Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por zeuz » 14 mai 2022, 20:27

hmendes Escreveu:
05 jun 2018, 11:08
Nonnus Escreveu:
hmendes Escreveu: Já quando for a pagar, podem lá ficar o tempo qe quiserem, pois entendo que aí ninguém vai colocar um carro que carrega a 3.6kW num PCR que disponibiliza 43kW, verás que aí os ignorantes deixam de o ser...
Não aposto as minhas fichas todas nisso. Nós que frequentamos este fórum andamos sempre a procura de informação a cerca deste mundo para tirarmos o melhor partido desta tecnologia, mas acredito que muita gente comprou PHEVs ou BEVs sem nunca ter procurado informação de como realmente funcionam as coisas. No stand disseram-lhe o carro faz 300km com uma carga ponto.
Quando começar a sair do bolso, vais ver que vão querer perceber o porquê ;)
rimsilva Escreveu:
06 jun 2018, 10:56
migle Escreveu: Acho perfeitamente normal que queira carregar o mais possível. E acho perfeitamente aceitável alguém ocupar um PCR 40 minutos (acho mal limitarem a 30'). Ainda bem que se encontraram no novaenergia, ainda vamos ser todos amigos. É um caso bem diferente do que eu encontrei de um Smart a carregar a 4kW. Ele não sabia é que perto dos 100% carregava tão lentamente.
A discussão do tempo de carga máximo é simplesmente inútil, porque nunca se vai chegar a um consenso, as pessoas têm de se capacitar que são os operadores quem têm a legitimidade para o fazer e os utilizadores só devem contar com essas regras, tudo o resto só vai servir para arranjar chatices.... Nesta fase das borlas e do vale tudo, mesmo nos casos em que as regras estão afixadas nos postos não são respeitadas, por isso, espero ansiosamente que comece a fase de pagamento (ao minuto) para desincentivar que se fique acampado num PCR, porque se assim for o carregamento vai ficar muito mais caro do que um abastecimento de combustível, depois com o tempo novos postos vão surgir e vamos esquecer estes tempos de dificuldade...
Há coisas que envelhecem como leite... :mrgreen:
migle Escreveu:
05 jun 2018, 16:33
Vamos todos rezar para que os PCRs se paguem ao minuto.
As rezas resultaram... :mrgreen:
Erbium Escreveu:
13 jun 2018, 09:34
A questão dos PHEV's deixarem os PCR's após implementação do pagamento não me parece assim tão certa não só pela falta de (in)formação mas porque muitos foram comprados "por empresa" e provavelmente a faturação será também à empresa, ou seja, o ser caro a carga se calhar não vai ser problema para o condutor porque talvez nunca venha a saber os valores...
A semana passada ouvi um colega dizer que nas viagens de férias iria carregar o PHEV dado pela empresa nos postos de carregamento públicos. Avisei-o que não iria compensar, ao que me respondeu que não se preocupava porque era a empresa que pagava... :roll:
Gameiro101 Escreveu:
13 jun 2018, 19:22
A empresa quando começar a receber os custo de carregamento, vai explicar ao funcionário, onde ele pode ou não carregar.
Neste caso, e certamente que muitos mais haverá, nada irá mudar...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por rimsilva » 16 mai 2022, 09:52

Nerusonu Escreveu:
13 mai 2022, 18:44
rimsilva Escreveu:
13 mai 2022, 15:09
Nonnus Escreveu:
12 mai 2022, 22:59

E não é que 4 anos depois ainda acontece isto:

https://www.facebook.com/photo?fbid=543 ... 2115460906
Casos deste tipo irão sempre acontecer, haverá sempre o comodista ou o pouco informado, o importante é que esses casos sejam cada vez menos, quem como nós passou pela fase das borlas e de "todos têm o direito de carregar" sabem que o pior já lá vai :lol:

edit: não vi o tópico, mas sendo um PCR essa história dos 0,04€/min está mal contada, porque em PCR são 0,29€/min com tarifa Active.
Mesmo em AC? Não tinha percebido essa parte pelo site BMW
A BMW apresenta as tarifas entre AC e DC só nos casos dos plano mensal active (o que não é certo que seja este o caso).

De facto uma mennekes num PCR é AC, mas basta pensar um pouco para perceber que não faz sentido fazer distinção entre AC e DC num PCR porque o preço que se paga ao min é o mesmo.

