Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 15 jun 2021, 23:36

Pois, sendo vários ao mesmo tempo é estranho, é.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 16 jun 2021, 09:35

BrunoAlves Escreveu:
15 jun 2021, 17:05
Ainda agora no grupo do FB da Tesla (não vou colocar prints porque o grupo é privado).

Um utilizador fez uma simulação para um PCR. A app não tem a curva de carregamento bem definida (parece-me que não tem curva de todo porque a simulação considera 25kWh em 30min e não há virtualmente carro nenhum que o faça) e o utilizador simulou 36-90%.

A diferença entre a simulação e a realidade foram 68% a MAIS. SESSENTA E OITO. Se fosse outro senhor até diria sexenxta i otxo :mrgreen:
A melhor referência da rede pública de carregamento "enganou" um seu cliente em 68%.
Apr Escreveu:
15 jun 2021, 14:11
estamos a caminhar a passos largos para um sistema que será tão flexivel e complexo que vai ser propício para enganar legitimamente os utilizadores.
Parece que adivinhas...
Atenção que a simulação foi de 20 e tal minutos de carga e a carga real foi de 40 ou coisa parecida.

Pior, não existe "simuladores de curva de carga" fiáveis já que esta varia tanto e com tantas variáveis que é quase impossível prever. Até no "velhinho" leaf 30 tenho surpresas (ora boas, ora más) na curva de carga embora já o conheça bastante bem!

Mas o miio podia ser menos optimista, pelo menos ninguém ficaria chateado de demorar menos 5 min ou pagar menos 0.50€, já o contrário deixa muita gente aflita!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 16 jun 2021, 09:39

cfvp Escreveu:
15 jun 2021, 23:36
Pois, sendo vários ao mesmo tempo é estranho, é.
Eu diria que os postos se sincronizam com um qualquer NTP server algures, quem sabe o server da MobiE :lol:

Mas não é boa cena isso não há dúvidas.

Em Portugal os postos comunicam muito mal, ora estão offline, ora só enviam dados ao fim de 5 ou 10 minutos, não percebo.
Vou à Noruega e os mesmissimos PCR Efacec comunicam em tempo real e nunca apanhei nenhum offline.
No ano 2021 justifica-se "poupar dados" nos postos? Essa eu não engulo muito bem.
Tal como ter 1 modem/cartão GSM por posto em vez de ter tudo ligado por ethernet também não me cabe na cabeça! (acho que é o que muitos ou quase todos fazem, mesmo tendo vários postos por local)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 16 jun 2021, 10:29

frankesousa Escreveu:
16 jun 2021, 09:35
Atenção que a simulação foi de 20 e tal minutos de carga e a carga real foi de 40 ou coisa parecida.
Eu sei, claro que reparei nisso.

Mas foi o que respondi no FB: esta ideia que todos os utilizadores de VE são engenheiros electrotécnicos é cada vez mais mentira. O tempo dos pioneiros curiosos já lá vai. Há um número enorme e crescente de pessoas que não fazem ideia nenhuma do que é um kWh, que não sabem o que é este modelo aberrante, nada. Compraram um carro eléctrico e esperam que o custo de carregamento seja tão previsível como o combustível. O que, aliás, me parece uma expectativa perfeitamente legítima.

O utilizador fez uma simulação de 36-90% e o custo real foi 68% superior à simulação. Sim a aplicação não considera curva de carregamento do carro. Sim, a estimativa foi demasiado optimista. Sim, demorou mais que o estimado, mas o utilizador não faz ideia nenhuma do porquê.
Fazer uma simulação destas numa Easycharger era muito mais simples: (90-36)*tamanho-da-bateria*preço-por-kWh
É isto que eu quero para mim. Para nós.

O modelo dá toda a liberdade a todos os players de se arranjarem como lhes for mais favorável. Eu acho que o modelo devia ter o utilizador e a defesa dos seus interesses como componente central.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rafaelferreirapt » 16 jun 2021, 10:44

BrunoAlves Escreveu:
16 jun 2021, 10:29
frankesousa Escreveu:
16 jun 2021, 09:35
Atenção que a simulação foi de 20 e tal minutos de carga e a carga real foi de 40 ou coisa parecida.
Eu sei, claro que reparei nisso.

