Carregamento turístico em França

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por migle » 22 jun 2018, 00:01

Estás a falar do Dorhoff destes links?
BrunoAlves Escreveu:
06 jun 2018, 16:19
Onde esse colega apanhou muitos postos em baixo foi mesmo em França
https://www.youtube.com/watch?v=wGkbiXik7yE
https://www.youtube.com/watch?v=1kzLLXXaRNY
Eu fiquei apreensivo... A mim, nenhum dos postos da Sodetrel me falhou. Ao Dorhoff, apenas os postos do LIDL lhe funcionaram. Ele foi para ali com um cartão da New Motion, convencido de que ia funcionar em todo o lado... Segundo disse o Bruno, ele não levou o cabo Mennekes sequer!

Uma vez, estava no hospital à espera de uma consulta, chamam alguém para o gabinete x, que passa apressadamente por toda a gente, alguns velhotes entreolharam-se... pouco depois, passa a mesma pessoa apressadamente para o lado oposto... e depois ainda para outra porta... Diz um dos velhotes: "Quem tem boca, vai a Roma.", "Se ele tivesse perguntado, eu tinha-lhe dito para que lado era."

Eu também cometi alguns erros, fui para lá sem voltar a ler as instruções todas, enquanto se está a fazer turismo é incrivelmente difícil ter tempo para consultar um site, e também vi muito por alto as redes departamentais e não percebi que nem todas estavam integradas... agora reboque? Num país onde se te falhar o PCR da auto estrada tens nas imediações outro PCR, junto à auto estrada, e em qualquer vila tens postos normais, etc...
BrunoAlves Escreveu:
06 jun 2018, 16:19
Sim Holanda = paraíso (mas em caro, aliás todos os paraísos são normalmente caros :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: )
Não viste o post de um dos nossos colegas holandeses? Com o cartão de uma companhia eléctrica alemã, estão a carregar a um preço obscenamente baixo... 0,05€/minuto (ora 3x6=18, dá 1,5€ por um carregamento de meia hora num posto da Allego, habitualmente Efacec).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por BrunoAlves » 22 jun 2018, 01:01

pemifer Escreveu:
21 jun 2018, 22:55
Paraíso dos reboques? A avaliar pelo holandês que teve de ir de reboque carregar à
Diz a gíria que quem não sabe "xxxxxx" até os "yyyyyy" estorvam :mrgreen:

O migle atravessou Espanha (deserto em ponto XL) e andou por França sem grandes surpresas.
Eu NUNCA (outra vez se não perceberem) NUNCA ia para fora da minha zona de conforto sem o cabo type2 e um EVSE regulável com TODAS as tomadas que pudesse encontrar pelo caminho.

Esse bacano (se é o mesmo, é holandês e eu vi ambos os vídeos de fio a pavio) foi sem mais nada a não ser um cartão "agregador" e a vontade dele, de PCR em PCR.
Eu estive para ir buscar o meu carro a França. acabou por não acontecer, mas tenho registo na Sodetrel, cartão IBIL, plugsurfing e mais um par de botas. É de uma ingenuidade gritante ir *para onde quer que seja* sem um plano B.

Portanto, como o migle bem demonstra, é o paraíso sim.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por migle » 22 jun 2018, 01:06

A propósito, para a próxima não levo nem o cabo Mennekes, nem o sabonete. Que é para ser mais difícil...
Não, francamente: só usei o Mennekes no hotel para voltar em Salamanca (mas eles tinham, se eu não tivesse).

O maior azar que tive, que me obrigou ao pior cenário imaginável, carregar a 6,6kW, foi num posto num Auchan, que tinha cabo agarrado.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por pemifer » 22 jun 2018, 09:50

BrunoAlves Escreveu:
22 jun 2018, 01:01
pemifer Escreveu:
21 jun 2018, 22:55
Paraíso dos reboques? A avaliar pelo holandês que teve de ir de reboque carregar à
Diz a gíria que quem não sabe "xxxxxx" até os "yyyyyy" estorvam :mrgreen:

O migle atravessou Espanha (deserto em ponto XL) e andou por França sem grandes surpresas.
Eu NUNCA (outra vez se não perceberem) NUNCA ia para fora da minha zona de conforto sem o cabo type2 e um EVSE regulável com TODAS as tomadas que pudesse encontrar pelo caminho.

Esse bacano (se é o mesmo, é holandês e eu vi ambos os vídeos de fio a pavio) foi sem mais nada a não ser um cartão "agregador" e a vontade dele, de PCR em PCR.
Eu estive para ir buscar o meu carro a França. acabou por não acontecer, mas tenho registo na Sodetrel, cartão IBIL, plugsurfing e mais um par de botas. É de uma ingenuidade gritante ir *para onde quer que seja* sem um plano B.

Portanto, como o migle bem demonstra, é o paraíso sim.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Vocês são tipos divertidos!
Os PCRs funcionaram mal e porcamente mas o pais é um paraiso e a culpa foi do condutor...
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
E também acho piada acharem normal a pessoa ter de se inscrever em redes de carregamento de cada país...
Afinal para que serve o Euro? Que venha novamente o escudo, a peseta, o franco...

