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Re: Carregamento turístico em Espanha

Enviado: 15 fev 2023, 15:46
por pedroribeiro
rimsilva Escreveu:
12 fev 2023, 19:29


Portugal e Espanha sofrem de um grave problema, que é a sua "periferia" em relação à Europa, não percebo muito bem essa questão dos "fechados", uma vez que em Espanha se opera nos mesmos moldes do resto da Europa, apenas Portugal é que se vive numa "bolha" de CEME e EGMEs, etc...
Fechados no sentido em que não tens grande compatibilidade em algumas redes e por isso precisas de conta/cartão para as usares: Wenea, Zunder, a própria Repsol. Se calhar já não é assim porque já não os sigo há algum tempo mas era esse o tema. Na Bélgica há poucos sistemas "fechados" ou proprietários onde não se aceite o multicartão.

Abraço

Re: Carregamento turístico em Espanha

Enviado: 15 fev 2023, 16:29
por BrunoAlves
pedroribeiro Escreveu:
15 fev 2023, 15:46
Fechados no sentido em que não tens grande compatibilidade em algumas redes e por isso precisas de conta/cartão para as usares
Isso e a falta de regulação em relação aos preços cobrados por eMSP. O grande problema que vejo com o roaming em Espanha é que ele existe e existe até em bastantes postos, mas é impossível de usar por causa do custo.
Por exemplo temos postos Iberdrola que, pela app deles, se pagam a 0,45€/kWh, mas via eMSP fica perto de 1€/kWh e isso é fácil de ver se usarmos a Miio porque lá é claro qual é a parcela do CPO e qual a do eMSP.
Essa parte do problema vai ser resolvido pelo AFIR na medida em que obriga os CPO a cobrarem aos operadores de roaming o mesmo que cobram aos seus clientes em ad-hoc. Aliás, a própria legislação espanhola, aprovada no ano passado, já regula esta relação mas de forma pouco explícita infelizmente.
https://amme.com.pt/blogs/news/real-decreto-espanha
Art. 8º - Acuerdos de interoperabilidad.

El operador del punto de recarga y la empresa proveedora de servicios de movilidad podrán suscribir acuerdos de interoperabilidad que permitan la prestación de servicios de recarga energética de vehículos eléctricos de forma eficiente y a mínimo coste para el propio usuario y para el sistema eléctrico.
Estos acuerdos de interoperabilidad se suscribirán sobre la base de la transparencia y no discriminación entre los sujetos participantes en la prestación de servicios de recarga energética de vehículos. (...)

Re: Carregamento turístico em Espanha

Enviado: 07 jul 2023, 11:06
por pedroribeiro
Ionity Briviesca, a funcionar finalmente

Re: Carregamento turístico em Espanha

Enviado: 05 nov 2023, 20:18
por pbaptista
Entretanto recebi um email da Enel X Way (uma das 13 apps que tive que instalar até agora para andar em Espanha):
Dear Customer,

We would like to inform you that starting from 14 November 2023,
you will no longer be able to locate and activate public charging stations outside Italy through our Enel X Way App.
Nevertheless, our App will still allow you to charge your electric vehicle at home on your Enel X Way Waybox.
We recommend contacting other local operators to continue charging on public infrastructures in your Country and across Europe.

Re: Carregamento turístico em Espanha

Enviado: 08 mai 2024, 10:22
por BrunoAlves
Vou reviver um pouco este tópico, agora numa perspectiva menos "turística".

Estes dias tive de ir a Espanha em trabalho, de VE, o que implica ter de ter acesso a faturas do carregamento em nome da empresa e com os dados fiscais da mesma para poder ser ressarcido dos valores gastos. Um bocado como se fosse a combustão e tivesse de abastecer. E isso pode ser um problema (eventualmente possa passar-se o mesmo noutros países, mas a título profissional não conheço).

