Carregamento turístico em Espanha

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por pbaptista » 24 jan 2023, 19:12

Erbium Escreveu:
24 jan 2023, 19:02
Em Badajoz há 2 Mercadonas e um Leroy e o mais caro é 0€ :lol:
Já que estás tão bem informado partilha a potencia dos carregadores e as condições de utilização.... só para me rir um bocadinho... :lol: :lol: :lol:
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por pbaptista » 24 jan 2023, 19:13

BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2023, 19:11
Seria de esperar que, já que fizeste tanta força para eu explicar como acho que o modelo do mundo é melhor, comentasses. Ou pelo menos respondesses às questões que fiz.
Vou fazê-lo, quando tiver tempo para isso.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por pbaptista » 24 jan 2023, 19:39

BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2023, 19:11
Seria de esperar que, já que fizeste tanta força para eu explicar como acho que o modelo do mundo é melhor, comentasses. Ou pelo menos respondesses às questões que fiz.

Em relação a esse comparativo, bom cherry picking...
Engraçado que os exemplos da rede pública são sempre nos PCR do LIDL, parece que todos os PCR do país são a esse preço. E carrega-se sempre no limite do carregador, 50kW all the way! Redução de potência? Pfffff isso não existe.
Se é para escolher a jeito, PCR 50kW Intercambiador Modal Badajoz (junto ao El Faro): Gratuito

Repara que eu nem tenho nenhuma app de preços para Espanha actualmente como disse, mas pela tua descrição sei exactamente quanto me custaria carregar 10, 20, 30 ou quaisquer kWh nesses postos em Espanha, agora e às 11 da noite. E cá, quanto me ia custar? Ah, o meu carro (e uma parte significativa do parque automóvel) tem grande dificuldade em carregar 30 ou 40kWh sempre "no prego".
Podias ter feito essa comparação há 3 meses, mas agora é fixe "surfar" a TAR negativa, preços anormalmente baixos da energia e com exemplos de carregamentos curtos em postos escolhidos a dedo.

Engraçado que reforces tanto o preço quando mais que tens carregado em Espanha é gratuito. Vá-se lá perceber.
A minha vida não é andar a alimentar discussões estéreis, por isso não ando à procura de PC a dedo, falo dos que utilizo.
Em Lisboa junto à minha casa (80m) utilizo o PCR50 LSB-00090 (não é Lidl):
Agora:
miio-4,98€
Prio-3,42€
Via Verde-2,04€

às 23:00:
miio-3,05€
Prio-2,3€
Via Verde-1,44€

A gratuitidade de alguns PC em Espanha não é a norma mas a exceção, o modelo não é esse, se fosse não estávamos a ter esta conversa.

Ando entre Benfica, Caldas da Rainha e Sevilha, já antes da redução da TAR os carregamentos nos postos que utilizo eram mais baratos que os espanhóis.

Sobre a discussão dos modelos responderei quando tiver tempo para isso.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por Erbium » 24 jan 2023, 20:11

pbaptista Escreveu:
24 jan 2023, 19:39
A minha vida não é andar a alimentar discussões estéreis, por isso não ando à procura de PC a dedo, falo dos que utilizo.
Em Lisboa junto à minha casa (80m) utilizo o PCR50 LSB-00090 (não é Lidl):
Agora:
miio-4,98€
Prio-3,42€
Via Verde-2,04€

às 23:00:
miio-3,05€
Prio-2,3€
Via Verde-1,44€
Junto à minha casa posto do Intermarche 10kWh:
Agora:
miio-10,56€
Prio-9,09€
Via Verde-6,19€

às 23:00:
miio-8,86€
Prio-7,84€
Via Verde-5,70€

Da saga em Espanha é que é caro! :roll:
pbaptista Escreveu:
24 jan 2023, 19:12
Já que estás tão bem informado partilha a potencia dos carregadores e as condições de utilização.... só para me rir um bocadinho... :lol: :lol: :lol:
Mais pormenores para teres razão? Também queres que sejam da mesma cor, exposição solar e altitude dos teus exemplos!? Realmente é uma discussão estéril... tens razão leva lá a bicicleta! :roll:

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por pbaptista » 24 jan 2023, 23:02

BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2023, 16:35
Nem percebo bem qual é a volta às voltas dos países do mundo e do planeta terra... Essa condescendência não é positiva para se discutir saudavelmente qualquer tema.
Foste tu que começaste a desconversar com o modelo-de-todo-o-mundo-menos-Portugal. Apenas queria ter a certeza se os teus conceitos de geografia eram iguais aos meus porque estou a falar de Espanha, ora da tua afirmação deduzo que o modelo de Espanha é o mesmo que existe no resto mundo, se é como tu afirmas, então na minha opinião o português é seguramente melhor.

