Carregamento turístico em Espanha

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por BrunoAlves » 23 nov 2022, 12:19

Mas há. Alguns até.

Se vais regularmente a Espanha, é imprescindível instalar e usar e abusar da app Iberdrola. Podes (e deves) contratar um dos planos deles, que podes subscrever e cancelar mensalmente, que te permite valores MUITO interessantes. 80kWh por ~~29€/mês --> 0,36€/kWh
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por Erbium » 23 nov 2022, 15:57

pbaptista Escreveu:
23 nov 2022, 12:05
Não há gratuitos em todo o lado e são poucos, infelizmente. E os que há são na maioria PCN, os PCR não passam de 50kwh.
Parece-me que em PT há ainda menos...

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por pbaptista » 23 nov 2022, 21:26

Erbium Escreveu:
23 nov 2022, 15:57
pbaptista Escreveu:
23 nov 2022, 12:05
Não há gratuitos em todo o lado e são poucos, infelizmente. E os que há são na maioria PCN, os PCR não passam de 50kwh.
Parece-me que em PT há ainda menos...
E? O facto de em determinando percurso existir um PCN ou PCR gratuito e este estiver sempre ocupado é irrelevante ser gratuito. Do que deu para ver nas duas deslocações que que já fiz em Espanha os carregamento são mais caros do que em Portugal.

E já agora a eletricidade em casa também é mais cara.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por pbaptista » 23 nov 2022, 21:38

BrunoAlves Escreveu:
23 nov 2022, 12:19
Mas há. Alguns até.

Se vais regularmente a Espanha, é imprescindível instalar e usar e abusar da app Iberdrola. Podes (e deves) contratar um dos planos deles, que podes subscrever e cancelar mensalmente, que te permite valores MUITO interessantes. 80kWh por ~~29€/mês --> 0,36€/kWh
Vou fazer a viagem Caldas da Rainha-Sevilha e regressar, 2x por mês. Vou passar a ficar em Sevilha semana sim, semana não. Há 2 PCR 50kwh gratuitos nesse percurso, entre Badajoz e Sevilha, para lá paro em Zafra e almoço, se o gratuito estive ocupado vou a um pago, também em Zafra. No regresso tento fazer o mesmo. Mas vou explorar a tua sugestão.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por Erbium » 24 nov 2022, 10:57

pbaptista Escreveu:
23 nov 2022, 21:26
E? O facto de em determinando percurso existir um PCN ou PCR gratuito e este estiver sempre ocupado é irrelevante ser gratuito. Do que deu para ver nas duas deslocações que que já fiz em Espanha os carregamento são mais caros do que em Portugal.
Eu as duas que fiz a Espanha foram sempre à borla mas são casos concretos...
Do que vejo em PT é complicado conseguir os 0,36€/kWh que o Bruno mostrou, salvo erro só no Lidl e com cartões "específicos", que exigem contrato em casa por ex...

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por pbaptista » 24 jan 2023, 15:53

BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2023, 13:48
A sério que temos de parar com isto aqui.
pbaptista Escreveu:
24 jan 2023, 13:24
do ponto de vista do utilizador de VE, o modelo português é melhor do que o espanhol, com um SÓ cartão consegue abastecer em todo o pais, em Espanha não, tens que ter n cartões/apps.
Por isso é que somos todos diferentes e ainda bem. Essa é uma vantagem. Há vantagens. Como disse, acho que as desvantagens ultrapassam largamente essa vantagem. E a realidade é que "ninguém" tem apenas 1 cartão, por isso apesar de ser uma vantagem teórica, na realidade não funciona assim, os utilizadores não o usam assim. Então é uma falácia.
Qual é a diferença entre usares 3 ou 4 cartões/apps ao longo da semana, ou usares 3 ou 4 apps ao longo de uma viagem? Tu na tua viagem agora regular a Sevilha, quantas apps usas em Espanha? Uma e para carregar de borla. O facto de existirem 20 apps não quer dizer que uses 20 apps. Vês os relatos do rnlcarlov que tem milhares de km em Espanha passando por vários postos e ele que diga onde é que é mais barato ;)
O meu ponto é: há vantagens cá e há vantagens lá. Na minha opinião as desvantagens cá superam as vantagens. Há pessoas a quem o cartão único é bestial (apesar de terem meia duzia de "cartões únicos") e outras a quem isso não é assim tão importante. Para mim não é, e o que para mim é verdadeiramente importante (liberdade de operação e preço final *ANTES* de carregar, sem calculadora) não é possível no modelo português ;)

