Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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rimsilva
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 18 jun 2021, 15:43

Nonnus Escreveu:
18 jun 2021, 10:18
[
A ME em Portugal nasceu sobre isto:
zeuz Escreveu:
18 jun 2021, 09:51
TEORIA

A existência de um sistema centralizado permite um só cartão para usar qualquer ponto de carregamento da rede, saber o estado funcional de cada ponto de carregamento, saber a ocupação de cada posto ligado à rede, desde que esteja online, congregar a informação sobre as sessões de carregamento de forma independente e padronizada. Isto tudo permite a existência de uma API para consulta de toda esta informação.
A teoria permitiria muito mais do que isso.
Ao saber o estado funcional e no caso de o posto estar avariado, o OPC teria de reparar o posto em tempo util, não o fazendo teria de pagar uma multa ou via o posto ser removido da rede, ter alguma garantia do funcionamento da rede ao nivel nacional seria algo fantástico.

Depois (agora já sou eu a inventar) ter toda a informação da rede centralizada seria uma ferramenta espectacular para perceber onde eram necessários mais postos de carregamento ou "alertar" para a necessidade de implementar algumas medidas de forma a aumentar a utilização da rede em determinados locais/vias.

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zeuz
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 18 jun 2021, 17:12

rimsilva Escreveu:
18 jun 2021, 15:43
Depois (agora já sou eu a inventar) ter toda a informação da rede centralizada seria uma ferramenta espectacular para perceber onde eram necessários mais postos de carregamento ou "alertar" para a necessidade de implementar algumas medidas de forma a aumentar a utilização da rede em determinados locais/vias.
Não estás a inventar.
Chamasse Business Intelligence:
https://en.wikipedia.org/wiki/Business_intelligence
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pbaptista
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por pbaptista » 18 jun 2021, 20:43

Fiquei surpreendido por ainda não ter pago o carregamento que fiz no PCUR de Castelo Branco em Maio, a miio já cobrou o mês de Maio mas esse carregamento ainda está "Em validação".
Enfim, para mim é óbvio que para o consumidor o que interessa é o que paga no fim, independentemente das parcelas, não consigo descortinar vantagens no modelo que temos.

Num destes fins de semana prolongados fui ao Algarve, num ICE e parei numa estação de serviço para abastecer ,mas a fila era tão grande que segui viagem, depois pensei que se 20% dos carros que iam em direção ao Algarve fossem eléctricos não havia infraestrutura para carregar sem perder muitas horas à espera de vez, mesmo que tivéssemos 20 carregadores em cada Estação de serviço.

E a nossa capacidade de produção de energia eléctrica aguenta um consumo desta dimensão?
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

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BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 18 jun 2021, 23:46

Com todos os defeitos que o modelo tem, e são quase incontáveis digo eu, mas esta realidade não é realidade (oi? está tudo bem? :mrgreen: )
pbaptista Escreveu:
18 jun 2021, 20:43
depois pensei que se 20% dos carros que iam em direção ao Algarve fossem eléctricos não havia infraestrutura para carregar sem perder muitas horas à espera de vez, mesmo que tivéssemos 20 carregadores em cada Estação de serviço.
Isto é falso. 20% das pessoas que iriam em direcção ao Algarve teriam condições para carregar em casa ou antes de se meter ao caminho. Não teriam necessidade de parar na viagem porque não dependem exclusivamente de postos para além da tomada. Alguns claro. Todos? Muito menos.
pbaptista Escreveu:
18 jun 2021, 20:43
a nossa capacidade de produção de energia eléctrica aguenta um consumo desta dimensão?
Há pouco tempo dizia um "cabeçudo" da EDP que, se TODOS os veículos ligeiros do país fossem instantaneamente eléctricos, a demanda de energia adicional era de 14%. Ora como é óbvio TODOS os ligeiros demorarão anos largos a passar a eléctricos, isso é um não problema ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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alexmol
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 19 jun 2021, 00:46

Esse valor de 14% não contempla a poupança de energia eléctrica nas refinarias e distribuição de combustíveis.
Não havendo necessidade de refinar tanto o aumento real será mais baixo.

Quanto ao carregar em viagem para o Algarve basta olhar para o que acontece nos países que estão à nossa frente em termos de adopção. Desde que a rede vá crescendo com o número de VE's não há drama.

