pagamento ad hoc em cada posto. Algo que nos devemos bater para que acontece o mais rápido possível.

Mas por cá, depois de fazer um contrato com um CEME e ter um cartão fica tudo muito mais fácil de facto. Não é preciso fazer mais nada. Eu continuo a preferir um cartão físico a Apps, ainda ontem no Continente me irritei com a App e a sua lentidão. Com a Miio é igual.
mjr Escreveu:
15 mai 2021, 12:45
Como todos sabem, não é só a Ionity que não permite pagar com cartão bancário, foi só um de muitos exemplos que podia dar. (Fastned, Iberdrola, EasyCharger, Chargepoint, etc). Uma enorme maioria dos OPCs da UE não têm disponível o pagamento no local com cartão bancário, os exemplos que dão são uma pequena amostra dos postos que existem. Sim, a Efacec e outros fabricantes têm soluções completas de pagamento no local, que depois têm de ser coordenadas com a industria bancária e de billing de cada país. Não são obviamente isentas de custo para o OPC!

Como já disse, pessoalmente acho completamente desnecessário a existência de pagamento por cartão bancário no local. Hoje em dia já nem ando com cartões bancários, levanto dinheiro com MB Way e pago as compras com contacless do telemóvel. Nem entro no carro sem o smartphone, ele serve de chave! Para mim o que tem mesmo de acontecer é poder pagar no local sem ter um cartão físico e um contrato. Basta um QR Code com um link para uma App ou página Web onde possa realizar o pagamento nessa situação pontual de não ter outra maneira de pagar.

A Via Verde não se enquadra neste tipo de "alternativa" ao contrato/cartão RFID, pois ela própria implica um contrato e um hardware específico. Mais uma vez são custos para o OPC. Mas seria uma solução que me agradaria bastante, como cliente Via Verde, poder carregar só tocando num botão (usar Via Verde). Gosto ainda mais de uma solução tipo Tesla, basta encaixar a ficha no carro e já está.
fonte: viewtopic.php?f=29&t=8295&hilit=termina ... 10#p141651
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 16 mai 2022, 12:22

mjr Escreveu:
16 mai 2022, 11:59
Tal como as "ervilhas" que o Zeus mencionou.
Não conheces o vídeo das ervilhas?! :think:

Aqui fica o link para veres:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 16 mai 2022, 12:30

mjr Escreveu:
16 mai 2022, 12:01
Errado. A associação de OPCs europeia está a bater-se para que isso não seja obrigatório. Simples e prático é irrefutável, mas o que eles dizem é que não é barato.

https://www.avere.org/joint-letter-afir ... in-europe/
Só uma correcção, a AVERE não é uma associação de OPCs Europeia. É uma associação de Europeia sim, da qual fazem parte alguns OPC sim, mas juntar as 2 coisas não resulta "na associação de OPCs europeia" ;)

O que é dito nesse documento acho que faz muito sentido. Eles não dizem "não se instalem leitores de cartões bancários", dizem "possam não se instalar em alguns tipos de posto e dêm tempo para o fazer". Claro, senão há milhares de postos "em falha" do dia para a noite assim que o AFIR entrar.
Como o smart charging e afins, são reivindicações que fazem todo o sentido.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 16 mai 2022, 12:36

mjr Escreveu:
16 mai 2022, 11:59
rimsilva Escreveu:
16 mai 2022, 10:20
Tudo serve para a propagando do "regime" :lol:

Vou transcrever o que escrevi no FB:

"Normalmente aquilo que desconhecemos é mau, ou seja, alguém que está habituado à nossa realidade e que diz que foi um pesadelo perceber como carregar em Espanha, quando aqui se sabe perfeitamente em 5 min o que é necessário, está tudo dito.
Tudo o que vier depois, já terá conclusões condicionadas."


Em termos de Ionity além das diversidade de opções para carregar em Espanha (e até esquecendo o preço mais baixo praticado pela EDP), no maxímo vai pagar para carregar na Ionity o preço "standard" de 0,79€/kWh, por cá com a maravilha do "modelo" que temos é no minimo quase mais 0,1€/kWh em cima e os mais "distraidos" facilmente pagam mais de 1€/kWh, uma maravilha :oops:
Não percebi a propaganda nem o "regime". Aliás, dispenso esse tipo de considerações que não acrescentam nada à discussão. Tal como as "ervilhas" que o Zeus mencionou.

"Aqui" sabe-se em 5 minutos como carregar em Espanha tudo o que é necessário porque este é um sítio especial. Na rua é completamente diferente.

Para cá o que falta é a obrigatoriedade da disponibilização de um meio de pagamento ad hoc em cada posto. Algo que nos devemos bater para que acontece o mais rápido possível.

Mas por cá, depois de fazer um contrato com um CEME e ter um cartão fica tudo muito mais fácil de facto. Não é preciso fazer mais nada. Eu continuo a preferir um cartão físico a Apps, ainda ontem no Continente me irritei com a App e a sua lentidão. Com a Miio é igual.
A propaganda ao regime é toda a propaganda a favor da situação atual da mobilidade electrica em Portugal e a defesa do poder instituido de defesa dos lobbies da energia, tentado não levantar muito "poeira" para não se percber o cada vez maior descontentamento dos utilizadores de VE.

Isso continuem a discutir que o cartão é que é fixe ou app xpto, como se uma simples questão técnica ou tecnologica não fosse fácil de ultrapassar confundindo aspectos conjunturais com outros bem mais graves e estruturais, que decorrem da legislação, como referi anteriormente (vou voltar a citar):

"...em Espanha... no maxímo vai pagar para carregar na Ionity o preço "standard" de 0,79€/kWh, por cá com a maravilha do "modelo" que temos é no minimo quase mais 0,1€/kWh em cima e os mais "distraidos" facilmente pagam mais de 1€/kWh, uma maravilha"

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 16 mai 2022, 14:54

Continuam a confundir o modelo com as políticas dos operadores.

Na minha opinião o modelo que temos em Portugal tem alguns pontos fracos que facilmente podem ser resolvidos:
Informação online do valor a pagar,
Vender energia produzida localmente,
Carregamentos s/ contrato (este ultimo já está parcialmente resolvido)

No entanto ha aqui pontos de melhoria, que, havendo a possibilidade de serem uma realidade lá fora, raramente o sao, nomeadamente a venda de energia produzida localmente.

Responder

Voltar para “Carregamento”