Carregamento turístico em Espanha

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rimsilva » 25 jan 2023, 12:13

@BrunoAlves, estás a perder o teu tempo, quando não há argumentos começa o ataque pessoal, já se percebeu há muito o que a "casa gasta" :lol:

Há uns tempos atrás o discurso não era do "não ser escravo dos VEs" e que viagens longas só de ICE?

Daqui a uns tempos já passa a ser o pior "Modelo do mundo", tipo diretor da turbo, basta que deixe de chover ou acontece algum fenomeno qualquer...

Acho piada às certezas que este pessoal tem, sem pelo menos dar o beneficio da dúvida, a quem já cá anda há muitos anos e que acompanhou todo este processo e sofreu na pele (e ainda sofre) da incompetência na gestão da rede (eles eram apagões, cartões inválidos, etc...) e de outros males que nem vale a pena voltar a recalcar....


Já agora não posso deixar passar uma ideia totalmente errada em relação à facilidade de chegar a um posto e carregar, se em Espanha é necessário, instalar uma applicação, etc.. em Portugal quem chega nas mesmas circunstâncias, no minimo terá de fazer o mesmo (com o risco de não conseguir ter o processo em tempo útil, dependendo sempre de um telemóvel), uma vez que para ter um cartão na mão é preciso dias/Semanas (com contratos e envios do cartão).
Isto sem falar que é cada vez mais frequente encontrar no estrangeiro, postos com pagamentos contactless, algo que não existe cá e que nos moldes atuais é impossivel de existir.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por Nonnus » 26 jan 2023, 04:27

Para ser sincero já a tinha saudades duma discussão das antigas.

Eu aqui alguns meses relatei o que presenciei no Continente de Évora (está num tópico qualquer aqui no fórum). Num espaço de 5 minutos expliquei a espanhol e a um português como carregar em Portugal. Ao espanhol expliquei que no Continente não conseguia carregar e que para carregar em Portugal teria que instalar a miio, mas que não era garantido que conseguisse activar o posto pela aplicação, como ele tinha um Tesla o melhor era fazer 30km e ir a Montemor. Ao português como tinha o cartão Continente 5 minutos a configurar a plug charge e começou a carregar.

Como escrevi na altura - é tão difícil um espanhol carregar em Portugal como um português carregar em Espanha. Essa coisa do cartão único que facilita, é uma falácia que tem sido alimentada pelos defensores deste modelo. Um espanhol chega a Portugal sabe lá o que é a miio, e como a maioria dos carregadores não permite activação do posto apenas com CC (devem de existir dois ou três) fica desenrascadissimo 🤪.

Quanto a preços, até a bem pouco tempo usar a miio para carregar em Portugal era um autêntico assalto a carteira! Também mostrei aqui a alguns meses um carregamento feito com a miio ficou mais do dobro que com outro CEME. Mas pronto, temos tendência em escolher casos muito específicos quando queremos mostrar a "nossa razão" quando o que se devia fazer neste tipo de discussão era um apanhado geral de todos os factores que a influenciam. Escolher o carregador A B ou C ou a hora x y z num universo de centenas de carregadores em 24 horas não me parece grande argumento para dizer que em Portugal é mais barato. Sendo assim, como já foi dito, em Espanha é que barato, tem alguns carregadores a custo 0. Eu posso é nunca lá ir...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por Nonnus » 26 jan 2023, 11:37

