Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rnlcarlov » 22 nov 2021, 20:33

BrunoAlves Escreveu:
22 nov 2021, 13:45
Não consigo justificar, isto mexe comigo de uma forma que é quase irracional
Nós sabemos e o teu ex-Ioniq também.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 23 nov 2021, 21:17

MOBI.Chargers: carregadores para atrair clientes para hotéis e restaurantes
https://visao.sapo.pt/volt/2021-11-23-m ... taurantes/

Deixa lá ver se percebi.

Querem atrair clientes com postos onde o carregamento é pago, e no caso do grupo Vila Galé e Pestana a preços muito mais caros que na restante rede pública ?

Além disso, à boa maneira da Mobi.E já estão a falhar ao colocar no mapa de postos Mobi.Charger o posto ACB-00003, um PCR que fica numa Área de Serviço da BP.

É para isto que andamos a pagar a taxa de activação ? :evil:
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Erbium » 24 nov 2021, 12:54

BrunoAlves Escreveu:
22 nov 2021, 13:45
Tenho de me dedicar mas é à pesca :mrgreen:
Próxima vez que for ai acima levo-te comigo. 8-)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 26 nov 2021, 12:39

Alguma coisa não esta bem neste modelo (não me digas! :lol: ).

Desde que tenho o protocolo UVE/EDP tenho 4 carregamentos feitos, os primeiros feitos dia 1 deste mês. Os 3 primeiros quando consulto a APP EV Charge da EDP não me aparece qualquer valor. No carregamento feito hoje (a alguns minutos atrás) já me aparece o valor do carregamento.

Rede toda integrada, um só cartão e depois é isto. :violin:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LFN » 26 nov 2021, 15:16

Não sei se já repararam numa precisosidade.

A Ionity para entrar em Portugal teve de se vergar ao brilhantismo do nosso modelo.

Pois se abrirem a app da Ionity vão verificar que nela aparecem todos os postos nos vários países europeus, exceto Portugal....

Não só um utente europeu não consegue carregar com a app associenado mero cartão de crédito como em todos os outros países europeus, tendo de se registar num CEME português, como a rede Ionity em Portugal está na prática fora da restante rede europeia da marca.

E continuamos a achar que é um modelo brilhante...pelo menos os resposnáveis, pois a lei não foi ainda alterada apesar se todos estes exemplos.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 26 nov 2021, 15:43

LFN Escreveu:
26 nov 2021, 15:16
Pois se abrirem a app da Ionity vão verificar que nela aparecem todos os postos nos vários países europeus, exceto Portugal....
Isso não interessa para nada. Eles é que ainda não implementaram o nosso modelo do lado deles, podiam não só mostrar os postos deles como toda a rede nacional na app deles. Problema deles não do modelo. O modelo permite. (edit: há pouco tempo responderam-me isso sobre a Tesla: eu acho que todos perdemos com a eventual - improvável - integração, responderam-me que "imagina o que era o carro poder mostrar e autenticar todos os postos do país" - como se a Tesla tivesse algum interesse em implementá-lo)
(estou só a antecipar a resposta do "amen". como se interessasse à Ionity isso, aliás tanto interessa que preferem excluir o país)
LFN Escreveu:
26 nov 2021, 15:16
pois a lei não é alterada.
Não é e muito provavelmente não vai ser. Que eu acompanhe, à parte de algumas pessoas deste fórum e algumas (poucas) vozes dissonantes em meia dúzia de grupos do FB, a maioria das pessoas está de bem com o modelo. Não há ninguém com "projecção" a falar em sentido contrário, portanto isto não vai mudar. A menos que apareça alguém disposto a expor-se e iniciar alguma espécie de movimento (e é preciso que ganhe tracção - ou seja que outras pessoas estejam dispostas a expor-se) é uma batalha perdida.
Falta só vergar as redes Tesla e Continente. Aí sim, ter-se-á afirmado. É esperar mais uns tempos poucos ;)

Imagem
Última edição por BrunoAlves em 26 nov 2021, 16:28, editado 2 vezes no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 26 nov 2021, 16:09

BrunoAlves Escreveu:
26 nov 2021, 15:43
à parte de algumas pessoas deste fórum e algumas (poucas) vozes dissonantes em meia dúzia de grupos do FB, a maioria das pessoas está de bem com o modelo.
Usando um termo teu, nim.

