Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por RS232CSerialUser » 17 jan 2022, 21:21

zeuz Escreveu:
16 jan 2022, 23:39
Para mim é surreal ver membros fundadores da associação UVE e/ou do conselho administrativo defenderem, acerrimamente, este modelo, apesar de a larga maioria dos UVE, portanto os que pretendem representar, manifestarem-se contra o actual funcionamento da rede pública! Chega ao ponto de veladamente dizerem que somos burros por não entendermos nem acreditar no modelo!
Veladamente?
No grupo TCP no face não me parece que tenha sido assim tão veladamente. Foi explícito que o desagrado era enorme pela votação contra o modelo, e quem votava contra era mimoseado com afirmações do tipo, mais um a quem é preciso tirar o voto... esta frase e o conceito de tirar o voto foi repetida mais que uma vez. Se era na brincadeira ou em ironia foi reptida vezes excessivas. E com a repetição fica a noção que a vontade de tirar o voto seria como ... no tempo da outra senhora? Quem não é por mim é contra mim e tire-se-lhe o voto?
Até apetece perguntar se o Salazar seria hoje adepto da UVE pela metodologia do tirar voto. Vivi no tempo da outra senhora e há coisas com que não se brinca, tirar voto é uma delas. Quem fez a afirmação repetida à exaustão é membro fundador da UVE. Se disserem que não representa a UVE, as entidades são feitas com as pessoas que as compõem. Não fica nada bem na fotografia, nem a pessoa e por associação, como membro fundador, a UVE também não.
E pergunto até onde os comentários são aqui admitidos porque ler aqui antes que insultos foram apagados quando quem os leu me diz que eram bocas e não insultos, resulta também num início de percepção que a tendência do tirar voto é acompanhada noutro contexto com o gosto pelo lápis azul de antes, hoje um simples delete.
Muito mal vamos se a UVE e os seus membros se mostram tão entrincheirados que o recurso percepcionado é o do passado, em vez do que se apregoa "É a Mobilidade Elétrica" parece mais apropriado ler "É a Morbilidade Eléctrica".
Copy do texto todo, antes que desapareça por entendimento unilateral de merecedor de lápis azul, perdão, de delete.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 17 jan 2022, 23:33

Pessoal por favor...
Acho que ninguém escreveu mais que eu neste fórum contra o modelo, ainda não se pagava e eu já não queria isto.

Mas por favor elevemos o discurso. Eu tenho dificuldade em perceber como é que muito pessoal defende o modelo, mas passo tanto tempo às turras com eles que já percebi que eles têm a mesma dificuldade comigo, como é que eu abomino tanto o modelo. A nossa visão enviesada impede-nos, a todos, de ver a big picture. A todos.

E no entanto nunca nenhuma dessas pessoas me acusou de interesses ou favores ou afins.
Se tiverem provas de favorecimento ou mais grave, apresentem essas provas e esclareçam a comunidade.
Caso não, elevemos o discurso.

Dito isto
RS232CSerialUser Escreveu:
17 jan 2022, 21:21
votava contra era mimoseado com afirmações do tipo, mais um a quem é preciso tirar o voto... esta frase e o conceito de tirar o voto foi repetida mais que uma vez
Verdade. Mas alguém lhe disse construtivamente que aquilo era má onda e não fazia sentido para ninguém? Eu disse. Apesar de a pessoa notoriamente lidar mal com a crítica, não faz dele o Salazar, ok?
RS232CSerialUser Escreveu:
17 jan 2022, 21:21
porque ler aqui antes que insultos foram apagados quando quem os leu me diz que eram bocas e não insultos, resulta também num início de percepção que a tendência do tirar voto é acompanhada noutro contexto com o gosto pelo lápis azul de antes, hoje um simples delete.
Isto é redondamente falso. Eu li o post em questão antes de ser apagado, lamentavelmente não tirei um print. Vergonha alheia foi o que senti ao ler aquilo. Acho que corrupto foi o mais simpático que estava naquele texto.
Não consigo compactuar com isto, é errado e nem à "causa" de quem luta contra o modelo com as poucas armas que tem, isto serve.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 17 jan 2022, 23:37