Mas foi o que respondi no FB: esta ideia que todos os utilizadores de VE são engenheiros electrotécnicos é cada vez mais mentira. O tempo dos pioneiros curiosos já lá vai. Há um número enorme e crescente de pessoas que não fazem ideia nenhuma do que é um kWh, que não sabem o que é este modelo aberrante, nada. Compraram um carro eléctrico e esperam que o custo de carregamento seja tão previsível como o combustível. O que, aliás, me parece uma expectativa perfeitamente legítima.

O utilizador fez uma simulação de 36-90% e o custo real foi 68% superior à simulação. Sim a aplicação não considera curva de carregamento do carro. Sim, a estimativa foi demasiado optimista. Sim, demorou mais que o estimado, mas o utilizador não faz ideia nenhuma do porquê.
Fazer uma simulação destas numa Easycharger era muito mais simples: (90-36)*tamanho-da-bateria*preço-por-kWh
É isto que eu quero para mim. Para nós.

O modelo dá toda a liberdade a todos os players de se arranjarem como lhes for mais favorável. Eu acho que o modelo devia ter o utilizador e a defesa dos seus interesses como componente central.
Está na altura de neste fórum, além das opiniões que se vão formando, deviam juntar-se e formarem um operador, porque a capacidade do modelo é que permite haja concorrência sem grandes barreiras à entrada. E podem explorar todos os benefícios para o utilizador final como operador. Hoje em dia há plataformas como o goparity, ou outras, e acredito que consigam ter sucesso. A easycharger conseguiu isso: https://www.fellowfunders.es/proyecto/easycharger

Há tantas coisas engraçadas e boas para o utilizador final que podem ser feitas.

Fica a ideia. :)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 16 jun 2021, 11:09

Além de não me interessar entrar neste negócio, o modelo e a legislação que lhe deu origem não permitem termos uma Easycharger.
É impossível oferecer 20cts/kWh ao utilizador tendo o comercializador a cobrar 23cts/kWh.
Sem ser possível usar a energia que se consegue comprar a 12cts/kWh já com IVA e impostos todos (coloquei uma factura de uma PME há uns meses), é impossível ter um tarifário daqueles. E depois pagar à MobiE, cruzes :mrgreen:
rafaelferreirapt Escreveu:
16 jun 2021, 10:44
porque a capacidade do modelo é que permite haja concorrência sem grandes barreiras à entrada.
É uma das muitas coisas que discordo dos argumentos de "defesa" do modelo: não partilho da opinião que é vantajoso para o utilizador ter dezenas de micro players em vez de meia dúzia de grandes players. E esse exemplo da Easycharger que deste é bastante bom: num mercado sem a nossa suposta facilidade de entrada de players, nasceu um novo e com uma operação já de uma dimensão bem interessante.
rafaelferreirapt Escreveu:
16 jun 2021, 10:44
E podem explorar todos os benefícios para o utilizador final como operador.
Não há possibilidade de oferecer benefícios ao utilizador final como operador neste modelo: não se pode utilizar a margem do bem transaccionado na estrutura de custos. Não sendo possível oferecer um valor final ao cliente, com controlo total dos custos e receitas, cada player define o que acha melhor para SI PRÓPRIO e o custo para o utilizador é soma e consequência. Alguns CEME (com a Miio à cabeça certamente) tentam simplificar este processo, outros podem até oferecer aos seus clientes tarifas melhores (assumindo o custo), mas a essência, o fundo da questão é o mesmo: é uma salganhada onde o utilizador é a última peça a importar.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 16 jun 2021, 12:19

BrunoAlves Escreveu:
16 jun 2021, 11:09
É uma das muitas coisas que discordo dos argumentos de "defesa" do modelo: não partilho da opinião que é vantajoso para o utilizador ter dezenas de micro players em vez de meia dúzia de grandes players. E esse exemplo da Easycharger que deste é bastante bom: num mercado sem a nossa suposta facilidade de entrada de players, nasceu um novo e com uma operação já de uma dimensão bem interessante.
Eu (defensor do "sistema" Português como já devem saber pelos meus posts) estou também do lado que quem acha que está já complicado demais e aberto demais a jogadas boas e más por parte das entidades envolvidas.