pbaptista Escreveu:
24 jan 2023, 23:02
BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2023, 16:35
- maioritariamente poder chegar a um posto sem qualquer registo, ler um QR code e carregar
Alguma vez fizeste o que afirmas? :D
Eu já e posso partilhar a minha experiência, ler um QR code é na realidade instalar uma app, onde depois tens que associar um cartão de crédito, receber um sms para validares a autorização de débito, etc… tudo muito prático desde que, tenhas um smartphone, tenhas um pacote de dados, um cartão de crédito e muita paciência…. :D
Mas no modelo português também consegues fazer isso, com uma vantagem, com uma só instalação dá para todos os PC em Portugal.
Tens andado distraído é que todos nós que temos a app do continente tivemos de o fazer. Porque na primeira utilização para fazer o registo tens um QR code para iniciar o processo e ainda ninguém aqui escreveu - que chatice mais uma aplicação! O processo é tão simples que em 5 minutos consegues por o carro a carregar. Se na Espanha for assim realmente é um grande transtorno perder 5 minutos. Quanto a aplicações em Portugal tens a Evio, Via Verde e a miio qualquer uma delas com preços mais altos do que teres o tal cartão físico que dizem que único. Certamente estas lembrado do caso do senhor da Turbo que para fazer valer a sua ideia usou o cartão único (app miio) errado no posto mais caro de Portugal e o resultado foi aquela linda factura. Portanto o cartão único mal escolhido pode ser um assalto a carteira.
pbaptista Escreveu:
24 jan 2023, 23:02
BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2023, 16:35
- também tenho e recomendo a Miio a toda a gente, mas durante meses ou até mais de 1 ano era impossível carregar com a Miio. Explica-me se eu devia ter removido a Miio do meu telemóvel porque os preços eram impossíveis e não carregava com eles em lado nenhum?
O que isso tem a ver com o modelo?
Tudo e nada! Quando tu chegaste a ME já havia miio tu não sabes o que foi durante 2 anos ter que pedir um cartão, enviarem um email, quando não era um envelope A4 com contractos para assinares, depois teres de enviar tudo outra vez e estar um mês a espera. A miio de facto veio facilitar o processo só como já escrevi anteriormente usas a miio como CEME na altura errada e no posto errado e tens a tempestade perfeita para pagares o que o senhor da Turbo pagou. Eu quando a miio passou a ter tarifa indexada simplesmente deixei de usar como CEME (ups lá se foi o cartão único) e tive de passar a usar o outro cartão único da EDP que me dá descontos de 20%.

Agora imagina um espanhol chega a Portugal e não há informação nenhuma de como fazer para activar o posto. Não há QR code, não há cartão fisico, não há terminal MB, não há contactless, NPC e tudo o que mais te lembrares, simplesmente não há nada para quem não conheça o nosso modelo poder ter informação de como fazer. Existem N relatos aqui no fórum de muitos de nós que tiveram de emprestar o nosso cartão a quem vem de fora para poder carregar, portanto onde é que esta a dificuldade para português em Espanha e a dificuldade do espanhol em Portugal?

Quanto as considerações ao BrunoAlves realmente estiveste mal! Pois todos nós sabemos que ao longo dos anos sempre que tivemos esta discussão ele á das poucas pessoas que tenta explicar até a exaustão ponto por ponto do que acha mal no nosso modelo. Se concordamos, ou não, isso são outros 500, mas não se pode dizer que ele diz mal só por dizer, o dizer mal só por dizer, esta atribuído neste fórum a minha pessoa, porque muitas vezes não me dou ao trabalho de fazer como ele.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por LFN » 26 jan 2023, 23:19

Faltou aí uma nota: o tal Espanhol que vem cá e não se safa nos postos, também não se safa se procurar arranjar um cartão que tenha roaming com postos portugueses. Por alguma razão se arranjam cartões, com o chargemap, que permitem carregar em milhares de postos de vários países europeus, até cartões portugueses como o da Miio já têm roaming com outros países, mas o inverso não funciona. Deve ser do nosso avançado modelo, já vai à frente do roaming.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por Erbium » 27 jan 2023, 11:34

O cartão Kia charge, por exemplo, funciona em Portugal e fora de Portugal...

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rimsilva » 27 jan 2023, 15:27

Erbium Escreveu:
27 jan 2023, 11:34
O cartão Kia charge, por exemplo, funciona em Portugal e fora de Portugal...
Tecnicamente tudo (ou praticamente tudo) é possivel.

O cartão da Kia (assim como outras marcas, neste caso a empresa até é a mesma da BMW e Mercedes), fazem essa "adaptação" por uma questão obvia, prestar ao seu cliente o melhor serviço possivel.

Agora, vejam o que é que oferecem em Portugal e lá fora, fizeram o minimo e indispensável, mais nada, não se estão para "chatear" muito, assim como acontece com outros players internacionais (eMSP e OPC) que perante tamanha confusão e burocracia, fogem a 7 pés de Portugal....

