Carregamento turístico em França

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por BrunoAlves » 29 ago 2020, 00:44

Estive a espreitar o electromaps, filtrando por potência >= 50kW aparecem muitos postos um pouco por todo o país, boa parte deles podem ser activados mesmo pela app electromaps.

Reparando nisso, a malta da Miio tem de ensinar quer electromaps quer plugshare como fazer uma app. Depois de nos habituarmos à excelência que é a Miio, tudo aquilo é tão arcaico :o A plugshare não permite filtrar por potência, nenhuma permite filtrar postos não funcionais :|
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por migle » 29 ago 2020, 15:49

A melhor app em França é o ChargeMap. No mínimo é a app a utilizar para saber quais são efectivamente os postos disponíveis.

Tem anos de existência, são pessoas empenhadas e que vivem isto. Vê os vídeos do Yoann no YouTube, desde sei lá quando (2015?).

É o que não existia em Portugal até à miio.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por BrunoFonseca » 29 ago 2020, 20:33

migle Escreveu:
29 ago 2020, 15:49
A melhor app em França é o ChargeMap. No mínimo é a app a utilizar para saber quais são efectivamente os postos disponíveis.

Tem anos de existência, são pessoas empenhadas e que vivem isto. Vê os vídeos do Yoann no YouTube, desde sei lá quando (2015?).

É o que não existia em Portugal até à miio.
Parece-me bem!
Aproveitei para ver alguns preços e... caramba... ainda dizem que temos um modelo caro.
Na França é quase tudo a 3,8€ de taxa de activação, mais 0,04€/min apos 15 min.
Na Suiça e Itália é por volta dos 0,47€ / kWh.

...e não... não estou a falar de cargas rápidas, mas sim 22kW

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por migle » 31 ago 2020, 22:51

Em Itália, em DC, aliás, na Enel-X, acho que é tudo a 0,50€/kWh... Nunca achei isso estranho em Itália, onde tudo habitualmente se paga bem.
Porém, é preciso ver que eles estão com uma rede DC de fazer inveja, os PCRs são habitualmente para dois carros com PCNs de 22kW ao lado. Nas auto-estradas há vários sítios com 4 PCRs...

EDIT: Fui ver os preços, e não concordo. Vejo muitos, muitos PCRs com preços de 0,33€/kWh. Vejo PCNs com preços de 0,224€/kWh. E, alguns, não sei porquê, bem carotes, tipo em Brest 4,4€ activação mais 0,066€/min. Não sei, postos muito concorridos?
Sim, varia com a região, mas no geral, parecem preços muito razoáveis, principalmente para Zoes.

De qualquer modo, não é isso que nos vai impedir de lá ir, não é?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por BrunoFonseca » 01 set 2020, 15:47

migle Escreveu:
31 ago 2020, 22:51
Em Itália, em DC, aliás, na Enel-X, acho que é tudo a 0,50€/kWh... Nunca achei isso estranho em Itália, onde tudo habitualmente se paga bem.
Porém, é preciso ver que eles estão com uma rede DC de fazer inveja, os PCRs são habitualmente para dois carros com PCNs de 22kW ao lado. Nas auto-estradas há vários sítios com 4 PCRs...

EDIT: Fui ver os preços, e não concordo. Vejo muitos, muitos PCRs com preços de 0,33€/kWh. Vejo PCNs com preços de 0,224€/kWh. E, alguns, não sei porquê, bem carotes, tipo em Brest 4,4€ activação mais 0,066€/min. Não sei, postos muito concorridos?
Sim, varia com a região, mas no geral, parecem preços muito razoáveis, principalmente para Zoes.

De qualquer modo, não é isso que nos vai impedir de lá ir, não é?
Sem dúvida. Qd isto do covid passar, quero mesmo fazer uma road trip pela europa... mas nao do tipo sempre a conduzir. Quero mesmo visitar lugares interessantes.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por BrunoAlves » 14 set 2022, 19:32

Um desenterranço porque este tópico já não é actualizado há muito e, finalmente, fiz uma pequena road trip de VE. Fui a França.

A experiência não é muito grande porque no grosso da viagem carreguei em SuC mas, mesmo sendo esses gratuitos, prefiro pagar carregamentos se isso me permitir não ter de ir carregar propositadamente, sobretudo a muito bons preços como foi o caso.

Em AE:
- há uma cobertura muito significativa quer da rede Tesla (junto às AE, com muitas localizações abertas a outras marcas), quer da Ionity em áreas de serviço. Ao longo das AE, em áreas de serviço Total Energies, também há sempre PCR/PCUR. Não carreguei em AE, fui espreitando os postos que havia quando passava e na Chargemap.

Fora de AE:
- estive em 4 localizações distintas e a cobertura de PCN é muito, muito significativa, mesmo em localidades pequenas. PCR só usei uma vez e, quando precisei, também tinha um perto.