edit: e mais uma vez, não é o modelo espanhol. É o modelo-de-todo-o-mundo-menos-Portugal
edit2: até já introduzimos as tuas viagens a Espanha no tópico do carregamento em Espanha, será mais adequado continuar lá ;)
viewtopic.php?f=29&t=7271&p=151288#p151274
pbaptista Escreveu:
24 jan 2023, 13:24
Enfim, não há ninguém que diga pior de Portugal que os portugueses.
A minha mulher foi trabalhar para Espanha e mudou a residência para Espanha, tivemos que alugar casa, contratar os serviços, etc... e facilmente percebi como estamos bem mais evoluídos.
Falando em comparar alhos com bugalhos :mrgreen:
Parece-me que Espanha e Portugal são países diferentes, estás de acordo? Se concordas com a minha afirmação, então também concordas que Espanha faz parte do conjunto todo-o-mundo-menos-Portugal, certo? Ou consideras que Espanha faz parte de outro planeta?
Assim se concordas comigo, que dentro definições universalmente aceites que a Espanha e Portugal são países diferentes e que Espanha é um país do planeta terra então, Espanha faz parte do conjunto de países do modelo-de-todo-o-mundo-menos-Portugal, assim pela 3ª vez e ultima questiono-te, do ponto de vista do utilizador, quais são as vantagens do modelo espanhol em relação ao nosso?

Tu que apregoas tanto a Iberdrola, imagina que vais 15 dias para Zafra, explica-me como consegues carregar com a Iberdrola em Zafra, apesar de existirem 2 postos de carregamento publico?
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por BrunoAlves » 24 jan 2023, 16:35

Nem percebo bem qual é a volta às voltas dos países do mundo e do planeta terra... Essa condescendência não é positiva para se discutir saudavelmente qualquer tema.

Dizes que estou a comparar alhos com bugalhos quando me mantive sempre a olhar para diferenças funcionais entre ambos os modelos. Expliquei porque é o Electromaps não é informação centralizada como temos cá. Respondes que os Portugueses é que mais criticam Portugal e que tiveste de alugar casa e contratar serviços e que cá estamos melhor que lá... Há aí algum cherry picking, não?
Eu falo da diferença funcional entre os modelos de carregamento ainda que não te tenha feito uma lista de pontos que considero melhores para o utilizador, tu alugaste casa...
Vamos recentrar a discussão, ok? ;)
pbaptista Escreveu:
24 jan 2023, 15:53
do ponto de vista do utilizador, quais são as vantagens do modelo espanhol em relação ao nosso?
- Preço conhecido antes de iniciar o carregamento. Como os preços são conhecidos e não dependem de qual dos 20 cartões únicos existentes trazes contigo, comparação fácil de preços sem precisar de calculadora. Até dá para ter um "MaisGasolina.com" fora de Portugal.
- maioritariamente poder chegar a um posto sem qualquer registo, ler um QR code e carregar
- acesso a preços mais baixos para clientes, pacotes de energia, etc
- terminal MB em alguns CPO
- postos gratuitos de acesso geral ou gratuitos para clientes (por exemplo em supermercados)
- cobrança na hora em CC, não ao fim do mês ou 2 meses e logo se vê com que valor
Desvantagens: informação segmentada.
Não menos importante para mim: (que não será tão impactante para todos os utilizadores)
- liberdade de operação do dono do posto
- liberdade de utilização de fontes/origens de energia sem a segregação obrigatória que temos cá :
-- a Zunder teve um PCR alimentado exclusivamente a baterias e painéis solares, a funcionar enquanto não chegava lá o ramal
-- painéis solares, integração de renováveis? directo

