Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por Nonnus » 04 jun 2018, 10:08

Boas,

Faço esta pergunta porque ontem (domingo) assisti a uma situação no PCR de Évora que me deixou irritado. Ontem por volta das 12h30 dirigi-me ao PCR de Évora para carregar e quando lá chego estava um Leaf 2 a carregar, sai do carro e vi que não estava ninguém perto do mesmo, pensei, se calhar foi beber um café. Esperei mais um bocado, e ninguém aparecia, dirigi-me ao carregador e qual o meu espanto quando vejo que o carro já estava ligado a 40 minutos e apenas tinha carregado 10KW. Esperei mais um bocado, e ninguém aparecia, até que olhei para o interior do carro e o senhor tinha um cartão de visita em cima do tablier. Telefonei ao senhor e perguntei-lhe se ia demorar muito, é que o carro em 40 minutos apenas tinha carregado 10KW e estava a 94%. Recebo como resposta estou ai dentro de 15 minutos, :naughty: ao que eu respondo, então olhe eu vou desligar o seu carro e vou ligar o meu, porque 15 minutos é o tempo que eu levo a carregar o meu, não vou estar esse tempo a espera, porque o seu carro não esta a tirar proveito do PCR. Recebo como resposta:

- Se for capaz de desligar, o que eu duvido.

- Vou carregar na emergência, e vou ligar o meu.

- Então espere ai 5 minutos que já ai vou.

(de 15 minutos passou para 5)

O senhor chegou e pergunta:

- Então o qual é o problema?

- O problema não é nenhum, e você tem o mesmo direito de usar o PCR que eu, só que o seu carro está ai a 40 minutos e ainda só carregou 10KW. Como você sabe, acima dos 80% o carro limita a o carregamento, não é viável usar o PCR para carregar até 100%.

- Eu tenho o carro só a uma semana ainda não sei essas coisas. Vou para Santarém e preciso de abalar com 100%

- Ok, então para carregar 100% pode usar um PCN que esta aqui a 500m, que vai carregar a mesma velocidade que esta a carregar no PCR actualmente.


(fim de argumentações)

Não me interpretem mal, o senhor tem o mesmo direito de usar PCR que eu, só o que me irritou é usar um PCR como se de um PCN se trata-se. Pôs o carro a carga e abandonou o carro por 40 minutos, quando a 500m tem um PCN.

Mal comparado era o mesmo que numa bomba de gasolina por a mangueira no carro até encher e ir beber um café durante 10 minutos.

Quando te deparas com esta situação o que fazes?

Não fazes nada, limitas-te a esperar que o dono do carro chegue.

Carregas no botão de emergência e pões o teu carro a carga.

Não fazes nada esperas e quando o dono do carro chega tentas elucida-lo como se deve usar um PCR.


PS: mjr não encontro a opão de criar votação se possível adiciona.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por BrunoAlves » 04 jun 2018, 10:26

Essa é a forma correcta de agir na minha opinião
- esperaste algum tempo antes de qualquer acção
- o outro condutor deixou um contacto, coisa rara
- falaram e a coisa resolveu-se

Não dou valor nenhum a essa argumentação do “não sei nada disso”. Não saber nunca quer dizer “faço o que me apetecer”
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por hmendes » 04 jun 2018, 10:51

Eu normalmente nesses casos dou uma margem de 10/15 minutos a ver se o "homem" aparece, se isso não acontecer procuro se há algum contacto à vista no veículo, caso não exista avanço para o botão vermelho, ainda este fim de semana o fiz no PCR de Matosinhos, onde estava um PHEV a carregar há 1:09 e tinha carregado 4,01 kWh :evil:

Algumas das pessoas que usam os PCRs em detrimento dos PCNs em situações que não necessitam da carga rápida, ou que não tiram partido dela, fazem-no por comodidade, o PCR tem o cabo agarrado, no PCN tem o "trabalhão" de colocar o mesmo.

Avatar do Utilizador
pedromgs
Proprietário Leaf
Mensagens: 166
Registado: 11 nov 2016, 00:39
Data de fabrico: 01 mar 2017
Capacidade bateria: 30 ah
Localização: Guimaraes

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por pedromgs » 04 jun 2018, 12:04

Bom dia, em Guimarães é frequente, eu dou 10 m tiro foto e vai abaixo. Já quase caiu porrada no local por causa disso, a PSP aconselha a ligar eles têm contacto dos proprietários dos automóveis.
A culpa é dos vendedores de automóveis (maioria não sabe o que é um PCN ou PCR) o não saberem não é desculpa (excepto os ministros)
Nissan Leaf 03/2017

oops
Mensagens: 206
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por oops » 04 jun 2018, 22:32

A sexta feira passada no PCR de Matosinhos foi a mesma coisa. Uma Mercedes phev ligada há 2h e 15 min. Fico mesmo chateado.
Em relação às tomada chademo eu sei que carregando no botão vermelho elas ficam livres mas estou convencido que com a mennekes (caso da carrinha phev) e com a CCS combo ficam sempre pressas já que o mecanismo está do lado do carro. É assim? Confirmem PF! Obg.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por BrunoAlves » 04 jun 2018, 22:36

Infelimente é :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por RJSC » 04 jun 2018, 22:38

Correto: mennekes e ccs o mecanismo de bloqueio está no carro, mas pode ser que quando está a carregar em DC o carro liberte o cabo se o carregamento terminar. Nesse caso alguns fabricantes até podem desbloquear o cabo e outros não, assim como existiam postos da mobi-e que libertavam as fichas mennekes quando o carregamento terminava e outros não.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por jfr2006 » 04 jun 2018, 23:02

É nessas alturas que agradeço à Nissan por usar a ficha Chademo :D

oops
Mensagens: 206
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por oops » 05 jun 2018, 09:56

Ok. A CCS e a Mennekes vão ficar presas mesmo depois de reiniciar o PCR, mas poderei carregar com a Chademo no meu carro tendo ficado uma das outras fichas agarrada? Se isto for assim é mesmo uma vantagem ter chademo, até agora só via desvantagens...

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por migle » 05 jun 2018, 10:04

Também já vi, no PCR de Loures, um Smart carregar a 4kW. O PCR de Loures tem a informação sempre no ecrã, mesmo sem o dono estar. Noutra fila do parque há um PCN... A outra pessoa que estava à espera queria carregar no botão de emergência. Eu acabei por encolher os ombros e ir a outro lado.

Eu acho que realmente é ignorância. Tiveste sorte dele ter deixado o telefone. O melhor é explicar o mais possível. Se não está o telefone, deixar um papel. O tipo da aplicação ChargeMap tem uma série de vídeos a explicar todos os básicos. Os vendedores deviam dar um link desse tipo às pessoas.

O IONIQ, habitualmente em PCN, se estiver configurado em Auto-Lock, solta o cabo quando o carregamento termina, caso contrário só destrancando. Em PCR não sei o que acontece, porque há coisas em que o comportamento é diferente.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”