Voltando à discussão sobre o modelo...
Brunus Escreveu:
17 jan 2022, 17:00
Um ataque à Mobi.e semelhante ao que ocorreu ao Grupo Impresa há 2 semanas atrás, e *puff*, postos offline, informação de OPCs, CEMES, cartões, tudo perdido. Ninguém carrega na rede pública sabe-se lá durante quanto tempo.
Do ponto de vista da MobiE está tudo bem. O RME diz que os OPC têm de permitir a carga e que a MobiE nem pode ser responsabilizada pelo downtime.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 18 jan 2022, 10:17

BrunoAlves Escreveu:
17 jan 2022, 23:33
Pessoal por favor...
Acho que ninguém escreveu mais que eu neste fórum contra o modelo, ainda não se pagava e eu já não queria isto.

Mas por favor elevemos o discurso. Eu tenho dificuldade em perceber como é que muito pessoal defende o modelo, mas passo tanto tempo às turras com eles que já percebi que eles têm a mesma dificuldade comigo, como é que eu abomino tanto o modelo. A nossa visão enviesada impede-nos, a todos, de ver a big picture. A todos.

E no entanto nunca nenhuma dessas pessoas me acusou de interesses ou favores ou afins.
Se tiverem provas de favorecimento ou mais grave, apresentem essas provas e esclareçam a comunidade.
Caso não, elevemos o discurso.

Dito isto
RS232CSerialUser Escreveu:
17 jan 2022, 21:21
votava contra era mimoseado com afirmações do tipo, mais um a quem é preciso tirar o voto... esta frase e o conceito de tirar o voto foi repetida mais que uma vez
Verdade. Mas alguém lhe disse construtivamente que aquilo era má onda e não fazia sentido para ninguém? Eu disse. Apesar de a pessoa notoriamente lidar mal com a crítica, não faz dele o Salazar, ok?
RS232CSerialUser Escreveu:
17 jan 2022, 21:21
porque ler aqui antes que insultos foram apagados quando quem os leu me diz que eram bocas e não insultos, resulta também num início de percepção que a tendência do tirar voto é acompanhada noutro contexto com o gosto pelo lápis azul de antes, hoje um simples delete.
Isto é redondamente falso. Eu li o post em questão antes de ser apagado, lamentavelmente não tirei um print. Vergonha alheia foi o que senti ao ler aquilo. Acho que corrupto foi o mais simpático que estava naquele texto.
Não consigo compactuar com isto, é errado e nem à "causa" de quem luta contra o modelo com as poucas armas que tem, isto serve.
:clap: :clap:

O discurso de quem não está comigo está contra mim é sempre errado e leva a extremismos que em nada ajudam a resolver problemas e, pelo contrário, agravam-nos.

Algumas palavras desse comentário que foi apagado: "corrupto", "déspotas", "matar". Isto NUNCA será aqui tolerado e quem não se sentir bem com isso deverá se abster de participar neste espaço.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 18 jan 2022, 11:28

Sinceramente acho que se está a confundir tudo...

Segue a minha opinião pessoal:
O vídeo das ervilhas em momento algum defende um modelo vs outro, apenas explica as componentes do modelo que temos.
Mais importante do que discutir se a UVE defende o modelo A ou B, é se a UVE defende os utilizadores, e aí a resposta é Sim.
A UVE não é um regulador, e nem tem poderes legislativos. Para isso temos a assembleia da república e as entidades reguladoras dos sectores envolvidos.
Fazendo uma analogia, alguém culpou o ACP quando as SCUT passaram a ser portajadas?
A meu ver a UVE defende os utilizadores tendo em consideração as leis existentes, estando o "problema" deste modelo muito a montante dele, isto é, nas várias leis do sector energético existentes em Portugal.
Acredito ainda que, mais do que questões sobre a complexidade dos pagamentos deste modelo, parece-me existir uma azia por parte dos proprietários de veículos da marca Tesla pelo facto de existirem atrasos no inicio da actividade dos SUC, simplesmente pelo facto destes não cumprirem com as leis existentes no nosso país, então... culpe-se a UVE...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 18 jan 2022, 12:21

Também acho que se empurra sempre a coisa no sentido da UVE. O facto de se discordar do caminho da associação não implica que se esteja sempre de pedras na mão prontas a atirar. É o caminho que defendem, cada um apanha boleia ou não...