Independentemente do preço é o mais pratico para o utilizador, no modelo português chego a uma localidade onde existe um apenas um PC publico consigo carregar, no modelo espanhol não, tenho que ter a app (se houver rede do operador do meu telemóvel ou se não fiquei sem dados) ou o cartão desse posto, se não tiver, azar, percebes a vantagem do modelo português nesta situação?

No modelo português, chego a uma localidade onde existe mais de um PC publico, se um estiver ocupado ou avariado posso ir a outro, no modelo espanhol até pode existir mais do que um PC mas se for de outra rede, se eu não tiver app ou cartão dessa outra rede, azar, esperas, percebes a vantagem do modelo português nesta situação?

Acontece que em Portugal, no nosso modelo, com um só cartão ou app consegues carregar em toda a rede publica, em Espanha não, tens de fazer coleção de apps e/ou cartões. Claro que se fosse possível pagar em todos os postos com cartão de débito/crédito a situação seria diferente e seria o mesmo que acontece nas bombas de combustível.
BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2023, 16:35
Dizes que estou a comparar alhos com bugalhos quando me mantive sempre a olhar para diferenças funcionais entre ambos os modelos. Expliquei porque é o Electromaps não é informação centralizada como temos cá. Respondes que os Portugueses é que mais criticam Portugal e que tiveste de alugar casa e contratar serviços e que cá estamos melhor que lá... Há aí algum cherry picking, não?
Eu falo da diferença funcional entre os modelos de carregamento ainda que não te tenha feito uma lista de pontos que considero melhores para o utilizador, tu alugaste casa...
Vamos recentrar a discussão, ok? ;)
Não me apercebi que tenhas referido diferenças funcionais do modelo, isto do ponto de vista de utilização, tenho a ideia que nos teus comentários no fórum que és anti modelo português só porque sim. E do que li até agora mantenho a opinião. E repito, não há ninguém que diga pior de Portugal que os portugueses, tu és um exemplo disso.
BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2023, 16:35

- Preço conhecido antes de iniciar o carregamento. Como os preços são conhecidos e não dependem de qual dos 20 cartões únicos existentes trazes contigo, comparação fácil de preços sem precisar de calculadora. Até dá para ter um "MaisGasolina.com" fora de Portugal.
Se tiveres miio sabes quanto vai custar, se não tiveres é irrelevante quanto custa, precisas de carregar e carregas. No caso do modelo espanhol obriga-me a ir carregado de apps ou cartões para ter a certeza que consigo carregar.
BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2023, 16:35
- maioritariamente poder chegar a um posto sem qualquer registo, ler um QR code e carregar
Alguma vez fizeste o que afirmas? :D
Eu já e posso partilhar a minha experiência, ler um QR code é na realidade instalar uma app, onde depois tens que associar um cartão de crédito, receber um sms para validares a autorização de débito, etc… tudo muito prático desde que, tenhas um smartphone, tenhas um pacote de dados, um cartão de crédito e muita paciência…. :D
Mas no modelo português também consegues fazer isso, com uma vantagem, com uma só instalação dá para todos os PC em Portugal.
BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2023, 16:35
- acesso a preços mais baixos para clientes, pacotes de energia, etc
Alguns têm, outros não, isso não me parece que seja vantajoso para a maioria das pessoas, será sempre para situações particulares. De qualquer forma essa situação não tem a ver com o modelo em si mas com a politica comercial dos operadores.
BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2023, 16:35
- terminal MB em alguns CPO
Até agora ainda não apanhei nenhum desses, parece-me que será algo residual e não tem a ver com o modelo.
BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2023, 16:35
- postos gratuitos de acesso geral ou gratuitos para clientes (por exemplo em supermercados)
Tirando o caso da província de Badajoz, que tem alguns postos PCR gratuitos e mais alguns PCN espalhados os outros não são públicos, em alguns pagas o estacionamento (Mercadona, EL Corte Inglês, etc…) tens que entregar o teu cartão do cidadão, estás limitado no tempo, etc… é muito variável, cá também tens uma rede desse tipo, o Continente, não é algo que o nosso modelo publico impeça.
BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2023, 16:35
- cobrança na hora em CC, não ao fim do mês ou 2 meses e logo se vê com que valor
HUmm e isso é um problema? Normalmente as pessoas querem pagar o mais tarde possível :D
Em relação ao valor ficas com um valor aproximado, que até ver tem batido certo com o suposto. Em Portugal atá agora utilizei miio e Prio, tenho a Via verde porque já tenho à muitos anos mas ainda nunca carreguei com a Via Verde. E do que tenho visto, o valor provisório da miio e da Prio batem certo, não posso garantir ao cêntimo, mas se não bate certo as diferenças são mínimas.
BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2023, 16:35