Drama drama é este modelo na hora de explicar a alguém novo como se sabe quanto se vai pagar pelo carregamento.
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pbaptista
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por pbaptista » 19 jun 2021, 01:41

BrunoAlves Escreveu:
18 jun 2021, 23:46
Isto é falso. 20% das pessoas que iriam em direcção ao Algarve teriam condições para carregar em casa ou antes de se meter ao caminho. Não teriam necessidade de parar na viagem porque não dependem exclusivamente de postos para além da tomada. Alguns claro. Todos? Muito menos.
Espera, vives num Portugal diferente do meu... :D :D
1-A maior parte das pessoas que vive nas grandes cidades não tem condições para carregar em casa.
2-A quantidade de pessoas que vêm do norte ao Algarve é imensa, só passando na A13 nestes fins de semana é que percebe isso.
3-A quantidade de pessoas que vão de Lisboa para o Norte é imensa, só passando na A8 ou na A1 nestas alturas é que percebe isso.
4-Não há muitos carros no mercado com autonomia para vir carregado, com duas pessoas ou mais, a velocidades normais de AE (120/130) e com AC para vir do Algarve até Lisboa ou vice versa (+300km).


BrunoAlves Escreveu:
18 jun 2021, 23:46
Há pouco tempo dizia um "cabeçudo" da EDP que, se TODOS os veículos ligeiros do país fossem instantaneamente eléctricos, a demanda de energia adicional era de 14%. Ora como é óbvio TODOS os ligeiros demorarão anos largos a passar a eléctricos, isso é um não problema ;)
Eu, em minha casa e devido ao confinamento até nem ando muito (cerca de 1400km/mês), aumentei o meu consumo cerca de 80% .... ok, há quem não tenha carro e o valor médio até pode ser esses 14%, mas criar infra-estruturas para abastecer milhares de carros nestas alturas de ponta, no meio do nada, para uma dúzia de dias de ponta por ano não me parece que seja fácil do ponto de vista do retorno financeiro.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 19 jun 2021, 05:54

Dito assim parece um exagero. 80% versus 14%. Estás a falar de percentagens. Aumentaste 80% de quanto? 80% de 10 não é a mesma coisa de 50. E o mesmo se aplica aos 14%. 14% de aumento no consumo de energia de um país não é nada de escandaloso e era preciso todos os ICEs desaparecerem.

Por exemplo no meu caso quando o meu carro fazia 200km por dia o aumento foi cerca de 40%.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por JLMF » 19 jun 2021, 10:25

Em Portugal a eletricidade residencial representava em 2019 apenas 27% do total do consumo nacional.

pbaptista
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por pbaptista » 19 jun 2021, 10:52

alexmol Escreveu:
19 jun 2021, 00:46
Esse valor de 14% não contempla a poupança de energia eléctrica nas refinarias e distribuição de combustíveis.
Não havendo necessidade de refinar tanto o aumento real será mais baixo.
Pois, não sei o consumo de electricidade derivado da refinação, nem o impacto que este terá no consumo global, até porque no processo de refinação também se obtém outros produtos, que necessitam de temperaturas superiores para serem refinados, tens alguma ideia?
alexmol Escreveu:
19 jun 2021, 00:46
Quanto ao carregar em viagem para o Algarve basta olhar para o que acontece nos países que estão à nossa frente em termos de adopção. Desde que a rede vá crescendo com o número de VE's não há drama.
Queres dar alguns exemplos de países com mais VE que nós que tenham milhares de carros a deslocarem-se por uma única auto estrada, fazendo umas centenas de Km, apenas num dia?
Claro que o facto de existirem muitos VE não é sinónimo que os usem nestas situações, como eu não usei.
alexmol Escreveu:
19 jun 2021, 00:46
Drama drama é este modelo na hora de explicar a alguém novo como se sabe quanto se vai pagar pelo carregamento.
Sem duvida, o modelo é confuso, eu carreguei há 3 semanas em Castelo Branco e ainda não sei quanto vou pagar,tenho duas estimativas, claro que a variação não será muita, mas nos dias de hoje é incompreensível.
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BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 19 jun 2021, 10:53

pbaptista Escreveu:
19 jun 2021, 01:41
1-A maior parte das pessoas que vive nas grandes cidades não tem condições para carregar em casa.
Sim, mas
https://expresso.pt/sociedade/2021-05-2 ... --c9023c01
46% vivem em apartamentos, logo 54% não vivem em apartamentos. Dos que moram em apartamentos, alguma parte tem condições para carregar em casa (eu por exemplo). Outros terão possibilidade técnica de vir a carregar em casa. E outros certamente que não terão. Mas uma grande parte pode ou vai poder carregar em casa. E mesmo que não carreguem em casa, falando na viagem para o Algarve eu preferia carregar num PCN no dia anterior e não precisar de carregar durante a viagem ou minimizar essa necessidade.

Claro, quem vier do Porto não tem grande escapatória a carregar pelo caminho, mas de Lisboa para o Algarve directo (ou para o Porto) já se faz, e no futuro ainda mais.
Se vão ser todos os carros? Claro que não. Mas uma parte deles sim, e é essa parte que irá aliviar essas pontas.

Concordo que criar as infraestruturas para isso vá ser um desafio, basta ver o SuC de Alcácer que passa grande parte do ano às moscas e nos fds prolongados e verão podia ter o dobro dos postos que tinham que fazer. É algo que os operadores terão de racionalizar com o aumento da procura.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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