Dito isto, há obviamente coisas criticáveis, até porque são posições públicas. Por exemplo aquela entrevista do Henrique e com a MobiE, achei muito mau.
BrunoFonseca Escreveu:
18 jan 2022, 11:28
A UVE não é um regulador, e nem tem poderes legislativos. Para isso temos a assembleia da república e as entidades reguladoras dos sectores envolvidos.
A UVE não é regulador, mas regozija-se do subsídio dado à taxa EGME e, dito por pessoas ligadas à UVE, esse subsídio só aconteceu pela acção rápida e musculada da UVE.
O que quero dizer é que não podes dizer que a UVE só joga com as cartas que tem na mesa, mas em situações pontuais tem um às de paus na manga. A UVE, se quisesse e fosse essa a sua linha, podia fazer força "contra o modelo". Não é e não o faz e está tudo bem. Mas não o faz porque não quer, não porque não pode ;)
BrunoFonseca Escreveu:
18 jan 2022, 11:28
O vídeo das ervilhas em momento algum defende um modelo vs outro, apenas explica as componentes do modelo que temos.
O vídeo das ervilhas teve uma motivação extremamente errada. Não é para lavar roupa suja, mas aquele vídeo tem algum bom conteúdo por motivos errados. A referência às ervilhas não é inocente.
Tem-se lido mais que uma pessoa (ligadas à UVE) referir-se a quem critica o modelo estar a dizer que as críticas feitas são tão válidas como dizer que as ervilhas são azuis e quadradas. Muito no seguimento de uma votação que se referiu ali atrás, que se tem tentado desvalorizar por pessoas ligadas à UVE.
Esta coisa das ervilhas das ervilhas azuis e quadradas leu-se (muito!) mais que uma vez, por mais que uma pessoa, em mais que uma plataforma, sempre que apareciam críticas ao modelo. Dias mais tarde, aparece o vídeo das ervilhas, feito pela UVE.
Coincidências ;) Se calhar há pessoas na UVE que confundem a sua opinião pessoal com a associação.

edit:
BrunoFonseca Escreveu:
18 jan 2022, 11:28
(...)parece-me existir uma azia por parte dos proprietários de veículos da marca Tesla pelo facto de existirem atrasos no inicio da actividade dos SUC, simplesmente pelo facto destes não cumprirem com as leis existentes no nosso país, então... culpe-se a UVE...
Acho esse argumento muito redutor. Não é só a rede Tesla, é (pelo menos) a rede Continente que também está congelada.
Já o disse algures: e não estão a cumprir a legislação? Sabemos isso? Alguma foi condenada por algum tribunal? Não foram, e no entanto a expansão está congelada. O que eu acho que vai acabar por acontecer é essas redes serem vencidas pelo cansaço, acabarem por ser engolidas pelo polvo não por serem declaradas ilegais, mas porque sem o fazerem não se conseguem expandir.
A única solução será acabar com o subterfúgio do acesso privado e a não obrigação da ligação à EGME.
Concordo que a UVE não tem nada a ver com isso, mas quando defende o modelo (incluindo obviamente a legislação relacionada) acaba por se "por a jeito"... Depois é a Internet, já se sabe que a racionalidade é uma coisa muito sobrevalorizada na Internet :lol:


Mais off-topic. Vou ser expulso :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 18 jan 2022, 12:55

BrunoFonseca Escreveu:
18 jan 2022, 11:28
Sinceramente acho que se está a confundir tudo...

