Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
https://www.facebook.com/exameinformati ... 1/?app=fbl
Mais um Volt.
Mesmo no final é dito que ter vários carregadores no mesmo local de OPC diferentes pode ser mau e que provavelmente iria fazer com que o acesso (contracto celebrado) teria que ser pago. Tenho alguma dificuldade em perceber este raciocínio. Sendo que só a ideia de se continuar a insistir na ideia de contracto, enfim. Depois o contracto é celebrado com o CEME nunca com o OPC. O modelo (CEME + OPC) é tão simples que até o presidente da mobie.e tem dificuldade em perceber qual é o papel de cada um.
A mim faz-me sentido exactamente o oposto. Ainda ontem na TV passou um exemplo em que duas bombas de combustível frente a frente, uma tinha o combustível 15 cêntimos mais barato que a outra.
Continua-se a insistir que andar em Espanha é uma dor de cabeça, talvez devam convidar o rnlcarlov para num próximo programa ele explicar como faz com o seu ioniq 28. Fica a ideia.
Uma última nota "o sector energético ainda não evoluiu para o auto consumo". Olha e pensar que hoje é permitido não só termos auto consumo como se quisermos podemos vender o excedente.
"O sol só existe durante o dia" . Isto para justificar que o posto teria de estar sempre ligado a rede. Acho que nunca ninguém pós isso em causa. O ponto é, aquilo que se produzir não se está a puxar da rede.
Não existe uma coisa que se chama baterias? Parece já ter visto alguma coisa do gênero naqueles países que não tem o nosso modelo.
Mais um Volt.
Mesmo no final é dito que ter vários carregadores no mesmo local de OPC diferentes pode ser mau e que provavelmente iria fazer com que o acesso (contracto celebrado) teria que ser pago. Tenho alguma dificuldade em perceber este raciocínio. Sendo que só a ideia de se continuar a insistir na ideia de contracto, enfim. Depois o contracto é celebrado com o CEME nunca com o OPC. O modelo (CEME + OPC) é tão simples que até o presidente da mobie.e tem dificuldade em perceber qual é o papel de cada um.
A mim faz-me sentido exactamente o oposto. Ainda ontem na TV passou um exemplo em que duas bombas de combustível frente a frente, uma tinha o combustível 15 cêntimos mais barato que a outra.
Continua-se a insistir que andar em Espanha é uma dor de cabeça, talvez devam convidar o rnlcarlov para num próximo programa ele explicar como faz com o seu ioniq 28. Fica a ideia.
Uma última nota "o sector energético ainda não evoluiu para o auto consumo". Olha e pensar que hoje é permitido não só termos auto consumo como se quisermos podemos vender o excedente.
"O sol só existe durante o dia" . Isto para justificar que o posto teria de estar sempre ligado a rede. Acho que nunca ninguém pós isso em causa. O ponto é, aquilo que se produzir não se está a puxar da rede.
Não existe uma coisa que se chama baterias? Parece já ter visto alguma coisa do gênero naqueles países que não tem o nosso modelo.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Mas então e aquela coisa de podermos usar qualquer cartão de CEME em qualquer PC de OPC diferentes?! O modelo não advoga como vantagem haver vários players no mercado?! Então ter vários players no mesmo sítio é mau?! Para os OPC, acredito, mas então e os UVE?!Nonnus Escreveu: ↑31 mar 2022, 03:42Mesmo no final é dito que ter vários carregadores no mesmo local de OPC diferentes pode ser mau e que provavelmente iria fazer com que o acesso (contracto celebrado) teria que ser pago. Tenho alguma dificuldade em perceber este raciocínio. Sendo que só a ideia de se continuar a insistir na ideia de contracto, enfim. Depois o contracto é celebrado com o CEME nunca com o OPC. O modelo (CEME + OPC) é tão simples que até o presidente da mobie.e tem dificuldade em perceber qual é o papel de cada um.