Se esto está a acontecer é um erro sem qualquer duvida e quando a BMW (ou melhor DSC) der conta da "pancada" vai corrigir a situação.

Alías nos ultimos 2/3 anos o que não tem faltado é mudanças nos critérios de cobrança, estão mal habituados.

Quiseram implementar a estrutura de preços que utilizam nos resto da Europa, mas já perceberam que assim perdem muito dinheiro.
zeuz Escreveu:
14 mai 2022, 20:27
Há coisas que envelhecem como leite... :mrgreen:
A sério? Achas mesmo que faz sentido o que estás a querer comparar?

Achas mesmo que a situação do antes e do depois dos pagamentos é comparável? Queres fazer um estudo ciêntifico sobre o volume de posts sobre este tema no grupo dos "distraídos a carregar" :lol:

Não há soluções perfeitas, como disse haverá sempre os comodistas, os mal informados e os do "cartão frota", mas querer por em causa que as coisas não mudaram vai uma grande diferença. :lol:

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por zeuz » 16 mai 2022, 11:12

rimsilva Escreveu:
16 mai 2022, 09:52
zeuz Escreveu:
14 mai 2022, 20:27
hmendes Escreveu:
05 jun 2018, 11:08
Quando começar a sair do bolso, vais ver que vão querer perceber o porquê ;)
rimsilva Escreveu:
06 jun 2018, 10:56
A discussão do tempo de carga máximo é simplesmente inútil, porque nunca se vai chegar a um consenso, as pessoas têm de se capacitar que são os operadores quem têm a legitimidade para o fazer e os utilizadores só devem contar com essas regras, tudo o resto só vai servir para arranjar chatices.... Nesta fase das borlas e do vale tudo, mesmo nos casos em que as regras estão afixadas nos postos não são respeitadas, por isso, espero ansiosamente que comece a fase de pagamento (ao minuto) para desincentivar que se fique acampado num PCR, porque se assim for o carregamento vai ficar muito mais caro do que um abastecimento de combustível, depois com o tempo novos postos vão surgir e vamos esquecer estes tempos de dificuldade...
Há coisas que envelhecem como leite... :mrgreen:
A sério? Achas mesmo que faz sentido o que estás a querer comparar?

Achas mesmo que a situação do antes e do depois dos pagamentos é comparável? Queres fazer um estudo ciêntifico sobre o volume de posts sobre este tema no grupo dos "distraídos a carregar" :lol:

Não há soluções perfeitas, como disse haverá sempre os comodistas, os mal informados e os do "cartão frota", mas querer por em causa que as coisas não mudaram vai uma grande diferença. :lol:

- Continuam a aparecer pessoas que não querem saber o porquê.
- Os OPC continuam a não impor regras de utilização.
- Continua a haver relatos de botões de emergência accionados.
- Continua a haver relatos de carros "acampados" nos PCR (legitimamente/ilegitimamente).
- Não é preciso ficar "acampado" para ficar mais caro que abastecer combustível (basta não compreender este modelo para a (i)mobilidade eléctrica).
- Há novos postos de carregamento que demoram (bem) mais que um par de meses a abrir.
- Há postos de carregamento sem conectividade durante bastante tempo.
- Há postos de carregamento que ficam avariados durante bastante tempo.
- Continua a haver zonas sem um único postos de carregamento.

Mas, hey! Ainda só estamos na fase 1 da Mobilidade Eléctrica em Portugal, por isso tranquilo! :mrgreen:

P.S.:
Não coloquei em causa que as coisas não mudaram... essa foi a tua leitura do meu comentário...
;)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por rimsilva » 16 mai 2022, 11:41

zeuz Escreveu:
16 mai 2022, 11:12

- Continuam a aparecer pessoas que não querem saber o porquê.
- Os OPC continuam a não impor regras de utilização.
- Continua a haver relatos de botões de emergência accionados.
- Continua a haver relatos de carros "acampados" nos PCR (legitimamente/ilegitimamente).
- Não é preciso ficar "acampado" para ficar mais caro que abastecer combustível (basta não compreender este modelo para a (i)mobilidade eléctrica).
- Há novos postos de carregamento que demoram (bem) mais que um par de meses a abrir.
- Há postos de carregamento sem conectividade durante bastante tempo.
- Há postos de carregamento que ficam avariados durante bastante tempo.
- Continua a haver zonas sem um único postos de carregamento.