Foi uma necessidade "do dia para a noite", pelo que não tive grande hipótese de me preparar com cartões de eMSP ou CPOs pedidos diretamente para a empresa. Na zona para onde fui não há (por exemplo) Ionity ou Tesla sem alguns desvios mas, como tenho experiência de carregamento em Espanha não me assusta nada usar as apps (e contrariamente às crenças populares, não são precisas 20 apps coisa nenhuma). Fui tratando do problema enquanto ia conduzindo para lá.
Em princípio isto não seria um problema, se a maioria das apps dos espanhóis deixassem introduzir os dados do utilizador, de morada e fiscais sem validar um determinado formato que é o de Espanha. E neste sentido (era aqui que queria chegar), os (acho eu) maiores CPO resolvem a questão da seguinte forma:
- Iberdrola: não se pode usar. A app não permite definir outro país que não Espanha, logo o código postal/morada de PT não é aceite. O NIF/CIF também não, ainda que este se possa contornar escolhendo "Outros". Liguei para lá, falei com 4 ou 5 operadores que me encaminhavam ao próximo, até que a chamada caiu, eliminei o utilizador e desinstalei a app. A rede Iberdrola pode na mesma ser usada via eMSPs (ainda que a um custo normalmente menos simpático), mas é uma pena porque é a maior rede de Espanha. É o que é.
- Enel X Way/Endesa: sem problemas. Todos os dados aceites, fatura gira e sexy.
- Wenea: o NIF/CIF PT não é aceite. Uma chamada de 3min para o suporte e o problema foi resolvido. Foi a app que mais usei, cobertura suficiente para a minha viagem e inclusivamente carregamentos gratuitos em algumas cidades.
- Zunder: sem problemas, todos os dados aceites.

Tratado com tempo, esta experiência pode de facto ser melhorada, mas considerando que fui tratando enquanto andava não tive qualquer problema. Há também a hipótese de usar eMSPs (a Miio tem alguma cobertura, a Electromaps também), com tempo recomendaria a Electromaps e a Chargepoint que aceitam os dados fiscais "sem espinhas", se possível com os respetivos RFID. Eu não tive (e normalmente não tenho) qualquer problema com as apps, mas o cartão é sempre mais fiável (como em qualquer outro local).

Re: Carregamento turístico em Espanha

Enviado: 08 mai 2024, 13:38
por Nonnus
Não sei, vou só mencionar. Com a recomendação do afir do terminal multibanco isso ficaria mais simples, pois no terminal pode-se introduzir o NIF e sai uma factura com o NIF 💡

Re: Carregamento turístico em Espanha

Enviado: 08 mai 2024, 14:18
por BrunoAlves
Ainda estamos todos para ver como é que isso vai acontecer, e quando... Em Portugal continuam a abrir postos rápidos sem terminal, sem custo final afixado no posto, sem ad-hoc, nada... Em Espanha e nos restantes países não sabemos, mas estes postos que usei (à excepção da Zunder) não têm possibilidade de carregamento ad-hoc: há um QR code sim, mas é preciso instalar a app do CPO, registar, etc. Isto não é ad-hoc.
Vamos lá a ver o que é que o AFIR vai trazendo, e quando...

Em qualquer dos casos não "sai uma fatura com NIF". Na Europa já vi relatos de vários formatos, mas o normal é pagares com CC e depois haver um link ou QR code no final do carregamento que te leva a uma página onde podes introduzir os dados da fatura e que depois te é enviada por email. Não há terminais com impressora em lado nenhum (e ainda bem). Nos casos de viagens de trabalho onde seja necessário fatura (e sobretudo onde sejam necessários muitos carregamentos) será sempre muito mais confortável usar um eMSP ou um CPO preferencial, com registo para evitar estar sempre a introduzir dados de fatura em plataformas diferentes (e que, para já, nem existem na maioria dos casos).

A mim, como não me custa planear e procuro preços mais em conta, para já dou preferência a este tipo de utilização. Fiz os carregamentos só com a app Wenea (como poderia ter feito só com a Iberdrola se não fossem totós :mrgreen: , como podia ter feito com a Enel X). Com a vantagem que a app Wenea dá acesso a alguns postos gratuitos. 1 app para quase 1000km em Espanha sem qualquer problema.