Avatar do Utilizador
pedroribeiro
Mensagens: 51
Registado: 26 abr 2021, 09:21
Data de fabrico: 10 mai 2021
Capacidade bateria: 74kwh

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por pedroribeiro » 09 fev 2023, 16:19

Realmente é incompreensível mas infelizmente muito também por culpa dos organismos europeus (e.g., CE) que não conseguem fazer propostas de normalização consistentes tal como fizeram em muitas outras áreas.

Acho que de todos os países por onde andei com o eléctrico, Portugal e Espanha são os mais "fechados", sendo, para mim, Espanha bem pior!

Felizmente vivo num país onde não há carregadores proprietários e safo-me com um só cartão..
rimsilva Escreveu:
27 jan 2023, 15:27
Erbium Escreveu:
27 jan 2023, 11:34
O cartão Kia charge, por exemplo, funciona em Portugal e fora de Portugal...
Tecnicamente tudo (ou praticamente tudo) é possivel.

O cartão da Kia (assim como outras marcas, neste caso a empresa até é a mesma da BMW e Mercedes), fazem essa "adaptação" por uma questão obvia, prestar ao seu cliente o melhor serviço possivel.

Agora, vejam o que é que oferecem em Portugal e lá fora, fizeram o minimo e indispensável, mais nada, não se estão para "chatear" muito, assim como acontece com outros players internacionais (eMSP e OPC) que perante tamanha confusão e burocracia, fogem a 7 pés de Portugal....

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rimsilva » 12 fev 2023, 19:29

pedroribeiro Escreveu:
09 fev 2023, 16:19
Realmente é incompreensível mas infelizmente muito também por culpa dos organismos europeus (e.g., CE) que não conseguem fazer propostas de normalização consistentes tal como fizeram em muitas outras áreas.
A legislação existe mas não vai a nivel de detalhe tão baixo, foram apenas definidas algumas "guidelines" que acabou por dar demasiada liberdade aos estados membros.
Esperemos que a revisão que está em curso traga mudanças significativas em breve.
pedroribeiro Escreveu:
09 fev 2023, 16:19
Acho que de todos os países por onde andei com o eléctrico, Portugal e Espanha são os mais "fechados", sendo, para mim, Espanha bem pior!

Felizmente vivo num país onde não há carregadores proprietários e safo-me com um só cartão..
Portugal e Espanha sofrem de um grave problema, que é a sua "periferia" em relação à Europa, não percebo muito bem essa questão dos "fechados", uma vez que em Espanha se opera nos mesmos moldes do resto da Europa, apenas Portugal é que se vive numa "bolha" de CEME e EGMEs, etc...

Agora, algo evidente para mim é que Espanha ainda sofre de um grande problema de cobertura em termos de rede, por 2 razões: tem um território muito superior ao nosso e uma menor adesão da população aos VEs.

Em relação à tal "normalização" é evidente a diferença em relação a Portugal, fruto de uma legislação mais próxima da europeia, mas que já começou a ser revista, no sentido de se ter uma rede mais intergrada.

São abordagens diferentes, com as suas vantagens e desvantagens, acredito que com o tempo Espanha estará mais próxima da nova legislação Europeia.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por Nonnus » 13 fev 2023, 02:41

rimsilva Escreveu:
12 fev 2023, 19:29
Agora, algo evidente para mim é que Espanha ainda sofre de um grande problema de cobertura em termos de rede, por 2 razões: tem um território muito superior ao nosso e uma menor adesão da população aos VEs.
Tendo em consideração que há alguns anos um espanhol dizia que conseguia vir de Badajoz a Lisboa de VE e não conseguia ir de Badajoz a Madrid e olhando para a actualidade se calhar estão a crescer a um ritmo maior que nós. Isto não é como começa é como evolui.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rnlcarlov » 13 fev 2023, 12:28

Nonnus Escreveu:
13 fev 2023, 02:41
Tendo em consideração que há alguns anos um espanhol dizia que conseguia vir de Badajoz a Lisboa de VE e não conseguia ir de Badajoz a Madrid e olhando para a actualidade se calhar estão a crescer a um ritmo maior que nós. Isto não é como começa é como evolui.
Não é só o espanhol. Este Português não conseguia ir de Lisboa a Madrid, nem de Lisboa a Ciudad Real há um par de anos sem paragem a pernoitar com carga e agora vai nas calmas em ambos os percursos.

Responder

Voltar para “Carregamento”