Mas, hey! Ainda só estamos na fase 1 da Mobilidade Eléctrica em Portugal, por isso tranquilo! :mrgreen:

P.S.:
Não coloquei em causa que as coisas não mudaram... essa foi a tua leitura do meu comentário...
;)
Então não percebo o propósito dessa citações, visto que se as coisas mudaram, tudo o que foi citado produziu os seus efeitos.

Olhando a esses tópicos também não percebo a relação (da maioria) com o que se estava a falar anteriormente, ou seja o uso supostamente abusivos dos postos.
Além disso o que para ti deve ser a forma de penalisar um comportamente abusivo, para o OPC pode não o ser. De uma forma geral ao cobrar ao minuto, o OPC está a penalisar quem não desliga o carregamento despois de terminada a carga.

Vou repetir outra vez o que escrevi antes, vão sempre existir comodistas, mal informados e cartões frota, por isso, é "natural" que continua a "haver relatos de carros "acampados" nos PCR", a existência de regras mais penalizadoras ou menos, que as situações vão deixar de ocorrer.

Voltando um pouco atrás é preciso ter cuidados com afirmações do tipo:

"A semana passada ouvi um colega dizer que nas viagens de férias iria carregar o PHEV dado pela empresa nos postos de carregamento públicos. Avisei-o que não iria compensar, ao que me respondeu que não se preocupava porque era a empresa que pagava..."

Nem tudo é branco ou preto, não é a mesma coisa carregar um PHEV de uma empresa e de um particular, uma vez que uma empresa, em principio, pode deduzir o IVA um particular não, estamos logo a falar de um "desconto" de +-20% correspondenete aos 23% de IVA) no preço final do carregamento!

Covém é não carregar um PHEV numa mennekes de um PCR ou de num posto de 22 kW, se o PHEV só carregar a 3,7 kW.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por zeuz » 16 mai 2022, 13:31

rimsilva Escreveu:
16 mai 2022, 11:41
Então não percebo o propósito dessa citações, visto que se as coisas mudaram, tudo o que foi citado produziu os seus efeitos.
Não... como escrevi, por exemplo, continuas a ter carros "acampados" nos PCR/PCN... são menos do que antes? Sim, são! As coisas mudaram completamente como se escreveu? Não! Tranquilo! Não faz mal! Nem os bruxos acertam sempre e esses são "profissionais" do ramo! :D

rimsilva Escreveu:
16 mai 2022, 11:41
Voltando um pouco atrás é preciso ter cuidados com afirmações do tipo:

"A semana passada ouvi um colega dizer que nas viagens de férias iria carregar o PHEV dado pela empresa nos postos de carregamento públicos. Avisei-o que não iria compensar, ao que me respondeu que não se preocupava porque era a empresa que pagava..."

Nem tudo é branco ou preto, não é a mesma coisa carregar um PHEV de uma empresa e de um particular, uma vez que uma empresa, em principio, pode deduzir o IVA um particular não, estamos logo a falar de um "desconto" de +-20% correspondenete aos 23% de IVA) no preço final do carregamento!

Covém é não carregar um PHEV numa mennekes de um PCR ou de num posto de 22 kW, se o PHEV só carregar a 3,7 kW.
Era a isso que ele que se referia...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por Nonnus » 16 mai 2022, 13:36

O titulo do tópico é esclarecedor: "Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?"
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por rimsilva » 16 mai 2022, 14:11

zeuz Escreveu:
16 mai 2022, 13:31
rimsilva Escreveu:
16 mai 2022, 11:41
Então não percebo o propósito dessa citações, visto que se as coisas mudaram, tudo o que foi citado produziu os seus efeitos.
Não... como escrevi, por exemplo, continuas a ter carros "acampados" nos PCR/PCN... são menos do que antes? Sim, são! As coisas mudaram completamente como se escreveu? Não! Tranquilo! Não faz mal! Nem os bruxos acertam sempre e esses são "profissionais" do ramo! :D
Agora digo eu... Isso é uma conclusão apenas tuda, porque acho que em 2018 ninguém fez aquelas afirmações a pensar que "completamente" seria 100% dos casos, mudar completamente pode ser passar de ser regra a ser excepção, tão simples quanto isso.