Desvantagens: informação segmentada.
Não menos importante para mim: (que não será tão impactante para todos os utilizadores)
- liberdade de operação do dono do posto
- liberdade de utilização de fontes/origens de energia sem a segregação obrigatória que temos cá :
-- a Zunder teve um PCR alimentado exclusivamente a baterias e painéis solares, a funcionar enquanto não chegava lá o ramal
-- painéis solares, integração de renováveis? directo
Mesmo que seja verdade o que afirmas, Isso é irrelevante para a esmagadora maioria dos utilizadores é como escolher a bomba de combustível em função da origem da gasolina… :D
BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2023, 16:35
Não apregoo nada a Iberdrola, mas têm uma rede gigante em Espanha e permitem operar alguns postos de outros operadores, têm bons preços sobretudo com as subscrições, por isso considero um recurso excelente para quem vai para Espanha. Eu procuro indicar soluções a quem tem problemas, não arranjar problemas.
Agradeço a tua sugestão, penso que o já tinha feito mas para mim não serve, não sei se é vantajoso para muitas pessoas, tenho a ideia que para quem carrega em casa e só esporadicamente carrega na rede publica não serve, posso estar enganado mas será sempre um universo reduzido.
BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2023, 16:35
Nem sei se há postos Iberdrola em Zafra ou se a app Iberdrola opera postos existentes em Zafra (o meu telemóvel descobriu que não sabe nadar :mrgreen: , ainda não chegou o novo e neste temporário só instalei o essencial, nem redes sociais tenho actualmente). Mas qual é a relevância disso?
Não há, a relevância é demonstrar que o modelo espanhol traz um conjunto de problemas práticos aos utilizadores que o português não traz. Referi Zafra porque é uma situação que conheço bem, Guadalupe é outra e mais haverá.
BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2023, 16:35
- também tenho e recomendo a Miio a toda a gente, mas durante meses ou até mais de 1 ano era impossível carregar com a Miio. Explica-me se eu devia ter removido a Miio do meu telemóvel porque os preços eram impossíveis e não carregava com eles em lado nenhum?
O que isso tem a ver com o modelo?
BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2023, 16:35
Indica-me p.f. 2 PCR públicos e na via pública que uses todas as semanas em Portugal gratuitamente, que possas activar com qualquer um dos teus "cartões únicos"?
Actualmente não há mas no passado existiram PC gratuitos em Portugal para incentivar a mobilidade electrica mas com o tempo vai acabar, de qualquer forma isso não é uma questão do modelo mas sim comercial, neste caso de politicas publicas.

Resumindo de tudo que referiste em nada melhora a vida dos utilizadores de VE em Portugal se o modelo espanhol fosse cá introduzido, passaríamos de cavalo para burro.
A maior parte das pessoas não quer ter trabalho e pensar como pode optimizar a deslocação, sai de casa e pára quando precisa de carregar, já é assim com os combustíveis, eu e tu somos uma minoria, diria que muito pequena.

Mas pronto, continua a tua cruzada contra o modelo português. :)
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rnlcarlov » 24 jan 2023, 23:14

pbaptista Escreveu:
24 jan 2023, 23:02
Tirando o caso da província de Badajoz, que tem alguns postos PCR gratuitos e mais alguns PCN espalhados os outros não são públicos, em alguns pagas o estacionamento (Mercadona, EL Corte Inglês, etc…) tens que entregar o teu cartão do cidadão, estás limitado no tempo, etc… é muito variável, cá também tens uma rede desse tipo, o Continente, não é algo que o nosso modelo publico impeça.
Sejamos justos, é um bocado mais do que isso. Na Catalunha são PCRs e PCNs gratuitos às pázadas. Pelo resto da Espanha pode não haver muitos PCR gratuitos (embora os vá havendo, por exemplo há 2 em Múrcia), mas PCNs em supermercados existe, e não é preciso cartão de cidadão nem nada complicado. Alguns são plug and charge, outros lá têm um app para usar.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por BrunoAlves » 24 jan 2023, 23:19

pbaptista Escreveu:
24 jan 2023, 23:02
tenho a ideia que nos teus comentários no fórum que és anti modelo português só porque sim. E do que li até agora mantenho a opinião. E repito, não há ninguém que diga pior de Portugal que os portugueses, tu és um exemplo disso.
Leste mal. Podes não concordar com os meus argumentos, mas nunca falei mal só porque sim. Sempre argumentei com o que considero argumentos válidos. Podes concordar ou discordar, mas pelo menos deves tentar entender o outro lado.
Além de que discordar do modelo da rede pública é muito diferente de "dizer mal de Portugal". Mas o teu nível de argumentação é ad-hominem e portanto fica bem.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por pbaptista » 24 jan 2023, 23:35