O que disse o Rafael algures em cima que podem agora cobrar ao minuto durante o dia e ao kWh durante a noite, embora o meu "espírito inovador" digamos e a matemática me diga na cabeça -> "Boa ideia, assim podemos carregar em PCN durante toda a noite com custos controlados" <- a verdade é que a parte racional está a dizer-me ao mesmo tempo -> "Isto já é demais e está efectivamente a tornar-se impossível de prever!!!" <-

Mas se formos usar os factos, e esquecendo para já a estupidez dos PCN estarem a preços superiores aos PCR, considerando só carregamentos rápidos de 50 kW, o normal em Portugal, o preço final a pagar não é proibitivo e está, penso eu, alinhado com muitos outros países. Gostam de falar de Espanha onde é normal encontrar PCR a 0.50€/kWh por exemplo!

Agora a vantagem, difícil de sentir na pele por quem apenas usa o sistema da MobiE, de ter tudo (tudo mesmo) disponível e acessível na mesma "rede" é, para mim, de tal ordem brutal que não me importo nadinha de pagar os 0.20€ (ou 0.40€ vá) por carregamento para que isto continue tudo ligado digamos.
Agora isto não tem nada a ver com a obrigação parva de ter um OPC e um CEME, acho que podia e devia existir a MobiE na mesma mas só com um OPC+CEME juntos. E aproveitar isso tudo que se fala de produzir electricidade no local, comprar barata, etc etc.

Eu só de pensar em ir a Espanha ou mesmo andar pela Noruega (como faço frequentemente em trabalho) fico logo com a cabeça a mil a pensar como encontro os PCR e o seu estado (o pagamento esse sim é normalmente +- simples, se tiver 5000 Apps instaladas no TLM claro).

Devia ser já obrigatório a nível europeu o roaming ou pelo menos uma plataforma comum de locais e estado de uso de todos os postos em todos os países. Nos dias de hoje deveria ser uma coisa bem simples.

Nota: há países em que o combustível varia de preço durante o dia, portanto a cena de "saber antes o que vai pagar" é discutível.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 16 jun 2021, 16:28

frankesousa Escreveu:
16 jun 2021, 12:19
Gostam de falar de Espanha onde é normal encontrar PCR a 0.50€/kWh por exemplo!
Também é normal encontrar muitos gratuitos ;) Não podemos olhar só para os casos mais extremos, acho eu.
Além disso, há uns anos enquanto só havia praticamente a IBIL os preços eram nessa ordem de grandezas. O aparecimento da Easycharger já levou a Iberdrola a baixar os preços e numa vista rápida ao electromaps encontro inclusivamente PCR activáveis via app (logo, inclui a tarifa do operador de roaming) na ordem dos 30cts/kWh.
O que é que todos têm em comum? Preço final, ali à vista e definitivo.
frankesousa Escreveu:
16 jun 2021, 12:19
e esquecendo para já a estupidez dos PCN estarem a preços superiores aos PCR, considerando só carregamentos rápidos de 50 kW, o normal em Portugal,
Isto vai um pouco off-topic, mas eu discordo muito desta afirmação. É certo que os PCR são extremamente importantes, mas serem "o normal" é algo que todos devíamos tentar contrariar. Estatisticamente os carros passam a larga maioria do tempo parados, os PCN deviam ter uma importância brutal. E sendo muitíssimo menos exigentes do ponto de vista do fornecimento de energia e instalação, a sua importância devia ser quase estratégica.
frankesousa Escreveu:
16 jun 2021, 12:19
Agora a vantagem, difícil de sentir na pele por quem apenas usa o sistema da MobiE, de ter tudo (tudo mesmo) disponível e acessível na mesma "rede" é, para mim, de tal ordem brutal
(...)
Eu só de pensar em ir a Espanha ou mesmo andar pela Noruega (como faço frequentemente em trabalho) fico logo com a cabeça a mil a pensar como encontro os PCR e o seu estado (o pagamento esse sim é normalmente +- simples, se tiver 5000 Apps instaladas no TLM claro).
Obviamente que a interligação da rede é uma vantagem do modelo. Inegável.
O que eu acho honestamente é que não é uma vantagem assim tããão grande face a todos estes contratempos. Porque:
- como já se discutiu amiúde noutro tópico, a melhor forma de roaming/cartão unico existe há décadas: Visa/Mastercard, dinheiro onde aplicável.
- nas grandes viagens, fora do círculo de residência e trabalho por exemplo, não há assim taaaaaaanta variedade. Se só existissem OPC terias EDP, Galp, BP e agora Ionity em toda a A1 e A2. Esqueci-me de alguém?
- objectivamente muito, muito poucas pessoas andam regularmente em tantas regiões que precisassem de muitas apps. E mesmo os casos em que sim, ao fim de poucos dias a coisa já estaria mecanizada. Nos circuitos pendulares, carregar perto de casa, perto do trabalho, no shopping, etc, são repetitivos...