Em Setúbal havia um posto de combustível da GALP que, por estar do lado oposto da estrada a um posto de combustível da Auchan, praticava preços semelhantes, ou seja, bastante mais baixos que na restante rede GALP. Tinha inclusive uma marca diferente dentro do branding da GALP!
Entretanto esse posto de combustível da Auchan fechou e a GALP voltou a praticar os seus preços normais, assim como o seu branding.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Espera, estás a falar daquele que era Galp base ou coisa assim na Av. Infante Dom Henrique? Sempre achei estranho por não ver mais nenhum posto com essa designação em qualquer outro lugar.zeuz Escreveu: ↑31 mar 2022, 09:55
Em Setúbal havia um posto de combustível da GALP que, por estar do lado oposto da estrada a um posto de combustível da Auchan, praticava preços semelhantes, ou seja, bastante mais baixos que na restante rede GALP. Tinha inclusive uma marca diferente dentro do branding da GALP!
Entretanto esse posto de combustível da Auchan fechou e a GALP voltou a praticar os seus preços normais, assim como o seu branding.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Se é esse, acabou por acabar porque foram multados porque a mesma empresa fazia dois preços diferentes no mesmo produto.
Noticia curiosa da AutoPortal:
O acp deu-se ao trabalho de pedir testes laboratoriais e comparar os combustíveis da Galp base com os normais...
ACP denuncia que combustíveis de baixo custo da Galp são iguais aos restantes
Automóvel Clube Português afirma que combustíveis vendidos no posto Galp Base têm aditivos, caindo por terra a justificação apresentada pela Galp
ACP denuncia que combustíveis de baixo custo da Galp são iguais aos restantes
O Automóvel Clube Português (ACP) afirmou hoje que o combustível vendido nas estações de serviço de baixo custo da Galp é igual ao comercializado nas outras bombas de gasolina, segundo testes que realizou em laboratórios internacionais.
“Os testes laboratoriais provam que o ACP tem razão: os combustíveis vendidos no posto Galp Base, de Setúbal, têm aditivos, caindo por terra a justificação apresentada pela Galp (a ausência de aditivos) para a redução de preços”, refere o ACP em comunicado hoje divulgado.
A associação informa ainda que apresentou, na passada segunda feira, a contestação do processo judicial que a Galp intentou contra o ACP, e que anunciou no parlamento em Outubro passado, e adianta que se defende assim “deste ataque sem precedentes contra o seu papel na sociedade”.
Fonte : AutoPortal
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Yep! Era único no país! Agora que já não têm concorrência na mesma rua, voltou a ser GALP "normal".rnlcarlov Escreveu: ↑31 mar 2022, 10:24Espera, estás a falar daquele que era Galp base ou coisa assim na Av. Infante Dom Henrique? Sempre achei estranho por não ver mais nenhum posto com essa designação em qualquer outro lugar.zeuz Escreveu: ↑31 mar 2022, 09:55
Em Setúbal havia um posto de combustível da GALP que, por estar do lado oposto da estrada a um posto de combustível da Auchan, praticava preços semelhantes, ou seja, bastante mais baixos que na restante rede GALP. Tinha inclusive uma marca diferente dentro do branding da GALP!
Entretanto esse posto de combustível da Auchan fechou e a GALP voltou a praticar os seus preços normais, assim como o seu branding.
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Como seria de esperar! Alguma vez iriam alterar a logística, com os respectivos custos, para apenas abastecer um posto de combustível em todo o país?!Nonnus Escreveu: ↑31 mar 2022, 10:36Se é esse, acabou por acabar porque foram multados porque a mesma empresa fazia dois preços diferentes no mesmo produto.
Noticia curiosa da AutoPortal:
O acp deu-se ao trabalho de pedir testes laboratoriais e comparar os combustíveis da Galp base com os normais...