Segue a minha opinião pessoal:
O vídeo das ervilhas em momento algum defende um modelo vs outro, apenas explica as componentes do modelo que temos.
Mais importante do que discutir se a UVE defende o modelo A ou B, é se a UVE defende os utilizadores, e aí a resposta é Sim.
A UVE não é um regulador, e nem tem poderes legislativos. Para isso temos a assembleia da república e as entidades reguladoras dos sectores envolvidos.
Fazendo uma analogia, alguém culpou o ACP quando as SCUT passaram a ser portajadas?
A meu ver a UVE defende os utilizadores tendo em consideração as leis existentes, estando o "problema" deste modelo muito a montante dele, isto é, nas várias leis do sector energético existentes em Portugal.
Acredito ainda que, mais do que questões sobre a complexidade dos pagamentos deste modelo, parece-me existir uma azia por parte dos proprietários de veículos da marca Tesla pelo facto de existirem atrasos no inicio da actividade dos SUC, simplesmente pelo facto destes não cumprirem com as leis existentes no nosso país, então... culpe-se a UVE...
O @BrunoAlves já esclareceu, mas permite-me só acrescentar mais uns pontos.

O ACP não deve ser medida de comparação, porque já há muito que não defende os seus associados. O exemplo que dás ilustra isso.

96% das pessoas que participaram no inquérito feito no Tesla Clube Portugal, cerca de ~1000pax, responderam serem contra o modelo. Se repetirmos o inquérito nos restantes grupos dedicados a veículos eléctricos, o resultado será semelhante.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 18 jan 2022, 13:13

Sobre o ACP foi uma analogia. Podia ter usado qq outra, mas foi o que me lembrei no momento.

A meu ver ha duas opções:
Dizer que o modelo não serve, tentar ir contra o sistema e não conseguir nenhum avanço (note-se que os lobbies que permitiram ter os modelos energéticos que temos facilmente esmagam qualquer força externa);
Ou assumir que temos força para melhorar o modelo da ME que temos.

Mas nem todos temos que gostar do "amarelo". Arranjem uma alternativa, e se é assim tão fácil, discutam-na com os players, reguladores e tutela.
A não ser que seja mais facil debitar bilis em grupos do facebook e dizer que está tudo e que quem na realidade s3 esforça por melhorar a ME é que é o diabo.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 18 jan 2022, 13:35

BrunoFonseca Escreveu:
18 jan 2022, 13:13
Dizer que o modelo não serve, tentar ir contra o sistema e não conseguir nenhum avanço
Não sabemos. Ou podemos tentar ir "contra o sistema", mostrar que este é desajustado e que há melhores alternativas e eventualmente consegui-lo ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 18 jan 2022, 13:38

BrunoFonseca Escreveu:
18 jan 2022, 13:13
A meu ver ha duas opções:
BrunoFonseca Escreveu:
18 jan 2022, 13:13
Dizer que o modelo não serve, tentar ir contra o sistema e não conseguir nenhum avanço (note-se que os lobbies que permitiram ter os modelos energéticos que temos facilmente esmagam qualquer força externa);
Certo, daí criarem-se associações, petições e outras acções para tentar mudar esse status quo. Em última análise, os nossos votos para as eleições legislativas também contribuem para mudar o status quo.
BrunoFonseca Escreveu:
18 jan 2022, 13:13
Ou assumir que temos força para melhorar o modelo da ME que temos.
Como podemos melhorar um modelo que impõe 4 entidades diferentes - Estado, EGME, CEME, OPC - na composição do preço final que cada UVE paga?! Fazer lobbie para usarmos o Fundo Ambiental para mascarar os aumentos que irão acontecer conta como melhoria do modelo?! Ser obrigatório ter uma App para ter uma estimativa do que vamos pagar conta como melhoria?!
BrunoFonseca Escreveu:
18 jan 2022, 13:13
Mas nem todos temos que gostar do "amarelo". Arranjem uma alternativa, e se é assim tão fácil, discutam-na com os players, reguladores e tutela.
Foi o objectivo da sondagem, i.e., saber se havia força suficiente para se procurar uma alternativa.
BrunoFonseca Escreveu:
18 jan 2022, 13:13
A não ser que seja mais facil debitar bilis em grupos do facebook e dizer que está tudo e que quem na realidade s3 esforça por melhorar a ME é que é o diabo.
Lá está a ideia de que quem não segue a UVE é contra a UVE... :roll:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Responder

Voltar para “Carregamento”