Avatar do Utilizador
Giugiaro
Mensagens: 28
Registado: 14 out 2021, 18:04
Data de fabrico: 01 jan 2015
Capacidade bateria: 22kWh, SOH 98%
Localização: Valongo

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por Giugiaro » 16 mai 2022, 14:47

Só uma questão: Onde se faz a distinção entre o carregamento normal e o rápido?

Como não tenho onde carregar em casa há alturas que não tenho outra alternativa senão deixar o meu Zoe no ponto em frente à câmara municipal que é de 11kW.

No Porto, quando vou estar durante algum tempo e tenho o carro já na margem entre os 40 e os 20km de autonomia, deixo a carregar num ponto de 3,7kW.
Na última vez que vim a este posto, um carro tinha dado erro e não estava a carregar, outro estava a carregar mas já estava no 98% de carga, e os outros dois lugares disponíveis estavam MCIdados... :doh:

Tira-me do sério é o número de vezes que tenho os postos que mais me interessam ocupados com carros elétricos e PHEV desligados do carregador, ou com carros a motor de combustão. Por causa disto já cheguei ao trabalho com 0,67% de bateria, e juro-vos que NUNCA MAIS começo uma viagem com menos de 30km de autonomia!

(Se não fosse pelo CanZE não tinha arriscado terminar a viagem.)
Imagem

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por zeuz » 16 mai 2022, 15:14

rimsilva Escreveu:
16 mai 2022, 14:11
zeuz Escreveu:
16 mai 2022, 13:31
rimsilva Escreveu:
16 mai 2022, 11:41
Então não percebo o propósito dessa citações, visto que se as coisas mudaram, tudo o que foi citado produziu os seus efeitos.
Não... como escrevi, por exemplo, continuas a ter carros "acampados" nos PCR/PCN... são menos do que antes? Sim, são! As coisas mudaram completamente como se escreveu? Não! Tranquilo! Não faz mal! Nem os bruxos acertam sempre e esses são "profissionais" do ramo! :D
Agora digo eu... Isso é uma conclusão apenas tuda, porque acho que em 2018 ninguém fez aquelas afirmações a pensar que "completamente" seria 100% dos casos, mudar completamente pode ser passar de ser regra a ser excepção, tão simples quanto isso.
Não estava a atacar o comentário que fizeste no passado... acho curioso reler estes tópicos no futuro e confrontar com a realidade. Nada mais! ;)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por zeuz » 16 mai 2022, 15:22

Giugiaro Escreveu:
16 mai 2022, 14:47
Só uma questão: Onde se faz a distinção entre o carregamento normal e o rápido?

Como não tenho onde carregar em casa há alturas que não tenho outra alternativa senão deixar o meu Zoe no ponto em frente à câmara municipal que é de 11kW.

No Porto, quando vou estar durante algum tempo e tenho o carro já na margem entre os 40 e os 20km de autonomia, deixo a carregar num ponto de 3,7kW.
Na última vez que vim a este posto, um carro tinha dado erro e não estava a carregar, outro estava a carregar mas já estava no 98% de carga, e os outros dois lugares disponíveis estavam MCIdados... :doh:

Tira-me do sério é o número de vezes que tenho os postos que mais me interessam ocupados com carros elétricos e PHEV desligados do carregador, ou com carros a motor de combustão. Por causa disto já cheguei ao trabalho com 0,67% de bateria, e juro-vos que NUNCA MAIS começo uma viagem com menos de 30km de autonomia!

(Se não fosse pelo CanZE não tinha arriscado terminar a viagem.)
PCN = até 22kW
PCR = até 50kW
PCUR = mais de 100kW (ou 150kW, já não tenho a certeza...)

https://www.uve.pt/page/como-carregar-u ... -eletrico/

O ZOE é praticamente o único carro que tira total partido dos PCN de 22kW, como podes confirmar nestas tabelas :
viewtopic.php?f=29&t=8498&p=147231#p147231

Caso tenha carga rápida (43kW, aka, Q210 ou Q90), também podes carregar em PCR que tenham tomada Mennekes (AC). ;)

Mesmo que não tenha, se o PCR tiver tomada Mennekes (AC), o preço por kWh poderá ser semelhante a um PCN, pelo que aconselho a simular o custo de um carregamento.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Responder

Voltar para “Carregamento”