A app de referência em França é sem dúvida a Chargemap (a Miio lá do sítio - mas em mau :mrgreen: ) onde estão virtualmente todos os postos, comentários da comunidade, etc. A própria Chargemap é EMSP e também permite usar a larga maioria dos postos em roaming, ainda que alguns apenas via RFID - que não tenho.
A Miio funciona lá como sabemos, é muito mais capaz que a Chargemap, mas tem menos postos - ainda assim muitos - e tem muito pouco conteúdo da comunidade.
Indispensável também é a IZIVIA (julgo ser a sucessora da Sodetrel). Interface horrendo, mas funciona e é necessária. Curiosamente fiz 1 carregamento com a IZIVIA, mais 3 carregamentos em postos "primos", mais raismaparta se aquilo não é o mesmo interface em todas com logotipos diferentes :mrgreen:
Tentei usar o cartão Miio num posto, não consegui (ainda tive apoio do Rafael, mas não deu), a IZIVIA pedia-me 6€ para me registar na app e não quis, por isso a partir daí usei sempre o carregamento ad-hoc.
Tinham-me avisado que devia pedir o RFID da IZIVIA, mas já não tinha tempo e por isso fui "à campeão". Ou seja, um estrangeiro sem nenhum recurso/contrato para carregamento para o país.
A estratégia foi então encontrar os postos e preços com essas 3 apps, chegar ao posto e carregar ad-hoc.

Carreguei então em 5 postos diferentes. Dos que pesquisei para usar (e os que usei claro), parece claro que a cobrança por tempo é o padrão. Das cobranças por tempo fica claro que está perfeitamente enraizada a diferença entre os utilizadores de contrato e os ad-hoc. Em grande parte dos postos que vi não há diferença entre o custo ad-hoc e o custo via EMSP. O que há é preços diferenciados para utilizadores com contrato, para os locais e, em alguns casos, até para tarifa nocturna! (o que resolve claramente o problema de quem não pode carregar em casa nas cidades).

PCR numa pequena vila na ida. Pagamento via CC via QR code --> página web --> dados do CC, carregar. A página vai actualizando com o tempo, energia e custo da sessão (a parte do custo funciona bastante mal, só actualiza de tempos a tempos). Factura imediatamente a seguir ao carregamento.
Imagem
Imagem
38,2cts/kWh para uma potência média de apenas ~~35kW (coisas de nerfing...) num posto rápido pago por tempo.

PCN num parque de estacionamento coberto (pago) ao lado do Louvre. 5 PCNs (teoricamente de 22kW, na realidade de 18kW) num parque de estacionamento com 0 cobertura móvel :doh: . Tentei por 2x usar o cartão Miio aqui, não deu, acabei por andar a correr rampa acima e abaixo para ganhar sinal junto à entrada, para baixo ligar o cabo, para cima, ... Foi giro de se ver :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Mais uma vez QR code --> página web --> dados do CC, carregar. Factura no final.
Imagem
Imagem
Este posto era pago por energia e não por tempo, 30cts/kWh no sítio onde é achei barato.

PCN (7,2kW) a 50m da Torre Eiffel, também vários PCNs em linha. Estes postos são do operador BeLib, que opera muitos postos em Paris. Os tarifários deles são de meter medo à primeira vista, só que não 8-) Como são postos em zonas premium, o custo sobe com o tempo de permanência, até chegarem a cobrar 10€/h :mrgreen: O tarifário por um lado é complexo, ao mesmo tempo resolvem o problema do estacionamento abusivo e têm oferta para carregamento nocturno a custos bem porreiros --> abrir a imagem, está em miniatura para não saturar (mais) o post
Imagem
Mais uma vez QR code --> página web --> dados do CC, carregar. Factura no final.
Imagem
31,4cts/kWh para carregar a 50m da Torre Eiffel durante 2h. Nada mau.

PCN em Biarritz, 22kW junto à praia. Carreguei ao lado de um Spring :mrgreen: Aqui, apesar de ser na mesma da MobiVE como o primeiro PCR, tive de instalar a app. Foi a única vez que tive de facto de instalar uma app para carregar. QR Code --> app, dados do CC, carregar.
Imagem
Imagem
Imagem

E outro PCN lá perto antes do regresso, igual da MobiVE também, ao lado de um ID3.
Imagem

Em resumo: fácil. Zero problemas, nenhuma preparação antes, nada. Foi ir e carregar. Se é menos confortável que o RFID? É, claro que é. Mas se eu fosse de lá também teria vários cartões (únicos :lol: )
Este método, no entanto, tem um problema que interessa realçar: em cada carregamento é bloqueado no CC o custo máximo da sessão, que depois é revertido no final desta. Só que... "no final desta" às vezes era mais de 24h mais tarde. Em caso de carregamentos sucessivos fica algum saldo "cativo". Mas depois volta.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por rimsilva » 15 set 2022, 17:57

Excelente testemunho, mais alguns mitos ultrapassados....

Há um anos reparei que a maioria dos PCNs na zona de Notre Dame tinham cabo, esses junto da torre Eiffel era assim também?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por BrunoAlves » 15 set 2022, 22:38

Não, era uma (várias, aliás) torres pequenas com type2 fêmea.

Todos os postos onde carreguei eram diferentes, desde os do parque subterrâneo que eram uns Schneider meio residenciais, até aos de Biarritz que eram uns valentes bajolos que tinham inclusivamente tampas metálicas com tranca a lembrar os velhinhos Efacec das CEE16 que também tinham uma tampa. Mas todos só tinham as fêmeas
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”