Em relação a ir a Espanha, é ver as viagens do rncarlov que ele vai reportando por aqui. Como são poucos players e grandes, regra geral tens postos por aqui e por ali. 4 ou 5 apps provavelmente é um bocadinho menos de 5000 :mrgreen:
Na Noruega, os milhentos vídeos do Bjorn (mesmo antes de haver Ionity) não parecem confirmar esse ponto de vista ;)
frankesousa Escreveu:
16 jun 2021, 12:19
não me importo nadinha de pagar os 0.20€ (ou 0.40€ vá) por carregamento para que isto continue tudo ligado digamos
A mim não há nada que me doa mais :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 16 jun 2021, 18:01

BrunoAlves Escreveu:
16 jun 2021, 16:28
frankesousa Escreveu:
16 jun 2021, 12:19
e esquecendo para já a estupidez dos PCN estarem a preços superiores aos PCR, considerando só carregamentos rápidos de 50 kW, o normal em Portugal,
Isto vai um pouco off-topic, mas eu discordo muito desta afirmação. É certo que os PCR são extremamente importantes, mas serem "o normal" é algo que todos devíamos tentar contrariar. Estatisticamente os carros passam a larga maioria do tempo parados, os PCN deviam ter uma importância brutal. E sendo muitíssimo menos exigentes do ponto de vista do fornecimento de energia e instalação, a sua importância devia ser quase estratégica.
Não ter que despender tempo para me deslocar propositadamente a um local para apenas abastecer o meu veículo, para mim é uma das mais valias de um VE! Mas para as pessoas perceberem essa vantagem é preciso que seja atractivo usar os PCN... o que, actualmente, não acontece...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 16 jun 2021, 18:06

frankesousa Escreveu:
16 jun 2021, 09:39
cfvp Escreveu:
15 jun 2021, 23:36
Pois, sendo vários ao mesmo tempo é estranho, é.
Eu diria que os postos se sincronizam com um qualquer NTP server algures, quem sabe o server da MobiE :lol:

Mas não é boa cena isso não há dúvidas.

Em Portugal os postos comunicam muito mal, ora estão offline, ora só enviam dados ao fim de 5 ou 10 minutos, não percebo.
Vou à Noruega e os mesmissimos PCR Efacec comunicam em tempo real e nunca apanhei nenhum offline.
No ano 2021 justifica-se "poupar dados" nos postos? Essa eu não engulo muito bem.
Tal como ter 1 modem/cartão GSM por posto em vez de ter tudo ligado por ethernet também não me cabe na cabeça! (acho que é o que muitos ou quase todos fazem, mesmo tendo vários postos por local)
Não consigo iniciar os serviços se houver uma diferença de 5 segundos em relação aos servidores NTP configurados... aqui, pelos vistos, nem os postos, nem os serviços centrais da Mobi.e têm algum tipo de protecção contra essas falhas... :roll:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Responder

Voltar para “Carregamento”