rnlcarlov Escreveu:
24 jan 2023, 23:14
pbaptista Escreveu:
24 jan 2023, 23:02
Tirando o caso da província de Badajoz, que tem alguns postos PCR gratuitos e mais alguns PCN espalhados os outros não são públicos, em alguns pagas o estacionamento (Mercadona, EL Corte Inglês, etc…) tens que entregar o teu cartão do cidadão, estás limitado no tempo, etc… é muito variável, cá também tens uma rede desse tipo, o Continente, não é algo que o nosso modelo publico impeça.
não é preciso cartão de cidadão nem nada complicado. Alguns são plug and charge, outros lá têm um app para usar.
Devo ter azar ou então tenho má cara.... :roll:
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por pbaptista » 24 jan 2023, 23:37

BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2023, 23:19
pbaptista Escreveu:
24 jan 2023, 23:02
tenho a ideia que nos teus comentários no fórum que és anti modelo português só porque sim. E do que li até agora mantenho a opinião. E repito, não há ninguém que diga pior de Portugal que os portugueses, tu és um exemplo disso.
Leste mal. Podes não concordar com os meus argumentos, mas nunca falei mal só porque sim. Sempre argumentei com o que considero argumentos válidos. Podes concordar ou discordar, mas pelo menos deves tentar entender o outro lado.
Além de que discordar do modelo da rede pública é muito diferente de "dizer mal de Portugal". Mas o teu nível de argumentação é ad-hominem e portanto fica bem.
Não falaste mal só porque sim?
Ainda no teu comentário anterior apontaste um conjunto de defeitos ao nosso modelo que não tem nada a ver com o modelo, isso é o quê?
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por BrunoAlves » 25 jan 2023, 00:02

Não tem nada a ver com o modelo na tua opinião. Eu até acho que tem, e consigo justificá-los a todos, com o meu ponto de vista. Aliás, já o fiz mais que uma vez.
Lá que não concordes com os meus argumentos é uma coisa. Também te podia rebater alguns pontos que acho descabidos e parciais que até dói. Alguns são factualmente falsos pelas limitações/imposições da legislação e funcionamento técnico da plataforma da EGME. Mas é a tua opinião, poderia tentar discuti-la, mas nunca te atacar pessoalmente por teres um monte de certezas que de certo têm pouco. É a rua opinião, é essa que deve ser analisada.
Dizer que eu represento o falar mal de Portugal é que é incentivar uma discussão saudável :clap:

Dizer que é o modelo do resto do mundo menos de Portugal é uma constatação. Nada mais que isso. Porque há muito o "Espanha", "Espanha" como se isso representasse a realidade do resto do mundo, mas é falso. Espanha é muito menos de óptimo (sobretudo algumas redes más com poucos postos dão muito mau nome no geral), mas em termos legislativos e de princípio de operação dos postos é IGUAL a tudo o que se faz na Europa e no mundo. NINGUÉM opera como em Portugal, mas orgulhosamente sós. É como a anedota do gajo que vai em contramão na autoestrada... Até parece que cá nunca ninguém ficou apeado em frente a um posto porque a comunicação com a EGME estava em baixo, até parece que não há cartões físicos em Espanha e que são mais estáveis que as apps (surpresa, cá também), etc. Aliás, até parece que cá nunca ficaram os postos TODOS sem carregar porque a EGME caiu, aí é que bem podias procurar alternativas no posto ao lado :lol:
Queres comparar à força a tua (pouca) experiência como estrangeiro lá, com a experiência de residente *CÁ*, não faz sentido. Tu chegas a Espanha e carregas de borla ou a pagar instalando uma app, com código que está no posto e 3 cliques. Um espanhol chega cá, um daqueles que não planeia e tal e que não conhece a Miio, pára à frente de um posto e carrega com as orelhas!
Continuas a insistir na coleção de apps ou cartões que é uma balela (tu próprio admites que não tens experiência a carregar lá), tens um forista com milhares de kms em Espanha, dezenas de carregamentos em diversos postos, quem melhor (neste fórum pelo menos) tem melhor conhecimento a carregar em Espanha, e respondes-lhe com sarcasmo "devo ter azar ou má cara".
Ouviste dizer, foi? Leste por aí. :roll:

edit:
pbaptista Escreveu:
24 jan 2023, 23:02
se não tiveres é irrelevante quanto custa, precisas de carregar e carregas.
Há uns tempos ouvi um argumento do género numa "talk" qualquer, por parte de um representante de uma associação. Dizia ele que não era importante saber quanto custava o carregamento, "afinal também tomava banho e não sabia quanto é o que o banho lhe ia custar" :lol:
BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2023, 23:19
o teu nível de argumentação é ad-hominem e portanto fica bem.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”