Vantagens do modelo português:
- informação centralizada, vantagem inegável. Não podia borrifar-me mais para o cartão único.
pbaptista Escreveu:
24 jan 2023, 15:53
Tu que apregoas tanto a Iberdrola,
Não apregoo nada a Iberdrola, mas têm uma rede gigante em Espanha e permitem operar alguns postos de outros operadores, têm bons preços sobretudo com as subscrições, por isso considero um recurso excelente para quem vai para Espanha. Eu procuro indicar soluções a quem tem problemas, não arranjar problemas.
pbaptista Escreveu:
24 jan 2023, 15:53
imagina que vais 15 dias para Zafra, explica-me como consegues carregar com a Iberdrola em Zafra, apesar de existirem 2 postos de carregamento publico?
Nem sei se há postos Iberdrola em Zafra ou se a app Iberdrola opera postos existentes em Zafra (o meu telemóvel descobriu que não sabe nadar :mrgreen: , ainda não chegou o novo e neste temporário só instalei o essencial, nem redes sociais tenho actualmente). Mas qual é a relevância disso?
- também tenho e recomendo a Miio a toda a gente, mas durante meses ou até mais de 1 ano era impossível carregar com a Miio. Explica-me se eu devia ter removido a Miio do meu telemóvel porque os preços eram impossíveis e não carregava com eles em lado nenhum?
- não consegues com a Iberdrola, mas parece-me que com a Wenea consegues carregar e de borla. O meu telemóvel não se chateia com apps que uso pouco, só se chateia em ser submerso :lol: Indica-me p.f. 2 PCR públicos e na via pública que uses todas as semanas em Portugal gratuitamente, que possas activar com qualquer um dos teus "cartões únicos"?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por pbaptista » 24 jan 2023, 18:27

Elvas e Badajoz, custo para carregar 10kWh, agora:

Em Elvas, no PCR 50:
miio-3,72€
Prio-3,69€
Via Verde-2,32€

Badajoz:
PCR50 Iberdrola: 4,5€
PCR50 Enel: 4€
PCR50 Allego: 5€


Elvas e Badajoz, custo para carregar 10kWh, às 23 horas:

Em Elvas, no PCR 50:
miio-3,16€
Prio-2,70€
Via Verde-1,84€

Badajoz:
PCR50 Iberdrola: 4,5€
PCR50 Enel: 4€
PCR50 Allego: 5€


Sem duvida, palmas para o modelo espanhol.... :dance:
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por Erbium » 24 jan 2023, 19:02

Em Badajoz há 2 Mercadonas e um Leroy e o mais caro é 0€ :lol:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por BrunoAlves » 24 jan 2023, 19:11

Seria de esperar que, já que fizeste tanta força para eu explicar como acho que o modelo do mundo é melhor, comentasses. Ou pelo menos respondesses às questões que fiz.

Em relação a esse comparativo, bom cherry picking...
Engraçado que os exemplos da rede pública são sempre nos PCR do LIDL, parece que todos os PCR do país são a esse preço. E carrega-se sempre no limite do carregador, 50kW all the way! Redução de potência? Pfffff isso não existe.
Se é para escolher a jeito, PCR 50kW Intercambiador Modal Badajoz (junto ao El Faro): Gratuito

Repara que eu nem tenho nenhuma app de preços para Espanha actualmente como disse, mas pela tua descrição sei exactamente quanto me custaria carregar 10, 20, 30 ou quaisquer kWh nesses postos em Espanha, agora e às 11 da noite. E cá, quanto me ia custar? Ah, o meu carro (e uma parte significativa do parque automóvel) tem grande dificuldade em carregar 30 ou 40kWh sempre "no prego".
Podias ter feito essa comparação há 3 meses, mas agora é fixe "surfar" a TAR negativa, preços anormalmente baixos da energia e com exemplos de carregamentos curtos em postos escolhidos a dedo.

Engraçado que reforces tanto o preço quando mais que tens carregado em Espanha é gratuito. Vá-se lá perceber.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”