ACP denuncia que combustíveis de baixo custo da Galp são iguais aos restantes
Automóvel Clube Português afirma que combustíveis vendidos no posto Galp Base têm aditivos, caindo por terra a justificação apresentada pela Galp
ACP denuncia que combustíveis de baixo custo da Galp são iguais aos restantes
O Automóvel Clube Português (ACP) afirmou hoje que o combustível vendido nas estações de serviço de baixo custo da Galp é igual ao comercializado nas outras bombas de gasolina, segundo testes que realizou em laboratórios internacionais.
“Os testes laboratoriais provam que o ACP tem razão: os combustíveis vendidos no posto Galp Base, de Setúbal, têm aditivos, caindo por terra a justificação apresentada pela Galp (a ausência de aditivos) para a redução de preços”, refere o ACP em comunicado hoje divulgado.
A associação informa ainda que apresentou, na passada segunda feira, a contestação do processo judicial que a Galp intentou contra o ACP, e que anunciou no parlamento em Outubro passado, e adianta que se defende assim “deste ataque sem precedentes contra o seu papel na sociedade”.
Fonte : AutoPortal
Mas acabaram por ter sorte, porque o posto de combustível da Auchan nessa rua foi substituído por outra infraestrutura, ficando apenas o que está à saída de Setúbal em direcção à universidade.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Durante a semana passada aconteceu algo que já tinha visto aqui relatado por muitos de vocês.
Cheguei ao Continente de Évora para carregar e estava um espanhol com Model 3 estacionado sem estar a carregar. Depois de me ver a carregar dirigiu-se a mim e perguntou-me como se fazia para carregar. Expliquei que naquele sitio era preciso um cartão especifico do supermercado e uma aplicação.
Depois perguntou-me como era nos outros postos. Expliquei que era preciso um cartão (contracto, abri a minha carteira dos cartões únicos) de um dos CEMEs e que havia uma aplicação miio que em alguns sítios permitia carregar sem contracto, mas que não eram muitos. Mostrei-lhe aplicação e o nº de postos em Portugal. Expliquei-lhe que o nosso modelo era um bocado difícil de entender porque os postos não tem indicação de como fazer para carregar, quem gere o posto é uma empresa e quem gere os carregamentos é outra. Isto tudo em portugalhol. Solução, caso não conseguisse carregar em Évora com a Miio deslocar-se a Montemor- o-Novo para ir aos SuC´s.
Ainda eu não tinha acabado de explicar ao espanhol a maravilha que é o nosso modelo para quem vem de fora e estava já um português a perguntar-me o mesmo. Trabalha na KIA e tinham-lhe entregado um e-Niro mas sem cartão de carregamentos.
Expliquei-lhe quera era preciso ter cartão Continente, o Sr. tinha, disse-lhe para instalar a aplicação, o senhor instalou, disse-lhe para adicionar um cartão de credito, o senhor adicionou e, quando que acabei de carregar carregou ele. Perguntou-me, então e para carregar nos outros postos? Voltei a explicar o mesmo que expliquei ao espanhol.
Agora é refletir sobre o cartão único e facilidade que é para quem nunca teve contacto com um posto de carregamento, onde não há nenhuma informação de como proceder para carregar. A miio não é o modelo, e se o Continente não é para toda a gente porque exige um cartão do supermercado, já o nosso cartão único...
Cheguei ao Continente de Évora para carregar e estava um espanhol com Model 3 estacionado sem estar a carregar. Depois de me ver a carregar dirigiu-se a mim e perguntou-me como se fazia para carregar. Expliquei que naquele sitio era preciso um cartão especifico do supermercado e uma aplicação.
Depois perguntou-me como era nos outros postos. Expliquei que era preciso um cartão (contracto, abri a minha carteira dos cartões únicos) de um dos CEMEs e que havia uma aplicação miio que em alguns sítios permitia carregar sem contracto, mas que não eram muitos. Mostrei-lhe aplicação e o nº de postos em Portugal. Expliquei-lhe que o nosso modelo era um bocado difícil de entender porque os postos não tem indicação de como fazer para carregar, quem gere o posto é uma empresa e quem gere os carregamentos é outra. Isto tudo em portugalhol. Solução, caso não conseguisse carregar em Évora com a Miio deslocar-se a Montemor- o-Novo para ir aos SuC´s.
