Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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Nonnus
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 12 mai 2021, 14:15

Vamos comparar com o nosso modelo.

https://youtu.be/3-3WoyZiOTY?t=491

Realço: "so simple to use, you saw how i did. Not a special card, your bank card."

Claramente precisa de vir a Portugal conhecer o nosso modelo. :lol:
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- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
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BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 12 mai 2021, 14:21

Pricing: 30p/kWh. Com cartão bancário. Pronto.
Visa. Mastercard. American Express. Onde é que eu já tinha visto isto? Ah já sei. EM TODO O LADO!
Última edição por BrunoAlves em 12 mai 2021, 14:22, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Nonnus
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 12 mai 2021, 14:22

Estes ingleses gostam mesmo de complicar o que é simples. Não aprendem nada connosco. :twisted:
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jfr2006
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por jfr2006 » 12 mai 2021, 14:53

Não pode ser...é muito simples....

Depois como é que o carregador ia passar a factura? Tinha de ter uma impressora...

Ou melhor..quem é que ia pagar as taxas de transação milionárias, que só devem existir neste país :roll: :roll:

Realmente, continuar a insistir neste modelo e dizer que é um exemplo ou melhor do mundo é apenas um tentar de atirar de areia para os olhos dos UVE (Utilizadores de Veículos Eléctricos, não aqueles outros... :roll: ) :twisted: :twisted:

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ljbmartins
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por ljbmartins » 13 mai 2021, 13:05

BrunoAlves Escreveu:
12 mai 2021, 14:21
Pricing: 30p/kWh. Com cartão bancário. Pronto.
Visa. Mastercard. American Express. Onde é que eu já tinha visto isto? Ah já sei. EM TODO O LADO!
Não acredito. Existem malucos neste mundo que vendem energia em kWh e não em tempo ? Devem estar completamente desorientados, coitados. E sabemos antes de abastecer quanto vamos pagar? E temos várias "mangueiras" para abastecer ao mesmo tempo? E podemos simplesmente usar um cartão bancário?
Já alguém avisou os comichosos da mobi-e que isso deve ser uma ilegalidade?
Pronto nem tudo é perfeito, os popós VE também ficam a torrar ao sol (ou à chuva que é mais natural naquelas paragens).
O meu VE é abastecido em kWh. O gajo não "pasta" minutos vá-se lá a saber porquê. :evil:

RJSC
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por RJSC » 20 mai 2021, 09:10

Isto vem daqui: viewtopic.php?f=29&t=8296
rimsilva Escreveu:
19 mai 2021, 15:21
mafgod Escreveu:
19 mai 2021, 13:57
mjr Escreveu:
19 mai 2021, 11:21
Ikea Matosinhos, com o CEME Prio.e.
Ok, aqui para o sul os IKEAs já não dão borla :-(

Mas se usar um cartão CEME, neste caso da PRIO.e apesar do OPC ser zero, terá de pagar sempre ao CEME, mais as outras taxinhas, certo?
Pensava que a politica era a mesma para todos os IKEA, mas efectivamente em Matosinhos é anunciado que o cartão CEME Prio não cobra a energia, mas não sei mais pormenores, porque nunca usei e há bastante tempo que não vou lá.
Então não era suposto o modelo garantir que não se podia discriminar combinações de CEME e OPC?
Como é que com CEME Prio não se paga e com os outros se paga?
Tinham que cobrar na mesma cada minuto de carregamento, ou com outros OPC também não haveria lugar à cobrança da energia.
Não vou agora aderir à Prio com o seu modelo de cobrar energia por minuto que repugno, só por causa de eventualmente uma vez por ano passar no IKEA de Matosinhos.

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rimsilva
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 20 mai 2021, 17:23

RJSC Escreveu:
20 mai 2021, 09:10
Isto vem daqui: viewtopic.php?f=29&t=8296
rimsilva Escreveu:
19 mai 2021, 15:21
mafgod Escreveu:
19 mai 2021, 13:57
Ok, aqui para o sul os IKEAs já não dão borla :-(

