Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

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cfvp
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 04 mai 2021, 18:34

rimsilva Escreveu:
04 mai 2021, 17:39
Apesar de não parecer ser essa a situação (no facebook é o histerismo total), ainda há algumas aternativas para carregamento a preços aceitáveis (até os tais 0,35€).
No entanto, pessoalmente acho que o grande problema é aquilo que estamos a perder, ou seja, poderiamos estar muito melhor se não existisse o actual modelo, essa é a minha convicção.
Exato, era esta a mensagem que estava a tentar passar.
rimsilva Escreveu:
04 mai 2021, 17:39
Num contexto de concorrência, nunca será bom ter um preço de carregamento definido por 2 entidades distintas que procuram o lucro (CEME e OPC).
Não te esqueças da Mobi.e. :lol: :roll:
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BrunoFonseca
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 04 mai 2021, 18:55

rimsilva Escreveu:
04 mai 2021, 17:39
Além disso temos a impossibilidade de aproveitar o autoprodução de energia e outras estratégias que os OPC poderiam utilizar para apresentar preços mais baixos.
Conceptualmente era o ideal, mas corrijam-se se estiver errado:
O investimento para fazer uma estação de carregamento com N postos, espaço, baterias de armazenamento e paineis/eolicas para produzir energia, teria um custo gigante.
Como ninguém anda aqui para servir de bom samaritano, e imaginando um ROI entre 5 (ou mesmo 10 anos) significaria que os preços a praticar teriam de ser absurdamente elevados.
Ou então ficaria reservado apenas aos que podem, como as Galp ou EDP...

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BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 04 mai 2021, 19:44

rimsilva Escreveu:
04 mai 2021, 17:39
poderiamos estar muito melhor se não existisse o actual modelo, essa é a minha convicção.
Precisamente. No modelo como está o utilizador leva a soma das partes e entre elas há zero interesse pelo valor final, uma vez que não o compõem.
35cts/min pode não ser caro, depende. Barato é que não é. Sobretudo quando falas de postos em grandes superfícies, em que a energia lhes custa 5cts/kWh.
BrunoFonseca Escreveu:
04 mai 2021, 18:55
O investimento para fazer uma estação de carregamento com N postos, espaço, baterias de armazenamento e paineis/eolicas para produzir energia, teria um custo gigante
Ao dinheiro dos nossos impostos já enterrado na MobiE, muito poderia ter sido feito.
De qualquer forma, não acho que baterias, painéis e eólicas seja um investimento razoável para uma estação de carregamento. Podia ser feito era investimento para parques renováveis que fossem compensar a energia gasta nos postos.
Mas não sei se é viável ter produção local para 1 PCR a trabalhar com boa utilização. Baterias capazes de debitar 50kW durante 1h não são coisas simpáticas, produção para gerar 500kWh por dia também não é nada de pequeno. E isto para um PCR. Quanto mais para vários postos...
Acho que faria sentido esses players terem incentivos para instalar parques renováveis, eventualmente perto dos postos, mas não que dependam dessa energia.
Como está actualmente o OPC tem zero incentivos para sequer usar MT, quanto mais renováveis.
BrunoFonseca Escreveu:
04 mai 2021, 18:55
Ou então ficaria reservado apenas aos que podem, como as Galp ou EDP...
Confesso que não percebo esta aversão aos grandes players. Como é óbvio quem tem dedos é que toca viola. Em todo o lado é isso que vejo, grandes redes nacionais e localmente players locais.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 04 mai 2021, 19:52

BrunoAlves Escreveu:
04 mai 2021, 19:44
rimsilva Escreveu:
04 mai 2021, 17:39
poderiamos estar muito melhor se não existisse o actual modelo, essa é a minha convicção.
Precisamente. No modelo como está o utilizador leva a soma das partes e entre elas há zero interesse pelo valor final, uma vez que não o compõem.
35cts/min pode não ser caro, depende. Barato é que não é. Sobretudo quando falas de postos em grandes superfícies, em que a energia lhes custa 5cts/kWh.
BrunoFonseca Escreveu:
04 mai 2021, 18:55
O investimento para fazer uma estação de carregamento com N postos, espaço, baterias de armazenamento e paineis/eolicas para produzir energia, teria um custo gigante
Ao dinheiro dos nossos impostos já enterrado na MobiE, muito poderia ter sido feito.
De qualquer forma, não acho que baterias, painéis e eólicas seja um investimento razoável para uma estação de carregamento. Podia ser feito era investimento para parques renováveis que fossem compensar a energia gasta nos postos.
Mas não sei se é viável ter produção local para 1 PCR a trabalhar com boa utilização. Baterias capazes de debitar 50kW durante 1h não são coisas simpáticas, produção para gerar 500kWh por dia também não é nada de pequeno. E isto para um PCR. Quanto mais para vários postos...
BrunoFonseca Escreveu:
04 mai 2021, 18:55
Ou então ficaria reservado apenas aos que podem, como as Galp ou EDP...
Confesso que não percebo esta aversão aos grandes players. Como é óbvio quem tem dedos é que toca viola. Em todo o lado é isso que vejo, grandes redes nacionais e localmente players locais.
Compreendes que quando referi as baterias e paineis estava a referir-me a um comentário anterior sobre autoconsumo, certo?
Quanto aos grandes players não tenho nada contra. Mas como sabes (se calhar melhor que eu) estes grandes players demoraram a adoptar a ME. No inicio quem é que tinha postos? Mobilectric, Mota Engil, KLC e PowerDot (com outro nome tipo Horizonte Distante ou qq coisa do género).
Isto é, os grandes players só entram quando lhes cheira a negócio. E é neste ponto que considero que o actual modelo ajudou a promover o investimento de pequenos players.