A maioria das pessoas está de acordo porque ainda não se deram ao trabalho de perceber que pode ser de outra forma (mais simples), como tal, nem estão de acordo, nem deixam de estar, é como é. Vamos imaginar que havia uma sessão de esclarecimento a nível nacional, comparando o nosso modelo com os exemplos do resto do mundo, explicando as mais valias do nosso modelo e as mais valias do "não modelo" do resto do mundo.

Achas que a grande maioria dos utilizadores de VE ainda ficava com a mesma ideia?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 26 nov 2021, 16:23

Nonnus Escreveu:
26 nov 2021, 16:09
Achas que a grande maioria dos utilizadores de VE ainda ficava com a mesma ideia?
Nim :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

É altamente improvável que isso fosse a algum lado. Até vou enumerar uns pontos.
- era preciso que esse esclarecimento se fizesse
- era preciso que alguém o quisesse fazer, logo expor-se.
- era preciso que tivesse as ideias bem organizadas e colocadas de forma clara. Sem erros de interpretação que tantas vezes vemos. Não é uma tarefa fácil, provavelmente o ponto mais difícil desta lista de ser conseguido
- era preciso que ganhasse alguma tracção. Recordo que a maioria dos vídeos quer da UVE, quer da EI (Volt), etc, raramente passam das poucas centenas de views. E os que passam, é porque acabam por ganhar tracção que gera mais tracção. "Lives", são 20-50 pessoas a ver na maioria dos casos.
- era preciso ser feito e lançado por alguém, de preferência uma entidade e não um "Zé", conhecida. Tanto quanto sei, não há nenhuma que não diga "amen"
Assim em 2 minutos, parecem-me os mais complicados de ultrapassar.
Nonnus Escreveu:
26 nov 2021, 16:09
A maioria das pessoas está de acordo porque ainda não se deram ao trabalho de perceber que pode ser de outra forma (mais simples)
E querem dar-se ao trabalho? Diria que não. Como eu não me quero dar ao trabalho de o fazer acontecer. O modelo ganha por falta de comparência ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 26 nov 2021, 16:41

BrunoAlves Escreveu:
26 nov 2021, 16:23
- era preciso que tivesse as ideias bem organizadas e colocadas de forma clara. Sem erros de interpretação que tantas vezes vemos. Não é uma tarefa fácil, provavelmente o ponto mais difícil desta lista de ser conseguido

Sem dúvida.

Mas aposto contigo se a pessoa tivesses essa capacidade e começasse a explicar o cartão único, a integração dos serviços num único local, as pessoas começavam por pensar que o nosso modelo era realmente bom. Quando essa mesma pessoa explicasse o porquê de termos um CEME, um OPC e uma MOBI.E (que tem sido alimentada com milhões, que não se tem traduzido em boas soluções), que quando carregas o teu carro todos levam uma parte do teu dinheiro e, que nos outros lados isso não acontece, que a eliminação de alguns destes intervenientes no processo podia fazer com que tivéssemos preços mais baixos, que com um simples cartão MB podias activar um carregador sem necessidade de contratos com quem quer que seja. Não é muito difícil de perceber, especialmente a parte monetária.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 26 nov 2021, 17:24

Mesmo isso parece mais simples dizer que fazer. Nas tuas 3 linhas estão carradas e carradas de "pormenores" que rapidamente tornam qualquer explicação maçadora, mesmo que fosse muito correcta - e o tempo de atenção das pessoas é muito reduzido.

Ainda assim, supondo que isso se faz, continuam a faltar os outros pontos todos (e mais o que não me lembrei e de certeza que existe).
Imagem

edit: por acaso lembrei-me de uma discussão semelhante e fui à procura. Aqui estão mais outros motivos pelos quais acho que o modelo nunca vai ser revertido
viewtopic.php?f=29&t=8089&start=110#p137459

Também é engraçado ler nesse tópico (com mais de um ano) coisas que "iam acontecer em breve" e que pufffffffffff. Apareceu o carregamento via app, tudo o resto "o modelo permite".
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”