Carregamento turístico em Espanha

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rnlcarlov » 12 jan 2022, 15:27

pedroribeiro Escreveu:
12 jan 2022, 08:22
Bom dia,
Referia-me ao facto de só encontrar efectivamente PCR após Bilbao (excepto se fizer umas dezenas de quilometros a mais, pagar auto-pista e passar por Oviedo).
Say wha :shock:

Imagem

Cada ponto destes é um PCR

Avatar do Utilizador
pedroribeiro
Mensagens: 51
Registado: 26 abr 2021, 09:21
Data de fabrico: 10 mai 2021
Capacidade bateria: 74kwh

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por pedroribeiro » 12 jan 2022, 17:26

sim, Os bocadillos comem-se nos PCR :D !

Agora PCUR apenas em Ugaldebieta perto de Bilbao ou há outro antes de Gijon?

E como disse, PCR tem de ser a excepção e não a norma, para mim, nas viagens grandes.

PS: para ficar mais claro, vindo de França, carrego no Ionity de Labenne, logo tenho carga para passar San Sebastian e para chegar a Oviedo, até. Logo, o que se passa entre a fronteira e Bilbao é irrelevante visto não compensar a paragem quando venho com 70-80% da carga

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rnlcarlov » 12 jan 2022, 17:35

Bem, está um ainda por abrir de 100kW ao pé de Torrelavega, Santander. Tendo em conta que já está lá com o equipamento, é capaz de estar a funcionar em Abril. Logo se vê.

Avatar do Utilizador
pedroribeiro
Mensagens: 51
Registado: 26 abr 2021, 09:21
Data de fabrico: 10 mai 2021
Capacidade bateria: 74kwh

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por pedroribeiro » 12 jan 2022, 17:56

rnlcarlov Escreveu:
12 jan 2022, 17:35
Bem, está um ainda por abrir de 100kW ao pé de Torrelavega, Santander. Tendo em conta que já está lá com o equipamento, é capaz de estar a funcionar em Abril. Logo se vê.
Obrigado!

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rimsilva » 13 jan 2022, 14:10

Parece-me que o que fazes melhor é ir já procurando um bom spot para comer umas tapas em Gijon e aproveitar por carregar num PCR de 60 kW ou outro mais lento...

De facto não há muita oferta de ultra-rápidos nessa zona e tendo em conta que o de 100 kW que está em construção ter vai permitir chegar aos 80 KW, terás sempre uma paragem para quase 1 h...

Avatar do Utilizador
pedroribeiro
Mensagens: 51
Registado: 26 abr 2021, 09:21
Data de fabrico: 10 mai 2021
Capacidade bateria: 74kwh

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por pedroribeiro » 13 jan 2022, 14:28

rimsilva Escreveu:
13 jan 2022, 14:10
Parece-me que o que fazes melhor é ir já procurando um bom spot para comer umas tapas em Gijon e aproveitar por carregar num PCR de 60 kW ou outro mais lento...

De facto não há muita oferta de ultra-rápidos nessa zona e tendo em conta que o de 100 kW que está em construção ter vai permitir chegar aos 80 KW, terás sempre uma paragem para quase 1 h...
Oi Ricardo
o problema são as falsas expectativas. Carreguei (ou melhor tentei!) carregar uma vez no Easycharger de Miranda de Ebro porque me disse um colega aqui de Bruxelas, e cito " comi uma vez uma carne de porco excecional precisamente no restaurante do hotel Tudanca (onde dormi várias vezes). A sobremesa foi fraca."

Chegado lá, nem carregador (uma ratazana tinha-se metido lá pró meio ou algo assim), nem carne de porco. Apenas umas tortillas que os meus filhos escravataram sem nada comer....

Mas vamos manter a esperança :-)

Abraço

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rimsilva » 13 jan 2022, 15:46

:lol:

Estás por tua conta então... ah e usa a tática dos VEs, escolher o restaurante, mas ter sempre um plano B!

bernardotlt
Mensagens: 13
Registado: 03 jan 2022, 23:12
Data de fabrico: 09 set 2021
Capacidade bateria: 77kw

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por bernardotlt » 08 fev 2022, 18:45

Boa tarde. Desde já agradeço a ajuda. Sou novo no mundo dos carros eléctricos (a fazer 15 dias). Tenho um skoda enyaq 80kws. No fim do mês pensava ir com ele até Sierra Nevada mas pelo que ando a ler não será uma tarefa fácil. Tanto pela pouca disponibilidade de PCUR no caminho mas também pela dificuladade de carregar em Espanha. Já li aqui sobre Electromaps, Iberdrola, Easycharger, IBIL e não sei por onde começar. Pensei que em Espanha fosse semelhante a cá ou ainda mais fácil mas pelo que vejo não. Será que me podem dizer qual será a melhor maneira de carregar em Espanha, Existe algum cartão/APP que permite usar todos os postos?
Obrigado

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por jfr2006 » 08 fev 2022, 23:42

EDP MoveOn ;)

Permite usar praticamente todos os postos e com a vantagem de ter um preço bom, especialmente se comprares um pack de 100€ de crédito (recebes outros 100€ de saldo).

Não deixa de ser curioso que esta aplicação de uma empresa portuguesa funciona em toda a Europa, excepto naquele cantinho com o melhor modelo do mundo :roll: :roll:

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rnlcarlov » 09 fev 2022, 00:11

Não, em Espanha não há nenhum cartão que funcione com todas as redes, mas em contrapartida basta instalar apps para poder utilizar a maior parte dos carregadores. E pode não haver um PCUR em cada esquina, mas já há muitos PCRs, e pelo que vejo no eletromaps há um número razoável de PCUR no caminho quando se tem uma bateria grande.

O importante é ver primeiro através do eletromaps que postos existem no caminho e tenciona fazer, e depois planear as paragens de acordo com isso. Por exemplo, para chegar a Sevilha existe um PCUR da Iberdrola para quem vem de Norte e 2 PCUR (Ionity e Wenea) para quem vem do Algarve. Em Sevilha também há pelo menos um PCUR e na A-92 em direção a Granada também há outro da Wenea.
Portanto para a viagem que pretende fazer Wenea é uma app importante, e Iberdrola também é recomendada pois tem acesso a muitos postos e tem roaming com alguns postos de outras redes, como Repsol.
Por outro lado, se tenciona usar a Ionity, embora a Iberdrola dê para isso, a app EDP Move.On apresenta preços bem melhores.

Responder

Voltar para “Carregamento”