Mas se usar um cartão CEME, neste caso da PRIO.e apesar do OPC ser zero, terá de pagar sempre ao CEME, mais as outras taxinhas, certo?
Pensava que a politica era a mesma para todos os IKEA, mas efectivamente em Matosinhos é anunciado que o cartão CEME Prio não cobra a energia, mas não sei mais pormenores, porque nunca usei e há bastante tempo que não vou lá.
Então não era suposto o modelo garantir que não se podia discriminar combinações de CEME e OPC?
Como é que com CEME Prio não se paga e com os outros se paga?
Tinham que cobrar na mesma cada minuto de carregamento, ou com outros OPC também não haveria lugar à cobrança da energia.
Não vou agora aderir à Prio com o seu modelo de cobrar energia por minuto que repugno, só por causa de eventualmente uma vez por ano passar no IKEA de Matosinhos.
Posso estar enganado, mas o que estava garantido eram os preços dos OPC afixados nos postos e iguais para todos os utilizadores, independente do cartão a ser usado.

A politica de preços do CEME já será de acordo com o contrato entre o CEME e o UVE.

Por uma questão de principio, se o OPC não pode privilegiar CEMEs, os CEMEs também não deveriam poder previlegiar OPCs, mas a realidade é que isso pode e está a acontecer.

A BMW chaging disponibiliza um plano Ionity, com preços totalmente diferentes dos 0,82€/kWh anunciados.

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alexmol
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 26 mai 2021, 22:30

Gameiro101 Escreveu:
05 abr 2021, 18:45
Nunca percebi a parte de quererem reservar o posto, qual seria a utilidade?
Bom, parece que há quem ache útil, mesmo num país com oferta talvez ainda pior que a nossa.

https://electrek.co/2021/05/26/evgo-lau ... est-coast/
EVgo Reservations

In a recent press release, EVgo announced 17 locations that now feature the new EVgo Reservations program. The company’s software team developed this new feature by integrating various makes and. models of EV fast chargers with its own back-end software system.

As a result, drivers can now make a reservation at a charger of their choice while en route, or up to two weeks in advance. Cathy Zoi, CEO of EVgo shares her thoughts:

Innovation at EVgo starts with listening to EV drivers to understand and address their evolving needs. We heard directly from a number of our customers that they’d value the ability to reserve fast chargers ahead of time so they can know it will be available for them during their weekly grocery shop or during the kids’ baseball practice. EVgo knows that making charging convenient for all EV drivers is how we’ll accelerate the move to an all-electric future.

The original pilot program for EVgo Reservations began earlier this year at select chargers throughout Los Angeles and San Francisco, but has now expanded in both those cities as well in Sacramento, Santa Barbara, and Redmond, Washington.
Pelo que se pode ler a decisão foi tomada depois de terem ouvido as necessidades dos clientes. :think:

Notem que ao contrário da Iberdrola as reservas podem ser feitas até 2 semanas antes :shock:
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
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2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
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BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 27 mai 2021, 10:53

Não tenho dúvidas que todos víssemos como vantajoso a possibilidade de reservar o posto. Se não houvesse a possibilidade de com isso impossibilitar outra pessoa de carregar, que por acaso até faz compras no mesmo sítio e até chegou primeiro, só porque é menos informada ou por qualquer outro motivo não fez reserva.
É clivar ainda mais as diferenças de utilização entre pessoas mais ou menos informadas. Isso é que me faz espécie.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 27 mai 2021, 11:36

Eu volto a dizer o mesmo. Este problema só existe porque existe falta de carregadores. A lei da oferta e da procura.

Bruno tu pensas nos danos culatrais que esta medida pode trazer, quem pensa nesta solução, pensa em como prestar mais um serviço e não se importa se as pessoas estão mais ou menos informadas.

Vou voltar a um exemplo real. No fim de semana que andei no Tesla Model S (esta no meu DB) usei o SuC 3, ou 4 vezes, dessas vezes todas nunca tive de esperar pela minha vez para carregar. A oferta foi sempre superior a procura. No dia que entrego o Tesla e venho para casa no meu Leaf chego ao carregador da A2 e encontro um Leaf 40 a carregar até aos 100% estive a espera da minha vez mais de 30 minutos. A procura era superior a oferta.

Já agora fica a pergunta no ar. Vamos imaginar no caso que acabei de mencionar eu tinha feito a reserva uma semana antes para aquela hora.

O Leaf de 40 ia ter que terminar o seu carregamento para eu começar a carregar, ou eu tinha que esperar na mesma os 30 minutos e só depois ia garantir a minha vez?
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