Ainda eu não tinha acabado de explicar ao espanhol a maravilha que é o nosso modelo para quem vem de fora e estava já um português a perguntar-me o mesmo. Trabalha na KIA e tinham-lhe entregado um e-Niro mas sem cartão de carregamentos.
Expliquei-lhe quera era preciso ter cartão Continente, o Sr. tinha, disse-lhe para instalar a aplicação, o senhor instalou, disse-lhe para adicionar um cartão de credito, o senhor adicionou e, quando que acabei de carregar carregou ele. Perguntou-me, então e para carregar nos outros postos? Voltei a explicar o mesmo que expliquei ao espanhol.
Agora é refletir sobre o cartão único e facilidade que é para quem nunca teve contacto com um posto de carregamento, onde não há nenhuma informação de como proceder para carregar. A miio não é o modelo, e se o Continente não é para toda a gente porque exige um cartão do supermercado, já o nosso cartão único...
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Tenho a certeza absoluta de que esse Sr. espanhol voltou para Espanha maravilhado com o modelo esquisito português
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Tem sempre aquela grande inovação (que já existia por toda a europa) dos "carregamentos ah-hoc", pode é ficar com os cabelos em pé (se os tiver) quando vir a conta no fim!
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Num grupo que não é sobre mobilidade electrica houve um individuo que perguntou isto:
Espera, vender energia tem de ser CEME, quem escolhe o CEME é o dono do carro, portanto esquece lá isso.
Mais uma vez fica demonstrado que o nosso modelo facilita a entrada de qualquer um na instalação de postos de carregamento. De certeza que este individuo depois de ter percebido como funciona o nosso modelo continua cheio de vontade de gastar dinheiro num carregador para por na sua oficina para depois o CEME ganhar dinheiro.
Algum membro daqueles que só vê mais valias no nosso modelo pode elucidar o rapaz de como fazer. Ler com atenção, porque o rapaz quer aproveitar os painéis solares para vender a energia no ponto de carregamento.Boas alguém sabe como funciona ou a melhor solução para criar um posto de venda como comercializador de energia elétrica para carros elétricos, tenho uma oficina com boa localização sem carregadores na zona, e como num futuro próximo estou a pensar instalar painéis no armazém seria um bom partido
Espera, vender energia tem de ser CEME, quem escolhe o CEME é o dono do carro, portanto esquece lá isso.
Mais uma vez fica demonstrado que o nosso modelo facilita a entrada de qualquer um na instalação de postos de carregamento. De certeza que este individuo depois de ter percebido como funciona o nosso modelo continua cheio de vontade de gastar dinheiro num carregador para por na sua oficina para depois o CEME ganhar dinheiro.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Embora eu não me qualifique para responder posso mandar uma posta de pescada!Nonnus Escreveu: ↑14 mai 2022, 14:28Num grupo que não é sobre mobilidade electrica houve um individuo que perguntou isto:
Algum membro daqueles que só vê mais valias no nosso modelo pode elucidar o rapaz de como fazer. Ler com atenção, porque o rapaz quer aproveitar os painéis solares para vender a energia no ponto de carregamento.Boas alguém sabe como funciona ou a melhor solução para criar um posto de venda como comercializador de energia elétrica para carros elétricos, tenho uma oficina com boa localização sem carregadores na zona, e como num futuro próximo estou a pensar instalar painéis no armazém seria um bom partido
DISCLAIMER: Apenas para fins de entretenimento
Primeiro ele tem de tratar da burocracia e papelada para vender todo o excedente de produção à rede e fazer um contrato de compra desse excedente.
Depois faz um acordo com um OPC que lhe irá lá montar um posto de carregamento, tratar da integração do mesmo na Mobi.E e explorar o posto dando uma percentagem do lucro ao dono da oficina.
Depois... e esta é a parte mais importante, quando os painéis não estiverem a produzir desliga o posto esperando que o OPC não se chateie com isso!