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por Nonnus » 22 jun 2018, 09:57

Se calhar porque isto é tudo muito novo e até a bem pouco tempo era impensável alguém correr a Europa num carro eléctrico. Talvez a UE ainda não esteja desperta para este problema. :roll:

Mais uma vez, isto sou só eu a mandar uns bitaites, porque nunca sai de Portugal com o meu Leaf.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por migle » 22 jun 2018, 14:06

pemifer Escreveu:
22 jun 2018, 09:50
Vocês são tipos divertidos!
Os PCRs funcionaram mal e porcamente mas o pais é um paraiso e a culpa foi do condutor...
A situação é mais grave do que imaginas. Senta-te. Vou dizer. A minha experiência com a rede Mobi.e é boa. Chocado? Considera... eu só tenho o carro desde Setembro; sem o PCR de Aljustrel, eu não teria mudado, já carreguei em Aljustrel 24 vezes. O tempo em que eram só PCLs decrépitos não o conheci. É raro em precisar de carregar em PCL.

Em França... não é mau também. 200 PCRs em auto estradas da Corri-Door com outros PCRs dos sindicatos departamentais logo ao pé? Acho que dá para ires onde quiseres com confiança de que não vais ser obrigado a carregar em AC. É pena os PCRs não serem tão bons como os nossos. 118A não é bem o mesmo que 125A. Tecnologia francesa.

Não digo que seja o paraíso, mas acho que te posso recomendar a rede francesa com a confiança de que não vais ficar apeado. Se quiseres, arranjo-te um cartão Sodetrel pass, fiquei com um a mais (oferta válida para todos).

Este tipo faz-me lembrar a atitude que os ingleses às vezes têm quando atravessam o túnel. Ficam com a sensação de que estão no meio do deserto e que as tribos locais não lhes são amigáveis. Na realidade, ele vem de um país pequeno, com pouco mais de um terço da área de Portugal, e que tem, na metade sul, onde vive toda a população, uma boa rede de carregamento.
pemifer Escreveu:
22 jun 2018, 09:50
E também acho piada acharem normal a pessoa ter de se inscrever em redes de carregamento de cada país...
Não tem. Em toda a rede Corri-Door tens estampado no PCR, em francês e inglês, várias das maneiras de activar o posto. Duas delas não requerem qualquer preparação prévia, registo em site, aplicação, o que seja, são totalmente anónimas: num caso, vais a paynow.sodetrel.fr dás o cartão de crédito e obténs uma OTP (one time password) para carregar que depois introduzes no posto; noutro caso, vais à bomba e compras um cartão pré-pago, que depois podes aproveitar para associar à tua conta (se te registares) e carregar mais barato (foi o que eu fiz).

O holandês comprou o passe e apenas usou os dois carregamentos de oferta, não sei se chegou a ler o que estava escrito no posto. Não ler o que está à frente, não ler um site, etc, já é ser um bocado atado.

Imagem

Isso era de esperar. Na IBIL também te basta instalar a app e fazer o registo, sem preparação. O que é menos de esperar, é que grande parte das redes regionais também funcionam assim. Instalas uma app, segues em modo não-registado, introduzes cartão de crédito e ele activa o posto. Se indicares um endereço de email, recebes uma factura, se não, não recebes. É anónimo. A app de uma das redes regionais funciona nas outras também. Infelizmente, não em todas as redes departamentais. Aqui exceptuam-se redes municipais (Bordéus, pode-se activar com o freemile, tem um QR code inscrito no posto a dizer freemile), e algumas das redes departamentais (eu apanhei esse caso no departamento de Morbihan).
Última edição por migle em 22 jun 2018, 14:16, editado 1 vez no total.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por migle » 22 jun 2018, 14:13

Nonnus Escreveu:
22 jun 2018, 09:57
Se calhar porque isto é tudo muito novo e até a bem pouco tempo era impensável alguém correr a Europa num carro eléctrico.
Totalmente verdade. Estamos nisto das redes de PCRs há apenas dois anos. É irmos ver o que os ingleses dizem das redes deles. Há muitas anedotas más acerca de PCRs por essa Europa fora.

Em Portugal, falha a possibilidade de acesso à rede sem preparação prévia e anonimamente.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por pemifer » 22 jun 2018, 21:03

O que te posso dizer da rede PCR portuguesa é que, eu tambem não tinha razão de queixa até ter (a história é publica).
migle Escreveu:
06 jun 2018, 15:54
França é o que nós temos de mais próximo do paraíso.
migle Escreveu:
22 jun 2018, 14:06
Não digo que seja o paraíso,

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por migle » 23 jun 2018, 09:40

Pois, não me estava a lembrar do blackout dos PCR. Foi de uma falta de consciência gritante, foi não terem a menor noção do papel que desempenham.

Quanto à minha frase inicial, permite-me alguma liberdade expressiva! A ideia de proximidade está a ser usada no sentido de proximidade ao paraíso e proximidade geográfica. Dentro dos países mais próximos... Imagino que as redes da Alemanha, Holanda e Noruega sejam melhores, mas ficam um tanto fora de mão.

E não consigo chegar lá sem passar por França. Teríamos gostado muito de ir à Holanda mas terá de ficar para o ano, os dias de férias eram poucos e eu não queria falhar a Bretanha.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por rnlcarlov » 02 mar 2020, 09:54

Parece que a maior parte da rede Corridor está fora de serviço, sem previsões de quando entrará em funcionamento novamente, culpa de defeitos de segurança da maioria dos PCRs instalados.
De um dia para o outro torna-se extremamente complicado carregar em França.

https://www.challenges.fr/automobile/ac ... ble_700971

Responder

Voltar para “Carregamento”