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 04 mai 2021, 20:47

BrunoFonseca Escreveu:
04 mai 2021, 19:52
Compreendes que quando referi as baterias e paineis estava a referir-me a um comentário anterior sobre autoconsumo, certo?
Não entendi assim de facto. O comentário anterior é do rimsilva que parece falar explicitamente de produção renovável para os postos (assim reduzindo o seu consumo da rede). Neste sentido é que não acho viável falar de baterias e alimentação exclusivamente renovável dos postos (a Tesla anunciou-o agora e acho que é meio BS, mas isso é outro tema).
BrunoFonseca Escreveu:
04 mai 2021, 19:52
No inicio quem é que tinha postos? Mobilectric, Mota Engil, KLC e PowerDot
"olhe que não shôdôtôr, olhe que não" :mrgreen: (a brincar claro ;) )
Antes disso tivemos uma Galp a sustentar 5 PCR anos e anos a fio, antes de sequer haver um vislumbre do que seria hoje.
A mobiletric, foi-me dito exactamente num exemplo desses que dei, que está muito longe de ser um pequeno player, uma vez que tem um dos maiores grupos automóveis por trás.
Os restantes, apareceram mais tarde e a conta gotas. No primeiro concurso público (terá sido a partir daí que a coisa mexeu) a mobiletric ficou com o "bife do lombo", os melhores postos no centro das maiores cidades (ainda que depois a incompetência do costume os tenha obrigado a gramar MUITO tempo de carregamentos gratuitos - mas não foi por caridade que eles se meteram nisso certamente!), os restantes eram quem? Galp, EDP, Prio. Os restantes players vieram mais tarde (nomeadamente a KLC nos LIDL) e sim, um ou outro posto de players menores.
Mas quem entrou pela madeira inicialmente foram os grandes.

Até porque só para ser CEME é que basta respirar. Qualquer OPC tem de investir, grande ou pequeno. Um CEME compra o Primavera e está feito. Este modelo favorece os pequenos CEME, isso sim!
Agora OPC? Porque é que um OPC que pague o que já paga por postos, instalação, agora help desk 24/7 (que bem sabemos muito tem falhado em vários casos), garantias de milhares, etc... Onde é que este modelo lhes facilita a vida?
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 04 mai 2021, 22:52

O principal benefício que vejo em ter baterias nos PCR é permitir a diminuição da potência contratada e também da potência tomada em ponta, o que nos abastecimentos em Média Tensão pode reduzir substancialmente a factura.

Como não percebo quase nada do modelo não sei quem ficaria beneficiado com esta forma de usar baterias.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 04 mai 2021, 23:23

No modelo isso não trás benefício, pois o OPC não paga a potência. Mesmo quando está numa instalação partilhada, o cliente de energia paga a potência subtraída da potência usada nos PCVE.

Fora do modelo sim, pode ser (muito) benéfico, especialmente em horas de ponta.

Esta é uma das grandes falhas do modelo, como já disse várias vezes, pois não permite aproveitar o auto-consumo. Não significa que não possa ser corrigido, claro.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 05 mai 2021, 09:54

BrunoFonseca Escreveu:
04 mai 2021, 18:55
rimsilva Escreveu:
04 mai 2021, 17:39
Além disso temos a impossibilidade de aproveitar o autoprodução de energia e outras estratégias que os OPC poderiam utilizar para apresentar preços mais baixos.
Conceptualmente era o ideal, mas corrijam-se se estiver errado:
O investimento para fazer uma estação de carregamento com N postos, espaço, baterias de armazenamento e paineis/eolicas para produzir energia, teria um custo gigante.
Como ninguém anda aqui para servir de bom samaritano, e imaginando um ROI entre 5 (ou mesmo 10 anos) significaria que os preços a praticar teriam de ser absurdamente elevados.
Ou então ficaria reservado apenas aos que podem, como as Galp ou EDP...
A autoprodução ainda é algo longinquo para muitos operadores, no entanto terá de ser um objectivo a alcançar, em Espanha a Easycharger já começou a disponibilizar locais de carregamento com estas caracteristicas (sem aumentar preços), mesmo que seja uma "manobra" de marketing, é um começo e por cá acredito que a Helexia teria todo o interesse em avançar com um projecto idêntico.
Nem tudo tem de ser visto no imediato ou ter de ser adoptado por todos os players no mercado.
BrunoAlves Escreveu:
04 mai 2021, 20:47
Não entendi assim de facto. O comentário anterior é do rimsilva que parece falar explicitamente de produção renovável para os postos (assim reduzindo o seu consumo da rede). Neste sentido é que não acho viável falar de baterias e alimentação exclusivamente renovável dos postos (a Tesla anunciou-o agora e acho que é meio BS, mas isso é outro tema).
Sim, aproveitar produção de energia de fontes renováveis para carregamentos, sem depender da rede (mais uma vez realço que não terá de ser uma solução 100% funcional e independente da rede, é uma alternativa para quem tiver condições e interesse em o fazer).

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 05 mai 2021, 10:36

Por exemplo no fórum Montijo todo o parque dos carregadores esta coberto por painéis. Não sei qual a potencia instalada, nem sei se os painéis alimentam directamente os carregadores. Provavelmente não. Provavelmente alimentam o centro comercial que acaba indirectamente por alimentarem os carregadores. Se o centro comercial poupar na conta da luz, com outro modelo, o OPC (se fosse o dono do centro comercial) poderiam ter um preço mais baixo no carregamento. Neste exemplo não há necessidade de baterias.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 06 mai 2021, 10:26

Não faltam exemplos como esse e são cada vez mais, muitos com intervenção directa de um OPC, a Helexia.
Última edição por rimsilva em 07 mai 2021, 15:31, editado 1 vez no total.

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